Letramento para surdos: perspectivas e desafios no contexto escolar.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6843 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar as perspectivas e desafios do letramento na construção de educandos surdos diante dos desafios encontrados na sala de aula e na escola a partir da literatura pertinente ao assunto. As principais problemáticas dessa questão dizem respeito às práticas pedagógicas aplicadas no Ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos, estas que são reduzidas a ideia de que os surdos precisam se adaptar aos métodos de ensino para ouvintes. O atual contexto amplia a missão dos educadores e da escola na promoção do ensino-aprendizagem, porque preocupa, ao passo que motiva a buscar soluções realmente viáveis para a inclusão do aluno surdo no processo de letramento. As proposições encontradas na legislação fomentam um projeto educacional com ampla eficácia no que se refere a inclusão social, porém, sua efetivação ainda precisa de muitas compreensões, estruturações e avanços reais. As práticas pedagógicas ainda são muito dispares da realidade da sala de aula e das condições da escola. Para pensar essa temática tão complexa e instigadora, optamos por desenvolver uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se do método de pesquisa bibliográfica na qual tivemos como principais mediadores das discussões, autores como: Mantoan (2006), Rose (2011), Soares (2001), entre outros, como documentos oficiais, tais como: Lei de LIBRAS e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que foram de fundamental importância para a compreensão e análise da literatura recorrente sobre a temática do surdo e do letramento. Assim, verificamos uma grande necessidade da escola enquanto mediadora essencial da educação, de oferecer um espaço de inclusão para todos, onde as práticas pedagógicas no ensino da língua portuguesa tornem-se uma atividade prazerosa e construtora de conhecimento, envolvendo a aprendizagem cultural, social e cognitiva do aluno surdo, respeitando e valorizando este indivíduo enquanto membro de uma minoria linguística. |
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Letramento para surdos: perspectivas e desafios no contexto escolar.Literacy for the deaf: Perspectives and Challenges in the School Context.Educação inclusivaSurdosLetramentoLibrasPráticas pedagógicasLíngua portuguesa - ensinoSegunda línguaInclusive educationDeafLiteracyPoundsPedagogical PracticesPortuguese Language - teachingSecond LanguageLetras - Língua Portuguesa.Este trabalho tem como objetivo analisar as perspectivas e desafios do letramento na construção de educandos surdos diante dos desafios encontrados na sala de aula e na escola a partir da literatura pertinente ao assunto. As principais problemáticas dessa questão dizem respeito às práticas pedagógicas aplicadas no Ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos, estas que são reduzidas a ideia de que os surdos precisam se adaptar aos métodos de ensino para ouvintes. O atual contexto amplia a missão dos educadores e da escola na promoção do ensino-aprendizagem, porque preocupa, ao passo que motiva a buscar soluções realmente viáveis para a inclusão do aluno surdo no processo de letramento. As proposições encontradas na legislação fomentam um projeto educacional com ampla eficácia no que se refere a inclusão social, porém, sua efetivação ainda precisa de muitas compreensões, estruturações e avanços reais. As práticas pedagógicas ainda são muito dispares da realidade da sala de aula e das condições da escola. Para pensar essa temática tão complexa e instigadora, optamos por desenvolver uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se do método de pesquisa bibliográfica na qual tivemos como principais mediadores das discussões, autores como: Mantoan (2006), Rose (2011), Soares (2001), entre outros, como documentos oficiais, tais como: Lei de LIBRAS e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que foram de fundamental importância para a compreensão e análise da literatura recorrente sobre a temática do surdo e do letramento. Assim, verificamos uma grande necessidade da escola enquanto mediadora essencial da educação, de oferecer um espaço de inclusão para todos, onde as práticas pedagógicas no ensino da língua portuguesa tornem-se uma atividade prazerosa e construtora de conhecimento, envolvendo a aprendizagem cultural, social e cognitiva do aluno surdo, respeitando e valorizando este indivíduo enquanto membro de uma minoria linguística.The objective of this work is to analyze the perspectives and challenges of literacy in the construction of deaf students facing the challenges found in the classroom and at school. The main problems of this question are related to the pedagogical practices applied in the teaching of Portuguese as a second language for deaf students, and those issues are generally reduced to the idea that the deaf need to adapt to the teaching methods of listeners. The current context expands the mission of educators and the school in the promotion of teaching-learning, because, in addition to a concern, the challenges motivate the search for truly viable solutions for the inclusion of the deaf student in literacy process. The propositions found in the legal instruments foster an educational project with great effectiveness regarding social inclusion, but its implementation still needs many understandings, structures and real advances. Pedagogical practices are still indifferent in relation to the classroom and the school conditions reality. In order to think about such a complex and instigating theme, we chose to develop a qualitative research, using the bibliographic research method in which we had as main mediators of the discussions, authors such as MANTOAN (2006), ROSE (2011), SOARES 2001), among others, as official documents, such as: Law of LIBRAS and the Law of Guidelines and Bases of National Education that were of fundamental importance for the understanding and analysis of the recurrent literature on the theme of the deaf and literacy. Thus, we see that the school, as an essential mediator of education, needs to improve the offering of a space for inclusion for all, where pedagogical practices of Portuguese language teaching become a pleasurable and constructive activity of knowledge, involving cultural, social and cognitive behavior of the deaf student, respecting and valuing this individual as a member of a linguistic minorityUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDANTAS, Nozângela Maria Rolim.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.http://lattes.cnpq.br/3332721010337685CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.PEREIRA, Hérica Paiva.SILVA, Matheus Dantas da.2018-12-132019-09-09T16:15:52Z2019-09-092019-09-09T16:15:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6843SILVA, Matheus Dantas da. Letramento para surdos: perspectivas e desafios no contexto escolar. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-21T14:07:03Zoai:localhost:riufcg/6843Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-21T14:07:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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