Uma luz sobre a genética no ensino médio em cidades do Curimataú e Seridó paraibano.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9326 |
Resumo: | Devido a sua importância para a vida e para as novas tecnologias, os assuntos de Genética e suas áreas têm sido muito estudados atualmente no Ensino Médio e no Ensino Superior. Entretanto, observa-se a dificuldade de alunos em compreender esses conteúdos. Uma estratégia para contribuir com a elucidação das causas envolvidas no baixo desempenho acadêmico dos universitários na disciplina é levantar informações sobre a formação dos professores de Biologia no Ensino Médio, seu tempo de experiência didática, como eles ministram os conteúdos e se essa formação básica ofertada está fornecendo o suporte para a continuidade de formação em nível superior. Por isso, o objetivo deste trabalho foi realizar levantamento sobre a formação de professores de Biologia e como os conteúdos são ministrados no Ensino Médio, em cidades do Curimataú e do Seridó Paraibano. O trabalho envolveu uma revisão e busca bibliográfica sobre a formação e o ensino de Genética no Ensino Médio e um estudo de campo do tipo explanatório-descritivo e comparativo, de natureza quali-quantitativa, envolvendo 15 professores de 5 cidades de Escolas Públicas e Privadas que Ensinam conteúdos de Genética no Ensino Médio nas regiões do Curimataú e Seridó Paraibano. Adotou-se como método a entrevista pessoal, face a face, utilizando questionários elaborados neste trabalho. Com base nas respostas dos entrevistados, os professores que atuam no Ensino Médio na área de Biologia, lecionando conteúdos referentes à Genética em cidades da região do Curimataú e Seridó Paraibano, são formados ou estão se formando na respectiva área de Ensino. A maioria dos professores respondeu que utiliza apenas a internet para se atualizar em temas relacionados a genética e não participam de eventos científicos, o que é lamentável. O livro didático de Ensino Médio e o programa do ENEM foram as principais fontes citadas pelos professores para elaborar suas aulas referentes ao ensino de Genética. O pouco tempo em sala de aula do Ensino Médio representou uma das maiores dificuldades para se ensinar conteúdos atuais de genética. Portanto, devido a sua importância, o tempo para ministrar conteúdos de Genética no Ensino Médio deveria ser aumentado. |
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Uma luz sobre a genética no ensino médio em cidades do Curimataú e Seridó paraibano.A light on high school genetics in cities from Curimataú and Seridó paraibano.Una luz sobre la genética en la escuela secundaria de las ciudades de Curimataú y Seridó en Paraíba.DocenteFormaçãoConteúdoTeacherTrainingContentFormaciónContenidoGenéticaDevido a sua importância para a vida e para as novas tecnologias, os assuntos de Genética e suas áreas têm sido muito estudados atualmente no Ensino Médio e no Ensino Superior. Entretanto, observa-se a dificuldade de alunos em compreender esses conteúdos. Uma estratégia para contribuir com a elucidação das causas envolvidas no baixo desempenho acadêmico dos universitários na disciplina é levantar informações sobre a formação dos professores de Biologia no Ensino Médio, seu tempo de experiência didática, como eles ministram os conteúdos e se essa formação básica ofertada está fornecendo o suporte para a continuidade de formação em nível superior. Por isso, o objetivo deste trabalho foi realizar levantamento sobre a formação de professores de Biologia e como os conteúdos são ministrados no Ensino Médio, em cidades do Curimataú e do Seridó Paraibano. O trabalho envolveu uma revisão e busca bibliográfica sobre a formação e o ensino de Genética no Ensino Médio e um estudo de campo do tipo explanatório-descritivo e comparativo, de natureza quali-quantitativa, envolvendo 15 professores de 5 cidades de Escolas Públicas e Privadas que Ensinam conteúdos de Genética no Ensino Médio nas regiões do Curimataú e Seridó Paraibano. Adotou-se como método a entrevista pessoal, face a face, utilizando questionários elaborados neste trabalho. Com base nas respostas dos entrevistados, os professores que atuam no Ensino Médio na área de Biologia, lecionando conteúdos referentes à Genética em cidades da região do Curimataú e Seridó Paraibano, são formados ou estão se formando na respectiva área de Ensino. A maioria dos professores respondeu que utiliza apenas a internet para se atualizar em temas relacionados a genética e não participam de eventos científicos, o que é lamentável. O livro didático de Ensino Médio e o programa do ENEM foram as principais fontes citadas pelos professores para elaborar suas aulas referentes ao ensino de Genética. O pouco tempo em sala de aula do Ensino Médio representou uma das maiores dificuldades para se ensinar conteúdos atuais de genética. Portanto, devido a sua importância, o tempo para ministrar conteúdos de Genética no Ensino Médio deveria ser aumentado.Due to its importance for life and for new technologies, issues of Genetics and its areas have been very currently studied in high school and in higher education. However, there is the difficulty of students in understanding these contents. A strategy to contribute to the elucidation of the causes involved in low academic performance of students in the discipline is to gather information on the training of biology teachers in high school, her time teaching experience, as they teach the contents and if this basic training that is offered providing support for the continuity of university studies. Therefore, the objective of this study was to perform surveys on the training of biology teachers and how content is taught in high school, in Paraiba Curimataú and Seridó cities. The work involved a review and bibliographic research on the training and the Genetics teaching in high school and a field study of the explanatory-descriptive and comparative, qualitative and quantitative, involving 15 teachers from five cities of private and public schools that teach Genetics issues in high school in Curimataú and Seridó Paraíba regions. It was adopted as a method the personal interview, face to face, using questionnaires designed in this work. Based on respondents' answers, the teachers who work in high school in Biology, teaching content related to genetics in cities in Curimataú and Seridó Paraiba regions, are formed or are forming in their teaching area. Most teachers responded that only uses the internet to catch up on regarding genetic issues and do not participate in scientific events, which is unfortunate. The didactic book for high school and the ENEM program were the main sources cited by teachers to prepare their lessons for the Genetics teaching. The little time in high school classroom represented a major difficulty to teach current genetic contents. Therefore, due to its importance, the time to minister Genetics contents in high school should be increased.Debido a su importancia para la vida y para las nuevas tecnologías, las materias de Genética y sus áreas han sido muy estudiadas en la Educación Secundaria y Superior. Sin embargo, se observa la dificultad de los estudiantes en la comprensión de estos contenidos. Una estrategia para contribuir al esclarecimiento de las causas involucradas en el bajo rendimiento académico de los estudiantes universitarios en la disciplina es recabar información sobre la formación de los docentes de Biología en la Enseñanza Media, su tiempo de experiencia docente, cómo imparten los contenidos y si esta la formación básica que se ofrece proporciona apoyo para la educación continua a un nivel superior. Por lo tanto, el objetivo de este trabajo fue realizar un levantamiento sobre la formación de profesores de Biología y cómo se imparten los contenidos en la Enseñanza Media, en las ciudades de Curimataú y Seridó Paraibano. El trabajo implicó una revisión y búsqueda bibliográfica sobre la formación y enseñanza de la Genética en la Enseñanza Media y un estudio de campo explicativo-descriptivo y comparativo, de carácter cualitativo-cuantitativo, involucrando a 15 docentes de 5 ciudades de Colegios Públicos y Privados que imparten Genética. contenidos en la Enseñanza Media de las regiones de Curimataú y Seridó Paraibano. Se adoptó como método la entrevista personal, cara a cara, utilizando cuestionarios desarrollados en este trabajo. Con base en las respuestas de los entrevistados, los docentes que actúan en la enseñanza media en el área de Biología, enseñando contenidos relacionados con la Genética en los municipios de la región de Curimataú y Seridó Paraibano, se forman o se están formando en la respectiva área de enseñanza. La mayoría de los docentes respondieron que solo usan internet para actualizarse en temas relacionados con la genética y no participan en eventos científicos, lo cual es lamentable. El libro de texto de Enseñanza Media y el programa ENEM fueron las principales fuentes citadas por los docentes para preparar sus clases sobre la enseñanza de la Genética. El poco tiempo en el aula de secundaria representó una de las mayores dificultades en la enseñanza de los contenidos actuales de genética. Por lo tanto, debido a su importancia, se debe aumentar el tiempo para impartir contenidos de Genética en la Educación Secundaria.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCAMPOS, Magnólia de Araújo.CAMPOS, M. A.http://lattes.cnpq.br/0904596179326111LOPES, Marcus José Conceição.SILVA, Paulo Sérgio Gomes da.BEZERRA, Gilmar Cândido.2015-03-242019-11-20T18:12:15Z2019-11-202019-11-20T18:12:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9326BEZERRA,Gilmar Cândido. Uma luz sobre a genética no ensino médio em cidades do Curimataú e Seridó paraibano. 2015. 48 fl. 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