A história da língua latina e seu processo de mudança lexical na língua portuguesa e sua abordagem no livro didático do 1º ano do ensino médio.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19182 |
Resumo: | O presente trabalho teve a pretensão de contribuir com o estudo dos aspectos históricos da Língua Latina e o ensino de Língua Portuguesa, além de apresentar uma abordagem no livro didático do 1º ano do Ensino Médio, especificamente, sobre o aspecto lexical, tendo como meta, a construção dos conhecimentos em Língua Portuguesa, sendo que esse conhecimento deve ser construído em torno do processo de ensino e aprendizagem. Para que esse objetivo seja alcançado, apresentamos os seguintes objetivos específicos: Identificar as principais características do latim clássico e do latim vulgar; Compreender como se deu o processo de expansão do Império Romano; Identificar os processos linguísticos que contribuíram para a formação do português de Portugal e do Brasil; Descrever 3 (três) capítulos do livro didático do 1º ano do Ensino Médio, trazendo atividades propostas por suas autoras; e, expor novas possibilidades para se trabalhar as atividades, proporcionando uma melhor compreensão dos conteúdos. Para bem realizarmos o nosso trabalho, auxiliando nas discussões teóricas, foram utilizadas como referências Othero (2003), Machado (2006), Bagno (2007), Hauy (2008), Coutinho (2011), Assis (2011)entre outros, os quais nos apresentam uma riqueza de ideias em torno do processo histórico da Língua Portuguesa através dos tempos. Quanto à natureza metodológica do trabalho, a pesquisa é bibliográfica, por fazer uso de teorias já comprovadas e debatidas por estudiosos da área, sob uma abordagem descritiva e qualitativa, fazendo uso de algumas práticas vivenciadas em sala de aula. Como resultado da pesquisa, apresentamos alternativas para melhor desenvolvermos nossas atividades, auxiliando os alunos na construção dos saberes, de forma a compreenderem os processos de mudanças ocorridos com a língua até a contemporaneidade, até porque, essas alternativas são fruto de uma constatação após a abordagem realizada no livro didático, onde o mesmo apresenta algumas lacunas referentes aos aspectos históricos da língua, com textos muito curtos, atividades que não permitem que os alunos reflitam, pensem antes de respondêlas, enfim, os conteúdos precisam ser melhor estruturados para que a aprendizagem aconteça, de fato. |
id |
UFCG_5434f5b230f3144112d09d30febaa8ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/19182 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A história da língua latina e seu processo de mudança lexical na língua portuguesa e sua abordagem no livro didático do 1º ano do ensino médio.The history of the Latin language and its process of lexical change in the Portuguese language and its approach in the textbook of the 1st year of high school.Língua latina-históriaAspecto lexicalLíngua portuguesaLivro didáticoLatimLatin language-historyLexical aspectPortuguese languageTextbookLatinLetras - Língua Portuguesa.O presente trabalho teve a pretensão de contribuir com o estudo dos aspectos históricos da Língua Latina e o ensino de Língua Portuguesa, além de apresentar uma abordagem no livro didático do 1º ano do Ensino Médio, especificamente, sobre o aspecto lexical, tendo como meta, a construção dos conhecimentos em Língua Portuguesa, sendo que esse conhecimento deve ser construído em torno do processo de ensino e aprendizagem. Para que esse objetivo seja alcançado, apresentamos os seguintes objetivos específicos: Identificar as principais características do latim clássico e do latim vulgar; Compreender como se deu o processo de expansão do Império Romano; Identificar os processos linguísticos que contribuíram para a formação do português de Portugal e do Brasil; Descrever 3 (três) capítulos do livro didático do 1º ano do Ensino Médio, trazendo atividades propostas por suas autoras; e, expor novas possibilidades para se trabalhar as atividades, proporcionando uma melhor compreensão dos conteúdos. Para bem realizarmos o nosso trabalho, auxiliando nas discussões teóricas, foram utilizadas como referências Othero (2003), Machado (2006), Bagno (2007), Hauy (2008), Coutinho (2011), Assis (2011)entre outros, os quais nos apresentam uma riqueza de ideias em torno do processo histórico da Língua Portuguesa através dos tempos. Quanto à natureza metodológica do trabalho, a pesquisa é bibliográfica, por fazer uso de teorias já comprovadas e debatidas por estudiosos da área, sob uma abordagem descritiva e qualitativa, fazendo uso de algumas práticas vivenciadas em sala de aula. Como resultado da pesquisa, apresentamos alternativas para melhor desenvolvermos nossas atividades, auxiliando os alunos na construção dos saberes, de forma a compreenderem os processos de mudanças ocorridos com a língua até a contemporaneidade, até porque, essas alternativas são fruto de uma constatação após a abordagem realizada no livro didático, onde o mesmo apresenta algumas lacunas referentes aos aspectos históricos da língua, com textos muito curtos, atividades que não permitem que os alunos reflitam, pensem antes de respondêlas, enfim, os conteúdos precisam ser melhor estruturados para que a aprendizagem aconteça, de fato. The present work had the intention to contribute with the study of the historical aspects of the Latin Language and the teaching of the Portuguese Language, besides presenting an approach in the textbook of the 1st year of High School, specifically, on the lexical aspect, having as its goal, the construction of knowledge in Portuguese, and this knowledge must be built around the teaching and learning process. For this objective to be achieved, we present the following specific objectives: Identify the main characteristics of classical Latin and common Latin; Understand how the process of expansion of the Roman Empire took place; Identify the linguistic processes that contributed to the formation of Portuguese in Portugal and Brazil; Describe 3 (three) chapters of the 1st year of high school textbook, bringing activities proposed by their authors; and, to expose new possibilities to work the activities, providing a better understanding of the contents. To carry out our work, assisting in theoretical discussions, we were used as references Othero (2003), Machado (2006), Bagno (2007), Hauy (2008), Coutinho (2011), Assis (2011) among others, which present us with a wealth of ideas about the historical process of the Portuguese language through the ages. As for the methodological nature of the work, the research is bibliographic, because it makes use of theories already proven and debated by scholars in the area, under a descriptive and qualitative approach, making use of some practices experienced in the classroom. As a result of the research, we present alternatives to better develop our activities, assisting students in the construction of knowledge, to understand the processes of changes that have occurred with the language until contemporary times, especially because these alternatives are the result of a finding after the approach carried out in the textbook, where it presents some gaps regarding the historical aspects of the language, with very short texts, activities that do not allow students to reflect, think before answering them, in short, the contents need to be better structured so that the learning to happen, in fact.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Abdoral Inácio da.SILVA, A. I.http://lattes.cnpq.br/4839519539144588PEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Francisca Damiana Formiga.BARBOSA, Carlos Daví Alves.2020-11-202021-06-02T17:59:39Z2021-06-022021-06-02T17:59:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19182BARBOSA, Carlos Daví Alves. A história da língua latina e seu processo de mudança lexical na língua portuguesa e sua abordagem no livro didático do 1º ano do ensino médio. 2020. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-17T13:59:26Zoai:localhost:riufcg/19182Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-17T13:59:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A história da língua latina e seu processo de mudança lexical na língua portuguesa e sua abordagem no livro didático do 1º ano do ensino médio. The history of the Latin language and its process of lexical change in the Portuguese language and its approach in the textbook of the 1st year of high school. |
title |
A história da língua latina e seu processo de mudança lexical na língua portuguesa e sua abordagem no livro didático do 1º ano do ensino médio. |
spellingShingle |
A história da língua latina e seu processo de mudança lexical na língua portuguesa e sua abordagem no livro didático do 1º ano do ensino médio. BARBOSA, Carlos Daví Alves. Língua latina-história Aspecto lexical Língua portuguesa Livro didático Latim Latin language-history Lexical aspect Portuguese language Textbook Latin Letras - Língua Portuguesa. |
title_short |
A história da língua latina e seu processo de mudança lexical na língua portuguesa e sua abordagem no livro didático do 1º ano do ensino médio. |
title_full |
A história da língua latina e seu processo de mudança lexical na língua portuguesa e sua abordagem no livro didático do 1º ano do ensino médio. |
title_fullStr |
A história da língua latina e seu processo de mudança lexical na língua portuguesa e sua abordagem no livro didático do 1º ano do ensino médio. |
title_full_unstemmed |
A história da língua latina e seu processo de mudança lexical na língua portuguesa e sua abordagem no livro didático do 1º ano do ensino médio. |
title_sort |
A história da língua latina e seu processo de mudança lexical na língua portuguesa e sua abordagem no livro didático do 1º ano do ensino médio. |
author |
BARBOSA, Carlos Daví Alves. |
author_facet |
BARBOSA, Carlos Daví Alves. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Abdoral Inácio da. SILVA, A. I. http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 PEREIRA, Hérica Paiva. PEREIRA, Francisca Damiana Formiga. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARBOSA, Carlos Daví Alves. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua latina-história Aspecto lexical Língua portuguesa Livro didático Latim Latin language-history Lexical aspect Portuguese language Textbook Latin Letras - Língua Portuguesa. |
topic |
Língua latina-história Aspecto lexical Língua portuguesa Livro didático Latim Latin language-history Lexical aspect Portuguese language Textbook Latin Letras - Língua Portuguesa. |
description |
O presente trabalho teve a pretensão de contribuir com o estudo dos aspectos históricos da Língua Latina e o ensino de Língua Portuguesa, além de apresentar uma abordagem no livro didático do 1º ano do Ensino Médio, especificamente, sobre o aspecto lexical, tendo como meta, a construção dos conhecimentos em Língua Portuguesa, sendo que esse conhecimento deve ser construído em torno do processo de ensino e aprendizagem. Para que esse objetivo seja alcançado, apresentamos os seguintes objetivos específicos: Identificar as principais características do latim clássico e do latim vulgar; Compreender como se deu o processo de expansão do Império Romano; Identificar os processos linguísticos que contribuíram para a formação do português de Portugal e do Brasil; Descrever 3 (três) capítulos do livro didático do 1º ano do Ensino Médio, trazendo atividades propostas por suas autoras; e, expor novas possibilidades para se trabalhar as atividades, proporcionando uma melhor compreensão dos conteúdos. Para bem realizarmos o nosso trabalho, auxiliando nas discussões teóricas, foram utilizadas como referências Othero (2003), Machado (2006), Bagno (2007), Hauy (2008), Coutinho (2011), Assis (2011)entre outros, os quais nos apresentam uma riqueza de ideias em torno do processo histórico da Língua Portuguesa através dos tempos. Quanto à natureza metodológica do trabalho, a pesquisa é bibliográfica, por fazer uso de teorias já comprovadas e debatidas por estudiosos da área, sob uma abordagem descritiva e qualitativa, fazendo uso de algumas práticas vivenciadas em sala de aula. Como resultado da pesquisa, apresentamos alternativas para melhor desenvolvermos nossas atividades, auxiliando os alunos na construção dos saberes, de forma a compreenderem os processos de mudanças ocorridos com a língua até a contemporaneidade, até porque, essas alternativas são fruto de uma constatação após a abordagem realizada no livro didático, onde o mesmo apresenta algumas lacunas referentes aos aspectos históricos da língua, com textos muito curtos, atividades que não permitem que os alunos reflitam, pensem antes de respondêlas, enfim, os conteúdos precisam ser melhor estruturados para que a aprendizagem aconteça, de fato. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-20 2021-06-02T17:59:39Z 2021-06-02 2021-06-02T17:59:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19182 BARBOSA, Carlos Daví Alves. A história da língua latina e seu processo de mudança lexical na língua portuguesa e sua abordagem no livro didático do 1º ano do ensino médio. 2020. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19182 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Carlos Daví Alves. A história da língua latina e seu processo de mudança lexical na língua portuguesa e sua abordagem no livro didático do 1º ano do ensino médio. 2020. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744494028914688 |