A escuta em pauta - da BNCC aos livros didáticos de língua portuguesa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Edlene Silva Oliveira e.
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36613
Resumo: Este trabalho defende a escuta como objeto de ensino nas aulas de língua portuguesa, através de compreensão de textos orais e multimidiático. Na fundamentação teórica, apresenta-se uma síntese do percurso dos estudos sobre oralidade no Brasil, incluindo, nesse momento, as especificidades do texto oral, o espaço dado à oralidade nos documentos oficiais normativos de âmbito nacional e nos livros didáticos de língua portuguesa. Discute-se o conceito de escuta do ponto de vista da linguística aplicada e ressalta-se sua importância na sociedade moderna. A escuta é entendida como atividade socio-psicolinguística, uma atitude colaborativa e esforço intelectual consciente de interpretação do dizer do outro. Argumenta-se que a escuta é um valor social essencial para vida em sociedade, sendo sinônimo de respeito e empatia, instrumento de mediação de conflitos e de aquisição de conhecimentos. É nesse sentido que se mostra como competência socioemocional. O objetivo geral do trabalho é analisar como as habilidades de escuta da BNCC são trabalhadas nos livros didáticos do 9º ano de língua portuguesa - aprovados no PNLD 2020 e 2024. O método utilizado para alcançar o intento é a pesquisa qualitativa de cunho documental, conforme os preceitos de Moreira e Caleffe (2008) e Bortoni-Ricardo (2008) que orientam a compreensão da perspectiva interpretativista adotada neste trabalho. Nesse sentido, discorrendo especificamente sobre as habilidades de escuta proposta pela BNCC para as aulas de língua portuguesa, identifica-se que a escuta aparece ora de forma explícita, ora com referências implícitas no documento normativo nacional, de modo que são evidenciadas habilidades de escuta no eixo leitura, no eixo oralidade e no eixo análise linguística e semiótica. Na análise dos livros didáticos do PNLD 2020 e 2024, distinguem-se atividades em que o trabalho com as habilidades de escuta se dá com um fim em si mesma ou como coadjuvante para alimentação temática e produção de texto. A análise linguística em textos orais mostra-se menos frequente, mas ocorre de forma transversal. Entende-se que a escuta pode ser orientada por meio de roteiros, por isso algumas atividades significativas identificadas no corpus estão copiladas em um catálogo disponível neste trabalho e de forma online no sítio https://sites.google.com/view/aescutaempauta. Assim, espera-se que esta pesquisa contribua para as aulas de língua portuguesa, pois acreditamos que ensinar a escutar é educar para a vida.
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A escuta é entendida como atividade socio-psicolinguística, uma atitude colaborativa e esforço intelectual consciente de interpretação do dizer do outro. Argumenta-se que a escuta é um valor social essencial para vida em sociedade, sendo sinônimo de respeito e empatia, instrumento de mediação de conflitos e de aquisição de conhecimentos. É nesse sentido que se mostra como competência socioemocional. O objetivo geral do trabalho é analisar como as habilidades de escuta da BNCC são trabalhadas nos livros didáticos do 9º ano de língua portuguesa - aprovados no PNLD 2020 e 2024. O método utilizado para alcançar o intento é a pesquisa qualitativa de cunho documental, conforme os preceitos de Moreira e Caleffe (2008) e Bortoni-Ricardo (2008) que orientam a compreensão da perspectiva interpretativista adotada neste trabalho. Nesse sentido, discorrendo especificamente sobre as habilidades de escuta proposta pela BNCC para as aulas de língua portuguesa, identifica-se que a escuta aparece ora de forma explícita, ora com referências implícitas no documento normativo nacional, de modo que são evidenciadas habilidades de escuta no eixo leitura, no eixo oralidade e no eixo análise linguística e semiótica. Na análise dos livros didáticos do PNLD 2020 e 2024, distinguem-se atividades em que o trabalho com as habilidades de escuta se dá com um fim em si mesma ou como coadjuvante para alimentação temática e produção de texto. A análise linguística em textos orais mostra-se menos frequente, mas ocorre de forma transversal. Entende-se que a escuta pode ser orientada por meio de roteiros, por isso algumas atividades significativas identificadas no corpus estão copiladas em um catálogo disponível neste trabalho e de forma online no sítio https://sites.google.com/view/aescutaempauta. Assim, espera-se que esta pesquisa contribua para as aulas de língua portuguesa, pois acreditamos que ensinar a escutar é educar para a vida.This paper defends listening as a teaching object in Portuguese language classes, through the comprehension of oral and multimedia texts. In the literature review, a synthesis of the course of studies on orality in Brazil is presented, including, at this moment, the specificities of the oral text, and the space given to orality in official national normative documents and Portuguese language books. The concept of listening is discussed from the point of view of applied linguistics and its importance in modern society is highlighted. Listening is understood as a socio-psycholinguistic activity, a collaborative attitude, and a conscious intellectual effort to interpret what the other person says. It is indicated that listening is an essential social value for life in society, being synonymous with respect and empathy, an instrument for mediating conflicts and acquiring knowledge. It is in this sense that it is seen as socio-emotional competence. The general objective of this paper is to analyze how BNCC listening skills are worked on the 9th-year Portuguese language books - approved in the PNLD 2020 and 2024. The method used to achieve the intention is qualitative documentary research, according to the precepts of Moreira e Caleffe (2008) e Bortoni-Ricardo (2008), who guide the understanding of the interpretivist perspective used in this research. In this sense, discussing specifically the listening skills proposed by the BNCC for Portuguese language classes, it is identified that listening appears either explicitly or with implicit references in the national normative document, so that are highlighted listening skills in the reading axis, in the orality axis and the linguistic and semiotic analysis axis. In the analysis of the PNLD 2020 and 2024 books, activities are distinguished as “an end in itself” or “adjunct” to thematic feeding and text production. Linguistic analysis in oral texts is less common but occurs transversally. It is understood that listening can be guided, so some significant activities identified in the corpus are compiled in a catalog available in this work and online in the site https://sites.google.com/view/aescutaempauta. Therefore, it is hoped that this research will contribute to Portuguese language classes, as we believe that teaching listening is educating for life.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGDANTAS, Nozângela Maria Rolim.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.http://lattes.cnpq.br/3332721010337685ARAÚJO, Denise Lino de.Lino de Araújo, Denise.http://lattes.cnpq.br/5542241458634614OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.ANDRADE, Edlene Silva Oliveira e.2024-03-012024-07-15T13:29:20Z2024-07-152024-07-15T13:29:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36613ANDRADE, Edlene Silva Oliveira e. A escuta em pauta - da BNCC aos livros didáticos de língua portuguesa. 2024. 197f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2024.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-15T14:14:50Zoai:localhost:riufcg/36613Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-15T14:14:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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