Prevalência de ortorexia nervosa em professores de universidade federal de Campina Grande - CES - Campus de Cuité - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOURA, Hemanuelly Di Paula Príncipe.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7111
Resumo: A ortorexia nervosa é um comportamento obsessivo-patológico relacionado à fixação por saúde alimentar. Esse quadro clínico ainda não foi oficialmente reconhecido como transtorno alimentar, não estando presente no DSM-V. O termo ortorexia nervosa significa alimentação correta. Os indivíduos com ortorexia nervosa apresentam fixação por alimentos saudáveis e dedicam-se muito tempo para a elaboração e preparação de refeições que consideram puras. Essa preocupação exagerada com a alimentação faz com que os indivíduos excluam do cardápio: lactose, glúten, corantes, conservantes, sal, açúcar e gordura, pois são vistos como prejudiciais à saúde, sentindo-se mais seguros com alimentação orgânica, ecológica e funcional. A exclusão de tantos alimentos favorece carências nutricionais que, por sua vez, podem contribuir para o surgimento de várias enfermidades associadas à deficiência de vitaminas e sais minerais. O presente estudo teve como objetivo avaliar o comportamento de risco para desenvolvimento de ortorexia nervosa em docentes do Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Cuité – PB. Foi realizada uma pesquisa de campo quantitativo de caráter descritivo e transversal. O instrumento de pesquisa utilizado para avaliar o comportamento de risco para desenvolver a ortorexia nervosa foi o questionário Orto-15, autopreenchido pelos professores. Os questionários foram numerados, e em seguida, transpostos para uma plataforma digital utilizando os recursos do Programa Microsoft Access versão 2007. Após a digitação, o banco de dados foi transferido para o Programa Statistical Package for Social Science (SPSS) for Windows versão 13.0 para a análise estatística dos dados. 82,4% dos professores obtiveram escore inferior a 40, apresentando assim comportamento de risco para ortorexia nervosa, enquanto 17,5% não apresentaram este comportamento. Não foram encontradas correlações entre a ortorexia e variáveis como sexo e IMC. Foi encontrada correlação entre a ortorexia e a idade, pois foi na faixa etária de 25 a 35 anos que se constatou o maior número de casos. A variável estado civil apresentou significância estatística, no entanto a falta de estudos em comum impossibilitou tornar esses dados comparáveis. O alto percentual de resultados sugestivos para ortorexia nervosa entre os professores, sugerem a necessidade de realização de novos estudos a fim de verificar se a escolha da profissão é um fator determinante. Diante disso, é importante a realização de pesquisas populacionais, com amostragens maiores e mais representativas.
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Os indivíduos com ortorexia nervosa apresentam fixação por alimentos saudáveis e dedicam-se muito tempo para a elaboração e preparação de refeições que consideram puras. Essa preocupação exagerada com a alimentação faz com que os indivíduos excluam do cardápio: lactose, glúten, corantes, conservantes, sal, açúcar e gordura, pois são vistos como prejudiciais à saúde, sentindo-se mais seguros com alimentação orgânica, ecológica e funcional. A exclusão de tantos alimentos favorece carências nutricionais que, por sua vez, podem contribuir para o surgimento de várias enfermidades associadas à deficiência de vitaminas e sais minerais. O presente estudo teve como objetivo avaliar o comportamento de risco para desenvolvimento de ortorexia nervosa em docentes do Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Cuité – PB. Foi realizada uma pesquisa de campo quantitativo de caráter descritivo e transversal. O instrumento de pesquisa utilizado para avaliar o comportamento de risco para desenvolver a ortorexia nervosa foi o questionário Orto-15, autopreenchido pelos professores. Os questionários foram numerados, e em seguida, transpostos para uma plataforma digital utilizando os recursos do Programa Microsoft Access versão 2007. Após a digitação, o banco de dados foi transferido para o Programa Statistical Package for Social Science (SPSS) for Windows versão 13.0 para a análise estatística dos dados. 82,4% dos professores obtiveram escore inferior a 40, apresentando assim comportamento de risco para ortorexia nervosa, enquanto 17,5% não apresentaram este comportamento. Não foram encontradas correlações entre a ortorexia e variáveis como sexo e IMC. Foi encontrada correlação entre a ortorexia e a idade, pois foi na faixa etária de 25 a 35 anos que se constatou o maior número de casos. A variável estado civil apresentou significância estatística, no entanto a falta de estudos em comum impossibilitou tornar esses dados comparáveis. O alto percentual de resultados sugestivos para ortorexia nervosa entre os professores, sugerem a necessidade de realização de novos estudos a fim de verificar se a escolha da profissão é um fator determinante. Diante disso, é importante a realização de pesquisas populacionais, com amostragens maiores e mais representativas.Ortorexia nervosa is an obsessive-pathological behavior related to food-fixation. This clinical picture has not yet been officially recognized as an eating disorder and is not present in DSM-V. The term orthorexia nervosa means correct feeding. Individuals with orthorexia nervosa are fixated by healthy foods and spend a lot of time preparing and preparing meals that they consider to be pure. This exaggerated preoccupation with food causes individuals to exclude from the menu: lactose, gluten, colorings, preservatives, salt, sugar and fat, as they are seen as harmful to health, feeling safer with organic, ecological and functional food. The exclusion of so many foods favors nutritional deficiencies which, in turn, can contribute to the emergence of several diseases associated with the deficiency of vitamins and minerals. The present study aimed to evaluate the risk behavior for the development of orthorexia nervosa in teachers of the Center for Education and Health (CES) of the Federal University of Campina Grande - Campus de Cuité - PB. A quantitative field research of descriptive and transversal character was carried out. The research instrument used to evaluate the risk behavior to develop orthorexia nervosa was the Orto-15 questionnaire, self-administered by the teachers. The questionnaires were numbered, and then transposed to a digital platform using the features of the Microsoft Access 2007 program. After typing, the database was transferred to the Statistical Package for Social Sciences (SPSS) for Windows version 13.0 The statistical analysis of the data. 82.4% of teachers had a score lower than 40, thus presenting a risk behavior for orthorexia nervosa, while 17.5% did not present this behavior. No correlation was found between orthorexia and variables such as gender and BMI. A correlation was found between orthorexia and age, since it was in the age group of 25 to 35 years that the greatest number of cases was found. The variable marital status presented statistical significance, however the lack of joint studies made it impossible to make such data comparable. The high percentage of suggestive results for orthorexia nervosa among teachers suggest the need for new studies to verify if the choice of profession is a determining factor. Therefore, it is important to carry out population surveys, with larger and more representative sampling.La ortorexia nerviosa es un comportamiento obsesivo-patológico relacionado con la fijación de la salud alimentaria. Este cuadro clínico aún no ha sido reconocido oficialmente como un trastorno alimentario y no está presente en el DSM-V. El término ortorexia nerviosa significa nutrición correcta. Las personas con ortorexia nerviosa están obsesionadas con los alimentos saludables y pasan mucho tiempo preparando y preparando comidas que consideran puras. Esta preocupación exagerada por la comida provoca que los individuos excluyan del menú: lactosa, gluten, colorantes, conservantes, sal, azúcar y grasas, por considerarlos nocivos para la salud, sintiéndose más seguros con alimentos orgánicos, ecológicos y funcionales. La exclusión de tantos alimentos favorece deficiencias nutricionales que, a su vez, pueden contribuir a la aparición de diversas enfermedades asociadas a deficiencias de vitaminas y minerales. El presente estudio tuvo como objetivo evaluar las conductas de riesgo para el desarrollo de ortorexia nerviosa en profesores del Centro de Educación y Salud (CES) de la Universidad Federal de Campina Grande - Campus de Cuité - PB. Se realizó una investigación de campo cuantitativa descriptiva y transversal. El instrumento de investigación utilizado para evaluar las conductas de riesgo para el desarrollo de ortorexia nerviosa fue el cuestionario Ortho-15, autoadministrado por los profesores. Los cuestionarios se numeraron y luego se trasladaron a una plataforma digital utilizando los recursos del programa Microsoft Access versión 2007. Después de escribir, la base de datos se transfirió al paquete estadístico de ciencias sociales (SPSS) para Windows versión 13.0 para el análisis estadístico de la datos. El 82,4% de los docentes tuvo una puntuación por debajo de 40, presentando así una conducta de riesgo para la ortorexia nerviosa, mientras que el 17,5% no mostró esta conducta. No se encontraron correlaciones entre la ortorexia y variables como sexo e IMC. Se encontró correlación entre la ortorexia y la edad, ya que fue en el grupo de edad de 25 a 35 años donde se encontró el mayor número de casos. La variable estado civil fue estadísticamente significativa, sin embargo, la falta de estudios comunes hizo imposible que estos datos fueran comparables. El alto porcentaje de resultados sugerentes de ortorexia nerviosa entre los docentes sugiere la necesidad de realizar más estudios para verificar si la elección de profesión es un factor determinante. Por tanto, es importante realizar encuestas de población, con muestras más amplias y representativas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGMENEZES, Maria Emília da Silva.MENEZES, M. E. S.http://lattes.cnpq.br/6013954511475818SOUZA, Júlia Beatriz Pereira de.OLIVEIRA, Wylly Araújo de.MOURA, Hemanuelly Di Paula Príncipe.2017-08-012019-09-18T17:10:11Z2019-09-182019-09-18T17:10:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7111MOURA, Hemanuelly Di Paula Príncipe. Prevalência de ortorexia nervosa em professores de universidade federal de Campina Grande - CES - Campus de Cuité - PB. 2017. 72 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Farmácia, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-05-26T23:43:19Zoai:localhost:riufcg/7111Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-05-26T23:43:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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