Problematizando os jogos eletrônicos do ensino de história: pensando algumas possibilidades.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5112 |
Resumo: | As tecnologias tem ganhado cada vez mais espaço na rotina social dos sujeitos. Telefones, computadores e videogames fazem parte do cotidiano dos jovens e adolescentes de maneira a tomarem sua atenção durante o dia inteiro. Nesse cenário, analisa-se então a possibilidade de usar essas ferramentas para facilitar e tornar mais interessante o processo de ensino-aprendizagem, estimulando suas habilidades mentais e cognitivas por meio de uma metodologia que lhes mantenham envolvidos. Assim, a finalidade dessa pesquisa é de analisar os jogos eletrônicos como uma possibilidade metodológica no ensino de história. Para tanto procurou-se, inicialmente, entender o surgimento dos games e dos jogos eletrônicos. Em seguida foram analisadas o uso dessas novas tecnologias na sala de aula e a relação dos alunos e professores com os mesmos. O campo de pesquisa foi a Escola Estadual Dom Moisés Coêlho, através de uma pesquisa semiestruturada realizada com alunos do 7º e 8º ano. Nessa perspectiva, investigou-se quais os jogos mais comuns entre esses jovens, se eles conseguiam perceber semelhança ou relação entre o contexto de alguns jogos e o assunto estudado em sala de aula e qual era a visão deles sobre o uso de jogos eletrônicos como ferramenta de ensino. Por fim, conclui-se que muitos alunos percebem nos jogos apenas a finalidade recreativa, poucos percebem relação entre os assuntos didáticos e os contextos dos jogos e alguns até mesmo são contra a utilização dessa metodologia de ensino. Percebe-se então que mesmo que seja possível e útil a aplicação dos jogos eletrônicos como estratégia de ensino, é necessário que os professores tenham domínio da tecnologia que utilizarão e planejem e elaborem muito bem as atividades que irão executar para realmente atingirem a finalidade educativa na utilização dos jogos. |
id |
UFCG_5224a9f31d82d86f9821d18e0b71ed87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5112 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Problematizando os jogos eletrônicos do ensino de história: pensando algumas possibilidades.Problematizing the history games electronic games: thinking about some possibilities.Jogos eletrônicosMetodologia - ensino de históriaTecnologiasEnsino de HistóriaElectronic gamesMethodology - History TeachingTechnologiesHistory teachingHistória.As tecnologias tem ganhado cada vez mais espaço na rotina social dos sujeitos. Telefones, computadores e videogames fazem parte do cotidiano dos jovens e adolescentes de maneira a tomarem sua atenção durante o dia inteiro. Nesse cenário, analisa-se então a possibilidade de usar essas ferramentas para facilitar e tornar mais interessante o processo de ensino-aprendizagem, estimulando suas habilidades mentais e cognitivas por meio de uma metodologia que lhes mantenham envolvidos. Assim, a finalidade dessa pesquisa é de analisar os jogos eletrônicos como uma possibilidade metodológica no ensino de história. Para tanto procurou-se, inicialmente, entender o surgimento dos games e dos jogos eletrônicos. Em seguida foram analisadas o uso dessas novas tecnologias na sala de aula e a relação dos alunos e professores com os mesmos. O campo de pesquisa foi a Escola Estadual Dom Moisés Coêlho, através de uma pesquisa semiestruturada realizada com alunos do 7º e 8º ano. Nessa perspectiva, investigou-se quais os jogos mais comuns entre esses jovens, se eles conseguiam perceber semelhança ou relação entre o contexto de alguns jogos e o assunto estudado em sala de aula e qual era a visão deles sobre o uso de jogos eletrônicos como ferramenta de ensino. Por fim, conclui-se que muitos alunos percebem nos jogos apenas a finalidade recreativa, poucos percebem relação entre os assuntos didáticos e os contextos dos jogos e alguns até mesmo são contra a utilização dessa metodologia de ensino. Percebe-se então que mesmo que seja possível e útil a aplicação dos jogos eletrônicos como estratégia de ensino, é necessário que os professores tenham domínio da tecnologia que utilizarão e planejem e elaborem muito bem as atividades que irão executar para realmente atingirem a finalidade educativa na utilização dos jogos.Technologies have gained more and more space in the social routine of subjects. Telephones, computers and video games are part of the daily lives of young people and adolescents so that they can take your attention all day long. In this scenario, we analyze the possibility of using these tools to facilitate and make the teaching-learning process more interesting, stimulating their mental and cognitive skills through a methodology that keeps them involved. Thus, the purpose of this research is to analyze electronic games as a methodological possibility in the teaching of history. In order to do so, we initially sought to understand the emergence of games and electronic games. Next, the use of these new technologies in the classroom and the relation of students and teachers with them were analyzed. The field of research was the State School Dom Moisés Coêlho, through a semistructured research carried out with 8th grade students. In this perspective, we investigated the most common games among these youngsters, if they could perceive similarity or relationship between the context of some games and the subject studied in the classroom and what was their view on the use of electronic games as a tool education. Finally, it is concluded that many students perceive in games only the recreational purpose, few perceive relationship between didactic subjects and the contexts of the games and some are even against the use of this teaching methodology. It is thus realized that even if it is possible and useful to apply electronic games as a teaching strategy, it is necessary for teachers to master the technology that will use and plan and elaborate very well the activities they will carry out to really achieve the educational purpose in the Use of games.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTANA, Rosemere Olímpio de.SANTANA, Rosemere O.http://lattes.cnpq.br/6172861753799782UHLE, Ana Rita.FARIAS, Leonardo Bruno.FERREIRA, Maria Auriclécia dos Santos.20172019-07-29T09:46:05Z2019-07-292019-07-29T09:46:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5112FERREIRA, Maria Auriclécia dos Santos. Problematizando os jogos eletrônicos do ensino de história: pensando algumas possibilidades. 2017. 107f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-08T11:50:09Zoai:localhost:riufcg/5112Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-08T11:50:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Problematizando os jogos eletrônicos do ensino de história: pensando algumas possibilidades. Problematizing the history games electronic games: thinking about some possibilities. |
title |
Problematizando os jogos eletrônicos do ensino de história: pensando algumas possibilidades. |
spellingShingle |
Problematizando os jogos eletrônicos do ensino de história: pensando algumas possibilidades. FERREIRA, Maria Auriclécia dos Santos. Jogos eletrônicos Metodologia - ensino de história Tecnologias Ensino de História Electronic games Methodology - History Teaching Technologies History teaching História. |
title_short |
Problematizando os jogos eletrônicos do ensino de história: pensando algumas possibilidades. |
title_full |
Problematizando os jogos eletrônicos do ensino de história: pensando algumas possibilidades. |
title_fullStr |
Problematizando os jogos eletrônicos do ensino de história: pensando algumas possibilidades. |
title_full_unstemmed |
Problematizando os jogos eletrônicos do ensino de história: pensando algumas possibilidades. |
title_sort |
Problematizando os jogos eletrônicos do ensino de história: pensando algumas possibilidades. |
author |
FERREIRA, Maria Auriclécia dos Santos. |
author_facet |
FERREIRA, Maria Auriclécia dos Santos. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SANTANA, Rosemere Olímpio de. SANTANA, Rosemere O. http://lattes.cnpq.br/6172861753799782 UHLE, Ana Rita. FARIAS, Leonardo Bruno. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERREIRA, Maria Auriclécia dos Santos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos eletrônicos Metodologia - ensino de história Tecnologias Ensino de História Electronic games Methodology - History Teaching Technologies History teaching História. |
topic |
Jogos eletrônicos Metodologia - ensino de história Tecnologias Ensino de História Electronic games Methodology - History Teaching Technologies History teaching História. |
description |
As tecnologias tem ganhado cada vez mais espaço na rotina social dos sujeitos. Telefones, computadores e videogames fazem parte do cotidiano dos jovens e adolescentes de maneira a tomarem sua atenção durante o dia inteiro. Nesse cenário, analisa-se então a possibilidade de usar essas ferramentas para facilitar e tornar mais interessante o processo de ensino-aprendizagem, estimulando suas habilidades mentais e cognitivas por meio de uma metodologia que lhes mantenham envolvidos. Assim, a finalidade dessa pesquisa é de analisar os jogos eletrônicos como uma possibilidade metodológica no ensino de história. Para tanto procurou-se, inicialmente, entender o surgimento dos games e dos jogos eletrônicos. Em seguida foram analisadas o uso dessas novas tecnologias na sala de aula e a relação dos alunos e professores com os mesmos. O campo de pesquisa foi a Escola Estadual Dom Moisés Coêlho, através de uma pesquisa semiestruturada realizada com alunos do 7º e 8º ano. Nessa perspectiva, investigou-se quais os jogos mais comuns entre esses jovens, se eles conseguiam perceber semelhança ou relação entre o contexto de alguns jogos e o assunto estudado em sala de aula e qual era a visão deles sobre o uso de jogos eletrônicos como ferramenta de ensino. Por fim, conclui-se que muitos alunos percebem nos jogos apenas a finalidade recreativa, poucos percebem relação entre os assuntos didáticos e os contextos dos jogos e alguns até mesmo são contra a utilização dessa metodologia de ensino. Percebe-se então que mesmo que seja possível e útil a aplicação dos jogos eletrônicos como estratégia de ensino, é necessário que os professores tenham domínio da tecnologia que utilizarão e planejem e elaborem muito bem as atividades que irão executar para realmente atingirem a finalidade educativa na utilização dos jogos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2019-07-29T09:46:05Z 2019-07-29 2019-07-29T09:46:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5112 FERREIRA, Maria Auriclécia dos Santos. Problematizando os jogos eletrônicos do ensino de história: pensando algumas possibilidades. 2017. 107f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5112 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Maria Auriclécia dos Santos. Problematizando os jogos eletrônicos do ensino de história: pensando algumas possibilidades. 2017. 107f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744382189895680 |