Problematizando os jogos eletrônicos do ensino de história: pensando algumas possibilidades.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Maria Auriclécia dos Santos.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5112
Resumo: As tecnologias tem ganhado cada vez mais espaço na rotina social dos sujeitos. Telefones, computadores e videogames fazem parte do cotidiano dos jovens e adolescentes de maneira a tomarem sua atenção durante o dia inteiro. Nesse cenário, analisa-se então a possibilidade de usar essas ferramentas para facilitar e tornar mais interessante o processo de ensino-aprendizagem, estimulando suas habilidades mentais e cognitivas por meio de uma metodologia que lhes mantenham envolvidos. Assim, a finalidade dessa pesquisa é de analisar os jogos eletrônicos como uma possibilidade metodológica no ensino de história. Para tanto procurou-se, inicialmente, entender o surgimento dos games e dos jogos eletrônicos. Em seguida foram analisadas o uso dessas novas tecnologias na sala de aula e a relação dos alunos e professores com os mesmos. O campo de pesquisa foi a Escola Estadual Dom Moisés Coêlho, através de uma pesquisa semiestruturada realizada com alunos do 7º e 8º ano. Nessa perspectiva, investigou-se quais os jogos mais comuns entre esses jovens, se eles conseguiam perceber semelhança ou relação entre o contexto de alguns jogos e o assunto estudado em sala de aula e qual era a visão deles sobre o uso de jogos eletrônicos como ferramenta de ensino. Por fim, conclui-se que muitos alunos percebem nos jogos apenas a finalidade recreativa, poucos percebem relação entre os assuntos didáticos e os contextos dos jogos e alguns até mesmo são contra a utilização dessa metodologia de ensino. Percebe-se então que mesmo que seja possível e útil a aplicação dos jogos eletrônicos como estratégia de ensino, é necessário que os professores tenham domínio da tecnologia que utilizarão e planejem e elaborem muito bem as atividades que irão executar para realmente atingirem a finalidade educativa na utilização dos jogos.
id UFCG_5224a9f31d82d86f9821d18e0b71ed87
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5112
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Problematizando os jogos eletrônicos do ensino de história: pensando algumas possibilidades.Problematizing the history games electronic games: thinking about some possibilities.Jogos eletrônicosMetodologia - ensino de históriaTecnologiasEnsino de HistóriaElectronic gamesMethodology - History TeachingTechnologiesHistory teachingHistória.As tecnologias tem ganhado cada vez mais espaço na rotina social dos sujeitos. Telefones, computadores e videogames fazem parte do cotidiano dos jovens e adolescentes de maneira a tomarem sua atenção durante o dia inteiro. Nesse cenário, analisa-se então a possibilidade de usar essas ferramentas para facilitar e tornar mais interessante o processo de ensino-aprendizagem, estimulando suas habilidades mentais e cognitivas por meio de uma metodologia que lhes mantenham envolvidos. Assim, a finalidade dessa pesquisa é de analisar os jogos eletrônicos como uma possibilidade metodológica no ensino de história. Para tanto procurou-se, inicialmente, entender o surgimento dos games e dos jogos eletrônicos. Em seguida foram analisadas o uso dessas novas tecnologias na sala de aula e a relação dos alunos e professores com os mesmos. O campo de pesquisa foi a Escola Estadual Dom Moisés Coêlho, através de uma pesquisa semiestruturada realizada com alunos do 7º e 8º ano. Nessa perspectiva, investigou-se quais os jogos mais comuns entre esses jovens, se eles conseguiam perceber semelhança ou relação entre o contexto de alguns jogos e o assunto estudado em sala de aula e qual era a visão deles sobre o uso de jogos eletrônicos como ferramenta de ensino. Por fim, conclui-se que muitos alunos percebem nos jogos apenas a finalidade recreativa, poucos percebem relação entre os assuntos didáticos e os contextos dos jogos e alguns até mesmo são contra a utilização dessa metodologia de ensino. Percebe-se então que mesmo que seja possível e útil a aplicação dos jogos eletrônicos como estratégia de ensino, é necessário que os professores tenham domínio da tecnologia que utilizarão e planejem e elaborem muito bem as atividades que irão executar para realmente atingirem a finalidade educativa na utilização dos jogos.Technologies have gained more and more space in the social routine of subjects. Telephones, computers and video games are part of the daily lives of young people and adolescents so that they can take your attention all day long. In this scenario, we analyze the possibility of using these tools to facilitate and make the teaching-learning process more interesting, stimulating their mental and cognitive skills through a methodology that keeps them involved. Thus, the purpose of this research is to analyze electronic games as a methodological possibility in the teaching of history. In order to do so, we initially sought to understand the emergence of games and electronic games. Next, the use of these new technologies in the classroom and the relation of students and teachers with them were analyzed. The field of research was the State School Dom Moisés Coêlho, through a semistructured research carried out with 8th grade students. In this perspective, we investigated the most common games among these youngsters, if they could perceive similarity or relationship between the context of some games and the subject studied in the classroom and what was their view on the use of electronic games as a tool education. Finally, it is concluded that many students perceive in games only the recreational purpose, few perceive relationship between didactic subjects and the contexts of the games and some are even against the use of this teaching methodology. It is thus realized that even if it is possible and useful to apply electronic games as a teaching strategy, it is necessary for teachers to master the technology that will use and plan and elaborate very well the activities they will carry out to really achieve the educational purpose in the Use of games.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTANA, Rosemere Olímpio de.SANTANA, Rosemere O.http://lattes.cnpq.br/6172861753799782UHLE, Ana Rita.FARIAS, Leonardo Bruno.FERREIRA, Maria Auriclécia dos Santos.20172019-07-29T09:46:05Z2019-07-292019-07-29T09:46:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5112FERREIRA, Maria Auriclécia dos Santos. Problematizando os jogos eletrônicos do ensino de história: pensando algumas possibilidades. 2017. 107f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-08T11:50:09Zoai:localhost:riufcg/5112Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-08T11:50:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Problematizando os jogos eletrônicos do ensino de história: pensando algumas possibilidades.
Problematizing the history games electronic games: thinking about some possibilities.
title Problematizando os jogos eletrônicos do ensino de história: pensando algumas possibilidades.
spellingShingle Problematizando os jogos eletrônicos do ensino de história: pensando algumas possibilidades.
FERREIRA, Maria Auriclécia dos Santos.
Jogos eletrônicos
Metodologia - ensino de história
Tecnologias
Ensino de História
Electronic games
Methodology - History Teaching
Technologies
History teaching
História.
title_short Problematizando os jogos eletrônicos do ensino de história: pensando algumas possibilidades.
title_full Problematizando os jogos eletrônicos do ensino de história: pensando algumas possibilidades.
title_fullStr Problematizando os jogos eletrônicos do ensino de história: pensando algumas possibilidades.
title_full_unstemmed Problematizando os jogos eletrônicos do ensino de história: pensando algumas possibilidades.
title_sort Problematizando os jogos eletrônicos do ensino de história: pensando algumas possibilidades.
author FERREIRA, Maria Auriclécia dos Santos.
author_facet FERREIRA, Maria Auriclécia dos Santos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTANA, Rosemere Olímpio de.
SANTANA, Rosemere O.
http://lattes.cnpq.br/6172861753799782
UHLE, Ana Rita.
FARIAS, Leonardo Bruno.
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, Maria Auriclécia dos Santos.
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos eletrônicos
Metodologia - ensino de história
Tecnologias
Ensino de História
Electronic games
Methodology - History Teaching
Technologies
History teaching
História.
topic Jogos eletrônicos
Metodologia - ensino de história
Tecnologias
Ensino de História
Electronic games
Methodology - History Teaching
Technologies
History teaching
História.
description As tecnologias tem ganhado cada vez mais espaço na rotina social dos sujeitos. Telefones, computadores e videogames fazem parte do cotidiano dos jovens e adolescentes de maneira a tomarem sua atenção durante o dia inteiro. Nesse cenário, analisa-se então a possibilidade de usar essas ferramentas para facilitar e tornar mais interessante o processo de ensino-aprendizagem, estimulando suas habilidades mentais e cognitivas por meio de uma metodologia que lhes mantenham envolvidos. Assim, a finalidade dessa pesquisa é de analisar os jogos eletrônicos como uma possibilidade metodológica no ensino de história. Para tanto procurou-se, inicialmente, entender o surgimento dos games e dos jogos eletrônicos. Em seguida foram analisadas o uso dessas novas tecnologias na sala de aula e a relação dos alunos e professores com os mesmos. O campo de pesquisa foi a Escola Estadual Dom Moisés Coêlho, através de uma pesquisa semiestruturada realizada com alunos do 7º e 8º ano. Nessa perspectiva, investigou-se quais os jogos mais comuns entre esses jovens, se eles conseguiam perceber semelhança ou relação entre o contexto de alguns jogos e o assunto estudado em sala de aula e qual era a visão deles sobre o uso de jogos eletrônicos como ferramenta de ensino. Por fim, conclui-se que muitos alunos percebem nos jogos apenas a finalidade recreativa, poucos percebem relação entre os assuntos didáticos e os contextos dos jogos e alguns até mesmo são contra a utilização dessa metodologia de ensino. Percebe-se então que mesmo que seja possível e útil a aplicação dos jogos eletrônicos como estratégia de ensino, é necessário que os professores tenham domínio da tecnologia que utilizarão e planejem e elaborem muito bem as atividades que irão executar para realmente atingirem a finalidade educativa na utilização dos jogos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-07-29T09:46:05Z
2019-07-29
2019-07-29T09:46:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5112
FERREIRA, Maria Auriclécia dos Santos. Problematizando os jogos eletrônicos do ensino de história: pensando algumas possibilidades. 2017. 107f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5112
identifier_str_mv FERREIRA, Maria Auriclécia dos Santos. Problematizando os jogos eletrônicos do ensino de história: pensando algumas possibilidades. 2017. 107f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744382189895680