Recursos didáticos no ensino de história: os jogos eletrônicos existentes à proposta do TOM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Brendon De Oliveira Martins
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32295
Resumo: Nesse TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) estarei falando sobre jogos (sendo eles feitos para propósitos educativos ou não) que você pode utilizar dentro de sua sala aula ou como atividade para casa (pois muitas escolas não possuem equipamentos adequados e/ou suficientes para esse tipo de atividade), para lecionar História. Os recursos didáticos são ferramentas que podem ser utilizadas como facilitador entre os professores, educandos e o ensino e aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é investigar os recursos didáticos disponíveis sobre o ensino de História com relação ao uso de jogos como recurso didático. Para analisar os recursos didáticos disponíveis foi utilizada a metodologia da análise sistemática, que consiste em realizar uma busca fundamentada em critérios estabelecidos. Apresentam-se fichas de recursos didáticos provenientes dessa análise as quais se encontram divididas em RPG, Simulação, Estratégia e Variados, dispostos separadamente, por serem jogos criados para serem didáticos, jogos eletrônicos criados com foco no comércio e jogos eletrônicos criados para serem didáticos. Os resultados provenientes da análise sistemática foram apenas 7 artigos, que falam sobre o uso de jogos no ensino de história, proveniente destes resultados também vimos que o gênero de jogo mais utilizado dentre os artigos encontrados foi o de Estratégia. Além disso, foi desenvolvido uma lista de jogos de estilos variados que podem ser utilizados como recursos didáticos, feita pelo próprio autor, que podem ajudar no ensino e aprendizagem de história, junto de maneiras e dicas de como utilizá-los em sua sala de aula ou como atividade para casa. Também será apresentado um jogo didático criado pelo próprio autor durante suas aulas na universidade, que foi criado utilizando a plataforma Scratch.
id UFF-2_c934ecc1a91b5e38d093ad7f755d818e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32295
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Recursos didáticos no ensino de história: os jogos eletrônicos existentes à proposta do TOMJogosHistóriaRecursos DidáticosLista de JogosEnsinoGamesHistoryDidactic ResourcesList of GamesTeachingNesse TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) estarei falando sobre jogos (sendo eles feitos para propósitos educativos ou não) que você pode utilizar dentro de sua sala aula ou como atividade para casa (pois muitas escolas não possuem equipamentos adequados e/ou suficientes para esse tipo de atividade), para lecionar História. Os recursos didáticos são ferramentas que podem ser utilizadas como facilitador entre os professores, educandos e o ensino e aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é investigar os recursos didáticos disponíveis sobre o ensino de História com relação ao uso de jogos como recurso didático. Para analisar os recursos didáticos disponíveis foi utilizada a metodologia da análise sistemática, que consiste em realizar uma busca fundamentada em critérios estabelecidos. Apresentam-se fichas de recursos didáticos provenientes dessa análise as quais se encontram divididas em RPG, Simulação, Estratégia e Variados, dispostos separadamente, por serem jogos criados para serem didáticos, jogos eletrônicos criados com foco no comércio e jogos eletrônicos criados para serem didáticos. Os resultados provenientes da análise sistemática foram apenas 7 artigos, que falam sobre o uso de jogos no ensino de história, proveniente destes resultados também vimos que o gênero de jogo mais utilizado dentre os artigos encontrados foi o de Estratégia. Além disso, foi desenvolvido uma lista de jogos de estilos variados que podem ser utilizados como recursos didáticos, feita pelo próprio autor, que podem ajudar no ensino e aprendizagem de história, junto de maneiras e dicas de como utilizá-los em sua sala de aula ou como atividade para casa. Também será apresentado um jogo didático criado pelo próprio autor durante suas aulas na universidade, que foi criado utilizando a plataforma Scratch.In this final course project (Final Course Paper), I will be discussing games, whether designed for educational purposes or not, that can be used within the classroom or as homework activities (as many schools lack adequate and/or sufficient equipment for such activities) to teach History. Didactic resources are tools that can be used as facilitators between teachers, students, and the teaching-learning process. The objective of this research is to investigate the didactic resources available for the teaching of History, specifically focusing on the use of games as didactic resources. The methodology of systematic analysis was employed to examine the available didactic resources, involving a search based on established criteria. Presented are data sheets of didactic resources resulting from this analysis, which are categorized into RPG, Simulation, Strategy, and Miscellaneous. These categories are presented separately as they encompass games created for educational purposes, electronic games designed for commercial purposes, and electronic games created for educational use. The results obtained from the systematic analysis revealed only 7 articles discussing the use of games in history education. From these results, it was observed that the most utilized genre among the found articles was Strategy games. Additionally, a list of games of various styles that can be used as didactic resources was compiled by the author. These games, along with ways and tips on how to use them in the classroom or as homework, aim to assist in the teaching and learning of history. Furthermore, the paper will present a didactic game created by the author during university classes, developed using the Scratch platform.83Paiva, Daniel Costa deRibeiro, Brendon De Oliveira Martins2024-02-19T15:18:02Z2024-02-19T15:18:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32295CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-19T15:18:06Zoai:app.uff.br:1/32295Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-02-19T15:18:06Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Recursos didáticos no ensino de história: os jogos eletrônicos existentes à proposta do TOM
title Recursos didáticos no ensino de história: os jogos eletrônicos existentes à proposta do TOM
spellingShingle Recursos didáticos no ensino de história: os jogos eletrônicos existentes à proposta do TOM
Ribeiro, Brendon De Oliveira Martins
Jogos
História
Recursos Didáticos
Lista de Jogos
Ensino
Games
History
Didactic Resources
List of Games
Teaching
title_short Recursos didáticos no ensino de história: os jogos eletrônicos existentes à proposta do TOM
title_full Recursos didáticos no ensino de história: os jogos eletrônicos existentes à proposta do TOM
title_fullStr Recursos didáticos no ensino de história: os jogos eletrônicos existentes à proposta do TOM
title_full_unstemmed Recursos didáticos no ensino de história: os jogos eletrônicos existentes à proposta do TOM
title_sort Recursos didáticos no ensino de história: os jogos eletrônicos existentes à proposta do TOM
author Ribeiro, Brendon De Oliveira Martins
author_facet Ribeiro, Brendon De Oliveira Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paiva, Daniel Costa de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Brendon De Oliveira Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
História
Recursos Didáticos
Lista de Jogos
Ensino
Games
History
Didactic Resources
List of Games
Teaching
topic Jogos
História
Recursos Didáticos
Lista de Jogos
Ensino
Games
History
Didactic Resources
List of Games
Teaching
description Nesse TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) estarei falando sobre jogos (sendo eles feitos para propósitos educativos ou não) que você pode utilizar dentro de sua sala aula ou como atividade para casa (pois muitas escolas não possuem equipamentos adequados e/ou suficientes para esse tipo de atividade), para lecionar História. Os recursos didáticos são ferramentas que podem ser utilizadas como facilitador entre os professores, educandos e o ensino e aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é investigar os recursos didáticos disponíveis sobre o ensino de História com relação ao uso de jogos como recurso didático. Para analisar os recursos didáticos disponíveis foi utilizada a metodologia da análise sistemática, que consiste em realizar uma busca fundamentada em critérios estabelecidos. Apresentam-se fichas de recursos didáticos provenientes dessa análise as quais se encontram divididas em RPG, Simulação, Estratégia e Variados, dispostos separadamente, por serem jogos criados para serem didáticos, jogos eletrônicos criados com foco no comércio e jogos eletrônicos criados para serem didáticos. Os resultados provenientes da análise sistemática foram apenas 7 artigos, que falam sobre o uso de jogos no ensino de história, proveniente destes resultados também vimos que o gênero de jogo mais utilizado dentre os artigos encontrados foi o de Estratégia. Além disso, foi desenvolvido uma lista de jogos de estilos variados que podem ser utilizados como recursos didáticos, feita pelo próprio autor, que podem ajudar no ensino e aprendizagem de história, junto de maneiras e dicas de como utilizá-los em sua sala de aula ou como atividade para casa. Também será apresentado um jogo didático criado pelo próprio autor durante suas aulas na universidade, que foi criado utilizando a plataforma Scratch.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-19T15:18:02Z
2024-02-19T15:18:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/32295
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838765939425280