A educação de jovens e adultos e as possibilidades de ensino aprendizagem: um estudo na escola municipal Ana Clementina da Conceição Jaçanã - RN.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PORFIRIO, Sara Dayse Souto.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19537
Resumo: A produção deste trabalho foi motivada pela necessidade de pesquisarmos sobre os processos de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos no contexto local, onde atuamos como docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como principal instrumento de pesquisa o diário de campo, onde a cada aula registramos os acontecimentos ao longo de nove meses, como também, realizamos uma revisão da literatura sobre o tema proposto. Alguns autores foram centrais para o desenvolvimento desse trabalho como Paulo Freire em duas grandes obras: Pedagogia da Autonomia (1996) e Pedagogia do Oprimido ( 1970), Brzezinslci (2008), Pierro (20 1 0), Arelalo e Kruppa (2007), dentre outros. As reflexões conclusivas mostram que há uma falta de material didático adequado localmente, sobretudo, o livro didático. Sendo assim, a Eja necessita de políticas educacionais que rompam com o ensino compensatório e o, consequente, material didático descontextualizado, mas, ao contrário, que valorizem a produção de material pedagógico considerando a diversidade social e cultural.
id UFCG_53f81ca58ab0e806c026677b95b3e374
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/19537
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A educação de jovens e adultos e as possibilidades de ensino aprendizagem: um estudo na escola municipal Ana Clementina da Conceição Jaçanã - RN.The education of young people and adults and the possibilities for teaching and learning: a study at the Ana Clementina da Conceição Jaçanã municipal school - RN.La educación de jóvenes y adultos y las posibilidades de enseñanza y aprendizaje: un estudio en la escuela municipal Ana Clementina da Conceição Jaçanã - RN.DiversidadeLivro didáticoEJAEnsino-aprendizagemEducação de Jovens e AdultosDiversityTextbookTeaching-learningYouth and Adult EducationDiversidadLibro de textoEnseñanza-aprendizajeEducación de jóvenes y adultosEnsino-aprendizagemA produção deste trabalho foi motivada pela necessidade de pesquisarmos sobre os processos de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos no contexto local, onde atuamos como docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como principal instrumento de pesquisa o diário de campo, onde a cada aula registramos os acontecimentos ao longo de nove meses, como também, realizamos uma revisão da literatura sobre o tema proposto. Alguns autores foram centrais para o desenvolvimento desse trabalho como Paulo Freire em duas grandes obras: Pedagogia da Autonomia (1996) e Pedagogia do Oprimido ( 1970), Brzezinslci (2008), Pierro (20 1 0), Arelalo e Kruppa (2007), dentre outros. As reflexões conclusivas mostram que há uma falta de material didático adequado localmente, sobretudo, o livro didático. Sendo assim, a Eja necessita de políticas educacionais que rompam com o ensino compensatório e o, consequente, material didático descontextualizado, mas, ao contrário, que valorizem a produção de material pedagógico considerando a diversidade social e cultural.The production ofthis work was motivated by the need to inquire about the teaching-learning in Adult and Youth Education in the local context, where we work as a teacher. lt is a qualitative research, the main research instrument the tie1d book, where each class events recorded over nine months, in addition, we conducted a literature review on the theme. Some authors have been central to the development o f this work as Paulo Freire in two major projects: Pedagogy o f Autonomy ( J 996) and Pedagogy o f the Oppressed (1970), Brzezinski (2008), Pierro (20 1 0), Arelalo and Alves (2007), among others . The concluding reflections show that there is a lack of suitable teaching material locally, especially the textbook. Thus, Eja needs of educational policies tbat break with tbe education and compensatory, consequential, decontextualized educational material, but rather, that enhance the production of teaching materiais considering the social and cultural diversity.La producción de este trabajo estuvo motivada por la necesidad de investigar sobre los procesos de enseñanza-aprendizaje en Educación de Jóvenes y Adultos en contexto local, donde actuamos como docentes. Esta es una encuesta cualitativo, con el diario de campo como principal herramienta de investigación, donde en cada clase registramos los eventos durante nueve meses, como además, realizamos una revisión de la literatura sobre el tema propuesto. Algunos autores fueron fundamentales para el desarrollo de este trabajo como Paulo Freire en dos grandes obras: Pedagogía de la autonomía (1996) y Pedagogía de la Oprimido (1970), Brzezinslci (2008), Pierro (20 1 0), Arelalo y Kruppa (2007), entre otros. Las reflexiones finales muestran que falta material material didáctico adecuado a nivel local, sobre todo, el libro de texto. Por tanto, Eja necesita políticas educativas que rompan con la educación compensatoria y consecuente material didáctico descontextualizado, pero, por el contrario, que Valorar la producción de material didáctico considerando la diversidad social. y cultural.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGMARTINS, André Antunes.MARTINS, A. A.http://lattes.cnpq.br/3245581017989479XAVIER NETO, Lauro Pires.XAVIER NETO, L. P.http://lattes.cnpq.br/4490301988734961LINHEIRA, Caroline Zabendzala.LINHEIRA, C.Z.LINHEIRA, CAROLINE ZABENDZALA.http://lattes.cnpq.br/6305113910618754PORFIRIO, Sara Dayse Souto.2011-12-022021-06-22T13:15:48Z2021-06-222021-06-22T13:15:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19537PORFÍRIO, Sara Dayse Souto, A educação de jovens e adultos e as possibilidades de ensino aprendizagem: um estudo na escola municipal Ana Clementina da Conceição Jaçanã - RN. 2011. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-22T18:41:01Zoai:localhost:riufcg/19537Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-22T18:41:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação de jovens e adultos e as possibilidades de ensino aprendizagem: um estudo na escola municipal Ana Clementina da Conceição Jaçanã - RN.
The education of young people and adults and the possibilities for teaching and learning: a study at the Ana Clementina da Conceição Jaçanã municipal school - RN.
La educación de jóvenes y adultos y las posibilidades de enseñanza y aprendizaje: un estudio en la escuela municipal Ana Clementina da Conceição Jaçanã - RN.
title A educação de jovens e adultos e as possibilidades de ensino aprendizagem: um estudo na escola municipal Ana Clementina da Conceição Jaçanã - RN.
spellingShingle A educação de jovens e adultos e as possibilidades de ensino aprendizagem: um estudo na escola municipal Ana Clementina da Conceição Jaçanã - RN.
PORFIRIO, Sara Dayse Souto.
Diversidade
Livro didático
EJA
Ensino-aprendizagem
Educação de Jovens e Adultos
Diversity
Textbook
Teaching-learning
Youth and Adult Education
Diversidad
Libro de texto
Enseñanza-aprendizaje
Educación de jóvenes y adultos
Ensino-aprendizagem
title_short A educação de jovens e adultos e as possibilidades de ensino aprendizagem: um estudo na escola municipal Ana Clementina da Conceição Jaçanã - RN.
title_full A educação de jovens e adultos e as possibilidades de ensino aprendizagem: um estudo na escola municipal Ana Clementina da Conceição Jaçanã - RN.
title_fullStr A educação de jovens e adultos e as possibilidades de ensino aprendizagem: um estudo na escola municipal Ana Clementina da Conceição Jaçanã - RN.
title_full_unstemmed A educação de jovens e adultos e as possibilidades de ensino aprendizagem: um estudo na escola municipal Ana Clementina da Conceição Jaçanã - RN.
title_sort A educação de jovens e adultos e as possibilidades de ensino aprendizagem: um estudo na escola municipal Ana Clementina da Conceição Jaçanã - RN.
author PORFIRIO, Sara Dayse Souto.
author_facet PORFIRIO, Sara Dayse Souto.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARTINS, André Antunes.
MARTINS, A. A.
http://lattes.cnpq.br/3245581017989479
XAVIER NETO, Lauro Pires.
XAVIER NETO, L. P.
http://lattes.cnpq.br/4490301988734961
LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
LINHEIRA, C.Z.
LINHEIRA, CAROLINE ZABENDZALA.
http://lattes.cnpq.br/6305113910618754
dc.contributor.author.fl_str_mv PORFIRIO, Sara Dayse Souto.
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade
Livro didático
EJA
Ensino-aprendizagem
Educação de Jovens e Adultos
Diversity
Textbook
Teaching-learning
Youth and Adult Education
Diversidad
Libro de texto
Enseñanza-aprendizaje
Educación de jóvenes y adultos
Ensino-aprendizagem
topic Diversidade
Livro didático
EJA
Ensino-aprendizagem
Educação de Jovens e Adultos
Diversity
Textbook
Teaching-learning
Youth and Adult Education
Diversidad
Libro de texto
Enseñanza-aprendizaje
Educación de jóvenes y adultos
Ensino-aprendizagem
description A produção deste trabalho foi motivada pela necessidade de pesquisarmos sobre os processos de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos no contexto local, onde atuamos como docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como principal instrumento de pesquisa o diário de campo, onde a cada aula registramos os acontecimentos ao longo de nove meses, como também, realizamos uma revisão da literatura sobre o tema proposto. Alguns autores foram centrais para o desenvolvimento desse trabalho como Paulo Freire em duas grandes obras: Pedagogia da Autonomia (1996) e Pedagogia do Oprimido ( 1970), Brzezinslci (2008), Pierro (20 1 0), Arelalo e Kruppa (2007), dentre outros. As reflexões conclusivas mostram que há uma falta de material didático adequado localmente, sobretudo, o livro didático. Sendo assim, a Eja necessita de políticas educacionais que rompam com o ensino compensatório e o, consequente, material didático descontextualizado, mas, ao contrário, que valorizem a produção de material pedagógico considerando a diversidade social e cultural.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-02
2021-06-22T13:15:48Z
2021-06-22
2021-06-22T13:15:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19537
PORFÍRIO, Sara Dayse Souto, A educação de jovens e adultos e as possibilidades de ensino aprendizagem: um estudo na escola municipal Ana Clementina da Conceição Jaçanã - RN. 2011. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19537
identifier_str_mv PORFÍRIO, Sara Dayse Souto, A educação de jovens e adultos e as possibilidades de ensino aprendizagem: um estudo na escola municipal Ana Clementina da Conceição Jaçanã - RN. 2011. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744496323198976