Escolarização e experiências e ensino na escola Carlota Barreira - Areia - PB (2011-2023).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NUNES, Anna Karollyne Feitosa.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32334
Resumo: Neste relato, proponho uma reflexão a respeito da minha formação básica e das experiências na graduação, assim como também, os desafios e vivências no estágio da disciplina de Prática de Ensino de História, do curso em Licenciatura em História da Universidade Federal de Campina Grande, realizado na cidade de Areia-PB, no ano de 2023. A escolha deste objeto de pesquisa se deu partindo do intuito de trazer análises e reflexões sobre a importância do estágio no curso de licenciatura em história e/ou em qualquer formação docente, assim como os desafios de ensino enfrentados diariamente pelo professor. Como documentação, utilizo registros do meu acervo pessoal como fotografias enquanto aluna das escolas em que estudei e registros dos momentos em que realizei o estágio, assim como imagem do questionário respondido pelos alunos durante a prática do estágio. Para concretização do presente relato, dialogo com os conceitos propostos por Foucault (1993), relacionados às práticas da escrita de si; as ideias de Michel Pollak (1992) sob a perspectiva de memória e identidade e, as reflexões sobre prática pedagógica desenvolvida por Paulo Freire (1996).
id UFCG_55c49b83f0f71cc9e27450f01c436571
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/32334
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Escolarização e experiências e ensino na escola Carlota Barreira - Areia - PB (2011-2023).Schooling and experiences and teaching at Carlota Barreira school - Areia - PB (2011-2023).Escolaridad y experiencias y docencia en el colegio Carlota Barreira - Areia - PB (2011-2023).MemóriaRelato de experiênciaEstágio supervisionadoHistóriaMemoryExperience reportSupervised internshipHistoryPrácticas supervisadasHistóriaNeste relato, proponho uma reflexão a respeito da minha formação básica e das experiências na graduação, assim como também, os desafios e vivências no estágio da disciplina de Prática de Ensino de História, do curso em Licenciatura em História da Universidade Federal de Campina Grande, realizado na cidade de Areia-PB, no ano de 2023. A escolha deste objeto de pesquisa se deu partindo do intuito de trazer análises e reflexões sobre a importância do estágio no curso de licenciatura em história e/ou em qualquer formação docente, assim como os desafios de ensino enfrentados diariamente pelo professor. Como documentação, utilizo registros do meu acervo pessoal como fotografias enquanto aluna das escolas em que estudei e registros dos momentos em que realizei o estágio, assim como imagem do questionário respondido pelos alunos durante a prática do estágio. Para concretização do presente relato, dialogo com os conceitos propostos por Foucault (1993), relacionados às práticas da escrita de si; as ideias de Michel Pollak (1992) sob a perspectiva de memória e identidade e, as reflexões sobre prática pedagógica desenvolvida por Paulo Freire (1996).In this report, I propose a reflection on my basic training and the undergraduate experiences, as well as the challenges and experiences in internship of the History Teaching Practice discipline, of the Bachelor's degree course in History from the Federal University of Campina Grande, held in the city of Areia-PB, in the year 2023. The choice of this research object was starting with the aim of bringing analyzes and reflections on the importance of the internship in the history degree course and/or in any teaching training, as well as such as the teaching challenges faced daily by the teacher. As documentation, I use records from my personal collection such as photographs as a student at the schools where I studied and records of the moments when I carried out the internship, as well as an image of the questionnaire answered by the students during the internship practice. To complete this report, I spoke with the concepts proposed by Foucault (1993), related to writing practices of yourself; the ideas of Michel Pollak (1992) from the perspective of memory and identity and, reflections on pedagogical practice developed by Paulo Freire (1996).En este informe propongo una reflexión sobre mi formación básica y la experiencias de pregrado, así como los desafíos y experiencias en pasantía de la disciplina Práctica Docente de Historia, de la carrera de Licenciatura en Historia de la Universidad Federal de Campina Grande, realizada en la ciudad de Areia-PB, en el año 2023. La elección de este objeto de investigación fue partiendo del objetivo de traer análisis y reflexiones sobre la importancia de la pasantía en la carrera de Historia y/o en cualquier formación docente, así como como los desafíos didácticos que enfrenta diariamente el docente. Como documentación, utilizo registros de mi colección personal como fotografías como estudiante en las escuelas donde estudié y registros de los momentos en que Realicé las prácticas, así como una imagen del cuestionario respondido por los alumnos. durante la práctica de la pasantía. Para completar este informe, hablé con los conceptos propuestos por Foucault (1993), relacionados con las prácticas de escritura de ti mismo; las ideas de Michel Pollak (1992) desde la perspectiva de la memoria y Identidad y reflexiones sobre la práctica pedagógica desarrolladas por Paulo. Freire (1996).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGNASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.NASCIMENTO, R. C. G.http://lattes.cnpq.br/2463263387435653OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.OLIVEIRA, I. B.Oliveira, Iranilson Buriti de.OLIVEIRA, IRANILSON BURITI.http://lattes.cnpq.br/6085569185105786CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.CAVALCANTI, S. L. O.http://lattes.cnpq.br/5364488443587225NUNES, Anna Karollyne Feitosa.2023-07-172023-10-25T12:01:10Z2023-10-252023-10-25T12:01:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32334NUNES, Anana Karollyne Feitosa. Escolarização e experiências e ensino na escola Carlota Barreira - Areia - PB (2011-2023). 2023. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32334porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-10-25T12:02:26Zoai:localhost:riufcg/32334Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-10-25T12:02:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolarização e experiências e ensino na escola Carlota Barreira - Areia - PB (2011-2023).
Schooling and experiences and teaching at Carlota Barreira school - Areia - PB (2011-2023).
Escolaridad y experiencias y docencia en el colegio Carlota Barreira - Areia - PB (2011-2023).
title Escolarização e experiências e ensino na escola Carlota Barreira - Areia - PB (2011-2023).
spellingShingle Escolarização e experiências e ensino na escola Carlota Barreira - Areia - PB (2011-2023).
NUNES, Anna Karollyne Feitosa.
Memória
Relato de experiência
Estágio supervisionado
História
Memory
Experience report
Supervised internship
History
Prácticas supervisadas
História
title_short Escolarização e experiências e ensino na escola Carlota Barreira - Areia - PB (2011-2023).
title_full Escolarização e experiências e ensino na escola Carlota Barreira - Areia - PB (2011-2023).
title_fullStr Escolarização e experiências e ensino na escola Carlota Barreira - Areia - PB (2011-2023).
title_full_unstemmed Escolarização e experiências e ensino na escola Carlota Barreira - Areia - PB (2011-2023).
title_sort Escolarização e experiências e ensino na escola Carlota Barreira - Areia - PB (2011-2023).
author NUNES, Anna Karollyne Feitosa.
author_facet NUNES, Anna Karollyne Feitosa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
NASCIMENTO, R. C. G.
http://lattes.cnpq.br/2463263387435653
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
OLIVEIRA, I. B.
Oliveira, Iranilson Buriti de.
OLIVEIRA, IRANILSON BURITI.
http://lattes.cnpq.br/6085569185105786
CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.
CAVALCANTI, S. L. O.
http://lattes.cnpq.br/5364488443587225
dc.contributor.author.fl_str_mv NUNES, Anna Karollyne Feitosa.
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Relato de experiência
Estágio supervisionado
História
Memory
Experience report
Supervised internship
History
Prácticas supervisadas
História
topic Memória
Relato de experiência
Estágio supervisionado
História
Memory
Experience report
Supervised internship
History
Prácticas supervisadas
História
description Neste relato, proponho uma reflexão a respeito da minha formação básica e das experiências na graduação, assim como também, os desafios e vivências no estágio da disciplina de Prática de Ensino de História, do curso em Licenciatura em História da Universidade Federal de Campina Grande, realizado na cidade de Areia-PB, no ano de 2023. A escolha deste objeto de pesquisa se deu partindo do intuito de trazer análises e reflexões sobre a importância do estágio no curso de licenciatura em história e/ou em qualquer formação docente, assim como os desafios de ensino enfrentados diariamente pelo professor. Como documentação, utilizo registros do meu acervo pessoal como fotografias enquanto aluna das escolas em que estudei e registros dos momentos em que realizei o estágio, assim como imagem do questionário respondido pelos alunos durante a prática do estágio. Para concretização do presente relato, dialogo com os conceitos propostos por Foucault (1993), relacionados às práticas da escrita de si; as ideias de Michel Pollak (1992) sob a perspectiva de memória e identidade e, as reflexões sobre prática pedagógica desenvolvida por Paulo Freire (1996).
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-17
2023-10-25T12:01:10Z
2023-10-25
2023-10-25T12:01:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32334
NUNES, Anana Karollyne Feitosa. Escolarização e experiências e ensino na escola Carlota Barreira - Areia - PB (2011-2023). 2023. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32334
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32334
identifier_str_mv NUNES, Anana Karollyne Feitosa. Escolarização e experiências e ensino na escola Carlota Barreira - Areia - PB (2011-2023). 2023. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744596499955712