Flexibilização da estabilidade do servidor público em face do principio constitucional da eficiência.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FIGUEIREDO JUNIOR, Francisco Trajano de.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14322
Resumo: Com o advento da democracia como forma de governo, a alternância de grupos políticos no poder tornou-se uma pratica cotidiana, no entanto, acompanhada de prejuízos para a continuidade dos serviços públicos diante da constante substituição de servidores, por não se enquadrarem na ideologia do grupo vencedor. Buscando aperfeiçoar a prestação do serviço publico e dar uma garantia aos servidores, surgiu o instituto da estabilidade, objetivando manter a continuidade administrativa após a mudança de gestores. Diante das sucessivas crises de desempenho no setor publico, muitas delas atribuídas ao baixo rendimento dos servidores agora estabilizados fez com que o Estado Moderno refletisse e reformulasse as diretrizes jurídicas necessárias para o desenvolvimento de atividades administrativas mais dinâmicas e eficientes. No Brasil, as reformas administrativas surgiram em meados dos anos 30 e culminaram com a Aprovação da Emenda Constitucional n° 19/95 e a flexibilização da estabilidade outrora de caráter absoluto. Observa-se que o tema e de extrema relevância para a vida da Administração Publica e para seus agentes públicos estáveis, pois põe em destaque os resultados alcançados em suas atuações, em obediência ao principio da eficiência. Para a realização da pesquisa, foi utilizado o método histórico-evolutivo, com a indicação da evolução histórica dos institutos em tela, posteriormente, com o auxilio do método exegético-jurídico, realizou-se analise detalhada da legislação em vigor, tanto a constitucional, como a infraconstitucional e projeto de lei, para, em seguida, utilizando-se o método estruturalista, estabelecer a estrutura jurídica na qual estão inseridos os princípios da eficiência e da estabilidade do servidor. Paralelamente, empregou-se o método comparativo no exame existente entre projetos e leis que tratam sobre a exoneração de servidor por insuficiência de desempenho. Por fim, fez-se revisão bibliográfica da doutrina especializada no ramo administrativista para se extrair os concertos e convicções necessárias para o entendimento do tema. Observou-se que a estabilidade foi criada para proteger os servidores públicos contra as oscilações de poder proporcionadas pela democracia. Contudo, a proteção acabou sendo considerada como uma armadilha, visto a insensibilidade de alguns servidores para com a importância de suas funções publicas. Com as alterações constitucionais, a estabilidade continua a existir, tendo sido somente flexibilizada, contrariamente a teoria extintiva apregoada por alguns doutrinadores. Constata-se que, apesar da EC n° 19/98 existir há mais de dez anos, muitos entes da federação não implementaram, em seus cotidianos administrativos a avaliação periódica de desempenho. No caso concreto, os entes mais avançados na matéria são a União e o Estado de Minas Gerais. Ao lado de debate doutrinário acerca do direito adquirido dos servidores estáveis a data da publicação da referida emenda, tem-se a discussão em torno das falhas sequenciais cometidas pelas reformas administrativas e a dificuldade de se implementar uma cultura de avaliação de resultados. Concluise que a Administração Publica somente se modernizara se todos os setores envolvidos adquirirem a consciência da importância de seu papel na consecução do interesse publico e aceitarem ser avaliados, com a consequente correção dos desvios verificados.
id UFCG_576a64ed12d20a1f99b734741041e9ac
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/14322
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Flexibilização da estabilidade do servidor público em face do principio constitucional da eficiência.Flexibility of the stability of the public servant in face of the constitutional principle of efficiency.Servidor Público - Estabilidade e ExoneraçãoAvaliação de Desempenho - Servidor PúblicoExoneração - Servidor Público - Eficiência AdministrativaAdministração Pública - Reforma AdministrativaAvaliação Periódica de Desempenho - ExoneraçãoFlexibilização da Estabilidade - Servidor PúblicoPublic Servant - Stability and ExonerationPerformance Evaluation - Public ServantExoneration - Public Servant - Administrative EfficiencyPublic Administration - Administrative ReformPeriodic Performance Evaluation - ExonerationFlexibility of Stability - Public ServantDireitoCom o advento da democracia como forma de governo, a alternância de grupos políticos no poder tornou-se uma pratica cotidiana, no entanto, acompanhada de prejuízos para a continuidade dos serviços públicos diante da constante substituição de servidores, por não se enquadrarem na ideologia do grupo vencedor. Buscando aperfeiçoar a prestação do serviço publico e dar uma garantia aos servidores, surgiu o instituto da estabilidade, objetivando manter a continuidade administrativa após a mudança de gestores. Diante das sucessivas crises de desempenho no setor publico, muitas delas atribuídas ao baixo rendimento dos servidores agora estabilizados fez com que o Estado Moderno refletisse e reformulasse as diretrizes jurídicas necessárias para o desenvolvimento de atividades administrativas mais dinâmicas e eficientes. No Brasil, as reformas administrativas surgiram em meados dos anos 30 e culminaram com a Aprovação da Emenda Constitucional n° 19/95 e a flexibilização da estabilidade outrora de caráter absoluto. Observa-se que o tema e de extrema relevância para a vida da Administração Publica e para seus agentes públicos estáveis, pois põe em destaque os resultados alcançados em suas atuações, em obediência ao principio da eficiência. Para a realização da pesquisa, foi utilizado o método histórico-evolutivo, com a indicação da evolução histórica dos institutos em tela, posteriormente, com o auxilio do método exegético-jurídico, realizou-se analise detalhada da legislação em vigor, tanto a constitucional, como a infraconstitucional e projeto de lei, para, em seguida, utilizando-se o método estruturalista, estabelecer a estrutura jurídica na qual estão inseridos os princípios da eficiência e da estabilidade do servidor. Paralelamente, empregou-se o método comparativo no exame existente entre projetos e leis que tratam sobre a exoneração de servidor por insuficiência de desempenho. Por fim, fez-se revisão bibliográfica da doutrina especializada no ramo administrativista para se extrair os concertos e convicções necessárias para o entendimento do tema. Observou-se que a estabilidade foi criada para proteger os servidores públicos contra as oscilações de poder proporcionadas pela democracia. Contudo, a proteção acabou sendo considerada como uma armadilha, visto a insensibilidade de alguns servidores para com a importância de suas funções publicas. Com as alterações constitucionais, a estabilidade continua a existir, tendo sido somente flexibilizada, contrariamente a teoria extintiva apregoada por alguns doutrinadores. Constata-se que, apesar da EC n° 19/98 existir há mais de dez anos, muitos entes da federação não implementaram, em seus cotidianos administrativos a avaliação periódica de desempenho. No caso concreto, os entes mais avançados na matéria são a União e o Estado de Minas Gerais. Ao lado de debate doutrinário acerca do direito adquirido dos servidores estáveis a data da publicação da referida emenda, tem-se a discussão em torno das falhas sequenciais cometidas pelas reformas administrativas e a dificuldade de se implementar uma cultura de avaliação de resultados. Concluise que a Administração Publica somente se modernizara se todos os setores envolvidos adquirirem a consciência da importância de seu papel na consecução do interesse publico e aceitarem ser avaliados, com a consequente correção dos desvios verificados.With the advent of democracy as a form of government, the alternation of political groups in power has become a daily practice, however, accompanied by damage to the continuity of the public services in the face of the constant replacement of servers, because they don't put themselves in the winner group ideology group winner. Searching improve the public services provision as well as give a assurance to the servers, appeared the stability institution, to maintain the administrative continuity after the change managers. In the face of successive crises of performance in the public sector, many of them attributed to the low income of the stabilized servers the Modern State has obliged to reflect and reshape the legal guidelines necessary for the development of administrative activities more dynamic and efficient. In Brazil administrative reforms have emerged in the half of the 30 period and culminated with the adoption of Constitutional Amendment n 0 19/95 of stability and flexibility once full of character. It is observed that the issue is extremely important for the life of the government and its officials was therefore highlights the achievements in their actions, in accordance with the efficiency principle. To the realization of this essay, it used the evolutionary history method, indicating the historical development of the institutes in question, then, using the exegetic-legal method, there was detailed analysis of existing legislation, both the constitutional, underconstitucional and as a bill, and then using the structuralist method, establish a legal structure in which they fit the principles of efficiency and stability of the server. In parallel, using the comparative method in the examination between projects and laws that deal on removal of the server because of performance. Finally, there was review of the literature specialized in the administrative branch to extract the concepts and beliefs necessary for understanding the subject. It was observed that stability was established to protect public servants against the oscillations of power offered by democracy. However, the protection ended up being seen as a trap, because the insensitivity of some of servers to the importance of their public functions. With the constitutional changes, stability continues to exist and was just relaxed, unlike the theory extinct heralded by some doctrine. It appears that despite the EC No 19/98 there for over ten years, many entities of the federation not implemented in their daily administrative regular evaluation of performance. In this case, loved the most advanced in the area are the Union and the State of Minas Gerais. In addition to doctrinal debate about the right of the server was the date of publication of this amendment, has been the discussion around the sequential faults committed by administrative reforms and the difficulty of implementing a culture of evaluation of results. It is concluded that the government only if it modernize all sectors involved purchase of the importance of their role in achieving the public interest and agreed to be evaluated, with the consequent correction of deviations noted.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGVIEIRA, Maria Marques MoreiraVIEIRA, M. M. M.http://lattes.cnpq.br/1566301999179271MESQUITA, Maria de LourdesMOREIRA, Petrucia Marques SarmentoFIGUEIREDO JUNIOR, Francisco Trajano de.20092020-08-19T16:37:06Z2020-08-192020-08-19T16:37:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14322FIGUEIREDO JUNIOR, Francisco Trajano de. Flexibilização da estabilidade do servidor público em face do principio constitucional da eficiência. 2009. 107fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2020-09-26T13:53:07Zoai:localhost:riufcg/14322Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512020-09-26T13:53:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Flexibilização da estabilidade do servidor público em face do principio constitucional da eficiência.
Flexibility of the stability of the public servant in face of the constitutional principle of efficiency.
title Flexibilização da estabilidade do servidor público em face do principio constitucional da eficiência.
spellingShingle Flexibilização da estabilidade do servidor público em face do principio constitucional da eficiência.
FIGUEIREDO JUNIOR, Francisco Trajano de.
Servidor Público - Estabilidade e Exoneração
Avaliação de Desempenho - Servidor Público
Exoneração - Servidor Público - Eficiência Administrativa
Administração Pública - Reforma Administrativa
Avaliação Periódica de Desempenho - Exoneração
Flexibilização da Estabilidade - Servidor Público
Public Servant - Stability and Exoneration
Performance Evaluation - Public Servant
Exoneration - Public Servant - Administrative Efficiency
Public Administration - Administrative Reform
Periodic Performance Evaluation - Exoneration
Flexibility of Stability - Public Servant
Direito
title_short Flexibilização da estabilidade do servidor público em face do principio constitucional da eficiência.
title_full Flexibilização da estabilidade do servidor público em face do principio constitucional da eficiência.
title_fullStr Flexibilização da estabilidade do servidor público em face do principio constitucional da eficiência.
title_full_unstemmed Flexibilização da estabilidade do servidor público em face do principio constitucional da eficiência.
title_sort Flexibilização da estabilidade do servidor público em face do principio constitucional da eficiência.
author FIGUEIREDO JUNIOR, Francisco Trajano de.
author_facet FIGUEIREDO JUNIOR, Francisco Trajano de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv VIEIRA, Maria Marques Moreira
VIEIRA, M. M. M.
http://lattes.cnpq.br/1566301999179271
MESQUITA, Maria de Lourdes
MOREIRA, Petrucia Marques Sarmento
dc.contributor.author.fl_str_mv FIGUEIREDO JUNIOR, Francisco Trajano de.
dc.subject.por.fl_str_mv Servidor Público - Estabilidade e Exoneração
Avaliação de Desempenho - Servidor Público
Exoneração - Servidor Público - Eficiência Administrativa
Administração Pública - Reforma Administrativa
Avaliação Periódica de Desempenho - Exoneração
Flexibilização da Estabilidade - Servidor Público
Public Servant - Stability and Exoneration
Performance Evaluation - Public Servant
Exoneration - Public Servant - Administrative Efficiency
Public Administration - Administrative Reform
Periodic Performance Evaluation - Exoneration
Flexibility of Stability - Public Servant
Direito
topic Servidor Público - Estabilidade e Exoneração
Avaliação de Desempenho - Servidor Público
Exoneração - Servidor Público - Eficiência Administrativa
Administração Pública - Reforma Administrativa
Avaliação Periódica de Desempenho - Exoneração
Flexibilização da Estabilidade - Servidor Público
Public Servant - Stability and Exoneration
Performance Evaluation - Public Servant
Exoneration - Public Servant - Administrative Efficiency
Public Administration - Administrative Reform
Periodic Performance Evaluation - Exoneration
Flexibility of Stability - Public Servant
Direito
description Com o advento da democracia como forma de governo, a alternância de grupos políticos no poder tornou-se uma pratica cotidiana, no entanto, acompanhada de prejuízos para a continuidade dos serviços públicos diante da constante substituição de servidores, por não se enquadrarem na ideologia do grupo vencedor. Buscando aperfeiçoar a prestação do serviço publico e dar uma garantia aos servidores, surgiu o instituto da estabilidade, objetivando manter a continuidade administrativa após a mudança de gestores. Diante das sucessivas crises de desempenho no setor publico, muitas delas atribuídas ao baixo rendimento dos servidores agora estabilizados fez com que o Estado Moderno refletisse e reformulasse as diretrizes jurídicas necessárias para o desenvolvimento de atividades administrativas mais dinâmicas e eficientes. No Brasil, as reformas administrativas surgiram em meados dos anos 30 e culminaram com a Aprovação da Emenda Constitucional n° 19/95 e a flexibilização da estabilidade outrora de caráter absoluto. Observa-se que o tema e de extrema relevância para a vida da Administração Publica e para seus agentes públicos estáveis, pois põe em destaque os resultados alcançados em suas atuações, em obediência ao principio da eficiência. Para a realização da pesquisa, foi utilizado o método histórico-evolutivo, com a indicação da evolução histórica dos institutos em tela, posteriormente, com o auxilio do método exegético-jurídico, realizou-se analise detalhada da legislação em vigor, tanto a constitucional, como a infraconstitucional e projeto de lei, para, em seguida, utilizando-se o método estruturalista, estabelecer a estrutura jurídica na qual estão inseridos os princípios da eficiência e da estabilidade do servidor. Paralelamente, empregou-se o método comparativo no exame existente entre projetos e leis que tratam sobre a exoneração de servidor por insuficiência de desempenho. Por fim, fez-se revisão bibliográfica da doutrina especializada no ramo administrativista para se extrair os concertos e convicções necessárias para o entendimento do tema. Observou-se que a estabilidade foi criada para proteger os servidores públicos contra as oscilações de poder proporcionadas pela democracia. Contudo, a proteção acabou sendo considerada como uma armadilha, visto a insensibilidade de alguns servidores para com a importância de suas funções publicas. Com as alterações constitucionais, a estabilidade continua a existir, tendo sido somente flexibilizada, contrariamente a teoria extintiva apregoada por alguns doutrinadores. Constata-se que, apesar da EC n° 19/98 existir há mais de dez anos, muitos entes da federação não implementaram, em seus cotidianos administrativos a avaliação periódica de desempenho. No caso concreto, os entes mais avançados na matéria são a União e o Estado de Minas Gerais. Ao lado de debate doutrinário acerca do direito adquirido dos servidores estáveis a data da publicação da referida emenda, tem-se a discussão em torno das falhas sequenciais cometidas pelas reformas administrativas e a dificuldade de se implementar uma cultura de avaliação de resultados. Concluise que a Administração Publica somente se modernizara se todos os setores envolvidos adquirirem a consciência da importância de seu papel na consecução do interesse publico e aceitarem ser avaliados, com a consequente correção dos desvios verificados.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2020-08-19T16:37:06Z
2020-08-19
2020-08-19T16:37:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14322
FIGUEIREDO JUNIOR, Francisco Trajano de. Flexibilização da estabilidade do servidor público em face do principio constitucional da eficiência. 2009. 107fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2009.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14322
identifier_str_mv FIGUEIREDO JUNIOR, Francisco Trajano de. Flexibilização da estabilidade do servidor público em face do principio constitucional da eficiência. 2009. 107fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744455733870592