Avaliação das propriedades mecânicas de misturas asfálticas mornas modificadas com a adição de óleo de soja.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVÉRIO, Letícia Carlos.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23935
Resumo: A crescente preocupação por processos produtivos sustentáveis na pavimentação asfáltica vem impulsionando a busca pelo uso de misturas asfálticas com temperaturas de usinagem e compactação inferiores às tradicionalmente usadas, menor consumo energético na produção, menor emissão de poluentes na queima da mistura e maior segurança no trato desta. A incorporação de aditivos oriundos de oleaginosas ao ligante asfáltico é um agente viável para a redução de temperaturas de usinagem e aplicação da massa asfáltica. Estudos acerca de parâmetros reológicos comprovaram a viabilidade da adição do óleo de soja ao ligante asfáltico. O presente trabalho teve como objetivo estudar a adição no ligante 55/75 do óleo de soja (novo e residual) em substituição parcial ao asfalto, bem como verificar a influência da redução em 10 e 20ºC da temperatura, determinada pelo ensaio de viscosidade, nas propriedades mecânicas das misturas asfálticas. Foram realizados ensaios mecânicos de resistência à tração, módulo de resiliência, módulo dinâmico, Lottman modificado e flow number. Os resultados apontam que a adição do óleo de soja tende a reduzir a resistência à tração, rigidez e resistência à deformação permanente das misturas em relação ao ligante puro. Estes valores, contudo, continuaram atendendo as exigências normativas dos órgãos fiscalizadores, promovendo um menor impacto sobre o meio ambiente, redução dos custos energéticos e a correta destinação do resíduo do óleo de soja, caracterizando este como um "aditivo verde".
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A incorporação de aditivos oriundos de oleaginosas ao ligante asfáltico é um agente viável para a redução de temperaturas de usinagem e aplicação da massa asfáltica. Estudos acerca de parâmetros reológicos comprovaram a viabilidade da adição do óleo de soja ao ligante asfáltico. O presente trabalho teve como objetivo estudar a adição no ligante 55/75 do óleo de soja (novo e residual) em substituição parcial ao asfalto, bem como verificar a influência da redução em 10 e 20ºC da temperatura, determinada pelo ensaio de viscosidade, nas propriedades mecânicas das misturas asfálticas. Foram realizados ensaios mecânicos de resistência à tração, módulo de resiliência, módulo dinâmico, Lottman modificado e flow number. Os resultados apontam que a adição do óleo de soja tende a reduzir a resistência à tração, rigidez e resistência à deformação permanente das misturas em relação ao ligante puro. Estes valores, contudo, continuaram atendendo as exigências normativas dos órgãos fiscalizadores, promovendo um menor impacto sobre o meio ambiente, redução dos custos energéticos e a correta destinação do resíduo do óleo de soja, caracterizando este como um "aditivo verde".Concerns about sustainable production processes of asphalt paving have led to the development of asphalt mixtures produced and compacted at temperatures lower than those traditionally applied, obtaining reductions in energy consumption, greenhouse gases emissions and providing better working security on the field. Additions of organic additives derived from oilseeds into the asphalt binders can change its viscositytemperature behaviour, working as a viable tool to reduce the temperatures of production and application. In this context, the feasibility of inserting soybean oil into the asphalt binder was analysed and confirmed on rheological and physical aspects. The present research has as objective to study the 55/75 asphalt binder partially substituted with new and after consumption (residual) soybean, as well as to verify the influence on mechanical properties of reducing 10 and 20 oC on the temperature obtained from the rotational viscosity test when compacting the asphalt mixtures. The tests of Indirect Tensile Strength, Resilience Modulus, Modified Lottman, Dynamic Modulus and Flow Number were performed. The results show that the addition of soybean oil tends to reduce the asphalt mixtures maximum strength, stiffness and resistance to permanent deformation. These values, however, still met the specifications for quality of the resulting pavement, promoting less environmental damage, lowering levels of energy consumption and proving an environmentally friendly dispose of the residual oil.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNUFCGLUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes.LUCENA, L. C. F. L.http://lattes.cnpq.br/2234702016679131LUCENA, Adriano Elísio de Figueirêdo Lopes.LUCENA, A. E. F. L.http://lattes.cnpq.br/4428634327768673PATRÍCIO, Jonny Dantas.PATRÍCIO, J. D.http://lattes.cnpq.br/4467510175248835SILVÉRIO, Letícia Carlos.2017-09-012022-03-21T11:42:33Z2022-03-212022-03-21T11:42:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23935SILVÉRIO, Letícia Carlos. Avaliação das propriedades mecânicas de misturas asfálticas mornas modificadas com a adição de óleo de soja. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. 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SILVÉRIO, Letícia Carlos.
Geotecnia
Geotechnics
Pavimentação asfáltica
Asphalt paving
Misturas asfálticas mornas
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Óleo de soja - pavimentos
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Aditivo verde
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