Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em nível médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEDEIROS NETO, José Antônio.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30800
Resumo: Embora os conceitos trabalhados pela microbiologia sejam aplicados a uma infinidade de processos importantes do cotidiano, o seu ensino nas escolas é por muitas vezes reduzido à condição de patógenos. Essa analogia prejudica diretamente a valorização desses seres microscópicos, o que gera inúmeras associações errôneas e desinteresse por parte dos alunos aos conceitos estudados. Por isso, objetivou-se através do desenvolvimento dessa proposta, a criação e validação de uma sequência didática baseada no debate regrado como ferramenta de ensino para fins de aprendizagem de microbiologia a nível médio. A sequência didática foi organizada em três momentos e aplicada a alunos do 2° ano do ensino médio. Os resultados demonstraram que o debate regrado é uma ferramenta útil para o ensino de microbiologia, já que apresentou ganhos de aprendizagem, proporcionou o desenvolvimento de habilidades pessoais/interpessoais, além de contribuir com a investigação dos conhecimentos prévios e concepções alternativas.
id UFCG_7d2406cbc1ea6f0c100e7a94357e074c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30800
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em nível médio.Ruled debate as a tool for teaching microbiology in middle level.El debate reglado como herramienta para la enseñanza de la microbiología en el nivel secundario.MicrobiologiaMicrobiologia - ensinoDebate regradoMicrobiologia - ensino-aprendizagemSequência didáticaMicrobiologia - ensino - nível médioMicrobiologia - ensino - escolaMicrobiologyMicrobiology - teachingRuled debateMicrobiology - teaching-learningFollowing teachingMicrobiology - teaching - secondary levelMicrobiology - teaching - schoolMicrobiologíaMicrobiología - enseñanzaDebate gobernadoMicrobiología - enseñanza-aprendizajeSiguiendo la enseñanzaMicrobiología - docencia - nivel secundarioMicrobiología - enseñanza - escuelaGenética Molecular e de Microorganismos.Embora os conceitos trabalhados pela microbiologia sejam aplicados a uma infinidade de processos importantes do cotidiano, o seu ensino nas escolas é por muitas vezes reduzido à condição de patógenos. Essa analogia prejudica diretamente a valorização desses seres microscópicos, o que gera inúmeras associações errôneas e desinteresse por parte dos alunos aos conceitos estudados. Por isso, objetivou-se através do desenvolvimento dessa proposta, a criação e validação de uma sequência didática baseada no debate regrado como ferramenta de ensino para fins de aprendizagem de microbiologia a nível médio. A sequência didática foi organizada em três momentos e aplicada a alunos do 2° ano do ensino médio. Os resultados demonstraram que o debate regrado é uma ferramenta útil para o ensino de microbiologia, já que apresentou ganhos de aprendizagem, proporcionou o desenvolvimento de habilidades pessoais/interpessoais, além de contribuir com a investigação dos conhecimentos prévios e concepções alternativas.Although the concepts worked by microbiology are applied to a multitude of important everyday processes, its teaching in schools is often reduced to the condition of pathogens. This analogy directly harms the appreciation of these microscopic beings, which generates numerous erroneous associations and the lack of interest on the part of students towards the concepts studied. Therefore, this proposal aims to create and validate a didactic sequence based on regulated debate as a teaching tool for the purpose of learning microbiology at the high school level. The didactic sequence was organized into three moments and applied to 2nd grade of high school students. The results demonstrated that regulated debate is a useful tool for microbiology teaching since it showed learning gains and provided the development of personal/interpersonal skills, in addition to contributing to the investigation of prior knowledge and alternative conceptions.Aunque los conceptos trabajados por la microbiología se aplican a multitud de importantes procesos cotidianos, su enseñanza en las escuelas se reduce muchas veces a la condición de patógenos. Esta analogía perjudica directamente la apreciación de estos seres microscópicos, lo que genera numerosas asociaciones erróneas y el desinterés de los estudiantes por los conceptos estudiados. Por lo tanto, mediante el desarrollo de esta propuesta se tuvo como objetivo crear y validar una secuencia didáctica basada en el debate reglado como herramienta didáctica para el aprendizaje de la microbiología en el nivel secundario. La secuencia didáctica se organizó en tres momentos y se aplicó a estudiantes del 2° año de secundaria. Los resultados mostraron que el debate reglado es una herramienta útil para la enseñanza de la microbiología, ya que presentó ganancias de aprendizaje, proporcionó el desarrollo de habilidades personales/interpersonales, además de contribuir a la investigación de conocimientos previos y concepciones alternativas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSODRÉ NETO, Luiz.SODRÉ NETO, L.http://lattes.cnpq.br/8809866931227584COSTA, Kiara Tatianny Santos da.COSTA, K. T.http://lattes.cnpq.br/3387759380349526FREITAS, Heron Neves de.FREITAS, H. N.http://lattes.cnpq.br/5999148176771819MEDEIROS NETO, José Antônio.2023-06-062023-07-12T00:11:01Z2023-07-112023-07-12T00:11:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30800MEDEIROS NETO, José Antônio. Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em nível médio. 22 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-14T15:26:45Zoai:localhost:riufcg/30800Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-14T15:26:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em nível médio.
Ruled debate as a tool for teaching microbiology in middle level.
El debate reglado como herramienta para la enseñanza de la microbiología en el nivel secundario.
title Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em nível médio.
spellingShingle Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em nível médio.
MEDEIROS NETO, José Antônio.
Microbiologia
Microbiologia - ensino
Debate regrado
Microbiologia - ensino-aprendizagem
Sequência didática
Microbiologia - ensino - nível médio
Microbiologia - ensino - escola
Microbiology
Microbiology - teaching
Ruled debate
Microbiology - teaching-learning
Following teaching
Microbiology - teaching - secondary level
Microbiology - teaching - school
Microbiología
Microbiología - enseñanza
Debate gobernado
Microbiología - enseñanza-aprendizaje
Siguiendo la enseñanza
Microbiología - docencia - nivel secundario
Microbiología - enseñanza - escuela
Genética Molecular e de Microorganismos.
title_short Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em nível médio.
title_full Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em nível médio.
title_fullStr Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em nível médio.
title_full_unstemmed Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em nível médio.
title_sort Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em nível médio.
author MEDEIROS NETO, José Antônio.
author_facet MEDEIROS NETO, José Antônio.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SODRÉ NETO, Luiz.
SODRÉ NETO, L.
http://lattes.cnpq.br/8809866931227584
COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
COSTA, K. T.
http://lattes.cnpq.br/3387759380349526
FREITAS, Heron Neves de.
FREITAS, H. N.
http://lattes.cnpq.br/5999148176771819
dc.contributor.author.fl_str_mv MEDEIROS NETO, José Antônio.
dc.subject.por.fl_str_mv Microbiologia
Microbiologia - ensino
Debate regrado
Microbiologia - ensino-aprendizagem
Sequência didática
Microbiologia - ensino - nível médio
Microbiologia - ensino - escola
Microbiology
Microbiology - teaching
Ruled debate
Microbiology - teaching-learning
Following teaching
Microbiology - teaching - secondary level
Microbiology - teaching - school
Microbiología
Microbiología - enseñanza
Debate gobernado
Microbiología - enseñanza-aprendizaje
Siguiendo la enseñanza
Microbiología - docencia - nivel secundario
Microbiología - enseñanza - escuela
Genética Molecular e de Microorganismos.
topic Microbiologia
Microbiologia - ensino
Debate regrado
Microbiologia - ensino-aprendizagem
Sequência didática
Microbiologia - ensino - nível médio
Microbiologia - ensino - escola
Microbiology
Microbiology - teaching
Ruled debate
Microbiology - teaching-learning
Following teaching
Microbiology - teaching - secondary level
Microbiology - teaching - school
Microbiología
Microbiología - enseñanza
Debate gobernado
Microbiología - enseñanza-aprendizaje
Siguiendo la enseñanza
Microbiología - docencia - nivel secundario
Microbiología - enseñanza - escuela
Genética Molecular e de Microorganismos.
description Embora os conceitos trabalhados pela microbiologia sejam aplicados a uma infinidade de processos importantes do cotidiano, o seu ensino nas escolas é por muitas vezes reduzido à condição de patógenos. Essa analogia prejudica diretamente a valorização desses seres microscópicos, o que gera inúmeras associações errôneas e desinteresse por parte dos alunos aos conceitos estudados. Por isso, objetivou-se através do desenvolvimento dessa proposta, a criação e validação de uma sequência didática baseada no debate regrado como ferramenta de ensino para fins de aprendizagem de microbiologia a nível médio. A sequência didática foi organizada em três momentos e aplicada a alunos do 2° ano do ensino médio. Os resultados demonstraram que o debate regrado é uma ferramenta útil para o ensino de microbiologia, já que apresentou ganhos de aprendizagem, proporcionou o desenvolvimento de habilidades pessoais/interpessoais, além de contribuir com a investigação dos conhecimentos prévios e concepções alternativas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-06
2023-07-12T00:11:01Z
2023-07-11
2023-07-12T00:11:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30800
MEDEIROS NETO, José Antônio. Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em nível médio. 22 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30800
identifier_str_mv MEDEIROS NETO, José Antônio. Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em nível médio. 22 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744585572745216