Avaliação: avaliar para conhecer, examinar para excluir.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13326 |
Resumo: | O estudo aqui realizado tem como temática central a avaliação escolar e como objetivo principal analisar o processo de avaliação, como parte integrante do trabalho escolar e sua repercussão para o processo ensino-aprendizagem. O referido trabalho possui inicialmente um caráter de pesquisa exploratória e no que se refere aos procedimentos de coleta dados e as fontes de pesquisa, demos preferencia primeiramente a realizar pesquisa bibliográfica que sem duvida e indispensável em todo estudo cientifico. Em seguida, realize! a pesquisa de campo, onde ocorre uma aproximação entre o pesquisador e a população investigada. Usei como meio de coleta de dados questionários, entrevistas e a observação participante, que no caso garante a obtenção de dados com professores e alunos de maneira natural e descontraída. Nesse estudo, coloco minha opinião quanto ao processo de avaliação da escola pesquisada, bem como a avaliação de modo geral. Sabemos que o processo avaliativo progrediu em relação as suas concepções passadas, mas ainda, precisa ser questionada em termos de organização, de normas burocráticas, precisa de uma redefinição em termos de conteúdos e funções docentes. Demonstra-se a necessidade de continuar pensando a avaliação, sobretudo, de uma avaliação contínua, formativa, na perspectiva do desenvolvimento integral do aluno. |
id |
UFCG_5ba0014d8bd33c128d8ab4d18a9de44f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13326 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Avaliação: avaliar para conhecer, examinar para excluir.Evaluation: evaluate to know, examine to exclude.Avaliação educacionalProcesso de avaliaçãoAvaliação da aprendizagemEducational assessmentEvaluation processLearning assessmentO estudo aqui realizado tem como temática central a avaliação escolar e como objetivo principal analisar o processo de avaliação, como parte integrante do trabalho escolar e sua repercussão para o processo ensino-aprendizagem. O referido trabalho possui inicialmente um caráter de pesquisa exploratória e no que se refere aos procedimentos de coleta dados e as fontes de pesquisa, demos preferencia primeiramente a realizar pesquisa bibliográfica que sem duvida e indispensável em todo estudo cientifico. Em seguida, realize! a pesquisa de campo, onde ocorre uma aproximação entre o pesquisador e a população investigada. Usei como meio de coleta de dados questionários, entrevistas e a observação participante, que no caso garante a obtenção de dados com professores e alunos de maneira natural e descontraída. Nesse estudo, coloco minha opinião quanto ao processo de avaliação da escola pesquisada, bem como a avaliação de modo geral. Sabemos que o processo avaliativo progrediu em relação as suas concepções passadas, mas ainda, precisa ser questionada em termos de organização, de normas burocráticas, precisa de uma redefinição em termos de conteúdos e funções docentes. Demonstra-se a necessidade de continuar pensando a avaliação, sobretudo, de uma avaliação contínua, formativa, na perspectiva do desenvolvimento integral do aluno.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899RODRIGUES, Maria das Dôres.2007-05-102020-07-15T17:10:04Z2020-07-152020-07-15T17:10:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13326RODRIGUES, Maria das Dôres. Avaliação: avaliar para conhecer, examinar para excluir. 67f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T16:58:06Zoai:localhost:riufcg/13326Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T16:58:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação: avaliar para conhecer, examinar para excluir. Evaluation: evaluate to know, examine to exclude. |
title |
Avaliação: avaliar para conhecer, examinar para excluir. |
spellingShingle |
Avaliação: avaliar para conhecer, examinar para excluir. RODRIGUES, Maria das Dôres. Avaliação educacional Processo de avaliação Avaliação da aprendizagem Educational assessment Evaluation process Learning assessment |
title_short |
Avaliação: avaliar para conhecer, examinar para excluir. |
title_full |
Avaliação: avaliar para conhecer, examinar para excluir. |
title_fullStr |
Avaliação: avaliar para conhecer, examinar para excluir. |
title_full_unstemmed |
Avaliação: avaliar para conhecer, examinar para excluir. |
title_sort |
Avaliação: avaliar para conhecer, examinar para excluir. |
author |
RODRIGUES, Maria das Dôres. |
author_facet |
RODRIGUES, Maria das Dôres. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. AMARAL, M. G. B. http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RODRIGUES, Maria das Dôres. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação educacional Processo de avaliação Avaliação da aprendizagem Educational assessment Evaluation process Learning assessment |
topic |
Avaliação educacional Processo de avaliação Avaliação da aprendizagem Educational assessment Evaluation process Learning assessment |
description |
O estudo aqui realizado tem como temática central a avaliação escolar e como objetivo principal analisar o processo de avaliação, como parte integrante do trabalho escolar e sua repercussão para o processo ensino-aprendizagem. O referido trabalho possui inicialmente um caráter de pesquisa exploratória e no que se refere aos procedimentos de coleta dados e as fontes de pesquisa, demos preferencia primeiramente a realizar pesquisa bibliográfica que sem duvida e indispensável em todo estudo cientifico. Em seguida, realize! a pesquisa de campo, onde ocorre uma aproximação entre o pesquisador e a população investigada. Usei como meio de coleta de dados questionários, entrevistas e a observação participante, que no caso garante a obtenção de dados com professores e alunos de maneira natural e descontraída. Nesse estudo, coloco minha opinião quanto ao processo de avaliação da escola pesquisada, bem como a avaliação de modo geral. Sabemos que o processo avaliativo progrediu em relação as suas concepções passadas, mas ainda, precisa ser questionada em termos de organização, de normas burocráticas, precisa de uma redefinição em termos de conteúdos e funções docentes. Demonstra-se a necessidade de continuar pensando a avaliação, sobretudo, de uma avaliação contínua, formativa, na perspectiva do desenvolvimento integral do aluno. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-05-10 2020-07-15T17:10:04Z 2020-07-15 2020-07-15T17:10:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13326 RODRIGUES, Maria das Dôres. Avaliação: avaliar para conhecer, examinar para excluir. 67f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13326 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Maria das Dôres. Avaliação: avaliar para conhecer, examinar para excluir. 67f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744447327436800 |