Representações sociais do ensino de biologia de estudantes e professores do ensino médio nas escolas públicas na zona urbana de Cuité - PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12288 |
Resumo: | Ensinar Biologia requer do professor e do estudante que lidem com uma série de complexidades, de difícil compreensão. Contextualizar os conteúdos com os conhecimentos prévios dos alunos é uma estratégia fundamental para o desenvolvimento de uma aprendizagem. Em virtude disso refletimos sobre a questão, o que estão pensando os estudantes e os professores a respeito do ensino de biologia no ensino médio depois da implantação do ensino médio integral? Por consequência, buscou-se responder essas indagações, a partir da Teoria das Representações Sociais - via abordagem estrutural de Abric. Desta maneira o trabalho procurou investigar as representações sociais de estudantes e professores do ensino médio da rede estadual de ensino a respeito do ensino de biologia nas escolas. Diante disso, realizou-se a pesquisa em duas etapas. Na primeira parte utilizamos o questionário de identificação dos participantes e a Técnica de Associação Livre de Palavras – TALP como instrumentos para nos aproximar das Representações sociais dos indivíduos. Esta técnica permite conhecer o núcleo central da representação. Em seguida, foram elaborados roteiros semiestruturados de entrevistas, que foram destinados a estudantes e professores. A análise dos dados se deu através da análise de conteúdo temática de Bardin e do software evocações e do software Iramuteq. Alguns resultados indicam que os estudantes tendem a ver o ensino de biologia como conteudista e voltado apenas para o que é abordado dentro de sala de aula. |
id |
UFCG_5bc489d51b4ea17d2caa2b75476932d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/12288 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Representações sociais do ensino de biologia de estudantes e professores do ensino médio nas escolas públicas na zona urbana de Cuité - PB.Social representations of high school students and teachers' biology teaching in public schools in the urban area of Cuité - PB.Representaciones sociales de la enseñanza de la biología a estudiantes de secundaria y profesores de escuelas públicas del área urbana de Cuité - PB.Ensino de biologiaRepresentação socialEnsino médioBiology teachingSocial representationHigh schoolEnseñanza de la biologíaRepresentación socialBachilleratoCiências BiológicasEnsinar Biologia requer do professor e do estudante que lidem com uma série de complexidades, de difícil compreensão. Contextualizar os conteúdos com os conhecimentos prévios dos alunos é uma estratégia fundamental para o desenvolvimento de uma aprendizagem. Em virtude disso refletimos sobre a questão, o que estão pensando os estudantes e os professores a respeito do ensino de biologia no ensino médio depois da implantação do ensino médio integral? Por consequência, buscou-se responder essas indagações, a partir da Teoria das Representações Sociais - via abordagem estrutural de Abric. Desta maneira o trabalho procurou investigar as representações sociais de estudantes e professores do ensino médio da rede estadual de ensino a respeito do ensino de biologia nas escolas. Diante disso, realizou-se a pesquisa em duas etapas. Na primeira parte utilizamos o questionário de identificação dos participantes e a Técnica de Associação Livre de Palavras – TALP como instrumentos para nos aproximar das Representações sociais dos indivíduos. Esta técnica permite conhecer o núcleo central da representação. Em seguida, foram elaborados roteiros semiestruturados de entrevistas, que foram destinados a estudantes e professores. A análise dos dados se deu através da análise de conteúdo temática de Bardin e do software evocações e do software Iramuteq. Alguns resultados indicam que os estudantes tendem a ver o ensino de biologia como conteudista e voltado apenas para o que é abordado dentro de sala de aula.Teaching Biology requires the teacher and student to deal with a series of complexities, difficult to understand. Contextualizing content with students' previous knowledge is a fundamental strategy for the development of learning. Because of this we reflect on the question, what are students and teachers thinking about biology teaching in high school after the implementation of full high school? Consequently, we sought to answer these questions, based on the Theory of Representations - via Abric's structural approach. Thus, the work sought to investigate the social representations of high school students and teachers in the state school system regarding biology teaching in schools. In view of this, the research was carried out in two stages. In the first part we used the questionnaire of identification of the participants and the Technique of Free Association of Words - TALP as instruments to approach the social representations of individuals. This technique allows you to know the central core of the representation. Then, semi-structured scripts of interviews were elaborated, which were intended for students and teachers. Data analysis occurred through Bardin's thematic content analysis and the evocative software and iramuteq software. Some results indicate that students tend to see biology teaching as a contentist and focused only on reality from within the classroom.La enseñanza de la Biología requiere que el docente y el alumno se enfrenten a una serie de complejidades que son difíciles de comprender. Contextualizar los contenidos con los conocimientos previos de los estudiantes es una estrategia fundamental para el desarrollo del aprendizaje. Como resultado, reflexionamos sobre la pregunta, ¿qué están pensando los estudiantes y docentes sobre la enseñanza de la biología en la escuela secundaria después de la implementación de la escuela secundaria completa? En consecuencia, buscamos responder a estas preguntas, con base en la Teoría de las Representaciones Sociales, a través del enfoque estructural de Abric. De esa forma, el trabajo buscó investigar las representaciones sociales de estudiantes de secundaria y profesores de la red estatal de educación sobre la enseñanza de la biología en las escuelas. Por lo tanto, la investigación se llevó a cabo en dos etapas. En la primera parte, utilizamos el cuestionario de identificación de participantes y la Técnica de Asociación Libre de Palabras - TALP como instrumentos para abordar las representaciones sociales de los individuos. Esta técnica permite conocer el núcleo central de la representación. Luego, se elaboraron guiones de entrevistas semiestructuradas, las cuales estaban destinadas a estudiantes y docentes. El análisis de datos se realizó a través del análisis de contenido temático de Bardin y el software de evocaciones y el software Iramuteq. Algunos resultados indican que los estudiantes tienden a ver la enseñanza de la biología como un contenido y enfocado solo en lo que se aborda en el aula.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCOSTA, Kiara Tatianny Santos da.COSTA, K. T.http://lattes.cnpq.br/3387759380349526COSTA, Nayara Tatianna Santos da.SODRÉ NETO, Luiz.MEDEIROS, Camyla Guedes.2019-12-042020-03-03T11:36:56Z2020-03-032020-03-03T11:36:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12288MEDEIROS, Camyla Guedes. Representações sociais do ensino de biologia de estudantes e professores do ensino médio nas escolas públicas na zona Urbana de Cuité - PB. 2019. 74 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T13:31:47Zoai:localhost:riufcg/12288Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T13:31:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações sociais do ensino de biologia de estudantes e professores do ensino médio nas escolas públicas na zona urbana de Cuité - PB. Social representations of high school students and teachers' biology teaching in public schools in the urban area of Cuité - PB. Representaciones sociales de la enseñanza de la biología a estudiantes de secundaria y profesores de escuelas públicas del área urbana de Cuité - PB. |
title |
Representações sociais do ensino de biologia de estudantes e professores do ensino médio nas escolas públicas na zona urbana de Cuité - PB. |
spellingShingle |
Representações sociais do ensino de biologia de estudantes e professores do ensino médio nas escolas públicas na zona urbana de Cuité - PB. MEDEIROS, Camyla Guedes. Ensino de biologia Representação social Ensino médio Biology teaching Social representation High school Enseñanza de la biología Representación social Bachillerato Ciências Biológicas |
title_short |
Representações sociais do ensino de biologia de estudantes e professores do ensino médio nas escolas públicas na zona urbana de Cuité - PB. |
title_full |
Representações sociais do ensino de biologia de estudantes e professores do ensino médio nas escolas públicas na zona urbana de Cuité - PB. |
title_fullStr |
Representações sociais do ensino de biologia de estudantes e professores do ensino médio nas escolas públicas na zona urbana de Cuité - PB. |
title_full_unstemmed |
Representações sociais do ensino de biologia de estudantes e professores do ensino médio nas escolas públicas na zona urbana de Cuité - PB. |
title_sort |
Representações sociais do ensino de biologia de estudantes e professores do ensino médio nas escolas públicas na zona urbana de Cuité - PB. |
author |
MEDEIROS, Camyla Guedes. |
author_facet |
MEDEIROS, Camyla Guedes. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
COSTA, Kiara Tatianny Santos da. COSTA, K. T. http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 COSTA, Nayara Tatianna Santos da. SODRÉ NETO, Luiz. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MEDEIROS, Camyla Guedes. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de biologia Representação social Ensino médio Biology teaching Social representation High school Enseñanza de la biología Representación social Bachillerato Ciências Biológicas |
topic |
Ensino de biologia Representação social Ensino médio Biology teaching Social representation High school Enseñanza de la biología Representación social Bachillerato Ciências Biológicas |
description |
Ensinar Biologia requer do professor e do estudante que lidem com uma série de complexidades, de difícil compreensão. Contextualizar os conteúdos com os conhecimentos prévios dos alunos é uma estratégia fundamental para o desenvolvimento de uma aprendizagem. Em virtude disso refletimos sobre a questão, o que estão pensando os estudantes e os professores a respeito do ensino de biologia no ensino médio depois da implantação do ensino médio integral? Por consequência, buscou-se responder essas indagações, a partir da Teoria das Representações Sociais - via abordagem estrutural de Abric. Desta maneira o trabalho procurou investigar as representações sociais de estudantes e professores do ensino médio da rede estadual de ensino a respeito do ensino de biologia nas escolas. Diante disso, realizou-se a pesquisa em duas etapas. Na primeira parte utilizamos o questionário de identificação dos participantes e a Técnica de Associação Livre de Palavras – TALP como instrumentos para nos aproximar das Representações sociais dos indivíduos. Esta técnica permite conhecer o núcleo central da representação. Em seguida, foram elaborados roteiros semiestruturados de entrevistas, que foram destinados a estudantes e professores. A análise dos dados se deu através da análise de conteúdo temática de Bardin e do software evocações e do software Iramuteq. Alguns resultados indicam que os estudantes tendem a ver o ensino de biologia como conteudista e voltado apenas para o que é abordado dentro de sala de aula. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-04 2020-03-03T11:36:56Z 2020-03-03 2020-03-03T11:36:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12288 MEDEIROS, Camyla Guedes. Representações sociais do ensino de biologia de estudantes e professores do ensino médio nas escolas públicas na zona Urbana de Cuité - PB. 2019. 74 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12288 |
identifier_str_mv |
MEDEIROS, Camyla Guedes. Representações sociais do ensino de biologia de estudantes e professores do ensino médio nas escolas públicas na zona Urbana de Cuité - PB. 2019. 74 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744439578460160 |