Representações sociais do ensino de biologia de estudantes e professores do ensino médio nas escolas públicas na zona urbana de Cuité - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEDEIROS, Camyla Guedes.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12288
Resumo: Ensinar Biologia requer do professor e do estudante que lidem com uma série de complexidades, de difícil compreensão. Contextualizar os conteúdos com os conhecimentos prévios dos alunos é uma estratégia fundamental para o desenvolvimento de uma aprendizagem. Em virtude disso refletimos sobre a questão, o que estão pensando os estudantes e os professores a respeito do ensino de biologia no ensino médio depois da implantação do ensino médio integral? Por consequência, buscou-se responder essas indagações, a partir da Teoria das Representações Sociais - via abordagem estrutural de Abric. Desta maneira o trabalho procurou investigar as representações sociais de estudantes e professores do ensino médio da rede estadual de ensino a respeito do ensino de biologia nas escolas. Diante disso, realizou-se a pesquisa em duas etapas. Na primeira parte utilizamos o questionário de identificação dos participantes e a Técnica de Associação Livre de Palavras – TALP como instrumentos para nos aproximar das Representações sociais dos indivíduos. Esta técnica permite conhecer o núcleo central da representação. Em seguida, foram elaborados roteiros semiestruturados de entrevistas, que foram destinados a estudantes e professores. A análise dos dados se deu através da análise de conteúdo temática de Bardin e do software evocações e do software Iramuteq. Alguns resultados indicam que os estudantes tendem a ver o ensino de biologia como conteudista e voltado apenas para o que é abordado dentro de sala de aula.
id UFCG_5bc489d51b4ea17d2caa2b75476932d4
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12288
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Representações sociais do ensino de biologia de estudantes e professores do ensino médio nas escolas públicas na zona urbana de Cuité - PB.Social representations of high school students and teachers' biology teaching in public schools in the urban area of ​​Cuité - PB.Representaciones sociales de la enseñanza de la biología a estudiantes de secundaria y profesores de escuelas públicas del área urbana de Cuité - PB.Ensino de biologiaRepresentação socialEnsino médioBiology teachingSocial representationHigh schoolEnseñanza de la biologíaRepresentación socialBachilleratoCiências BiológicasEnsinar Biologia requer do professor e do estudante que lidem com uma série de complexidades, de difícil compreensão. Contextualizar os conteúdos com os conhecimentos prévios dos alunos é uma estratégia fundamental para o desenvolvimento de uma aprendizagem. Em virtude disso refletimos sobre a questão, o que estão pensando os estudantes e os professores a respeito do ensino de biologia no ensino médio depois da implantação do ensino médio integral? Por consequência, buscou-se responder essas indagações, a partir da Teoria das Representações Sociais - via abordagem estrutural de Abric. Desta maneira o trabalho procurou investigar as representações sociais de estudantes e professores do ensino médio da rede estadual de ensino a respeito do ensino de biologia nas escolas. Diante disso, realizou-se a pesquisa em duas etapas. Na primeira parte utilizamos o questionário de identificação dos participantes e a Técnica de Associação Livre de Palavras – TALP como instrumentos para nos aproximar das Representações sociais dos indivíduos. Esta técnica permite conhecer o núcleo central da representação. Em seguida, foram elaborados roteiros semiestruturados de entrevistas, que foram destinados a estudantes e professores. A análise dos dados se deu através da análise de conteúdo temática de Bardin e do software evocações e do software Iramuteq. Alguns resultados indicam que os estudantes tendem a ver o ensino de biologia como conteudista e voltado apenas para o que é abordado dentro de sala de aula.Teaching Biology requires the teacher and student to deal with a series of complexities, difficult to understand. Contextualizing content with students' previous knowledge is a fundamental strategy for the development of learning. Because of this we reflect on the question, what are students and teachers thinking about biology teaching in high school after the implementation of full high school? Consequently, we sought to answer these questions, based on the Theory of Representations - via Abric's structural approach. Thus, the work sought to investigate the social representations of high school students and teachers in the state school system regarding biology teaching in schools. In view of this, the research was carried out in two stages. In the first part we used the questionnaire of identification of the participants and the Technique of Free Association of Words - TALP as instruments to approach the social representations of individuals. This technique allows you to know the central core of the representation. Then, semi-structured scripts of interviews were elaborated, which were intended for students and teachers. Data analysis occurred through Bardin's thematic content analysis and the evocative software and iramuteq software. Some results indicate that students tend to see biology teaching as a contentist and focused only on reality from within the classroom.La enseñanza de la Biología requiere que el docente y el alumno se enfrenten a una serie de complejidades que son difíciles de comprender. Contextualizar los contenidos con los conocimientos previos de los estudiantes es una estrategia fundamental para el desarrollo del aprendizaje. Como resultado, reflexionamos sobre la pregunta, ¿qué están pensando los estudiantes y docentes sobre la enseñanza de la biología en la escuela secundaria después de la implementación de la escuela secundaria completa? En consecuencia, buscamos responder a estas preguntas, con base en la Teoría de las Representaciones Sociales, a través del enfoque estructural de Abric. De esa forma, el trabajo buscó investigar las representaciones sociales de estudiantes de secundaria y profesores de la red estatal de educación sobre la enseñanza de la biología en las escuelas. Por lo tanto, la investigación se llevó a cabo en dos etapas. En la primera parte, utilizamos el cuestionario de identificación de participantes y la Técnica de Asociación Libre de Palabras - TALP como instrumentos para abordar las representaciones sociales de los individuos. Esta técnica permite conocer el núcleo central de la representación. Luego, se elaboraron guiones de entrevistas semiestructuradas, las cuales estaban destinadas a estudiantes y docentes. El análisis de datos se realizó a través del análisis de contenido temático de Bardin y el software de evocaciones y el software Iramuteq. Algunos resultados indican que los estudiantes tienden a ver la enseñanza de la biología como un contenido y enfocado solo en lo que se aborda en el aula.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCOSTA, Kiara Tatianny Santos da.COSTA, K. T.http://lattes.cnpq.br/3387759380349526COSTA, Nayara Tatianna Santos da.SODRÉ NETO, Luiz.MEDEIROS, Camyla Guedes.2019-12-042020-03-03T11:36:56Z2020-03-032020-03-03T11:36:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12288MEDEIROS, Camyla Guedes. Representações sociais do ensino de biologia de estudantes e professores do ensino médio nas escolas públicas na zona Urbana de Cuité - PB. 2019. 74 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T13:31:47Zoai:localhost:riufcg/12288Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T13:31:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações sociais do ensino de biologia de estudantes e professores do ensino médio nas escolas públicas na zona urbana de Cuité - PB.
Social representations of high school students and teachers' biology teaching in public schools in the urban area of ​​Cuité - PB.
Representaciones sociales de la enseñanza de la biología a estudiantes de secundaria y profesores de escuelas públicas del área urbana de Cuité - PB.
title Representações sociais do ensino de biologia de estudantes e professores do ensino médio nas escolas públicas na zona urbana de Cuité - PB.
spellingShingle Representações sociais do ensino de biologia de estudantes e professores do ensino médio nas escolas públicas na zona urbana de Cuité - PB.
MEDEIROS, Camyla Guedes.
Ensino de biologia
Representação social
Ensino médio
Biology teaching
Social representation
High school
Enseñanza de la biología
Representación social
Bachillerato
Ciências Biológicas
title_short Representações sociais do ensino de biologia de estudantes e professores do ensino médio nas escolas públicas na zona urbana de Cuité - PB.
title_full Representações sociais do ensino de biologia de estudantes e professores do ensino médio nas escolas públicas na zona urbana de Cuité - PB.
title_fullStr Representações sociais do ensino de biologia de estudantes e professores do ensino médio nas escolas públicas na zona urbana de Cuité - PB.
title_full_unstemmed Representações sociais do ensino de biologia de estudantes e professores do ensino médio nas escolas públicas na zona urbana de Cuité - PB.
title_sort Representações sociais do ensino de biologia de estudantes e professores do ensino médio nas escolas públicas na zona urbana de Cuité - PB.
author MEDEIROS, Camyla Guedes.
author_facet MEDEIROS, Camyla Guedes.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
COSTA, K. T.
http://lattes.cnpq.br/3387759380349526
COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
SODRÉ NETO, Luiz.
dc.contributor.author.fl_str_mv MEDEIROS, Camyla Guedes.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de biologia
Representação social
Ensino médio
Biology teaching
Social representation
High school
Enseñanza de la biología
Representación social
Bachillerato
Ciências Biológicas
topic Ensino de biologia
Representação social
Ensino médio
Biology teaching
Social representation
High school
Enseñanza de la biología
Representación social
Bachillerato
Ciências Biológicas
description Ensinar Biologia requer do professor e do estudante que lidem com uma série de complexidades, de difícil compreensão. Contextualizar os conteúdos com os conhecimentos prévios dos alunos é uma estratégia fundamental para o desenvolvimento de uma aprendizagem. Em virtude disso refletimos sobre a questão, o que estão pensando os estudantes e os professores a respeito do ensino de biologia no ensino médio depois da implantação do ensino médio integral? Por consequência, buscou-se responder essas indagações, a partir da Teoria das Representações Sociais - via abordagem estrutural de Abric. Desta maneira o trabalho procurou investigar as representações sociais de estudantes e professores do ensino médio da rede estadual de ensino a respeito do ensino de biologia nas escolas. Diante disso, realizou-se a pesquisa em duas etapas. Na primeira parte utilizamos o questionário de identificação dos participantes e a Técnica de Associação Livre de Palavras – TALP como instrumentos para nos aproximar das Representações sociais dos indivíduos. Esta técnica permite conhecer o núcleo central da representação. Em seguida, foram elaborados roteiros semiestruturados de entrevistas, que foram destinados a estudantes e professores. A análise dos dados se deu através da análise de conteúdo temática de Bardin e do software evocações e do software Iramuteq. Alguns resultados indicam que os estudantes tendem a ver o ensino de biologia como conteudista e voltado apenas para o que é abordado dentro de sala de aula.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-04
2020-03-03T11:36:56Z
2020-03-03
2020-03-03T11:36:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12288
MEDEIROS, Camyla Guedes. Representações sociais do ensino de biologia de estudantes e professores do ensino médio nas escolas públicas na zona Urbana de Cuité - PB. 2019. 74 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12288
identifier_str_mv MEDEIROS, Camyla Guedes. Representações sociais do ensino de biologia de estudantes e professores do ensino médio nas escolas públicas na zona Urbana de Cuité - PB. 2019. 74 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744439578460160