Um estudo de caso das representações sociais de estudantes sobre o ensino de física.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13772 |
Resumo: | O ensino de Física, mesmo após mais de cem anos de história, continua fortemente identificado e voltado para a transmissão de informações através de aulas expositivas em um ensino técnico-cientifico, especializado nas fragmentações das ações educativas dificultando, entre outras, uma maior aproximação e aceitação dos alunos com a Física. Com o intuito de ampliarmos essa discussão, lançamos mão do estudo da Teoria das Representações Sociais que busca identificar as relações e influencias entre o conhecimento cientifico e o senso comum. Dessa forma, buscamos as Representações Sociais de dois grupos de estudantes do Ensino Médio, ambos da Rede Pública Estadual de cidades interioranas da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Em torno das Representações Sociais que possuem os estudantes do Ensino Médio; pelas falas e/ou registro de ambos é possível compreender o significado do que é estudar Física e de que maneira se dá a interação entre professores e alunos na Educação Básica. Inicialmente investigamos as Representações Sociais de estudantes do Ensino Médio acerca da Física como componente curricular e dos professores da disciplina. Em um segundo momento, obtivemos a Representação Social de estudantes que optaram por cursar Física, investigando assim, estudantes que adentraram no curso de Licenciatura em Física no primeiro semestre de 2012 do Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), realizando posteriormente uma comparação das Representações Sociais entre os estudantes do Ensino Médio e estudantes que optaram por cursar Física, oriundos do mesmo ambiente escolar. Em torno das Representações Sociais que possuem os estudantes do Ensino Médio; pelas falas e/ou registros de ambos, obtivemos significativas diferenças de alunos oriundos do mesmo ambiente escolar, social, político e econômico acerca da Física como ciência e componente curricular e de seus professores do Ensino Médio, os quais foram preponderantes na opção dos estudantes pelo curso de Licenciatura em Física. |
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Um estudo de caso das representações sociais de estudantes sobre o ensino de física.A case study of students' social representations on the teaching of physics.Un estudio de caso de las representaciones sociales de los estudiantes sobre la enseñanza de la física.Representações sociaisFísicaEnsino médioPhysicsHigh schoolSocial representationsRepresentaciones socialesBachilleratoFísicaO ensino de Física, mesmo após mais de cem anos de história, continua fortemente identificado e voltado para a transmissão de informações através de aulas expositivas em um ensino técnico-cientifico, especializado nas fragmentações das ações educativas dificultando, entre outras, uma maior aproximação e aceitação dos alunos com a Física. Com o intuito de ampliarmos essa discussão, lançamos mão do estudo da Teoria das Representações Sociais que busca identificar as relações e influencias entre o conhecimento cientifico e o senso comum. Dessa forma, buscamos as Representações Sociais de dois grupos de estudantes do Ensino Médio, ambos da Rede Pública Estadual de cidades interioranas da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Em torno das Representações Sociais que possuem os estudantes do Ensino Médio; pelas falas e/ou registro de ambos é possível compreender o significado do que é estudar Física e de que maneira se dá a interação entre professores e alunos na Educação Básica. Inicialmente investigamos as Representações Sociais de estudantes do Ensino Médio acerca da Física como componente curricular e dos professores da disciplina. Em um segundo momento, obtivemos a Representação Social de estudantes que optaram por cursar Física, investigando assim, estudantes que adentraram no curso de Licenciatura em Física no primeiro semestre de 2012 do Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), realizando posteriormente uma comparação das Representações Sociais entre os estudantes do Ensino Médio e estudantes que optaram por cursar Física, oriundos do mesmo ambiente escolar. Em torno das Representações Sociais que possuem os estudantes do Ensino Médio; pelas falas e/ou registros de ambos, obtivemos significativas diferenças de alunos oriundos do mesmo ambiente escolar, social, político e econômico acerca da Física como ciência e componente curricular e de seus professores do Ensino Médio, os quais foram preponderantes na opção dos estudantes pelo curso de Licenciatura em Física.The teaching of Physics, even after more than a hundred years of history, remains strongly identified and focused on the transmission of information through lectures in a scientific-technical education, specialized in educational fragmentations, obstructing a closer acceptance of Physics by students. In this context it became necessary to broaden the discussion, so we chose the study of social representations theory, which seeks to identify the relationships and influences between scientific knowledge and common sense. It also inquires how knowledge is formed, remains, is transmitted, and changes in a society. Thus, we pursue the social representations of two groups of High School students; both from State Public Schools in Paraiba and Rio Grande do Norte. Initially we investigate the social representations of High School students about Physics as a curriculum component and about the teachers of the discipline. In a second step, we obtain the Social Representation of students who chose to attend Physics, investigating students who had entered the Licenciatura in Physics in the first half of 2012 in Centra de Educacao e Saude (CES) at the Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), subsequently performing a comparison of Social Representations among High School students and students who chose to attend physics that come from the same school environment. Concerning Social Representations that High School students have, their speech and / or registration, they both got significant differences in social representations of students from the same school environment, social, political and economic contexts about Physics and science as a curriculum component and about their High School teachers. Teachers were prevalent in undergraduates studying Licenciatura in Physics's opinion. Keywords: Social Representations, Physics, High School.La enseñanza de la Física, aún después de más de cien años de historia, permanece fuertemente identificada y enfocada a la transmisión de información a través de clases expositivas en una enseñanza técnico-científica, especializada en la fragmentación de las acciones educativas, dificultando, entre otros, una mayor aproximación y aceptación de los estudiantes de Física. Para ampliar esta discusión, nos valemos del estudio de la Teoría de las Representaciones Sociales que busca identificar las relaciones e influencias entre el conocimiento científico y el sentido común. De esta manera, buscamos las Representaciones Sociales de dos grupos de estudiantes de secundaria, ambos de la Red Pública Estatal de las ciudades del interior de Paraíba y Rio Grande do Norte. En torno a las Representaciones Sociales que tienen los estudiantes de secundaria; a través de los discursos y/o registros de ambos, es posible comprender el significado de lo que significa estudiar Física y cómo se da la interacción entre docentes y estudiantes en la Educación Básica. Inicialmente, investigamos las Representaciones Sociales de estudiantes de secundaria sobre la Física como componente curricular y de los profesores de la disciplina. En un segundo momento, obtuvimos la Representación Social de los estudiantes que optaron por estudiar Física, investigando así a los estudiantes que ingresaron a la Licenciatura en Física en el primer semestre de 2012 en el Centro de Educación y Salud (CES) de la Universidad Federal de Campina Grande ( UFCG), realizando posteriormente una comparación de Representaciones Sociales entre estudiantes de secundaria y estudiantes que optaron por estudiar Física, provenientes del mismo ámbito escolar. En torno a las Representaciones Sociales que tienen los estudiantes de secundaria; a partir de los discursos y/o actas de ambos, obtuvimos diferencias significativas de estudiantes de un mismo entorno escolar, social, político y económico respecto a la Física como ciencia y componente curricular y de sus profesores de secundaria, quienes fueron preponderantes en la opción de los estudiantes para la Licenciatura en Física.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de.ATAÍDE, J. S. P.http://lattes.cnpq.br/3201374347373584ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de.DANTAS, Joseclésio Dutra.MEDEIROS, Fábio Ferreira de.SANTOS, Priscila da Silva.2012-10-312020-08-06T12:26:22Z2020-08-062020-08-06T12:26:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13772SANTOS, Priscila da Silva. Um estudo de caso das representações sociais de estudantes sobre o ensino de física. 2012. 107 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2012.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-06T12:14:18Zoai:localhost:riufcg/13772Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-06T12:14:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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