Insegurança alimentar na educação básica: Especificidades do Programa Nacional de Alimentação escolar (PNAE) durante a pandemia de COVID-19.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33243 |
Resumo: | O presente trabalho objetivou investigar a relação entre Insegurança Alimentar na Educação Básica e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) com propósito de compreender os impactos da pandemia de COVID-19 na alimentação dos estudantes das escolas públicas. Objetivou-se ainda analisar os impactos da insegurança alimentar na educação básica, com o propósito de verificar a importância da alimentação escolar na educação básica, além de compreender a relação entre merenda escolar e pandemia de COVID-19, e examinar barreiras e preocupações relacionadas à merenda escolar. Dessa forma, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, através do estudo levantado no referencial teórico sobre a insegurança alimentar na educação básica e as particularidades do PNAE durante a pandemia de COVID-19. Os resultados da análise de dados reforçam a importância de oferecer aos estudantes acesso a uma alimentação escolar adequada favorecendo o uso de kits de alimentação aos estudantes. A pandemia evidenciou a necessidade de políticas públicas para o combate à fome. No entanto, é necessário rever a merenda escolar com kits de alimentação no período pandêmico no que diz respeito à universalidade, que é um dos princípios do PNAE. Enfim, por meio da pesquisa realizada e das sugestões apresentadas foi possível confirmar que ao estudar melhor a relação entre insegurança alimentar na educação básica e o PNAE, foi prudente o uso de kits de alimentação durante o ensino remoto, desde que tivesse contemplado todos os estudantes matriculados nas escolas da rede pública de ensino. Com isso a suspensão das aulas presenciais resultou na perda desse suporte alimentar essencial, expondo as vulnerabilidades existentes na sociedade, as disparidades regionais e urbanas também são ressaltadas, além da necessidade de investimentos na agricultura familiar, para garantir que as pessoas tenham acesso a alimentos saudáveis e nutritivos com foco na sustentabilidade. |
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Insegurança alimentar na educação básica: Especificidades do Programa Nacional de Alimentação escolar (PNAE) durante a pandemia de COVID-19.Food insecurity in basic education: Specificities of the National School Food Program (PNAE) during the COVID pandemic.Insegurança alimentarEducação básicaPNAE.COVID-19Food insecurityBasic education.PNAECOVID-19Serviço Social.O presente trabalho objetivou investigar a relação entre Insegurança Alimentar na Educação Básica e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) com propósito de compreender os impactos da pandemia de COVID-19 na alimentação dos estudantes das escolas públicas. Objetivou-se ainda analisar os impactos da insegurança alimentar na educação básica, com o propósito de verificar a importância da alimentação escolar na educação básica, além de compreender a relação entre merenda escolar e pandemia de COVID-19, e examinar barreiras e preocupações relacionadas à merenda escolar. Dessa forma, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, através do estudo levantado no referencial teórico sobre a insegurança alimentar na educação básica e as particularidades do PNAE durante a pandemia de COVID-19. Os resultados da análise de dados reforçam a importância de oferecer aos estudantes acesso a uma alimentação escolar adequada favorecendo o uso de kits de alimentação aos estudantes. A pandemia evidenciou a necessidade de políticas públicas para o combate à fome. No entanto, é necessário rever a merenda escolar com kits de alimentação no período pandêmico no que diz respeito à universalidade, que é um dos princípios do PNAE. Enfim, por meio da pesquisa realizada e das sugestões apresentadas foi possível confirmar que ao estudar melhor a relação entre insegurança alimentar na educação básica e o PNAE, foi prudente o uso de kits de alimentação durante o ensino remoto, desde que tivesse contemplado todos os estudantes matriculados nas escolas da rede pública de ensino. Com isso a suspensão das aulas presenciais resultou na perda desse suporte alimentar essencial, expondo as vulnerabilidades existentes na sociedade, as disparidades regionais e urbanas também são ressaltadas, além da necessidade de investimentos na agricultura familiar, para garantir que as pessoas tenham acesso a alimentos saudáveis e nutritivos com foco na sustentabilidade.The present work aimed to investigate the relationship between Food Insecurity in Basic Education and the National School Meal Program (PNAE) with the purpose of understanding the impacts of the COVID-19 pandemic on the nutrition of students in public schools. The objective was also to analyze the impacts of food insecurity on basic education, with the purpose of verifying the importance of school meals in basic education, in addition to understanding the relationship between school meals and the COVID-19 pandemic, and examining barriers and concerns related to school lunch. Thus, bibliographical research was used as a method for data collection, through the study raised in the theoretical framework on food insecurity in basic education and the particularities of the PNAE during the COVID-19 pandemic. The results of the data analysis reinforce the importance of offering students access to adequate school meals, encouraging the use of student meal kits. The pandemic highlighted the need for public policies to combat hunger. However, it is necessary to review school meals with food kits during the pandemic period with regard to universality, which is one of the principles of the PNAE. Finally, through the research carried out and the suggestions presented, it was possible to confirm that by better studying the relationship between food insecurity in basic education and the PNAE, it was prudent to use food kits during remote teaching, as long as it covered all students enrolled in public schools. As a result, the suspension of face-to-face classes resulted in the loss of this essential food support, exposing existing vulnerabilities in society. Regional and urban disparities are also highlighted, in addition to the need for investments in family farming, to ensure that people have access to healthy food. and nutritious foods with a focus on sustainability.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGSANTOS, Nilma Angélica dos.SANTOS, N. A.http://lattes.cnpq.br/7108538468062532SANTOS, Franciele da Silva.SANTOS, F. S.OLIVEIRA, Juliana e Silva de.OLIVEIRA, J. S.AQUINO, José Evandro de.2023-10-262023-11-29T18:01:29Z2023-11-292023-11-29T18:01:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33243AQUINO, José Evandro de. Insegurança alimentar na educação básica.- PB, 2023, 62fl. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa-Paraíba - Brasil, 2023. 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