Formação docente: mediação pedagógica e a qualidade de ensino.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Josefa Mércia Ferreira dos.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6320
Resumo: O objeto de estudo deste trabalho é a formação docente. Tem por objetivo geral analisar a interlocução entre a formação docente e a qualidade do ensino. Objetivos específicos: investigar a importância da formação docente para a prática pedagógica vivenciada em sala de aula; investigar como a formação docente pode contribuir para uma mediação pedagógica mais significativa, também, refletir sobre a relação entre os fundamentos teóricos e a prática pedagógica.Quanto ao percurso metodológico este estudo constituiu-se de um levantamento bibliográfico com aporte teórico nos seguintes autores: Libâneo(2008); Queluz(2003);Nóvoa(2002); Gatti (1997); Pimenta (1997); Freire (1996). Foi realizado também uma pesquisa de campo do tipo exploratória. Quanto aos instrumentos de coleta de dados utilizamos a entrevista com o intuito de analisar a interlocução entre a formação docente e a qualidade do ensino. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professoras do ensino fundamental.Por fim é possível concluir que a formação é determinante para a qualidade do ensino como um todo. E isso é algo muito importante, pois a qualidade do ensino altera a vida dos alunos, contribui para o exercício da cidadania, tornando o sujeito social ativo e reflexivo capaz de interagir e transformar o contexto social.O estudo nos fez entender que a mediação pedagógica contribui no desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos. É a partir da formação recebida que o educador desenvolve atividades que favorecem o convívio social, prepara o sujeito para participar ativamente das atividades sociais podendo transformar o meio social em que o mesmo está inserido.
id UFCG_5d8a36c03e45cb1067005c93ce723ae7
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6320
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Formação docente: mediação pedagógica e a qualidade de ensino.Teacher training: pedagogical mediation and the quality of teaching.Professores - formaçãoFormação docentePrática pedagógicaQualidade de ensinoTeacher - trainingTeacher trainingPedagogical practiceTeaching qualityEducação.O objeto de estudo deste trabalho é a formação docente. Tem por objetivo geral analisar a interlocução entre a formação docente e a qualidade do ensino. Objetivos específicos: investigar a importância da formação docente para a prática pedagógica vivenciada em sala de aula; investigar como a formação docente pode contribuir para uma mediação pedagógica mais significativa, também, refletir sobre a relação entre os fundamentos teóricos e a prática pedagógica.Quanto ao percurso metodológico este estudo constituiu-se de um levantamento bibliográfico com aporte teórico nos seguintes autores: Libâneo(2008); Queluz(2003);Nóvoa(2002); Gatti (1997); Pimenta (1997); Freire (1996). Foi realizado também uma pesquisa de campo do tipo exploratória. Quanto aos instrumentos de coleta de dados utilizamos a entrevista com o intuito de analisar a interlocução entre a formação docente e a qualidade do ensino. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professoras do ensino fundamental.Por fim é possível concluir que a formação é determinante para a qualidade do ensino como um todo. E isso é algo muito importante, pois a qualidade do ensino altera a vida dos alunos, contribui para o exercício da cidadania, tornando o sujeito social ativo e reflexivo capaz de interagir e transformar o contexto social.O estudo nos fez entender que a mediação pedagógica contribui no desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos. É a partir da formação recebida que o educador desenvolve atividades que favorecem o convívio social, prepara o sujeito para participar ativamente das atividades sociais podendo transformar o meio social em que o mesmo está inserido.The object of this work is to study teacher training. General objective to analyze the interaction between the teacher training and the quality of education. Specific objectives: to investigate the importance of teacher training for pedagogical practice experienced in the classroom; investigate how the teacher education can contribute to pedagogical mediation more meaningful, too, reflect on the relationship between the theoretical foundations and the pedagogical practice. As for the methodological course, this study consisted of a bibliographical survey with theoretical contribution in the following authors: Libâneo (2008); Queluz (2003); Nóvoa (2002); Gatti (1997); Pimenta (1997); Freire (1996). It was held also a survey of exploratory type field. About the data collection instruments, we use the interview in order to analyze the interaction between the teacher training and the quality of education. The subjects of the research were four teachers of elementary school. Finally it is possible to conclude that the training is crucial to the quality of education as a whole. And this is something very important, because the quality of education changes the lives of students, contributes to the exercise of citizenship, making the social subject, active, reflective able interact with and transform the social context.The study made us understand that educational mediation contributes in the personal and professional development of the students. It is from the training received that the educator develops activities that promotes the social conviviality, prepares the subject to actively participate in social activities and may transform the social environment in which it is inserted.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899FERNANDES, Dorgival Gonçalves.LIMA, Maria Janete de.ALVES, José Amiraldo.SANTOS, Josefa Mércia Ferreira dos.2015-11-302019-08-29T10:17:36Z2019-08-292019-08-29T10:17:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6320SANTOS, Josefa Mércia Ferreira dos. Formação docente: mediação pedagógica e a qualidade de ensino. 2015. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T11:49:29Zoai:localhost:riufcg/6320Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T11:49:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente: mediação pedagógica e a qualidade de ensino.
Teacher training: pedagogical mediation and the quality of teaching.
title Formação docente: mediação pedagógica e a qualidade de ensino.
spellingShingle Formação docente: mediação pedagógica e a qualidade de ensino.
SANTOS, Josefa Mércia Ferreira dos.
Professores - formação
Formação docente
Prática pedagógica
Qualidade de ensino
Teacher - training
Teacher training
Pedagogical practice
Teaching quality
Educação.
title_short Formação docente: mediação pedagógica e a qualidade de ensino.
title_full Formação docente: mediação pedagógica e a qualidade de ensino.
title_fullStr Formação docente: mediação pedagógica e a qualidade de ensino.
title_full_unstemmed Formação docente: mediação pedagógica e a qualidade de ensino.
title_sort Formação docente: mediação pedagógica e a qualidade de ensino.
author SANTOS, Josefa Mércia Ferreira dos.
author_facet SANTOS, Josefa Mércia Ferreira dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
AMARAL, M. G. B.
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899
FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
LIMA, Maria Janete de.
ALVES, José Amiraldo.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Josefa Mércia Ferreira dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Formação docente
Prática pedagógica
Qualidade de ensino
Teacher - training
Teacher training
Pedagogical practice
Teaching quality
Educação.
topic Professores - formação
Formação docente
Prática pedagógica
Qualidade de ensino
Teacher - training
Teacher training
Pedagogical practice
Teaching quality
Educação.
description O objeto de estudo deste trabalho é a formação docente. Tem por objetivo geral analisar a interlocução entre a formação docente e a qualidade do ensino. Objetivos específicos: investigar a importância da formação docente para a prática pedagógica vivenciada em sala de aula; investigar como a formação docente pode contribuir para uma mediação pedagógica mais significativa, também, refletir sobre a relação entre os fundamentos teóricos e a prática pedagógica.Quanto ao percurso metodológico este estudo constituiu-se de um levantamento bibliográfico com aporte teórico nos seguintes autores: Libâneo(2008); Queluz(2003);Nóvoa(2002); Gatti (1997); Pimenta (1997); Freire (1996). Foi realizado também uma pesquisa de campo do tipo exploratória. Quanto aos instrumentos de coleta de dados utilizamos a entrevista com o intuito de analisar a interlocução entre a formação docente e a qualidade do ensino. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professoras do ensino fundamental.Por fim é possível concluir que a formação é determinante para a qualidade do ensino como um todo. E isso é algo muito importante, pois a qualidade do ensino altera a vida dos alunos, contribui para o exercício da cidadania, tornando o sujeito social ativo e reflexivo capaz de interagir e transformar o contexto social.O estudo nos fez entender que a mediação pedagógica contribui no desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos. É a partir da formação recebida que o educador desenvolve atividades que favorecem o convívio social, prepara o sujeito para participar ativamente das atividades sociais podendo transformar o meio social em que o mesmo está inserido.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-30
2019-08-29T10:17:36Z
2019-08-29
2019-08-29T10:17:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6320
SANTOS, Josefa Mércia Ferreira dos. Formação docente: mediação pedagógica e a qualidade de ensino. 2015. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6320
identifier_str_mv SANTOS, Josefa Mércia Ferreira dos. Formação docente: mediação pedagógica e a qualidade de ensino. 2015. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744389620105216