Dinâmica competitiva no setor de shopping center de Campina Grande - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANTAS, Juliana Tércia Patrício.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6437
Resumo: A cidade de Campina Grande conta hoje com três shopping centers em operação. Esse cenário manteve-se estável até o ano de 2011, quando a notícia de novos empreendimentos no setor começou a ser veiculada acompanhando a tendência de interiorização desses empreendimentos no Brasil. Portanto, objetivo geral desse trabalho é analisar a dinâmica competitiva do setor de Shopping Centers de Campina Grande a partir das forças competitivas, estratégias e ações competitivas na perspectiva dos gestores. Como referencial teórico utilizou-se as cinco forças competitivas e os tipos de estratégias competitivas de Porter, bem como a tipologia das ações competitivas de Usero e Fernandez (2003), a forma de competir de Ferrier (1999) e Lee (2002). A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, utilizando o método do estudo de caso, cujo caso escolhido foi o setor de shopping Center de Campina Grande que conta com três shopping centers em operação e mais dois em fase preliminar à operação. Conclui-se após a realização deste, que os resultados das forças competitivas são relativamente favoráveis aos shoppings. As estratégias mais utilizadas foram a de diferenciação, adotada pelo Boulevard Shopping, e de liderança em custo, adotada pelo Shopping Luiza Motta e pelo Shopping Cirne Center. As ações mais utilizadas foram de inovação e tática, quanto à forma de competir se destacou uma agressividade relativamente baixa, simplicidade, homogeneidade e previsibilidade.
id UFCG_5f7ddceae39489136bf3021a22a5ba47
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6437
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Dinâmica competitiva no setor de shopping center de Campina Grande - PB.Competitive dynamics in the shopping mall sector of Campina Grande - PB.Dinâmica competitivaEstratégia competitivaAções competitivasShopping centerCampina grandeCompetitive dynamicsCompetitive strategyStocks-competitiveAdministraçãoA cidade de Campina Grande conta hoje com três shopping centers em operação. Esse cenário manteve-se estável até o ano de 2011, quando a notícia de novos empreendimentos no setor começou a ser veiculada acompanhando a tendência de interiorização desses empreendimentos no Brasil. Portanto, objetivo geral desse trabalho é analisar a dinâmica competitiva do setor de Shopping Centers de Campina Grande a partir das forças competitivas, estratégias e ações competitivas na perspectiva dos gestores. Como referencial teórico utilizou-se as cinco forças competitivas e os tipos de estratégias competitivas de Porter, bem como a tipologia das ações competitivas de Usero e Fernandez (2003), a forma de competir de Ferrier (1999) e Lee (2002). A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, utilizando o método do estudo de caso, cujo caso escolhido foi o setor de shopping Center de Campina Grande que conta com três shopping centers em operação e mais dois em fase preliminar à operação. Conclui-se após a realização deste, que os resultados das forças competitivas são relativamente favoráveis aos shoppings. As estratégias mais utilizadas foram a de diferenciação, adotada pelo Boulevard Shopping, e de liderança em custo, adotada pelo Shopping Luiza Motta e pelo Shopping Cirne Center. As ações mais utilizadas foram de inovação e tática, quanto à forma de competir se destacou uma agressividade relativamente baixa, simplicidade, homogeneidade e previsibilidade.The city of Campina Grande currently has three shopping centers in operation. This scenario remained stable until the year 2011, when the news of new developments in the sector began to appear following the trend of internalization of these ventures in Brazil. So overall goal of this work is to analyze the competitive dynamics of the shopping center industry in Campina Grande from competitive forces, competitive strategies and actions from the perspective of managers. As a theoretical framework we used the five competitive forces and the types of competitive strategies of Porter, as well as the typology of competitive actions of Usero and Fernandez (2003), the form of competing Ferrier (1999) and Lee (2002). The research is characterized as exploratory and descriptive, using the method of case study, whose case was chosen as the shopping center of Campina Grande which has three shopping centers in operation and two more in the preliminary phase operation. It was concluded after the completion of this, the results of the competitive forces are relatively favorable to the malls. The most used strategies were the differentiation adopted by the Boulevard Mall, and cost leadership, adopted by Luiza Shopping Motta and the Cirne Shopping Center. The more shares were used innovation and tactics, how to compete stood relatively low aggressiveness, simplicity, uniformity and predictability.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGFREITAS, Lucia Santana deFREITAS, L. S.http://lattes.cnpq.br/4689902016970348CÂNDIDO, Gesinaldo AtaídeCÂNDIDO, G.A.http://lattes.cnpq.br/2771934125977891ALVES, Marielza BarbosaALVES, M. B.http://lattes.cnpq.br/9911148381017689DANTAS, Juliana Tércia Patrício.20132019-09-01T08:52:22Z2019-09-012019-09-01T08:52:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6437DANTAS, Juliana Tércia Patrício. Dinâmica competitiva no setor de shopping center de Campina Grande – PB. 2013. 79 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6437porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-28T11:07:41Zoai:localhost:riufcg/6437Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-28T11:07:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Dinâmica competitiva no setor de shopping center de Campina Grande - PB.
Competitive dynamics in the shopping mall sector of Campina Grande - PB.
title Dinâmica competitiva no setor de shopping center de Campina Grande - PB.
spellingShingle Dinâmica competitiva no setor de shopping center de Campina Grande - PB.
DANTAS, Juliana Tércia Patrício.
Dinâmica competitiva
Estratégia competitiva
Ações competitivas
Shopping center
Campina grande
Competitive dynamics
Competitive strategy
Stocks-competitive
Administração
title_short Dinâmica competitiva no setor de shopping center de Campina Grande - PB.
title_full Dinâmica competitiva no setor de shopping center de Campina Grande - PB.
title_fullStr Dinâmica competitiva no setor de shopping center de Campina Grande - PB.
title_full_unstemmed Dinâmica competitiva no setor de shopping center de Campina Grande - PB.
title_sort Dinâmica competitiva no setor de shopping center de Campina Grande - PB.
author DANTAS, Juliana Tércia Patrício.
author_facet DANTAS, Juliana Tércia Patrício.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FREITAS, Lucia Santana de
FREITAS, L. S.
http://lattes.cnpq.br/4689902016970348
CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde
CÂNDIDO, G.A.
http://lattes.cnpq.br/2771934125977891
ALVES, Marielza Barbosa
ALVES, M. B.
http://lattes.cnpq.br/9911148381017689
dc.contributor.author.fl_str_mv DANTAS, Juliana Tércia Patrício.
dc.subject.por.fl_str_mv Dinâmica competitiva
Estratégia competitiva
Ações competitivas
Shopping center
Campina grande
Competitive dynamics
Competitive strategy
Stocks-competitive
Administração
topic Dinâmica competitiva
Estratégia competitiva
Ações competitivas
Shopping center
Campina grande
Competitive dynamics
Competitive strategy
Stocks-competitive
Administração
description A cidade de Campina Grande conta hoje com três shopping centers em operação. Esse cenário manteve-se estável até o ano de 2011, quando a notícia de novos empreendimentos no setor começou a ser veiculada acompanhando a tendência de interiorização desses empreendimentos no Brasil. Portanto, objetivo geral desse trabalho é analisar a dinâmica competitiva do setor de Shopping Centers de Campina Grande a partir das forças competitivas, estratégias e ações competitivas na perspectiva dos gestores. Como referencial teórico utilizou-se as cinco forças competitivas e os tipos de estratégias competitivas de Porter, bem como a tipologia das ações competitivas de Usero e Fernandez (2003), a forma de competir de Ferrier (1999) e Lee (2002). A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, utilizando o método do estudo de caso, cujo caso escolhido foi o setor de shopping Center de Campina Grande que conta com três shopping centers em operação e mais dois em fase preliminar à operação. Conclui-se após a realização deste, que os resultados das forças competitivas são relativamente favoráveis aos shoppings. As estratégias mais utilizadas foram a de diferenciação, adotada pelo Boulevard Shopping, e de liderança em custo, adotada pelo Shopping Luiza Motta e pelo Shopping Cirne Center. As ações mais utilizadas foram de inovação e tática, quanto à forma de competir se destacou uma agressividade relativamente baixa, simplicidade, homogeneidade e previsibilidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-09-01T08:52:22Z
2019-09-01
2019-09-01T08:52:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6437
DANTAS, Juliana Tércia Patrício. Dinâmica competitiva no setor de shopping center de Campina Grande – PB. 2013. 79 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6437
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6437
identifier_str_mv DANTAS, Juliana Tércia Patrício. Dinâmica competitiva no setor de shopping center de Campina Grande – PB. 2013. 79 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744390317408256