A importância do trabalho de campo para o processo de ensino- aprendizagem na Geografia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11577 |
Resumo: | O trabalho de campo permite a aproximação entre o objeto estudado e o indivíduo, constituindo um importante elemento para o processo ensino-aprendizagem. O campo se faz um excelente ambiente de ensino, uma vez que possibilita uma maior compreende- são e conexão dos conteúdos trabalhados em sala de aula com uma realidade complexa, possibilita maior socialização entre os alunos e dinamiza o trabalho do professor. A pre- sente pesquisa tem como objetivo realizar uma discussão sobre as contribuições dos trabalhos de campo como metodologia de ensino para a geografia A pesquisa foi desen- volvida a partir de uma discussão teórica sobre o assunto, objetivando analisar as prin- cipais contribuições da utilização do trabalho de campo enquanto metodologia no ensi- no de Geografia para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Seguido de um relato de experiência de um trabalho de campo que foi realizado no município de Aparecida- PB onde foi possível notar a importância da realização do mesmo para dinamizar o en- sino da geografia. |
id |
UFCG_602080534523d313cb546821bf23e96b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/11577 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A importância do trabalho de campo para o processo de ensino- aprendizagem na Geografia.The importance of fieldwork for the teaching-learning process in Geography.Geografia - ensinoTrabalho em campoMetodologia de ensinoGeography - teachingField workMethodology teachingGeografia.O trabalho de campo permite a aproximação entre o objeto estudado e o indivíduo, constituindo um importante elemento para o processo ensino-aprendizagem. O campo se faz um excelente ambiente de ensino, uma vez que possibilita uma maior compreende- são e conexão dos conteúdos trabalhados em sala de aula com uma realidade complexa, possibilita maior socialização entre os alunos e dinamiza o trabalho do professor. A pre- sente pesquisa tem como objetivo realizar uma discussão sobre as contribuições dos trabalhos de campo como metodologia de ensino para a geografia A pesquisa foi desen- volvida a partir de uma discussão teórica sobre o assunto, objetivando analisar as prin- cipais contribuições da utilização do trabalho de campo enquanto metodologia no ensi- no de Geografia para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Seguido de um relato de experiência de um trabalho de campo que foi realizado no município de Aparecida- PB onde foi possível notar a importância da realização do mesmo para dinamizar o en- sino da geografia.The fieldwork allows the approximation between the studied object and the individual, constituting an important element for the teaching-learning process. The field is an ex- cellent teaching environment, as it enables a greater understanding and connection of classroom content with a complex reality, enables greater socialization among students and streamlines the work of the teacher. This research aims to conduct a discussion about the contributions of fieldwork as a teaching methodology for geography. The re- search was developed from a theoretical discourse on the subject, aiming to analyze the main contributions of the use of geography. fieldwork as a methodology for teaching geography to facilitate the teaching-learning process. Followed by an experience report of a fieldwork that was carried out in the municipality of Aparecida-PB where it was possible to notice the importance of its accomplishment to boost the teaching of geogra- phy.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAlves, Cícera Cecilia Esmeraldo.ALVES, C. C. E.http://lattes.cnpq.br/4727172806308807DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.OLIVEIRA, Maria Tatiane Ferreira de.2019-11-272020-02-06T15:43:39Z2020-02-062020-02-06T15:43:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11577OLIVEIRA, Maria Tatiane Ferreira de. A importância do trabalho de campo para o processo de ensino-aprendizagem na Geografia .2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-23T12:07:26Zoai:localhost:riufcg/11577Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-23T12:07:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do trabalho de campo para o processo de ensino- aprendizagem na Geografia. The importance of fieldwork for the teaching-learning process in Geography. |
title |
A importância do trabalho de campo para o processo de ensino- aprendizagem na Geografia. |
spellingShingle |
A importância do trabalho de campo para o processo de ensino- aprendizagem na Geografia. OLIVEIRA, Maria Tatiane Ferreira de. Geografia - ensino Trabalho em campo Metodologia de ensino Geography - teaching Field work Methodology teaching Geografia. |
title_short |
A importância do trabalho de campo para o processo de ensino- aprendizagem na Geografia. |
title_full |
A importância do trabalho de campo para o processo de ensino- aprendizagem na Geografia. |
title_fullStr |
A importância do trabalho de campo para o processo de ensino- aprendizagem na Geografia. |
title_full_unstemmed |
A importância do trabalho de campo para o processo de ensino- aprendizagem na Geografia. |
title_sort |
A importância do trabalho de campo para o processo de ensino- aprendizagem na Geografia. |
author |
OLIVEIRA, Maria Tatiane Ferreira de. |
author_facet |
OLIVEIRA, Maria Tatiane Ferreira de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Cícera Cecilia Esmeraldo. ALVES, C. C. E. http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Maria Tatiane Ferreira de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia - ensino Trabalho em campo Metodologia de ensino Geography - teaching Field work Methodology teaching Geografia. |
topic |
Geografia - ensino Trabalho em campo Metodologia de ensino Geography - teaching Field work Methodology teaching Geografia. |
description |
O trabalho de campo permite a aproximação entre o objeto estudado e o indivíduo, constituindo um importante elemento para o processo ensino-aprendizagem. O campo se faz um excelente ambiente de ensino, uma vez que possibilita uma maior compreende- são e conexão dos conteúdos trabalhados em sala de aula com uma realidade complexa, possibilita maior socialização entre os alunos e dinamiza o trabalho do professor. A pre- sente pesquisa tem como objetivo realizar uma discussão sobre as contribuições dos trabalhos de campo como metodologia de ensino para a geografia A pesquisa foi desen- volvida a partir de uma discussão teórica sobre o assunto, objetivando analisar as prin- cipais contribuições da utilização do trabalho de campo enquanto metodologia no ensi- no de Geografia para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Seguido de um relato de experiência de um trabalho de campo que foi realizado no município de Aparecida- PB onde foi possível notar a importância da realização do mesmo para dinamizar o en- sino da geografia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-27 2020-02-06T15:43:39Z 2020-02-06 2020-02-06T15:43:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11577 OLIVEIRA, Maria Tatiane Ferreira de. A importância do trabalho de campo para o processo de ensino-aprendizagem na Geografia .2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11577 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Maria Tatiane Ferreira de. A importância do trabalho de campo para o processo de ensino-aprendizagem na Geografia .2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744433757814784 |