A ressignificação de práticas de leitura na perspectiva da atividade da aprendizagem significativa ao cotidiano escolar.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2973 |
Resumo: | O desenvolvimento do hábito da leitura é de suma importância na vida do aluno, sendo ela peça fundamental para a construção de seres críticos e atentos ao processo de globalização e mudanças pertinentes na sociedade. A dificuldade de desenvolver uma leitura crítica e coesa interfere no processo de construção de conhecimentos. A presente pesquisa, de cunho bibliográfico, reflete sobre a ressignificação de práticas de leitura na perspectiva da atividade da aprendizagem significativa ao cotidiano escolar, a prática da leitura e a formação de leitores críticos dentro da sociedade, destacando o papel do professor e sua formação continuada, como peça fundamental desse processo. Busca, ainda, através da proposta de intervenção, evidenciar o lugar ocupado pela instituição escolar no incentivo ao desenvolvimento de leitores críticos e enfatizar a relevância de um planejamento que leve em consideração as necessidades do educando a fim de facilitar o processo de formação de leitores. O objetivo é mostrar as dificuldades que os alunos têm em fazer uma leitura e como as instituições escolares deixam a desejar nesse quesito, focando ainda a importância da formação do professor. Como respaldo teórico, este trabalho está baseado nas considerações de Back (1987), Cagliari (1989 e 1994), Freire (1996), Almeida (1997), Soares (1998), Antunes (2003) dentre outros autores que abordam a temática da leitura e da formação de bons leitores capazes de interpretar o mundo e a sociedade em que vivem e dela são sujeitos de transformação. No entanto, procurou-se chamar a atenção dos profissionais da educação, mediadores do saber ler dos alunos, em relação à necessidade de estratégias e recursos adequados para a prática leitora destes, haja vista o desprovimento de criticidade e entendimento, na grande maioria dos leitores, e as várias formas incorretas de se praticá-la. |
id |
UFCG_6135209b02a05919f4859f46ac522352 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/2973 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A ressignificação de práticas de leitura na perspectiva da atividade da aprendizagem significativa ao cotidiano escolar.The reframing of reading practices from the perspective of meaningful learning activity in everyday school life.LeituraLeitura críticaFormação de leitoresProfessoresFormação continuadaReadingCritical readingTraining of readersTeachersContinuing EducationLetrasO desenvolvimento do hábito da leitura é de suma importância na vida do aluno, sendo ela peça fundamental para a construção de seres críticos e atentos ao processo de globalização e mudanças pertinentes na sociedade. A dificuldade de desenvolver uma leitura crítica e coesa interfere no processo de construção de conhecimentos. A presente pesquisa, de cunho bibliográfico, reflete sobre a ressignificação de práticas de leitura na perspectiva da atividade da aprendizagem significativa ao cotidiano escolar, a prática da leitura e a formação de leitores críticos dentro da sociedade, destacando o papel do professor e sua formação continuada, como peça fundamental desse processo. Busca, ainda, através da proposta de intervenção, evidenciar o lugar ocupado pela instituição escolar no incentivo ao desenvolvimento de leitores críticos e enfatizar a relevância de um planejamento que leve em consideração as necessidades do educando a fim de facilitar o processo de formação de leitores. O objetivo é mostrar as dificuldades que os alunos têm em fazer uma leitura e como as instituições escolares deixam a desejar nesse quesito, focando ainda a importância da formação do professor. Como respaldo teórico, este trabalho está baseado nas considerações de Back (1987), Cagliari (1989 e 1994), Freire (1996), Almeida (1997), Soares (1998), Antunes (2003) dentre outros autores que abordam a temática da leitura e da formação de bons leitores capazes de interpretar o mundo e a sociedade em que vivem e dela são sujeitos de transformação. No entanto, procurou-se chamar a atenção dos profissionais da educação, mediadores do saber ler dos alunos, em relação à necessidade de estratégias e recursos adequados para a prática leitora destes, haja vista o desprovimento de criticidade e entendimento, na grande maioria dos leitores, e as várias formas incorretas de se praticá-la.The development of the habit of reading is of paramount importance in the life of the student, being a fundamental piece for the construction of critical beings and attentive to the process of globalization and pertinent changes in society. The difficulty of developing a critical and cohesive reading interferes with the process of knowledge construction. The present bibliographical research reflects on the re - signification of reading practices in the perspective of the activity of meaningful learning to the daily school life, the practice of reading and the formation of critical readers within the society, highlighting the role of the teacher and its continuing education , as a fundamental part of this process. It also seeks, through the intervention proposal, to highlight the place occupied by the school institution in encouraging the development of critical readers and to emphasize the relevance of a planning that takes into account the needs of the learner in order to facilitate the process of training of readers. The objective is to show the difficulties that the students have in reading and how the school institutions fail to wish in this respect, focusing also on the importance of teacher training. As theoretical support, this work is based on the considerations of Back (1987), Cagliari (1989 and 1994), Freire (1996), Almeida (1997), Soares (1998), Antunes (2003) among other authors that approach the theme of reading and the formation of good readers capable of interpreting the world and the society in which they live and of them are subjects of transformation. However, we sought to draw the attention of educational professionals, mediators of students' reading skills, regarding the need for adequate strategies and resources for the reading practice of these students, given the lack of criticality and understanding, in the vast majority of readers , and the various incorrect ways of practicing it.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGCASTRO, Onireves Monteiro deCASTRO, O. M.http://lattes.cnpq.br/3485957168495828BARRETO, Maria Irisdene BatistaNOVIKOFF, CristinaLIMA JÚNIOR, Luiz de Sousa20182019-02-27T16:59:06Z2019-02-272019-02-27T16:59:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2973LIMA JÚNIOR, Luiz de Sousa. A ressignificação de práticas de leitura na perspectiva da atividade da aprendizagem significativa ao cotidiano escolar. 2018. 67f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-12T20:33:57Zoai:localhost:riufcg/2973Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-12T20:33:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ressignificação de práticas de leitura na perspectiva da atividade da aprendizagem significativa ao cotidiano escolar. The reframing of reading practices from the perspective of meaningful learning activity in everyday school life. |
title |
A ressignificação de práticas de leitura na perspectiva da atividade da aprendizagem significativa ao cotidiano escolar. |
spellingShingle |
A ressignificação de práticas de leitura na perspectiva da atividade da aprendizagem significativa ao cotidiano escolar. LIMA JÚNIOR, Luiz de Sousa Leitura Leitura crítica Formação de leitores Professores Formação continuada Reading Critical reading Training of readers Teachers Continuing Education Letras |
title_short |
A ressignificação de práticas de leitura na perspectiva da atividade da aprendizagem significativa ao cotidiano escolar. |
title_full |
A ressignificação de práticas de leitura na perspectiva da atividade da aprendizagem significativa ao cotidiano escolar. |
title_fullStr |
A ressignificação de práticas de leitura na perspectiva da atividade da aprendizagem significativa ao cotidiano escolar. |
title_full_unstemmed |
A ressignificação de práticas de leitura na perspectiva da atividade da aprendizagem significativa ao cotidiano escolar. |
title_sort |
A ressignificação de práticas de leitura na perspectiva da atividade da aprendizagem significativa ao cotidiano escolar. |
author |
LIMA JÚNIOR, Luiz de Sousa |
author_facet |
LIMA JÚNIOR, Luiz de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CASTRO, Onireves Monteiro de CASTRO, O. M. http://lattes.cnpq.br/3485957168495828 BARRETO, Maria Irisdene Batista NOVIKOFF, Cristina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA JÚNIOR, Luiz de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Leitura crítica Formação de leitores Professores Formação continuada Reading Critical reading Training of readers Teachers Continuing Education Letras |
topic |
Leitura Leitura crítica Formação de leitores Professores Formação continuada Reading Critical reading Training of readers Teachers Continuing Education Letras |
description |
O desenvolvimento do hábito da leitura é de suma importância na vida do aluno, sendo ela peça fundamental para a construção de seres críticos e atentos ao processo de globalização e mudanças pertinentes na sociedade. A dificuldade de desenvolver uma leitura crítica e coesa interfere no processo de construção de conhecimentos. A presente pesquisa, de cunho bibliográfico, reflete sobre a ressignificação de práticas de leitura na perspectiva da atividade da aprendizagem significativa ao cotidiano escolar, a prática da leitura e a formação de leitores críticos dentro da sociedade, destacando o papel do professor e sua formação continuada, como peça fundamental desse processo. Busca, ainda, através da proposta de intervenção, evidenciar o lugar ocupado pela instituição escolar no incentivo ao desenvolvimento de leitores críticos e enfatizar a relevância de um planejamento que leve em consideração as necessidades do educando a fim de facilitar o processo de formação de leitores. O objetivo é mostrar as dificuldades que os alunos têm em fazer uma leitura e como as instituições escolares deixam a desejar nesse quesito, focando ainda a importância da formação do professor. Como respaldo teórico, este trabalho está baseado nas considerações de Back (1987), Cagliari (1989 e 1994), Freire (1996), Almeida (1997), Soares (1998), Antunes (2003) dentre outros autores que abordam a temática da leitura e da formação de bons leitores capazes de interpretar o mundo e a sociedade em que vivem e dela são sujeitos de transformação. No entanto, procurou-se chamar a atenção dos profissionais da educação, mediadores do saber ler dos alunos, em relação à necessidade de estratégias e recursos adequados para a prática leitora destes, haja vista o desprovimento de criticidade e entendimento, na grande maioria dos leitores, e as várias formas incorretas de se praticá-la. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-02-27T16:59:06Z 2019-02-27 2019-02-27T16:59:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2973 LIMA JÚNIOR, Luiz de Sousa. A ressignificação de práticas de leitura na perspectiva da atividade da aprendizagem significativa ao cotidiano escolar. 2018. 67f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2973 |
identifier_str_mv |
LIMA JÚNIOR, Luiz de Sousa. A ressignificação de práticas de leitura na perspectiva da atividade da aprendizagem significativa ao cotidiano escolar. 2018. 67f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744367715352576 |