Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Cleomária Gonçalves da.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: ANSELMO, Alexandre Flávio., ALVES, Telma Gomes Ribeiro., VITAL, Adriana de Fátima Meira.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32516
Resumo: O estudo do solo no ensino fundamental é de grande valia para que os estudantes entendam e comecem a criar conceitos de práticas, manejo e conservação sobre o mesmo. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo com os estudantes do ensino fundamental sobre a dinâmica do solo, através de uma atividade prática de Educação Ambiental em uma área amostral. A prática foi realizada durante o mês de junho de 2016, com 28 estudantes na faixa etária entre 10 a 13 anos, do 6º ano. Atividade foi realizada em dois momentos: primeiro no Perfil Didático do Solo; no segundo momento os estudantes visitaram o Ateliê da Geotinta, espaço dedicado às peças artísticas desenha e pintadas com a tinta de terra. Um questionário de múltiplas escolhas foi aplicado para avaliação. Os resultados mostraram: (80%) respondeu sim, o conhecimento sobre o solo ajuda com aulas de Educação Ambiental. Sobre o Perfil Didático do Solo: (70%) a presença das raízes é importante para que o solo não sofra erosão e mantenha sua umidade, em seguida (60%) a textura, a profundidade (50%). Quanto à atividade no Ateliê, 90% dos estudantes não sabia que o solo poderia ser usado como atividade artística, como base de tinta. Conclui-se que ações práticas, aulas de campo e visitas técnicas que contextualizem as potencialidades dos recursos edáficos do Semiárido são bastante significativas para promover o entendimento e a sensibilização de estudantes para a valorização e conservação dos solos, fazendo-se necessário que as escolas ampliem o diálogo sobre o tema.
id UFCG_642f61730adf34893bf5985b686e29f2
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/32516
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido.Study of soil dynamics in elementary school: proposed activity contextualized with the semi-arid region.Educação em solosGeotintaConvivência com o semiáridoAtividade contextualizadaPerfil didático do soloAteliê de geotintaSoil educationGeopaintCoexistence with the semi-aridContextualized activityDidactic soil profileGeopaint studioCiências Agrárias. Educação.O estudo do solo no ensino fundamental é de grande valia para que os estudantes entendam e comecem a criar conceitos de práticas, manejo e conservação sobre o mesmo. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo com os estudantes do ensino fundamental sobre a dinâmica do solo, através de uma atividade prática de Educação Ambiental em uma área amostral. A prática foi realizada durante o mês de junho de 2016, com 28 estudantes na faixa etária entre 10 a 13 anos, do 6º ano. Atividade foi realizada em dois momentos: primeiro no Perfil Didático do Solo; no segundo momento os estudantes visitaram o Ateliê da Geotinta, espaço dedicado às peças artísticas desenha e pintadas com a tinta de terra. Um questionário de múltiplas escolhas foi aplicado para avaliação. Os resultados mostraram: (80%) respondeu sim, o conhecimento sobre o solo ajuda com aulas de Educação Ambiental. Sobre o Perfil Didático do Solo: (70%) a presença das raízes é importante para que o solo não sofra erosão e mantenha sua umidade, em seguida (60%) a textura, a profundidade (50%). Quanto à atividade no Ateliê, 90% dos estudantes não sabia que o solo poderia ser usado como atividade artística, como base de tinta. Conclui-se que ações práticas, aulas de campo e visitas técnicas que contextualizem as potencialidades dos recursos edáficos do Semiárido são bastante significativas para promover o entendimento e a sensibilização de estudantes para a valorização e conservação dos solos, fazendo-se necessário que as escolas ampliem o diálogo sobre o tema.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20162023-10-31T13:02:05Z2023-10-312023-10-31T13:02:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32516SILVA, Cleomária Gonçalves da; ANSELMO, Alexandre Flávio; ALVES, Telma Gomes Ribeiro; VITAL, Adriana de Fátima Meira. Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 1., 2016. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2016. ISSN: 2526-186X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32516porSILVA, Cleomária Gonçalves da.ANSELMO, Alexandre Flávio.ALVES, Telma Gomes Ribeiro.VITAL, Adriana de Fátima Meira.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-10-31T13:04:04Zoai:localhost:riufcg/32516Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-10-31T13:04:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido.
Study of soil dynamics in elementary school: proposed activity contextualized with the semi-arid region.
title Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido.
spellingShingle Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido.
SILVA, Cleomária Gonçalves da.
Educação em solos
Geotinta
Convivência com o semiárido
Atividade contextualizada
Perfil didático do solo
Ateliê de geotinta
Soil education
Geopaint
Coexistence with the semi-arid
Contextualized activity
Didactic soil profile
Geopaint studio
Ciências Agrárias. Educação.
title_short Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido.
title_full Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido.
title_fullStr Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido.
title_full_unstemmed Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido.
title_sort Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido.
author SILVA, Cleomária Gonçalves da.
author_facet SILVA, Cleomária Gonçalves da.
ANSELMO, Alexandre Flávio.
ALVES, Telma Gomes Ribeiro.
VITAL, Adriana de Fátima Meira.
author_role author
author2 ANSELMO, Alexandre Flávio.
ALVES, Telma Gomes Ribeiro.
VITAL, Adriana de Fátima Meira.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Cleomária Gonçalves da.
ANSELMO, Alexandre Flávio.
ALVES, Telma Gomes Ribeiro.
VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em solos
Geotinta
Convivência com o semiárido
Atividade contextualizada
Perfil didático do solo
Ateliê de geotinta
Soil education
Geopaint
Coexistence with the semi-arid
Contextualized activity
Didactic soil profile
Geopaint studio
Ciências Agrárias. Educação.
topic Educação em solos
Geotinta
Convivência com o semiárido
Atividade contextualizada
Perfil didático do solo
Ateliê de geotinta
Soil education
Geopaint
Coexistence with the semi-arid
Contextualized activity
Didactic soil profile
Geopaint studio
Ciências Agrárias. Educação.
description O estudo do solo no ensino fundamental é de grande valia para que os estudantes entendam e comecem a criar conceitos de práticas, manejo e conservação sobre o mesmo. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo com os estudantes do ensino fundamental sobre a dinâmica do solo, através de uma atividade prática de Educação Ambiental em uma área amostral. A prática foi realizada durante o mês de junho de 2016, com 28 estudantes na faixa etária entre 10 a 13 anos, do 6º ano. Atividade foi realizada em dois momentos: primeiro no Perfil Didático do Solo; no segundo momento os estudantes visitaram o Ateliê da Geotinta, espaço dedicado às peças artísticas desenha e pintadas com a tinta de terra. Um questionário de múltiplas escolhas foi aplicado para avaliação. Os resultados mostraram: (80%) respondeu sim, o conhecimento sobre o solo ajuda com aulas de Educação Ambiental. Sobre o Perfil Didático do Solo: (70%) a presença das raízes é importante para que o solo não sofra erosão e mantenha sua umidade, em seguida (60%) a textura, a profundidade (50%). Quanto à atividade no Ateliê, 90% dos estudantes não sabia que o solo poderia ser usado como atividade artística, como base de tinta. Conclui-se que ações práticas, aulas de campo e visitas técnicas que contextualizem as potencialidades dos recursos edáficos do Semiárido são bastante significativas para promover o entendimento e a sensibilização de estudantes para a valorização e conservação dos solos, fazendo-se necessário que as escolas ampliem o diálogo sobre o tema.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2023-10-31T13:02:05Z
2023-10-31
2023-10-31T13:02:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32516
SILVA, Cleomária Gonçalves da; ANSELMO, Alexandre Flávio; ALVES, Telma Gomes Ribeiro; VITAL, Adriana de Fátima Meira. Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 1., 2016. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2016. ISSN: 2526-186X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32516
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32516
identifier_str_mv SILVA, Cleomária Gonçalves da; ANSELMO, Alexandre Flávio; ALVES, Telma Gomes Ribeiro; VITAL, Adriana de Fátima Meira. Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 1., 2016. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2016. ISSN: 2526-186X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744597998370816