Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32516 |
Resumo: | O estudo do solo no ensino fundamental é de grande valia para que os estudantes entendam e comecem a criar conceitos de práticas, manejo e conservação sobre o mesmo. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo com os estudantes do ensino fundamental sobre a dinâmica do solo, através de uma atividade prática de Educação Ambiental em uma área amostral. A prática foi realizada durante o mês de junho de 2016, com 28 estudantes na faixa etária entre 10 a 13 anos, do 6º ano. Atividade foi realizada em dois momentos: primeiro no Perfil Didático do Solo; no segundo momento os estudantes visitaram o Ateliê da Geotinta, espaço dedicado às peças artísticas desenha e pintadas com a tinta de terra. Um questionário de múltiplas escolhas foi aplicado para avaliação. Os resultados mostraram: (80%) respondeu sim, o conhecimento sobre o solo ajuda com aulas de Educação Ambiental. Sobre o Perfil Didático do Solo: (70%) a presença das raízes é importante para que o solo não sofra erosão e mantenha sua umidade, em seguida (60%) a textura, a profundidade (50%). Quanto à atividade no Ateliê, 90% dos estudantes não sabia que o solo poderia ser usado como atividade artística, como base de tinta. Conclui-se que ações práticas, aulas de campo e visitas técnicas que contextualizem as potencialidades dos recursos edáficos do Semiárido são bastante significativas para promover o entendimento e a sensibilização de estudantes para a valorização e conservação dos solos, fazendo-se necessário que as escolas ampliem o diálogo sobre o tema. |
id |
UFCG_642f61730adf34893bf5985b686e29f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/32516 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido.Study of soil dynamics in elementary school: proposed activity contextualized with the semi-arid region.Educação em solosGeotintaConvivência com o semiáridoAtividade contextualizadaPerfil didático do soloAteliê de geotintaSoil educationGeopaintCoexistence with the semi-aridContextualized activityDidactic soil profileGeopaint studioCiências Agrárias. Educação.O estudo do solo no ensino fundamental é de grande valia para que os estudantes entendam e comecem a criar conceitos de práticas, manejo e conservação sobre o mesmo. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo com os estudantes do ensino fundamental sobre a dinâmica do solo, através de uma atividade prática de Educação Ambiental em uma área amostral. A prática foi realizada durante o mês de junho de 2016, com 28 estudantes na faixa etária entre 10 a 13 anos, do 6º ano. Atividade foi realizada em dois momentos: primeiro no Perfil Didático do Solo; no segundo momento os estudantes visitaram o Ateliê da Geotinta, espaço dedicado às peças artísticas desenha e pintadas com a tinta de terra. Um questionário de múltiplas escolhas foi aplicado para avaliação. Os resultados mostraram: (80%) respondeu sim, o conhecimento sobre o solo ajuda com aulas de Educação Ambiental. Sobre o Perfil Didático do Solo: (70%) a presença das raízes é importante para que o solo não sofra erosão e mantenha sua umidade, em seguida (60%) a textura, a profundidade (50%). Quanto à atividade no Ateliê, 90% dos estudantes não sabia que o solo poderia ser usado como atividade artística, como base de tinta. Conclui-se que ações práticas, aulas de campo e visitas técnicas que contextualizem as potencialidades dos recursos edáficos do Semiárido são bastante significativas para promover o entendimento e a sensibilização de estudantes para a valorização e conservação dos solos, fazendo-se necessário que as escolas ampliem o diálogo sobre o tema.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20162023-10-31T13:02:05Z2023-10-312023-10-31T13:02:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32516SILVA, Cleomária Gonçalves da; ANSELMO, Alexandre Flávio; ALVES, Telma Gomes Ribeiro; VITAL, Adriana de Fátima Meira. Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 1., 2016. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2016. ISSN: 2526-186X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32516porSILVA, Cleomária Gonçalves da.ANSELMO, Alexandre Flávio.ALVES, Telma Gomes Ribeiro.VITAL, Adriana de Fátima Meira.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-10-31T13:04:04Zoai:localhost:riufcg/32516Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-10-31T13:04:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido. Study of soil dynamics in elementary school: proposed activity contextualized with the semi-arid region. |
title |
Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido. |
spellingShingle |
Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido. SILVA, Cleomária Gonçalves da. Educação em solos Geotinta Convivência com o semiárido Atividade contextualizada Perfil didático do solo Ateliê de geotinta Soil education Geopaint Coexistence with the semi-arid Contextualized activity Didactic soil profile Geopaint studio Ciências Agrárias. Educação. |
title_short |
Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido. |
title_full |
Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido. |
title_fullStr |
Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido. |
title_full_unstemmed |
Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido. |
title_sort |
Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido. |
author |
SILVA, Cleomária Gonçalves da. |
author_facet |
SILVA, Cleomária Gonçalves da. ANSELMO, Alexandre Flávio. ALVES, Telma Gomes Ribeiro. VITAL, Adriana de Fátima Meira. |
author_role |
author |
author2 |
ANSELMO, Alexandre Flávio. ALVES, Telma Gomes Ribeiro. VITAL, Adriana de Fátima Meira. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Cleomária Gonçalves da. ANSELMO, Alexandre Flávio. ALVES, Telma Gomes Ribeiro. VITAL, Adriana de Fátima Meira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em solos Geotinta Convivência com o semiárido Atividade contextualizada Perfil didático do solo Ateliê de geotinta Soil education Geopaint Coexistence with the semi-arid Contextualized activity Didactic soil profile Geopaint studio Ciências Agrárias. Educação. |
topic |
Educação em solos Geotinta Convivência com o semiárido Atividade contextualizada Perfil didático do solo Ateliê de geotinta Soil education Geopaint Coexistence with the semi-arid Contextualized activity Didactic soil profile Geopaint studio Ciências Agrárias. Educação. |
description |
O estudo do solo no ensino fundamental é de grande valia para que os estudantes entendam e comecem a criar conceitos de práticas, manejo e conservação sobre o mesmo. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo com os estudantes do ensino fundamental sobre a dinâmica do solo, através de uma atividade prática de Educação Ambiental em uma área amostral. A prática foi realizada durante o mês de junho de 2016, com 28 estudantes na faixa etária entre 10 a 13 anos, do 6º ano. Atividade foi realizada em dois momentos: primeiro no Perfil Didático do Solo; no segundo momento os estudantes visitaram o Ateliê da Geotinta, espaço dedicado às peças artísticas desenha e pintadas com a tinta de terra. Um questionário de múltiplas escolhas foi aplicado para avaliação. Os resultados mostraram: (80%) respondeu sim, o conhecimento sobre o solo ajuda com aulas de Educação Ambiental. Sobre o Perfil Didático do Solo: (70%) a presença das raízes é importante para que o solo não sofra erosão e mantenha sua umidade, em seguida (60%) a textura, a profundidade (50%). Quanto à atividade no Ateliê, 90% dos estudantes não sabia que o solo poderia ser usado como atividade artística, como base de tinta. Conclui-se que ações práticas, aulas de campo e visitas técnicas que contextualizem as potencialidades dos recursos edáficos do Semiárido são bastante significativas para promover o entendimento e a sensibilização de estudantes para a valorização e conservação dos solos, fazendo-se necessário que as escolas ampliem o diálogo sobre o tema. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2023-10-31T13:02:05Z 2023-10-31 2023-10-31T13:02:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32516 SILVA, Cleomária Gonçalves da; ANSELMO, Alexandre Flávio; ALVES, Telma Gomes Ribeiro; VITAL, Adriana de Fátima Meira. Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 1., 2016. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2016. ISSN: 2526-186X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32516 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32516 |
identifier_str_mv |
SILVA, Cleomária Gonçalves da; ANSELMO, Alexandre Flávio; ALVES, Telma Gomes Ribeiro; VITAL, Adriana de Fátima Meira. Estudo da dinâmica do solo no ensino fundamental: proposta de atividade contextualizada com o semiárido. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 1., 2016. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2016. ISSN: 2526-186X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744597998370816 |