Gamification: uma análise bibliométrica dos principais artigos nacionais de 2012 a 2016.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursoengpoducaoCDSA.2017.tccmon.pereira http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11399 |
Resumo: | Gamification, definido como o "uso de elementos de jogos e técnicas de design de jogos em contextos não-jogos” (Deterding et al, 2011), é um conceito, que ainda está em fase embrionária na academia. O presente trabalho procurou analisar, a partir de pesquisa bibliométrica, as principais áreas em que foram registradas aplicação deste conceito. A intenção é apresentar o estado da arte do gamification no cenário acadêmico nacional. A engenharia é apontada por Menezes (2016), como a terceira área com maior número de publicações sobre gamification no mundo. Enquanto no Brasil as pesquisas sobre gamification e engenharia, de acordo com a amostra utilizada, são praticamente inexistentes. Embora exista um espaço significativo para a aplicação de gamification na engenharia. Pois, este profissional é comumente encarregado de ministrar cursos, treinamentos ou difundir técnicas dentro de empresas, redes de empresas ou comunidades. |
id |
UFCG_6520f917261c6e3ce44fe4348ceda780 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/11399 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Gamification: uma análise bibliométrica dos principais artigos nacionais de 2012 a 2016.Gamification: a bibliometric analysis of the main national articles from 2012 to 2016.Gamification - jogosEngenharia de ProduçãoJogos e ensino de engenhariaBibliometriaIndustrial engineeringProduction engineeringBibliometryEngineering education and gamesEngenharia de Produção.Gamification, definido como o "uso de elementos de jogos e técnicas de design de jogos em contextos não-jogos” (Deterding et al, 2011), é um conceito, que ainda está em fase embrionária na academia. O presente trabalho procurou analisar, a partir de pesquisa bibliométrica, as principais áreas em que foram registradas aplicação deste conceito. A intenção é apresentar o estado da arte do gamification no cenário acadêmico nacional. A engenharia é apontada por Menezes (2016), como a terceira área com maior número de publicações sobre gamification no mundo. Enquanto no Brasil as pesquisas sobre gamification e engenharia, de acordo com a amostra utilizada, são praticamente inexistentes. Embora exista um espaço significativo para a aplicação de gamification na engenharia. Pois, este profissional é comumente encarregado de ministrar cursos, treinamentos ou difundir técnicas dentro de empresas, redes de empresas ou comunidades.Gamification, defined as the "use of game elements and game design techniques in non-game contexts" (Deterding et al, 2011), is a concept that is still at an embryonic stage in academia. , The main areas in which the application of this concept was registered, the main objective of which is to present the state of the art of gamification in the national academic scenario.Menezes (2016), as the third area with the greatest number Of gamification publications in the world.While in Brazil the research on gamification and Engineering, according to the sample used, are practically non-existent.Although there is a significant space for the application of gamification in engineering, because this professional is usually in charge of ministering Courses, trainings or disseminate techniques within companies, networks of companies or communities.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Rômulo Augusto Ventura.SILVA, R. A. V.http://lattes.cnpq.br/8582462480907852FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.ARAÚJO, Tiago Gonçalves Pereira.PEREIRA, Mirelle Sampaio.2017-05-112020-01-31T11:58:25Z2020-01-312020-01-31T11:58:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursoengpoducaoCDSA.2017.tccmon.pereirahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11399PEREIRA, Mirelle Sampaio. Gamification: uma análise bibliométrica dos principais artigos nacionais de 2012 a 2016. 2017. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Engenharia de Produção, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11399porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-26T18:15:25Zoai:localhost:riufcg/11399Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-26T18:15:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gamification: uma análise bibliométrica dos principais artigos nacionais de 2012 a 2016. Gamification: a bibliometric analysis of the main national articles from 2012 to 2016. |
title |
Gamification: uma análise bibliométrica dos principais artigos nacionais de 2012 a 2016. |
spellingShingle |
Gamification: uma análise bibliométrica dos principais artigos nacionais de 2012 a 2016. PEREIRA, Mirelle Sampaio. Gamification - jogos Engenharia de Produção Jogos e ensino de engenharia Bibliometria Industrial engineering Production engineering Bibliometry Engineering education and games Engenharia de Produção. |
title_short |
Gamification: uma análise bibliométrica dos principais artigos nacionais de 2012 a 2016. |
title_full |
Gamification: uma análise bibliométrica dos principais artigos nacionais de 2012 a 2016. |
title_fullStr |
Gamification: uma análise bibliométrica dos principais artigos nacionais de 2012 a 2016. |
title_full_unstemmed |
Gamification: uma análise bibliométrica dos principais artigos nacionais de 2012 a 2016. |
title_sort |
Gamification: uma análise bibliométrica dos principais artigos nacionais de 2012 a 2016. |
author |
PEREIRA, Mirelle Sampaio. |
author_facet |
PEREIRA, Mirelle Sampaio. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Rômulo Augusto Ventura. SILVA, R. A. V. http://lattes.cnpq.br/8582462480907852 FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. ARAÚJO, Tiago Gonçalves Pereira. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA, Mirelle Sampaio. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gamification - jogos Engenharia de Produção Jogos e ensino de engenharia Bibliometria Industrial engineering Production engineering Bibliometry Engineering education and games Engenharia de Produção. |
topic |
Gamification - jogos Engenharia de Produção Jogos e ensino de engenharia Bibliometria Industrial engineering Production engineering Bibliometry Engineering education and games Engenharia de Produção. |
description |
Gamification, definido como o "uso de elementos de jogos e técnicas de design de jogos em contextos não-jogos” (Deterding et al, 2011), é um conceito, que ainda está em fase embrionária na academia. O presente trabalho procurou analisar, a partir de pesquisa bibliométrica, as principais áreas em que foram registradas aplicação deste conceito. A intenção é apresentar o estado da arte do gamification no cenário acadêmico nacional. A engenharia é apontada por Menezes (2016), como a terceira área com maior número de publicações sobre gamification no mundo. Enquanto no Brasil as pesquisas sobre gamification e engenharia, de acordo com a amostra utilizada, são praticamente inexistentes. Embora exista um espaço significativo para a aplicação de gamification na engenharia. Pois, este profissional é comumente encarregado de ministrar cursos, treinamentos ou difundir técnicas dentro de empresas, redes de empresas ou comunidades. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-11 2020-01-31T11:58:25Z 2020-01-31 2020-01-31T11:58:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursoengpoducaoCDSA.2017.tccmon.pereira http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11399 PEREIRA, Mirelle Sampaio. Gamification: uma análise bibliométrica dos principais artigos nacionais de 2012 a 2016. 2017. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Engenharia de Produção, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11399 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursoengpoducaoCDSA.2017.tccmon.pereira http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11399 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Mirelle Sampaio. Gamification: uma análise bibliométrica dos principais artigos nacionais de 2012 a 2016. 2017. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Engenharia de Produção, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11399 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744432094773248 |