O aplicativo Hello Talk como ferramenta de ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de uso dos novos letramentos em sala de aula.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9282 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal propor uma reflexão acerca dos estudos dos Novos Letramentos (STREET, 1984; LANKSHEAR; KNOBEL, 2003;) mostrando a sua relevância para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa. Para tanto, apresenta teorias recentes como base teórica para possíveis mudanças significativas no ensino de inglês, como língua estrangeira (LE). Nesse sentido, construímos uma descrição histórica do ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, para adiante apresentarmos perspectivas atuais para o trabalho com línguas estrangeiras em sala de aula. Desse modo, a concepção teórica metodológica adotada pelos Novos Letramentos para o ensino de LE permite utilizar tecnologias outrora vistas como inapropriadas para ampliar o conhecimento. Assim sendo, desenvolvemos a proposta da pesquisa por meio do uso do aparelho celular, usando o aplicativo Hello Talk como ferramenta de ensino e aprendizagem, pois que, com esse recurso os estudantes são capazes de interagir com falantes do mundo todo a qualquer tempo e espeço, ampliando os conhecimentos em diversas áreas, bem como praticando o idioma continuamente de forma prazerosa e produtiva. Isso posto, a metodologia utilizada na pesquisa é qualitativa, interpretativa, com levantamento bibliográfico seguido de aplicação na proposta. Esperamos com esta pesquisa contribuir para que mais pesquisadores e profissionais de Língua Inglesa possam ampliar seus conhecimentos e noções sobre o atual estudo para introduzirem tais práticas pedagógicas em aulas de LE. |
id |
UFCG_65483a4a26f4e2f0a1806b575b235b6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/9282 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O aplicativo Hello Talk como ferramenta de ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de uso dos novos letramentos em sala de aula.The Hello Talk app as an English language teaching and learning tool: a proposal to use the new classroom literacy.Língua inglesa - ensinoEnsinoAprendizagemNovos LetramentosHello TalkEnglish language - teachingTeachingLearningNew LettersLetras - Língua Inglesa.Este trabalho tem como objetivo principal propor uma reflexão acerca dos estudos dos Novos Letramentos (STREET, 1984; LANKSHEAR; KNOBEL, 2003;) mostrando a sua relevância para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa. Para tanto, apresenta teorias recentes como base teórica para possíveis mudanças significativas no ensino de inglês, como língua estrangeira (LE). Nesse sentido, construímos uma descrição histórica do ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, para adiante apresentarmos perspectivas atuais para o trabalho com línguas estrangeiras em sala de aula. Desse modo, a concepção teórica metodológica adotada pelos Novos Letramentos para o ensino de LE permite utilizar tecnologias outrora vistas como inapropriadas para ampliar o conhecimento. Assim sendo, desenvolvemos a proposta da pesquisa por meio do uso do aparelho celular, usando o aplicativo Hello Talk como ferramenta de ensino e aprendizagem, pois que, com esse recurso os estudantes são capazes de interagir com falantes do mundo todo a qualquer tempo e espeço, ampliando os conhecimentos em diversas áreas, bem como praticando o idioma continuamente de forma prazerosa e produtiva. Isso posto, a metodologia utilizada na pesquisa é qualitativa, interpretativa, com levantamento bibliográfico seguido de aplicação na proposta. Esperamos com esta pesquisa contribuir para que mais pesquisadores e profissionais de Língua Inglesa possam ampliar seus conhecimentos e noções sobre o atual estudo para introduzirem tais práticas pedagógicas em aulas de LE.This work has as main objective to propose a reflection on the studies of the New Literacies (STREET, 1984; LANKSHEAR; KNOBEL, 2003) showing its relevance to the teaching and learning of the English Language. To this end, it presents recent theories as theoretical basis for possible significant changes in the teaching of English as a foreign language (TEFL). In this sense, we construct a historical description of the teaching and learning of English Language, to present future perspectives for working with foreign languages in the classroom. Thus, the theoretical methodological conception adopted by the New Literacies for foreign language teaching allows us use technologies once seen as inappropriate to increase knowledge. Thus, we developed the proposal of the research through the use of the mobile device, using the Hello Talk application as a teaching and learning tool, because with this, feature students are able to interact with speakers from around the world at any time and space, expanding the knowledge in several areas, as well as practicing the language continuously in a pleasurable and productive way. That said, the methodology used in the research is qualitative, interpretive, with a bibliographical survey, followed by application in the proposal. We hope with this research contributes with researchers and professionals of the English Language to expand their knowledge and notions about the current study to introduce such pedagogical practices in foreign language classes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Fabione Gomes da.SILVA, F. Ghttp://lattes.cnpq.br/7197728095907519CASTRO, Luciana Parnaíba de.MORAIS, Daniela Miguel de Souza.SILVA, Maria Aline Alves da.2017-09-112019-11-19T17:43:52Z2019-11-192019-11-19T17:43:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9282SILVA, Maria Aline Alves da. O aplicativo Hello Talk como ferramenta de ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de uso dos novos letramentos em sala de aula. 2017. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-30T10:33:53Zoai:localhost:riufcg/9282Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-30T10:33:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O aplicativo Hello Talk como ferramenta de ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de uso dos novos letramentos em sala de aula. The Hello Talk app as an English language teaching and learning tool: a proposal to use the new classroom literacy. |
title |
O aplicativo Hello Talk como ferramenta de ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de uso dos novos letramentos em sala de aula. |
spellingShingle |
O aplicativo Hello Talk como ferramenta de ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de uso dos novos letramentos em sala de aula. SILVA, Maria Aline Alves da. Língua inglesa - ensino Ensino Aprendizagem Novos Letramentos Hello Talk English language - teaching Teaching Learning New Letters Letras - Língua Inglesa. |
title_short |
O aplicativo Hello Talk como ferramenta de ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de uso dos novos letramentos em sala de aula. |
title_full |
O aplicativo Hello Talk como ferramenta de ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de uso dos novos letramentos em sala de aula. |
title_fullStr |
O aplicativo Hello Talk como ferramenta de ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de uso dos novos letramentos em sala de aula. |
title_full_unstemmed |
O aplicativo Hello Talk como ferramenta de ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de uso dos novos letramentos em sala de aula. |
title_sort |
O aplicativo Hello Talk como ferramenta de ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de uso dos novos letramentos em sala de aula. |
author |
SILVA, Maria Aline Alves da. |
author_facet |
SILVA, Maria Aline Alves da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Fabione Gomes da. SILVA, F. G http://lattes.cnpq.br/7197728095907519 CASTRO, Luciana Parnaíba de. MORAIS, Daniela Miguel de Souza. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Maria Aline Alves da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa - ensino Ensino Aprendizagem Novos Letramentos Hello Talk English language - teaching Teaching Learning New Letters Letras - Língua Inglesa. |
topic |
Língua inglesa - ensino Ensino Aprendizagem Novos Letramentos Hello Talk English language - teaching Teaching Learning New Letters Letras - Língua Inglesa. |
description |
Este trabalho tem como objetivo principal propor uma reflexão acerca dos estudos dos Novos Letramentos (STREET, 1984; LANKSHEAR; KNOBEL, 2003;) mostrando a sua relevância para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa. Para tanto, apresenta teorias recentes como base teórica para possíveis mudanças significativas no ensino de inglês, como língua estrangeira (LE). Nesse sentido, construímos uma descrição histórica do ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, para adiante apresentarmos perspectivas atuais para o trabalho com línguas estrangeiras em sala de aula. Desse modo, a concepção teórica metodológica adotada pelos Novos Letramentos para o ensino de LE permite utilizar tecnologias outrora vistas como inapropriadas para ampliar o conhecimento. Assim sendo, desenvolvemos a proposta da pesquisa por meio do uso do aparelho celular, usando o aplicativo Hello Talk como ferramenta de ensino e aprendizagem, pois que, com esse recurso os estudantes são capazes de interagir com falantes do mundo todo a qualquer tempo e espeço, ampliando os conhecimentos em diversas áreas, bem como praticando o idioma continuamente de forma prazerosa e produtiva. Isso posto, a metodologia utilizada na pesquisa é qualitativa, interpretativa, com levantamento bibliográfico seguido de aplicação na proposta. Esperamos com esta pesquisa contribuir para que mais pesquisadores e profissionais de Língua Inglesa possam ampliar seus conhecimentos e noções sobre o atual estudo para introduzirem tais práticas pedagógicas em aulas de LE. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-11 2019-11-19T17:43:52Z 2019-11-19 2019-11-19T17:43:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9282 SILVA, Maria Aline Alves da. O aplicativo Hello Talk como ferramenta de ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de uso dos novos letramentos em sala de aula. 2017. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9282 |
identifier_str_mv |
SILVA, Maria Aline Alves da. O aplicativo Hello Talk como ferramenta de ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de uso dos novos letramentos em sala de aula. 2017. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744414072897536 |