Estudo das propriedades reológicas do ligante asfáltico modificado com adição de óleo vegetal residual.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23595 |
Resumo: | O óleo vegetal residual é obtido em larga escala como um subproduto da indústria alimentícia, porém o excedente ao ser descartado de forma inadequada prejudica o meio ambiente, surgindo interesse na busca de maneiras alternativas para sua destinação. Diante do potencial que o Brasil possui para produção do óleo vegetal residual, e dos resultados satisfatórios da incorporação desse produto na mistura asfáltica, por apresentarem propriedades antioxidantes, e aspirando a redução do descarte no meio ambiente do óleo usado, esta pesquisa propõe um estudo sobre as propriedades reológicas de ligantes asfálticos modificadas com a adição do óleo vegetal residual, com o intuito de proporcionar: melhoraria no comportamento reológico das misturas asfálticas a fim que estas sejam mais resistentes ao envelhecimento, ao exibir reduzidas deformações permanentes, uma maior vida de fadiga e garantir a sustentabilidade ao reinserir o óleo que já foi utilizado no ciclo produtivo. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de estudar a modificação do ligante asfáltico 50/70 com a adição do óleo vegetal residual, nos teores de 1%, 2% e 3%. Nesta pesquisa foram realizados o procedimento de envelhecimento RTFOT, os ensaios físicos convencionais de penetração e ponto de amolecimento, ensaios reológicos de viscosidade rotacional, grau de desempenho (PG), fluência e recuperação sob tensões múltiplas (MSCR) e varredura linear de amplitude (LAS). Os resultados indicaram aumento da vida de fadiga, a resistência às deformações permanentes e retardaram o processo de envelhecimento, com um destaque positivo para o teor de 2% que apresentou os melhores rendimentos do ponto de vista reológico. Dessa maneira a utilização desse resíduo é uma alternativa viável do ponto de vista reológico, podendo ser também favorável em relação ao meio ambiente por evitar um descarte inapropriado do material e por questões energéticas por reduzir as temperaturas de usinagem e compactação. |
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Estudo das propriedades reológicas do ligante asfáltico modificado com adição de óleo vegetal residual.Study of the rheological properties of the modified asphalt binder with the addition of residual vegetable oil.Ligante asfáltico modificado - óleo vegetal residualÓleo vegetal residual - mistura asfáltica Misturas asfálticasReologia - ligantes asfálticosGeotecniaÓleo de cozinha vegetal residualEnsaio de penetraçãoPonto de amolecimentoFluência e recuperação sob tensões múltiplasVarredura linear de amplitude de deformaçãoPavimentação asfálticaModified asphalt binder - residual vegetable oilResidual vegetable oil - asphalt mixAsphalt mixturesRheology - asphalt bindersGeotechnicsResidual vegetable cooking oilPenetration testSoftening pointCreep and recovery under multiple stressesLinear Sweep of Deformation AmplitudeAsphalt pavingEngenharia CivilO óleo vegetal residual é obtido em larga escala como um subproduto da indústria alimentícia, porém o excedente ao ser descartado de forma inadequada prejudica o meio ambiente, surgindo interesse na busca de maneiras alternativas para sua destinação. Diante do potencial que o Brasil possui para produção do óleo vegetal residual, e dos resultados satisfatórios da incorporação desse produto na mistura asfáltica, por apresentarem propriedades antioxidantes, e aspirando a redução do descarte no meio ambiente do óleo usado, esta pesquisa propõe um estudo sobre as propriedades reológicas de ligantes asfálticos modificadas com a adição do óleo vegetal residual, com o intuito de proporcionar: melhoraria no comportamento reológico das misturas asfálticas a fim que estas sejam mais resistentes ao envelhecimento, ao exibir reduzidas deformações permanentes, uma maior vida de fadiga e garantir a sustentabilidade ao reinserir o óleo que já foi utilizado no ciclo produtivo. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de estudar a modificação do ligante asfáltico 50/70 com a adição do óleo vegetal residual, nos teores de 1%, 2% e 3%. Nesta pesquisa foram realizados o procedimento de envelhecimento RTFOT, os ensaios físicos convencionais de penetração e ponto de amolecimento, ensaios reológicos de viscosidade rotacional, grau de desempenho (PG), fluência e recuperação sob tensões múltiplas (MSCR) e varredura linear de amplitude (LAS). Os resultados indicaram aumento da vida de fadiga, a resistência às deformações permanentes e retardaram o processo de envelhecimento, com um destaque positivo para o teor de 2% que apresentou os melhores rendimentos do ponto de vista reológico. Dessa maneira a utilização desse resíduo é uma alternativa viável do ponto de vista reológico, podendo ser também favorável em relação ao meio ambiente por evitar um descarte inapropriado do material e por questões energéticas por reduzir as temperaturas de usinagem e compactação.Residual vegetable oil is obtained on a large scale as a by-product of the food industry, but the excess that is improperly disposed of harms the environment, and there is interest in finding alternative ways to dispose of it. Given the potential that Brazil has for the production of residual vegetable oil, and the satisfactory results of incorporating this product in the asphalt mixture, as they have antioxidant properties, and aspiring to reduce the disposal of waste oil in the environment. This research proposes a study on the rheological properties of asphalt binders modified with the addition of residual vegetable oil in order to provide: would improve the rheological behavior of asphalt mixtures so that they are more resistant to aging by exhibiting reduced permanent deformations, longer fatigue life and ensure sustainability by reinserting the oil that has already been used in the production cycle. Thus, this research aims to study the modification of the 50/70 asphalt binder with the addition of residual vegetable oil, in the contents of 1%, 2% and 3%. RTFOT aging procedure, conventional physical penetration and softening point tests, rheological tests of rotational viscosity, degree of performance (PG), creep and multiple stress recovery (MSCR) and linear amplitude scanning (LAS) were performed. ). The results indicated increased fatigue life, resistance to permanent deformation and retarded the aging process, with a positive highlight for the 2% content that presented the best rheological yields. Thus, the use of this residue is a viable alternative from a rheological point of view, and may be environmentally friendly as it avoids improper material disposal and due to energy issues as it reduces machining and compaction temperatures.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNUFCGLUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.LUCENA, A. E. F. L.http://lattes.cnpq.br/4428634327768673TORRES, Paulo Roberto Barreto.TORRES, P. R. B.SILVANI, Carina.SILVANI, C.LUZ, Priscila Maria Sousa Gonçalves.LUZ, P. M. S. 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