Relatório: “fazer História é uma prática”.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Maria José da.
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35417
Resumo: O' Estágio Supervisionado de Prática de Ensino do período 98.2, realizado na Escola Estadual de Iº e 2º graus Adem ar Veloso da Silveira. Constituiu-se num receptáculo de: sonhos, esperanças, alegrias, ideais, frustrações, ansiedades, medos e sobretudo realizações de uma prática pedagógica e experiências acumuladas ao longo do curso de licenciatura em História. Devido a amplitude das experiências, resolvemos fazer um recorte para trabalhar neste relatório. A escolha recaiu sobre uma questão muito discutida na atualidade que é a Ideia de Currículo. Portanto essa ideia serviu de orientação para o presente relatório. No primeiro capítulo discutimos as propostas de mudanças curriculares no Brasil, tomando como referência a nossa condição de educadores em história. No segundo capítulo procuramos fazer uma análise da ação docente frente a algum as questões: com o ele percebe a presença da disciplina na experiência escolar? Qual o compromisso do currículo com a construção de relações sociais na escola e a partir da escola? Tendo com o referência a discussão geral sobre currículo feita no capítulo anterior e a atuação dos docentes, a partir da experiência de alunos concluintes de uma Licenciatura. Enquanto que no terceiro capítulo farem os um relato das experiências no Estágio Supervisionado, realizado na Escola Estadual de I o e 2o graus Adem ar Veloso da Silveira. Ressaltando os problemas e as dificuldades. Porém superados através do trabalho em conjunto com os alunos da Prática de Ensino, com o apoio do professor Alarcon Agra e principalmente com a orientadora, professora Socorro Rangel, que possibilitou através de opiniões e sugestões o aprimoramento das aulas e a superação dos medos.
id UFCG_65eb5aa4b83c18092968408691fbd983
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35417
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Relatório: “fazer História é uma prática”.Report: “doing History is a practice”.Relatório de estágio - HistóriaEnsino de HistóriaPrática de ensino de HistóriaDisciplina Prática de Ensino de História - UFCGFormação docente - HistóriaEscola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PBColégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PBInternship report - HistoryTeaching HistoryHistory teaching practicePractical History Teaching Subject - UFCGTeacher training - HistoryAdemar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PBBodocongó State College - Campina Grande - PBHistóriaEducaçãoO' Estágio Supervisionado de Prática de Ensino do período 98.2, realizado na Escola Estadual de Iº e 2º graus Adem ar Veloso da Silveira. Constituiu-se num receptáculo de: sonhos, esperanças, alegrias, ideais, frustrações, ansiedades, medos e sobretudo realizações de uma prática pedagógica e experiências acumuladas ao longo do curso de licenciatura em História. Devido a amplitude das experiências, resolvemos fazer um recorte para trabalhar neste relatório. A escolha recaiu sobre uma questão muito discutida na atualidade que é a Ideia de Currículo. Portanto essa ideia serviu de orientação para o presente relatório. No primeiro capítulo discutimos as propostas de mudanças curriculares no Brasil, tomando como referência a nossa condição de educadores em história. No segundo capítulo procuramos fazer uma análise da ação docente frente a algum as questões: com o ele percebe a presença da disciplina na experiência escolar? Qual o compromisso do currículo com a construção de relações sociais na escola e a partir da escola? Tendo com o referência a discussão geral sobre currículo feita no capítulo anterior e a atuação dos docentes, a partir da experiência de alunos concluintes de uma Licenciatura. Enquanto que no terceiro capítulo farem os um relato das experiências no Estágio Supervisionado, realizado na Escola Estadual de I o e 2o graus Adem ar Veloso da Silveira. Ressaltando os problemas e as dificuldades. Porém superados através do trabalho em conjunto com os alunos da Prática de Ensino, com o apoio do professor Alarcon Agra e principalmente com a orientadora, professora Socorro Rangel, que possibilitou através de opiniões e sugestões o aprimoramento das aulas e a superação dos medos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGRANGEL, Maria do Socorro.RANGEL, M. S.SILVA, Maria José da.19982024-04-10T19:20:01Z2024-04-102024-04-10T19:20:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35417SILVA, Maria José da. Relatório: “fazer História é uma prática”. 1998. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1998. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35417porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-04-10T19:20:26Zoai:localhost:riufcg/35417Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-04-10T19:20:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relatório: “fazer História é uma prática”.
Report: “doing History is a practice”.
title Relatório: “fazer História é uma prática”.
spellingShingle Relatório: “fazer História é uma prática”.
SILVA, Maria José da.
Relatório de estágio - História
Ensino de História
Prática de ensino de História
Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG
Formação docente - História
Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB
Colégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PB
Internship report - History
Teaching History
History teaching practice
Practical History Teaching Subject - UFCG
Teacher training - History
Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB
Bodocongó State College - Campina Grande - PB
História
Educação
title_short Relatório: “fazer História é uma prática”.
title_full Relatório: “fazer História é uma prática”.
title_fullStr Relatório: “fazer História é uma prática”.
title_full_unstemmed Relatório: “fazer História é uma prática”.
title_sort Relatório: “fazer História é uma prática”.
author SILVA, Maria José da.
author_facet SILVA, Maria José da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RANGEL, Maria do Socorro.
RANGEL, M. S.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Maria José da.
dc.subject.por.fl_str_mv Relatório de estágio - História
Ensino de História
Prática de ensino de História
Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG
Formação docente - História
Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB
Colégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PB
Internship report - History
Teaching History
History teaching practice
Practical History Teaching Subject - UFCG
Teacher training - History
Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB
Bodocongó State College - Campina Grande - PB
História
Educação
topic Relatório de estágio - História
Ensino de História
Prática de ensino de História
Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG
Formação docente - História
Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB
Colégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PB
Internship report - History
Teaching History
History teaching practice
Practical History Teaching Subject - UFCG
Teacher training - History
Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB
Bodocongó State College - Campina Grande - PB
História
Educação
description O' Estágio Supervisionado de Prática de Ensino do período 98.2, realizado na Escola Estadual de Iº e 2º graus Adem ar Veloso da Silveira. Constituiu-se num receptáculo de: sonhos, esperanças, alegrias, ideais, frustrações, ansiedades, medos e sobretudo realizações de uma prática pedagógica e experiências acumuladas ao longo do curso de licenciatura em História. Devido a amplitude das experiências, resolvemos fazer um recorte para trabalhar neste relatório. A escolha recaiu sobre uma questão muito discutida na atualidade que é a Ideia de Currículo. Portanto essa ideia serviu de orientação para o presente relatório. No primeiro capítulo discutimos as propostas de mudanças curriculares no Brasil, tomando como referência a nossa condição de educadores em história. No segundo capítulo procuramos fazer uma análise da ação docente frente a algum as questões: com o ele percebe a presença da disciplina na experiência escolar? Qual o compromisso do currículo com a construção de relações sociais na escola e a partir da escola? Tendo com o referência a discussão geral sobre currículo feita no capítulo anterior e a atuação dos docentes, a partir da experiência de alunos concluintes de uma Licenciatura. Enquanto que no terceiro capítulo farem os um relato das experiências no Estágio Supervisionado, realizado na Escola Estadual de I o e 2o graus Adem ar Veloso da Silveira. Ressaltando os problemas e as dificuldades. Porém superados através do trabalho em conjunto com os alunos da Prática de Ensino, com o apoio do professor Alarcon Agra e principalmente com a orientadora, professora Socorro Rangel, que possibilitou através de opiniões e sugestões o aprimoramento das aulas e a superação dos medos.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
2024-04-10T19:20:01Z
2024-04-10
2024-04-10T19:20:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35417
SILVA, Maria José da. Relatório: “fazer História é uma prática”. 1998. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1998. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35417
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35417
identifier_str_mv SILVA, Maria José da. Relatório: “fazer História é uma prática”. 1998. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1998. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744619771002880