O uso da tecnologia como auxílio na educação de jovens e adultos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6391 |
Resumo: | O referido trabalho tem como temática “O uso da tecnologia como auxílio na educação de jovens e adultos”, o qual discorre sobre a importância e os benefícios que a tecnologia pode proporcionar para as aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem. No que diz respeito à EJA, pode-se dizer que existe uma diversificação com relação ao perfil dos educandos que estão inseridos nesta modalidade de ensino, que são oriundos de diferentes contextos e apresentam particularidades distintas. Em que grande parte deste público que frequenta a EJA trás consigo seus próprios saberes devido a sua faixa de idade os quais são na maioria das vezes, compostas por pessoas de idade adulta que não tiveram condições de estudar na infância ou por não ter tido interesse anteriormente mas vêem ou sentem neste momento a necessidade de estudar. Esses conhecimentos que foram adquiridos durante a sua trajetória de vida, precisam ser considerados pelo educador que necessita definir e consequentemente usar os procedimentos e técnicas de ensino necessários para que estes alunos possam alcançar da melhor forma possível o resultado esperado referente a formação educacional, fazendo com que haja a aprendizagem e reaprendizagem dos saberes existentes e dos que ainda serão apreendidos. Dessa forma, o aporte teórico deste trabalho baseia-se no pensamento de autores que faz jus a temática e que deram suporte à pesquisa desenvolvida que são: Almeida, Demo, Lorenzato , Moran, Moran, Sancho. Deste modo, o objetivo do trabalho é verificar se as ferramentas tecnológicas são utilizadas na educação de jovens e adultos apresentando suas devidas potencialidades com relação ao ensino aprendizagem dos alunos que dela fazem parte. O tipo de pesquisa desenvolvida foi de caráter descritiva com abordagem quali- quantitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados um questionário destinado aos sujeitos da pesquisa, educadores atuantes em uma escola municipal da cidade de Santa Helena-PB. Pode-se destacar como resultado positivo com base na pesquisa quanto a utilização da tecnologia nas salas de aulas pelos educadores e sendo muito bem aceita pelos mesmos como instrumento facilitador e motivador da aprendizagem. |
id |
UFCG_65f778d1ccaea533043ab6591197ead1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6391 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O uso da tecnologia como auxílio na educação de jovens e adultos.The use of technology as an aid in youth and adult education.Educação de jovens e adultosRecursos tecnológicosTecnologia da informação e comunicaçãoYouth and Adult EducationTechnological ResourcesInformation and communication technologyEducação.O referido trabalho tem como temática “O uso da tecnologia como auxílio na educação de jovens e adultos”, o qual discorre sobre a importância e os benefícios que a tecnologia pode proporcionar para as aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem. No que diz respeito à EJA, pode-se dizer que existe uma diversificação com relação ao perfil dos educandos que estão inseridos nesta modalidade de ensino, que são oriundos de diferentes contextos e apresentam particularidades distintas. Em que grande parte deste público que frequenta a EJA trás consigo seus próprios saberes devido a sua faixa de idade os quais são na maioria das vezes, compostas por pessoas de idade adulta que não tiveram condições de estudar na infância ou por não ter tido interesse anteriormente mas vêem ou sentem neste momento a necessidade de estudar. Esses conhecimentos que foram adquiridos durante a sua trajetória de vida, precisam ser considerados pelo educador que necessita definir e consequentemente usar os procedimentos e técnicas de ensino necessários para que estes alunos possam alcançar da melhor forma possível o resultado esperado referente a formação educacional, fazendo com que haja a aprendizagem e reaprendizagem dos saberes existentes e dos que ainda serão apreendidos. Dessa forma, o aporte teórico deste trabalho baseia-se no pensamento de autores que faz jus a temática e que deram suporte à pesquisa desenvolvida que são: Almeida, Demo, Lorenzato , Moran, Moran, Sancho. Deste modo, o objetivo do trabalho é verificar se as ferramentas tecnológicas são utilizadas na educação de jovens e adultos apresentando suas devidas potencialidades com relação ao ensino aprendizagem dos alunos que dela fazem parte. O tipo de pesquisa desenvolvida foi de caráter descritiva com abordagem quali- quantitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados um questionário destinado aos sujeitos da pesquisa, educadores atuantes em uma escola municipal da cidade de Santa Helena-PB. Pode-se destacar como resultado positivo com base na pesquisa quanto a utilização da tecnologia nas salas de aulas pelos educadores e sendo muito bem aceita pelos mesmos como instrumento facilitador e motivador da aprendizagem.This paper has as its theme "The use of technology as an aid in the education of youths and adults", it discusses about the importance and benefits that technology can provide through the classes of youth and adult education related to the process of teaching-learning. Concerning to youth and adult education (EJA), is perceptible that there is a diversification related to the profile of learners, with different contexts and particularities, in which the great part of the public attending the EJA already brings their own knowledge due to their age range, composed by people of adult age who have not been able to study in childhood or have had no previous interest but perceive or feel that they need to study, their knowledge was acquired through their life trajectory, thus, the educator needs to define and consequently use the procedures and teaching techniques necessary so that these students can achieve best results regarding to educational training, so that there are relearning and learning of existing knowledge and other that will still be learned. Thus, the theoretical contribution of this work is based on the thought of authors that gave support to the research developed, authors such as: Almeida, Demo, Lorenzato, Moran, Moran, Sancho. This paper aims to verify if the technological tools are used in the education of youth and adults presenting their potential regarding to the teaching learning of the students. The type of research developed was descriptive with a quali-quantitative approach, a questionnaire for the research subjetcs, educators that works at a public school in Santa Helena city, in the state of Paraíba, was used as instrument for data collect. It can be highlighted as a positive result in the research regarding the use of technology in classrooms by educators was well accepted by the them as a facilitator and motivator of learning.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Edilson Leite da.SILVA, Edilson Leite da.http://lattes.cnpq.br/1381000357023652CORRÊA , Adriana Moreira de Souza.CEZÁRIO , Danilo de Sousa.QUARESMA, Bilanny Duarte.2017-08-282019-08-30T15:04:54Z2019-08-302019-08-30T15:04:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6391QUARESMA, Bilanny Duarte. O uso da tecnologia como auxílio na educação de jovens e adultos. 2017. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T13:16:25Zoai:localhost:riufcg/6391Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T13:16:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da tecnologia como auxílio na educação de jovens e adultos. The use of technology as an aid in youth and adult education. |
title |
O uso da tecnologia como auxílio na educação de jovens e adultos. |
spellingShingle |
O uso da tecnologia como auxílio na educação de jovens e adultos. QUARESMA, Bilanny Duarte. Educação de jovens e adultos Recursos tecnológicos Tecnologia da informação e comunicação Youth and Adult Education Technological Resources Information and communication technology Educação. |
title_short |
O uso da tecnologia como auxílio na educação de jovens e adultos. |
title_full |
O uso da tecnologia como auxílio na educação de jovens e adultos. |
title_fullStr |
O uso da tecnologia como auxílio na educação de jovens e adultos. |
title_full_unstemmed |
O uso da tecnologia como auxílio na educação de jovens e adultos. |
title_sort |
O uso da tecnologia como auxílio na educação de jovens e adultos. |
author |
QUARESMA, Bilanny Duarte. |
author_facet |
QUARESMA, Bilanny Duarte. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Edilson Leite da. SILVA, Edilson Leite da. http://lattes.cnpq.br/1381000357023652 CORRÊA , Adriana Moreira de Souza. CEZÁRIO , Danilo de Sousa. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
QUARESMA, Bilanny Duarte. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Recursos tecnológicos Tecnologia da informação e comunicação Youth and Adult Education Technological Resources Information and communication technology Educação. |
topic |
Educação de jovens e adultos Recursos tecnológicos Tecnologia da informação e comunicação Youth and Adult Education Technological Resources Information and communication technology Educação. |
description |
O referido trabalho tem como temática “O uso da tecnologia como auxílio na educação de jovens e adultos”, o qual discorre sobre a importância e os benefícios que a tecnologia pode proporcionar para as aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem. No que diz respeito à EJA, pode-se dizer que existe uma diversificação com relação ao perfil dos educandos que estão inseridos nesta modalidade de ensino, que são oriundos de diferentes contextos e apresentam particularidades distintas. Em que grande parte deste público que frequenta a EJA trás consigo seus próprios saberes devido a sua faixa de idade os quais são na maioria das vezes, compostas por pessoas de idade adulta que não tiveram condições de estudar na infância ou por não ter tido interesse anteriormente mas vêem ou sentem neste momento a necessidade de estudar. Esses conhecimentos que foram adquiridos durante a sua trajetória de vida, precisam ser considerados pelo educador que necessita definir e consequentemente usar os procedimentos e técnicas de ensino necessários para que estes alunos possam alcançar da melhor forma possível o resultado esperado referente a formação educacional, fazendo com que haja a aprendizagem e reaprendizagem dos saberes existentes e dos que ainda serão apreendidos. Dessa forma, o aporte teórico deste trabalho baseia-se no pensamento de autores que faz jus a temática e que deram suporte à pesquisa desenvolvida que são: Almeida, Demo, Lorenzato , Moran, Moran, Sancho. Deste modo, o objetivo do trabalho é verificar se as ferramentas tecnológicas são utilizadas na educação de jovens e adultos apresentando suas devidas potencialidades com relação ao ensino aprendizagem dos alunos que dela fazem parte. O tipo de pesquisa desenvolvida foi de caráter descritiva com abordagem quali- quantitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados um questionário destinado aos sujeitos da pesquisa, educadores atuantes em uma escola municipal da cidade de Santa Helena-PB. Pode-se destacar como resultado positivo com base na pesquisa quanto a utilização da tecnologia nas salas de aulas pelos educadores e sendo muito bem aceita pelos mesmos como instrumento facilitador e motivador da aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-28 2019-08-30T15:04:54Z 2019-08-30 2019-08-30T15:04:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6391 QUARESMA, Bilanny Duarte. O uso da tecnologia como auxílio na educação de jovens e adultos. 2017. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6391 |
identifier_str_mv |
QUARESMA, Bilanny Duarte. O uso da tecnologia como auxílio na educação de jovens e adultos. 2017. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744390182141952 |