Gestão das Tecnologias na educação de jovens e adultos - EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jantsch, Daniela Cristine
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95923
Resumo: O presente trabalho objetivou inferir as contribuições da gestão das tecnologias de informação e comunicação na Educação de Jovens e Adultos - EJA, na Escola Estadual de Ensino Médio Barão de Ibicuí, como forma de conectar a comunidade escolar no atual mundo digital. De natureza qualitativa a pesquisa caracteriza-se, em função de seu objetivo, como exploratória (GIL, 2007). Como procedimento técnico adotou-se o estudo de caso. Conclui-se que o gestor escolar deve promover e fomentar momentos de atualização para os docentes, para que estes se integrem a novas possibilidades de aprendizagens que podem ser oferecidas ao alunado. Entretanto, também é tarefa do professor buscar a constante atualização, não se limitando apenas a aguardar a ocorrência de oportunidades de aperfeiçoamento oferecidas pela instituição escolar na qual atua.
id UFRGS-2_7d2585fcb5c60c9098164002ba5a66ef
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95923
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Jantsch, Daniela CristineDeus, Sandra de Fatima Batista de2014-06-03T02:03:43Z2012http://hdl.handle.net/10183/95923000912646O presente trabalho objetivou inferir as contribuições da gestão das tecnologias de informação e comunicação na Educação de Jovens e Adultos - EJA, na Escola Estadual de Ensino Médio Barão de Ibicuí, como forma de conectar a comunidade escolar no atual mundo digital. De natureza qualitativa a pesquisa caracteriza-se, em função de seu objetivo, como exploratória (GIL, 2007). Como procedimento técnico adotou-se o estudo de caso. Conclui-se que o gestor escolar deve promover e fomentar momentos de atualização para os docentes, para que estes se integrem a novas possibilidades de aprendizagens que podem ser oferecidas ao alunado. Entretanto, também é tarefa do professor buscar a constante atualização, não se limitando apenas a aguardar a ocorrência de oportunidades de aperfeiçoamento oferecidas pela instituição escolar na qual atua.This study aimed to infer the contributions of the management of information and communication technologies in Youth and Adult Education - Adult Education, Public in High School Baron Ibicuí as a way to connect the school community in today's digital world. Qualitative research is characterized, according of its objective, as an exploratory (GIL, 2007). As a technical procedure adopted to literature search. We conclude that the school manager should promote and foster moments to update teachers, so that these if integrate new learning opportunities that can be offered to students. However, it is also task of teacher seek constantly updated, not limited only to wait for occurrence of improvement opportunities offered by the educational institution in which it operates.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação de jovens e adultosManagementInformation technology and communicationSchoolGestão das Tecnologias na educação de jovens e adultos - EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912646.pdf000912646.pdfTexto completoapplication/pdf370800http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95923/1/000912646.pdf66e0d5a23dd768f28757bc6917c184bfMD51TEXT000912646.pdf.txt000912646.pdf.txtExtracted Texttext/plain74962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95923/2/000912646.pdf.txtd6cfa1e16e8a0b41cfebebf9cc48ff58MD52THUMBNAIL000912646.pdf.jpg000912646.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95923/3/000912646.pdf.jpg73922b2706dba8fc2b8244134bc42763MD5310183/959232018-10-25 09:01:51.042oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95923Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:01:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão das Tecnologias na educação de jovens e adultos - EJA
title Gestão das Tecnologias na educação de jovens e adultos - EJA
spellingShingle Gestão das Tecnologias na educação de jovens e adultos - EJA
Jantsch, Daniela Cristine
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação de jovens e adultos
Management
Information technology and communication
School
title_short Gestão das Tecnologias na educação de jovens e adultos - EJA
title_full Gestão das Tecnologias na educação de jovens e adultos - EJA
title_fullStr Gestão das Tecnologias na educação de jovens e adultos - EJA
title_full_unstemmed Gestão das Tecnologias na educação de jovens e adultos - EJA
title_sort Gestão das Tecnologias na educação de jovens e adultos - EJA
author Jantsch, Daniela Cristine
author_facet Jantsch, Daniela Cristine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jantsch, Daniela Cristine
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Deus, Sandra de Fatima Batista de
contributor_str_mv Deus, Sandra de Fatima Batista de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação de jovens e adultos
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação de jovens e adultos
Management
Information technology and communication
School
dc.subject.eng.fl_str_mv Management
Information technology and communication
School
description O presente trabalho objetivou inferir as contribuições da gestão das tecnologias de informação e comunicação na Educação de Jovens e Adultos - EJA, na Escola Estadual de Ensino Médio Barão de Ibicuí, como forma de conectar a comunidade escolar no atual mundo digital. De natureza qualitativa a pesquisa caracteriza-se, em função de seu objetivo, como exploratória (GIL, 2007). Como procedimento técnico adotou-se o estudo de caso. Conclui-se que o gestor escolar deve promover e fomentar momentos de atualização para os docentes, para que estes se integrem a novas possibilidades de aprendizagens que podem ser oferecidas ao alunado. Entretanto, também é tarefa do professor buscar a constante atualização, não se limitando apenas a aguardar a ocorrência de oportunidades de aperfeiçoamento oferecidas pela instituição escolar na qual atua.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-03T02:03:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95923
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000912646
url http://hdl.handle.net/10183/95923
identifier_str_mv 000912646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95923/1/000912646.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95923/2/000912646.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95923/3/000912646.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 66e0d5a23dd768f28757bc6917c184bf
d6cfa1e16e8a0b41cfebebf9cc48ff58
73922b2706dba8fc2b8244134bc42763
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224465791582208