O uso do livro didático pelo aluno em sala de aula.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13108 |
Resumo: | livro didático tem causado polemicas em virtude de sua utilização como guia escolar. O presente trabalho sobre o livro e resultado de uma pesquisa realizada com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como objetivo analisar a visão dos alunos sobre a utilização do livro didático em sala de aula. O procedimento metodológico teve como base a pesquisa de campo, numa perspectiva qualitativa. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados o questionário, com questões objetivas e subjetivas. Os dados foram analisados com base nos estudos de ROMANATTO (2004) RITTER (2006) BITTENCOURT (1998). Os resultados mostram que o livro didático esta presente em sala de aula apenas como instrumento para resolução de atividades e não como suporte para leitura e interpretação de textos. Conclui-se que os textos dos livros didáticos são pouco trabalhados pelos alunos e que esse recurso didático tem sua utilização limitada a escrita dos exercícios escolares. |
id |
UFCG_66b3ef135de34bcb4fb4ccb7256552e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13108 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O uso do livro didático pelo aluno em sala de aula.The use of the textbook by the student in the classroom.Livro didáticoExercícios escolaresTextbookSchool exerciseslivro didático tem causado polemicas em virtude de sua utilização como guia escolar. O presente trabalho sobre o livro e resultado de uma pesquisa realizada com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como objetivo analisar a visão dos alunos sobre a utilização do livro didático em sala de aula. O procedimento metodológico teve como base a pesquisa de campo, numa perspectiva qualitativa. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados o questionário, com questões objetivas e subjetivas. Os dados foram analisados com base nos estudos de ROMANATTO (2004) RITTER (2006) BITTENCOURT (1998). Os resultados mostram que o livro didático esta presente em sala de aula apenas como instrumento para resolução de atividades e não como suporte para leitura e interpretação de textos. Conclui-se que os textos dos livros didáticos são pouco trabalhados pelos alunos e que esse recurso didático tem sua utilização limitada a escrita dos exercícios escolares.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Idelsuite de Sousa.LIMA, I. S.http://lattes.cnpq.br/5231433017552287DANTAS, Maria Auxiliadora Braga.20092020-07-02T09:42:01Z2020-07-022020-07-02T09:42:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13108DANTAS, Maria Auxiliadora Braga. O uso do livro didático pelo aluno em sala de aula. 2009. 34f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-05T18:42:13Zoai:localhost:riufcg/13108Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-05T18:42:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do livro didático pelo aluno em sala de aula. The use of the textbook by the student in the classroom. |
title |
O uso do livro didático pelo aluno em sala de aula. |
spellingShingle |
O uso do livro didático pelo aluno em sala de aula. DANTAS, Maria Auxiliadora Braga. Livro didático Exercícios escolares Textbook School exercises |
title_short |
O uso do livro didático pelo aluno em sala de aula. |
title_full |
O uso do livro didático pelo aluno em sala de aula. |
title_fullStr |
O uso do livro didático pelo aluno em sala de aula. |
title_full_unstemmed |
O uso do livro didático pelo aluno em sala de aula. |
title_sort |
O uso do livro didático pelo aluno em sala de aula. |
author |
DANTAS, Maria Auxiliadora Braga. |
author_facet |
DANTAS, Maria Auxiliadora Braga. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Idelsuite de Sousa. LIMA, I. S. http://lattes.cnpq.br/5231433017552287 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DANTAS, Maria Auxiliadora Braga. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Exercícios escolares Textbook School exercises |
topic |
Livro didático Exercícios escolares Textbook School exercises |
description |
livro didático tem causado polemicas em virtude de sua utilização como guia escolar. O presente trabalho sobre o livro e resultado de uma pesquisa realizada com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como objetivo analisar a visão dos alunos sobre a utilização do livro didático em sala de aula. O procedimento metodológico teve como base a pesquisa de campo, numa perspectiva qualitativa. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados o questionário, com questões objetivas e subjetivas. Os dados foram analisados com base nos estudos de ROMANATTO (2004) RITTER (2006) BITTENCOURT (1998). Os resultados mostram que o livro didático esta presente em sala de aula apenas como instrumento para resolução de atividades e não como suporte para leitura e interpretação de textos. Conclui-se que os textos dos livros didáticos são pouco trabalhados pelos alunos e que esse recurso didático tem sua utilização limitada a escrita dos exercícios escolares. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2020-07-02T09:42:01Z 2020-07-02 2020-07-02T09:42:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13108 DANTAS, Maria Auxiliadora Braga. O uso do livro didático pelo aluno em sala de aula. 2009. 34f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13108 |
identifier_str_mv |
DANTAS, Maria Auxiliadora Braga. O uso do livro didático pelo aluno em sala de aula. 2009. 34f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744445816438784 |