Gestão pública e democratização do poder local: o caso do orçamento participativo em Campina Grande-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Laudicéia.
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4457
Resumo: A possibilidade de participação da sociedade civil na elaboração de políticas públicas e portanto de democratização do Poder Local, tornou-se efetiva com o processo de redemocratização do Pais e se materializou na Constituição de 1988, a qual criou mecanismos e espaços que permitem a participação nos três níveis de governo, através dos Conselhos de Administração Setorial e a nível municipal, ao estipular como preceito para a Lei Orgânica de todos os municípios a cooperação das associações representativas no planejamento municipal. Mas, o modelo de gestão pública que tem prevalecido no pais, via de regra, caracteriza-se em sua grande maioria, pelo uso fraudulento dos recursos públicos, enquanto a população participa apenas no momento de eleger seus representantes. Entretanto, tem surgido em alguns municípios brasileiros, experiências que incorporam a participação da sociedade civil na elaboração de politicas publicas, como e o caso do Orçamento Participativo. No município de Campina Grande tal experiência ainda não promoveu uma inversão de prioridades na forma de utilização dos recursos públicos, na medida em que, o atendimento das demandas apresentadas pela população, nos três anos de execução, foi de apenas 27 obras num total de 457 demandadas, representando apenas 5.9%, como também não se tem ainda a integração intra-governo, pois o governo como um todo ainda não incorporou na sua prática a proposta do Orçamento Participativo. Conclui-se então que, embora esse processo tenha como objetivo democratizar as ações do governo, não se tem como resultado único tal objetivo, ja que os mesmos irão depender da conjuntura da politica local, da capacidade de enfrentamento existente entre a coalizão de forças que ocupa o poder em cada momento histórico e as lideranças da sociedade civil envolvidas nesse processo.
id UFCG_6844d204552f5572ea1a273b053124a4
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4457
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Gestão pública e democratização do poder local: o caso do orçamento participativo em Campina Grande-PB.Public management and democratization of local power: the case of participatory budgeting in Campina Grande-PB.Gestão PúblicaDemocratização do PoderOrçamento Público - Campina Grande - ParaíbaOrçamento ParticipativoPublic AdministrationDemocratization of PowerPublic Budget - Campina Grande - ParaíbaParticipatory BudgetingA possibilidade de participação da sociedade civil na elaboração de políticas públicas e portanto de democratização do Poder Local, tornou-se efetiva com o processo de redemocratização do Pais e se materializou na Constituição de 1988, a qual criou mecanismos e espaços que permitem a participação nos três níveis de governo, através dos Conselhos de Administração Setorial e a nível municipal, ao estipular como preceito para a Lei Orgânica de todos os municípios a cooperação das associações representativas no planejamento municipal. Mas, o modelo de gestão pública que tem prevalecido no pais, via de regra, caracteriza-se em sua grande maioria, pelo uso fraudulento dos recursos públicos, enquanto a população participa apenas no momento de eleger seus representantes. Entretanto, tem surgido em alguns municípios brasileiros, experiências que incorporam a participação da sociedade civil na elaboração de politicas publicas, como e o caso do Orçamento Participativo. No município de Campina Grande tal experiência ainda não promoveu uma inversão de prioridades na forma de utilização dos recursos públicos, na medida em que, o atendimento das demandas apresentadas pela população, nos três anos de execução, foi de apenas 27 obras num total de 457 demandadas, representando apenas 5.9%, como também não se tem ainda a integração intra-governo, pois o governo como um todo ainda não incorporou na sua prática a proposta do Orçamento Participativo. Conclui-se então que, embora esse processo tenha como objetivo democratizar as ações do governo, não se tem como resultado único tal objetivo, ja que os mesmos irão depender da conjuntura da politica local, da capacidade de enfrentamento existente entre a coalizão de forças que ocupa o poder em cada momento histórico e as lideranças da sociedade civil envolvidas nesse processo.A participacao da sociedade civil organizada na gestao publica surge no periodo de redemocratizacao do Pais, atraves de iniciativas de algumas administracdes municipais que passaram a incorporar nas suas acoes a participacao das entidades representalivas, como e o caso de Lages (SC), Vila Velha e Boa Esperanca (ES). E a partir do exito dessas experiencias, que comecam a surgir expressoes como "gestao democratica" e "invers3o de prioridades" alem do fato das mesmas terem influenciado toda a mobilizacao/pressao, no momento da elaboracao da Constituicao, pela descentralizacao e pela inclusao nesla Lei, de mecanismos e instrumentos que tornassem possivel a participacao, especialmente a nivel local, independente das forcas politicas que ocupassem o Poder em cada momento historico. A Constituicao de 1988, denominada Constituicao Cidada, absorveu esses anseios da sociedade civil organizada e criou varios instrumentos e mecanismos que possibilitam tal participacao, como os Conselhos Setoriais e a prerrogativa que todo municipio deveria incluir na Lei Organica que elaborasse "a cooperacao das associacdes representalivas no planejamento municipal" (Art. 29, XII). Alem disso, a Constituicao instituiu o Ciclo do Planejamento Orcamentario, que compreende as seguintes Leis: o Piano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orcamentarias e a Lei Orcamentaria Anual. O objetivo de tais Leis e o de assegurar a realizacao do planejamento nos tres niveis de governo, e possibilitar uma maior fiscalizacao dos gastos publicos por parte do Poder Legislative. Para a sociedade.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA RURAL E REGIONALUFCGXAVIER, Jurandir Antonio.XAVIER, J. A.http://lattes.cnpq.br/5702850486885303TEIXEIRA, Elenaldo Celso.BARRETO FILHO, Francisco de Paula.ARAÚJO, Laudicéia.2000-022019-06-19T19:36:29Z2019-06-192019-06-19T19:36:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4457ARAÚJO, Laudicéia. Gestão pública e democratização do poder local: o caso do orçamento participativo em Campina Grande-PB. 2000. 182f. (Dissertação de Mestrado em Economia Rural e Regional), Programa de Pós-graduação em Economia Rural e Regional, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2000. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4457porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-04T22:18:16Zoai:localhost:riufcg/4457Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-04T22:18:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão pública e democratização do poder local: o caso do orçamento participativo em Campina Grande-PB.
Public management and democratization of local power: the case of participatory budgeting in Campina Grande-PB.
title Gestão pública e democratização do poder local: o caso do orçamento participativo em Campina Grande-PB.
spellingShingle Gestão pública e democratização do poder local: o caso do orçamento participativo em Campina Grande-PB.
ARAÚJO, Laudicéia.
Gestão Pública
Democratização do Poder
Orçamento Público - Campina Grande - Paraíba
Orçamento Participativo
Public Administration
Democratization of Power
Public Budget - Campina Grande - Paraíba
Participatory Budgeting
title_short Gestão pública e democratização do poder local: o caso do orçamento participativo em Campina Grande-PB.
title_full Gestão pública e democratização do poder local: o caso do orçamento participativo em Campina Grande-PB.
title_fullStr Gestão pública e democratização do poder local: o caso do orçamento participativo em Campina Grande-PB.
title_full_unstemmed Gestão pública e democratização do poder local: o caso do orçamento participativo em Campina Grande-PB.
title_sort Gestão pública e democratização do poder local: o caso do orçamento participativo em Campina Grande-PB.
author ARAÚJO, Laudicéia.
author_facet ARAÚJO, Laudicéia.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv XAVIER, Jurandir Antonio.
XAVIER, J. A.
http://lattes.cnpq.br/5702850486885303
TEIXEIRA, Elenaldo Celso.
BARRETO FILHO, Francisco de Paula.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Laudicéia.
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Pública
Democratização do Poder
Orçamento Público - Campina Grande - Paraíba
Orçamento Participativo
Public Administration
Democratization of Power
Public Budget - Campina Grande - Paraíba
Participatory Budgeting
topic Gestão Pública
Democratização do Poder
Orçamento Público - Campina Grande - Paraíba
Orçamento Participativo
Public Administration
Democratization of Power
Public Budget - Campina Grande - Paraíba
Participatory Budgeting
description A possibilidade de participação da sociedade civil na elaboração de políticas públicas e portanto de democratização do Poder Local, tornou-se efetiva com o processo de redemocratização do Pais e se materializou na Constituição de 1988, a qual criou mecanismos e espaços que permitem a participação nos três níveis de governo, através dos Conselhos de Administração Setorial e a nível municipal, ao estipular como preceito para a Lei Orgânica de todos os municípios a cooperação das associações representativas no planejamento municipal. Mas, o modelo de gestão pública que tem prevalecido no pais, via de regra, caracteriza-se em sua grande maioria, pelo uso fraudulento dos recursos públicos, enquanto a população participa apenas no momento de eleger seus representantes. Entretanto, tem surgido em alguns municípios brasileiros, experiências que incorporam a participação da sociedade civil na elaboração de politicas publicas, como e o caso do Orçamento Participativo. No município de Campina Grande tal experiência ainda não promoveu uma inversão de prioridades na forma de utilização dos recursos públicos, na medida em que, o atendimento das demandas apresentadas pela população, nos três anos de execução, foi de apenas 27 obras num total de 457 demandadas, representando apenas 5.9%, como também não se tem ainda a integração intra-governo, pois o governo como um todo ainda não incorporou na sua prática a proposta do Orçamento Participativo. Conclui-se então que, embora esse processo tenha como objetivo democratizar as ações do governo, não se tem como resultado único tal objetivo, ja que os mesmos irão depender da conjuntura da politica local, da capacidade de enfrentamento existente entre a coalizão de forças que ocupa o poder em cada momento histórico e as lideranças da sociedade civil envolvidas nesse processo.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-02
2019-06-19T19:36:29Z
2019-06-19
2019-06-19T19:36:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4457
ARAÚJO, Laudicéia. Gestão pública e democratização do poder local: o caso do orçamento participativo em Campina Grande-PB. 2000. 182f. (Dissertação de Mestrado em Economia Rural e Regional), Programa de Pós-graduação em Economia Rural e Regional, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2000. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4457
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4457
identifier_str_mv ARAÚJO, Laudicéia. Gestão pública e democratização do poder local: o caso do orçamento participativo em Campina Grande-PB. 2000. 182f. (Dissertação de Mestrado em Economia Rural e Regional), Programa de Pós-graduação em Economia Rural e Regional, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2000. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA RURAL E REGIONAL
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA RURAL E REGIONAL
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744377548898304