Planejamento e gestão orçamentária da Universidade Federal de Campina Grande /PB: proposição de um modelo participativo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARQUES, Márcia Danielle Rodrigues.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17199
Resumo: O presente estudo avaliou o atual modelo de planejamento e gestão orçamentária praticado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) à luz de um modelo participativo,contextualizando as teorias da administração pública, orçamento público, orçamento participativo (OP), o planejamento e gestão orçamentária em Instituições Federais de Ensino Superior, detectando pontos fortes e fracos do atual modelo de gestão orçamentária, critérios de alocação de recursos orçamentários e participação da comunidade universitária no planejamento de gestão orçamentária da instituição no ano de 2017. A justificativa do estudo é a necessidade de aprofundar a reflexão em torno da gestão orçamentária na UFCG à luz de um modelo participativo, fomentando mudanças da gestão e conscientização do novo papel dos gestores. Seus resultados poderão auxiliar e ampliar as práticas participativas da instituição, subsidiando os gestores a refletirem sobre o atual modelo de gestão praticado,diante dos desafios contemporâneos impostos pela conjuntura política, econômica e social às instituições públicas. Para o desenvolvimento da referida pesquisa, o plano metodológico foi pautado em: pesquisa bibliográfica, documental, descritiva, exploratória e estudo de caso. O local de estudo foi a Universidade Federal de Campina Grande e os onze Centros que compõem a instituição. Os sujeitos da pesquisa foram os gestores da instituição (reitor, vice-reitor, diretores e vice-diretores de Centro) e a comunidade universitária por intermédio dos representantes do Conselho Administrativo (CONSAD), Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários eletrônicos, enviados aos sujeitos da pesquisa pelo email. E o tratamento e a análise dos dados foram realizados por meio de uma análise qualitativa, tendo como base as respostas fornecidas pelos entrevistados, que foram confrontadas com plano desenvolvimento institucional da UFCG, estatuto da instituição e com os conceitos levantados na revisão bibliográfica e experiências de outras instituições.Como resultados da pesquisa, evidenciaram-se como os elementos mais apontados pelos entrevistados no tocante ao planejamento e gestão orçamentária da UFCG: falta de transparência, pouco diálogo com a comunidade universitária, falta de autonomia dos Centros e centralização. No entanto, os pesquisadores destacaram a possibilidade de mudança desse cenário, devido a alguns pontos elencados na carta programa da atual gestão. No tocante à possibilidade de implantação do OP, 77% dos respondentes acreditam ser possível sua implementação, pelos mais variados motivos: por ser adaptável à atual estrutura administrativa da instituição, para se ter maior clareza das necessidades dos Centros, para a concretização de uma gestão pública democratizante, possibilidade de atendimento nunca priorizado à demanda, para atendimento aos anseios institucionais. Destaca-se que quase a totalidade dos conselheiros gostaria que a UFCG implantasse o OP. Desse modo, nada mais atual para as entidades que administram recursos públicos do que o engajamento dos cidadãos para uma melhor efetivação da gestão. Essas instituições, em especial as IFES, precisam reconhecer as potencialidades que possuem, pois, em diversas áreas das ciências, há vários projetos desenvolvidos diuturnamente nessas instituições, podendo subsidiar os gestores na administração dessas organizações.
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A justificativa do estudo é a necessidade de aprofundar a reflexão em torno da gestão orçamentária na UFCG à luz de um modelo participativo, fomentando mudanças da gestão e conscientização do novo papel dos gestores. Seus resultados poderão auxiliar e ampliar as práticas participativas da instituição, subsidiando os gestores a refletirem sobre o atual modelo de gestão praticado,diante dos desafios contemporâneos impostos pela conjuntura política, econômica e social às instituições públicas. Para o desenvolvimento da referida pesquisa, o plano metodológico foi pautado em: pesquisa bibliográfica, documental, descritiva, exploratória e estudo de caso. O local de estudo foi a Universidade Federal de Campina Grande e os onze Centros que compõem a instituição. Os sujeitos da pesquisa foram os gestores da instituição (reitor, vice-reitor, diretores e vice-diretores de Centro) e a comunidade universitária por intermédio dos representantes do Conselho Administrativo (CONSAD), Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários eletrônicos, enviados aos sujeitos da pesquisa pelo email. E o tratamento e a análise dos dados foram realizados por meio de uma análise qualitativa, tendo como base as respostas fornecidas pelos entrevistados, que foram confrontadas com plano desenvolvimento institucional da UFCG, estatuto da instituição e com os conceitos levantados na revisão bibliográfica e experiências de outras instituições.Como resultados da pesquisa, evidenciaram-se como os elementos mais apontados pelos entrevistados no tocante ao planejamento e gestão orçamentária da UFCG: falta de transparência, pouco diálogo com a comunidade universitária, falta de autonomia dos Centros e centralização. No entanto, os pesquisadores destacaram a possibilidade de mudança desse cenário, devido a alguns pontos elencados na carta programa da atual gestão. No tocante à possibilidade de implantação do OP, 77% dos respondentes acreditam ser possível sua implementação, pelos mais variados motivos: por ser adaptável à atual estrutura administrativa da instituição, para se ter maior clareza das necessidades dos Centros, para a concretização de uma gestão pública democratizante, possibilidade de atendimento nunca priorizado à demanda, para atendimento aos anseios institucionais. Destaca-se que quase a totalidade dos conselheiros gostaria que a UFCG implantasse o OP. Desse modo, nada mais atual para as entidades que administram recursos públicos do que o engajamento dos cidadãos para uma melhor efetivação da gestão. Essas instituições, em especial as IFES, precisam reconhecer as potencialidades que possuem, pois, em diversas áreas das ciências, há vários projetos desenvolvidos diuturnamente nessas instituições, podendo subsidiar os gestores na administração dessas organizações.The present study evaluated the current model of budget planning and management practiced by the Federal University of Campina Grande (UFCG) based on a participatory model, contextualizing theories of public administration, public budget, participatory budgeting (PB), planning and budget management in Federal Institutions of Higher Education, detecting strengths and weaknesses of the current budget management model, budget allocation criteria and participation of the university community in the institution's budget management planning in 2017. The justification for the study is the need to deepen the reflection around the budget management in the UFCG based on a participatory model, fomenting the management changes and awareness of the new managers’ role. Its results may help and broaden the institution's participatory practices, helping managers to reflect on the current management model, given the contemporary challenges imposed by the political, economic and social conjuncture to public institutions. For the development of this research, the methodological plan was based on: bibliographic, documentary, descriptive, exploratory research and case study. The study place was the Federal University of Campina Grande and the eleven centers that make up the institution. The research subjects were the managers of the institution (Dean, Vice-Dean, Directors and Vice-Directors of the Center) and the university community through representatives of the Administrative Council (CONSAD), Teaching Council, Research and Extension Council (CEPE) and Superior Chamber of Administrative and Financial Management. The data collection was done through electronic questionnaires, sent to the subjects of the survey by e-mail. And the data treatment and analysis were performed through a qualitative analysis, based on the answers provided by the interviewees, who were confronted with the institutional development plan of the UFCG, institution statute and with the concepts raised in the bibliographic review and experiences of other institutions. As a result of the research, the elements most pointed out by the interviewees regarding UFCG's budget planning and management were: transparency and dialogue lack with the university community, autonomy lack of the Centers and centralization. However, the researchers highlighted the possibility of changing this scenario, due to some points listed in the current management program chart. Regarding the possibility of implementing the PB, 77% of the respondents believe that it is possible its implementation for a variety of reasons: because it is adaptable to the institution current administrative structure, to clarify the needs of the Centers, to achieve a democratizing public management, possibility of never prioritized service to the demand, to attend the institutional yearnings. It is observed that almost all counselor members would like the implementation of the PB in the UFCG. In this way, nothing more current for the entities that manage public resources than the engagement of the citizens for a better management implementation. These institutions, especially the IFES, need to recognize the potentialities they have, since in several areas of science, there are several projects developed daily in these institutions, and can subsidize managers in the administration of these organizations.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSPROFIAPUFCGSILVA, Luiz Antonio Coêlho da.SILVA, L. A. C.http://lattes.cnpq.br/2781635627109670BASSO, Ana Paula.BASSO, A. P.MOURA, Assis Souza de.MOURA, A. S.MARQUES, Márcia Danielle Rodrigues.20182021-02-16T19:07:13Z2021-02-162021-02-16T19:07:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17199MARQUES, Márcia Danielle Rodrigues. Planejamento e gestão orçamentária da Universidade Federal de Campina Grande /PB: proposição de um modelo participativo. 2018.126fl. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. - Sousa/PB - Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-02-16T19:55:28Zoai:localhost:riufcg/17199Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-02-16T19:55:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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