Remuneração variável: política de desmantelamento da carreira do magistério público da educação básica da rede estadual de ensino da Paraíba (2011-2018).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Marcos Antônio Félix da.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26065
Resumo: Vinculada à Linha 1: História, Política e Gestão Educacionais, do Mestrado Acadêmico em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG), a pesquisa tem como objeto a política de remuneração variável do magistério público da educação básica, da rede estadual da Paraíba. Orienta-se pelo objetivo geral de analisar a política de remuneração variável implementada, pelo governo estadual da Paraíba, no período 2011-2018. A pesquisa está baseada no materialismo histórico dialético, tendo como categorias teórico-metodológicas: a totalidade, a historicidade e a contradição. As categorias conceituais utilizadas são: gerencialismo (SAVIANI, 2013; FREITAS, 2012; FAGANELLO, 2017); política de remuneração variável (MOURA, 2015; CASSETTARI, 2008 e 2012; DAMASCENO, 2010; BROOKE, 2008 e 2011; PONTUAL, 2008), e carreira docente (MACHADO, 2018; MONLEVADE 2000 e 2001; MELO; GINDIN, 2011), entre outros autores. Como procedimentos metodológicos, adota a revisão de literatura, a análise documental e a análise interpretativa. Contextualiza a implantação dessa política remuneratória na educação brasileira, a partir da segunda metade da década de 1990, fundamentada na lógica gerencial e seguindo orientações dos Organismos Internacionais. Analisa a política de remuneração variável na educação paraibana, nos dois governos de Ricardo Coutinho (2011-2014 e 2015- 2018), destacando o Prêmio Mestres da Educação. A pesquisa evidenciou que esse Prêmio, incentiva o trabalho docente individualizado, é meritocrático, estimula a competição e a produtividade. No tocante à carreira, atinge direitos arduamente conquistados, quebrando a isonomia salarial, concorrendo para a desestruturação da carreira e, no limite, para a fragilização da organização política da categoria.
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As categorias conceituais utilizadas são: gerencialismo (SAVIANI, 2013; FREITAS, 2012; FAGANELLO, 2017); política de remuneração variável (MOURA, 2015; CASSETTARI, 2008 e 2012; DAMASCENO, 2010; BROOKE, 2008 e 2011; PONTUAL, 2008), e carreira docente (MACHADO, 2018; MONLEVADE 2000 e 2001; MELO; GINDIN, 2011), entre outros autores. Como procedimentos metodológicos, adota a revisão de literatura, a análise documental e a análise interpretativa. Contextualiza a implantação dessa política remuneratória na educação brasileira, a partir da segunda metade da década de 1990, fundamentada na lógica gerencial e seguindo orientações dos Organismos Internacionais. Analisa a política de remuneração variável na educação paraibana, nos dois governos de Ricardo Coutinho (2011-2014 e 2015- 2018), destacando o Prêmio Mestres da Educação. A pesquisa evidenciou que esse Prêmio, incentiva o trabalho docente individualizado, é meritocrático, estimula a competição e a produtividade. No tocante à carreira, atinge direitos arduamente conquistados, quebrando a isonomia salarial, concorrendo para a desestruturação da carreira e, no limite, para a fragilização da organização política da categoria.Linked to the line 1: History, Policy and Educational Management, of the Academic Master in Education of the Post Graduation Program in Education at the Federal University of Campina Grande (PPGEd/UFCG), the research has as its object the variable remuneration policy of the public teaching of basic education, of the state education system of Paraíba. Is oriented by the general objective of analyzing the variable remuneration policy implemented, by the state government of Paraíba, in the period 2011-2018. The research is based on dialectical historical materialism, having as theoretical-methodological categories: the totality, the historicity and the contradiction. The conceptual categories used are: managerialism (SAVIANI, 2013; FREITAS, 2012; FAGANELLO, 2017); variable remuneration policy (MOURA, 2015; CASSETTARI, 2008 e 2012; DAMASCENO, 2010; BROOKE, 2008 e 2011; PONTUAL, 2008), and the teaching career (MACHADO, 2018; MONLEVADE 2000 e 2001; MELO; GINDIN, 2011), among other authors. As methodological procedures, it adopts literature review, document analysis and interpretive analysis. It contextualizes the implementation of this remuneration policy in Brazilian education, from the second half of the 1990s onwards, based on the logical management and following the guidelines of the International Organizations. It analyzes the variable remuneration policy in Paraíba education, in the two governments of Ricardo Coutinho (2011-2014 and 2015-2018), highlighting the Masters of Education Award. The research showed that this Award encourages individualized teaching work, it is meritocratic and stimulates competition and productivity. With regard to career, it goes against hardly earned rights, contributing to the disruption of the career and, ultimately, to the weakening of the category's political organization.Submitted by Maria Medeiros (maria.dilva1@ufcg.edu.br) on 2022-06-30T14:30:40Z No. of bitstreams: 1 MARCOS ANTÔNIO FÉLIX DA SILVA – DISSERTAÇÃO (PPGEd) 2021.pdf: 3222062 bytes, checksum: 9a1415300c84b86bc99443e74106a512 (MD5)Made available in DSpace on 2022-06-30T14:30:40Z (GMT). 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A. F. da. Remuneração variável: política de desmantelamento da carreira do magistério público da educação básica da rede estadual de ensino da Paraíba (2011-2018). 2021. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. 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Educational management
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Premio maestría en educación
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