Relato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA SEGUNDO, João Batista Pereira de.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27691
Resumo: O presente trabalho tem como proposta fazer o relato de um graduando em História em uma das sua experiências de prática de ensino durante um curso ministrado pelo Programa de Educação Tutorial de História, da Universidade Federal de Campina Grande no ano de 2019 na Escola de Ensino Fundamental Manoel Joaquim de Araújo, estabelecida na comunidade quilombola do Grilo, localizada na região de Riachão do Bacamarte, no Agreste da Paraíba. Esse trabalho visa analisar, através da prática, o processo de pesquisa e execução de aula, propondo discutir sobre as novas fontes historiográficas como ferramentas pedagógicas, em específico as histórias em quadrinhos (comic books para os estadunidenses ou gibis para os brasileiros), evidenciando que são produtos de um contexto social e podem dialogar com a nossa realidade como, por exemplo, a questão da representatividade negra nos quadrinhos, que foi o tema da aula ministrada. Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e a abordagem qualitativa para compreender todo o processo de pesquisa, ação e discussão da aula sobre representatividade negra nos quadrinhos (1940-1960), no qual foi usado os autores como Paulo Freire (2015), Waldomiro Vergueiro (2004) e Túlio Vilela (2004) para dialogar os melhores métodos de para trabalhar desde os conceitos de ensinar associando com a realidade do aluno até a discussão de como as histórias em quadrinhos podem auxiliar o ensino de História num contexto de luta contra o racismo.
id UFCG_69adbe6117e121228b2f1aaa97a5301d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27691
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Relato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB.Report of pedagogical practices during the PET-History/UFCG course in the Quilombola do Grilo Community - PB.Práticas pedagógicasPrograma de Educação Tutorial - História - UFCGComunidade Quilombola do Grilo - PBEnsino de HistóriaHistórias em quadrinhosQuilombo do Grilo - Riachão do Bacamarte - PBEducação libertadoraPedagogical practicesTutorial Education Program - History - UFCGQuilombola Community of Grilo - PBHistory teachingComicsLiberating educationHistóriaO presente trabalho tem como proposta fazer o relato de um graduando em História em uma das sua experiências de prática de ensino durante um curso ministrado pelo Programa de Educação Tutorial de História, da Universidade Federal de Campina Grande no ano de 2019 na Escola de Ensino Fundamental Manoel Joaquim de Araújo, estabelecida na comunidade quilombola do Grilo, localizada na região de Riachão do Bacamarte, no Agreste da Paraíba. Esse trabalho visa analisar, através da prática, o processo de pesquisa e execução de aula, propondo discutir sobre as novas fontes historiográficas como ferramentas pedagógicas, em específico as histórias em quadrinhos (comic books para os estadunidenses ou gibis para os brasileiros), evidenciando que são produtos de um contexto social e podem dialogar com a nossa realidade como, por exemplo, a questão da representatividade negra nos quadrinhos, que foi o tema da aula ministrada. Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e a abordagem qualitativa para compreender todo o processo de pesquisa, ação e discussão da aula sobre representatividade negra nos quadrinhos (1940-1960), no qual foi usado os autores como Paulo Freire (2015), Waldomiro Vergueiro (2004) e Túlio Vilela (2004) para dialogar os melhores métodos de para trabalhar desde os conceitos de ensinar associando com a realidade do aluno até a discussão de como as histórias em quadrinhos podem auxiliar o ensino de História num contexto de luta contra o racismo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGNASCIMENTO, Celso Gestermeier do.NASCIMENTO, C. G.http://lattes.cnpq.br/6642058880376458ARAÚJO, Manuela Aguiar Damião de.ARAÚJO, M. A. D.CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.CAVALCANTI. S. L. O.LIMA SEGUNDO, João Batista Pereira de.2022-092022-10-25T17:56:25Z2022-10-252022-10-25T17:56:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27691LIMA, João Batista Pereira de. Relato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB. 2022. 50f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27691porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-25T18:01:53Zoai:localhost:riufcg/27691Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-25T18:01:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB.
Report of pedagogical practices during the PET-History/UFCG course in the Quilombola do Grilo Community - PB.
title Relato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB.
spellingShingle Relato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB.
LIMA SEGUNDO, João Batista Pereira de.
Práticas pedagógicas
Programa de Educação Tutorial - História - UFCG
Comunidade Quilombola do Grilo - PB
Ensino de História
Histórias em quadrinhos
Quilombo do Grilo - Riachão do Bacamarte - PB
Educação libertadora
Pedagogical practices
Tutorial Education Program - History - UFCG
Quilombola Community of Grilo - PB
History teaching
Comics
Liberating education
História
title_short Relato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB.
title_full Relato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB.
title_fullStr Relato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB.
title_full_unstemmed Relato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB.
title_sort Relato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB.
author LIMA SEGUNDO, João Batista Pereira de.
author_facet LIMA SEGUNDO, João Batista Pereira de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv NASCIMENTO, Celso Gestermeier do.
NASCIMENTO, C. G.
http://lattes.cnpq.br/6642058880376458
ARAÚJO, Manuela Aguiar Damião de.
ARAÚJO, M. A. D.
CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
CAVALCANTI. S. L. O.
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA SEGUNDO, João Batista Pereira de.
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas
Programa de Educação Tutorial - História - UFCG
Comunidade Quilombola do Grilo - PB
Ensino de História
Histórias em quadrinhos
Quilombo do Grilo - Riachão do Bacamarte - PB
Educação libertadora
Pedagogical practices
Tutorial Education Program - History - UFCG
Quilombola Community of Grilo - PB
History teaching
Comics
Liberating education
História
topic Práticas pedagógicas
Programa de Educação Tutorial - História - UFCG
Comunidade Quilombola do Grilo - PB
Ensino de História
Histórias em quadrinhos
Quilombo do Grilo - Riachão do Bacamarte - PB
Educação libertadora
Pedagogical practices
Tutorial Education Program - History - UFCG
Quilombola Community of Grilo - PB
History teaching
Comics
Liberating education
História
description O presente trabalho tem como proposta fazer o relato de um graduando em História em uma das sua experiências de prática de ensino durante um curso ministrado pelo Programa de Educação Tutorial de História, da Universidade Federal de Campina Grande no ano de 2019 na Escola de Ensino Fundamental Manoel Joaquim de Araújo, estabelecida na comunidade quilombola do Grilo, localizada na região de Riachão do Bacamarte, no Agreste da Paraíba. Esse trabalho visa analisar, através da prática, o processo de pesquisa e execução de aula, propondo discutir sobre as novas fontes historiográficas como ferramentas pedagógicas, em específico as histórias em quadrinhos (comic books para os estadunidenses ou gibis para os brasileiros), evidenciando que são produtos de um contexto social e podem dialogar com a nossa realidade como, por exemplo, a questão da representatividade negra nos quadrinhos, que foi o tema da aula ministrada. Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e a abordagem qualitativa para compreender todo o processo de pesquisa, ação e discussão da aula sobre representatividade negra nos quadrinhos (1940-1960), no qual foi usado os autores como Paulo Freire (2015), Waldomiro Vergueiro (2004) e Túlio Vilela (2004) para dialogar os melhores métodos de para trabalhar desde os conceitos de ensinar associando com a realidade do aluno até a discussão de como as histórias em quadrinhos podem auxiliar o ensino de História num contexto de luta contra o racismo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09
2022-10-25T17:56:25Z
2022-10-25
2022-10-25T17:56:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27691
LIMA, João Batista Pereira de. Relato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB. 2022. 50f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27691
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27691
identifier_str_mv LIMA, João Batista Pereira de. Relato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB. 2022. 50f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744559229370368