Relato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27691 |
Resumo: | O presente trabalho tem como proposta fazer o relato de um graduando em História em uma das sua experiências de prática de ensino durante um curso ministrado pelo Programa de Educação Tutorial de História, da Universidade Federal de Campina Grande no ano de 2019 na Escola de Ensino Fundamental Manoel Joaquim de Araújo, estabelecida na comunidade quilombola do Grilo, localizada na região de Riachão do Bacamarte, no Agreste da Paraíba. Esse trabalho visa analisar, através da prática, o processo de pesquisa e execução de aula, propondo discutir sobre as novas fontes historiográficas como ferramentas pedagógicas, em específico as histórias em quadrinhos (comic books para os estadunidenses ou gibis para os brasileiros), evidenciando que são produtos de um contexto social e podem dialogar com a nossa realidade como, por exemplo, a questão da representatividade negra nos quadrinhos, que foi o tema da aula ministrada. Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e a abordagem qualitativa para compreender todo o processo de pesquisa, ação e discussão da aula sobre representatividade negra nos quadrinhos (1940-1960), no qual foi usado os autores como Paulo Freire (2015), Waldomiro Vergueiro (2004) e Túlio Vilela (2004) para dialogar os melhores métodos de para trabalhar desde os conceitos de ensinar associando com a realidade do aluno até a discussão de como as histórias em quadrinhos podem auxiliar o ensino de História num contexto de luta contra o racismo. |
id |
UFCG_69adbe6117e121228b2f1aaa97a5301d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/27691 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Relato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB.Report of pedagogical practices during the PET-History/UFCG course in the Quilombola do Grilo Community - PB.Práticas pedagógicasPrograma de Educação Tutorial - História - UFCGComunidade Quilombola do Grilo - PBEnsino de HistóriaHistórias em quadrinhosQuilombo do Grilo - Riachão do Bacamarte - PBEducação libertadoraPedagogical practicesTutorial Education Program - History - UFCGQuilombola Community of Grilo - PBHistory teachingComicsLiberating educationHistóriaO presente trabalho tem como proposta fazer o relato de um graduando em História em uma das sua experiências de prática de ensino durante um curso ministrado pelo Programa de Educação Tutorial de História, da Universidade Federal de Campina Grande no ano de 2019 na Escola de Ensino Fundamental Manoel Joaquim de Araújo, estabelecida na comunidade quilombola do Grilo, localizada na região de Riachão do Bacamarte, no Agreste da Paraíba. Esse trabalho visa analisar, através da prática, o processo de pesquisa e execução de aula, propondo discutir sobre as novas fontes historiográficas como ferramentas pedagógicas, em específico as histórias em quadrinhos (comic books para os estadunidenses ou gibis para os brasileiros), evidenciando que são produtos de um contexto social e podem dialogar com a nossa realidade como, por exemplo, a questão da representatividade negra nos quadrinhos, que foi o tema da aula ministrada. Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e a abordagem qualitativa para compreender todo o processo de pesquisa, ação e discussão da aula sobre representatividade negra nos quadrinhos (1940-1960), no qual foi usado os autores como Paulo Freire (2015), Waldomiro Vergueiro (2004) e Túlio Vilela (2004) para dialogar os melhores métodos de para trabalhar desde os conceitos de ensinar associando com a realidade do aluno até a discussão de como as histórias em quadrinhos podem auxiliar o ensino de História num contexto de luta contra o racismo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGNASCIMENTO, Celso Gestermeier do.NASCIMENTO, C. G.http://lattes.cnpq.br/6642058880376458ARAÚJO, Manuela Aguiar Damião de.ARAÚJO, M. A. D.CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.CAVALCANTI. S. L. O.LIMA SEGUNDO, João Batista Pereira de.2022-092022-10-25T17:56:25Z2022-10-252022-10-25T17:56:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27691LIMA, João Batista Pereira de. Relato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB. 2022. 50f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27691porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-25T18:01:53Zoai:localhost:riufcg/27691Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-25T18:01:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB. Report of pedagogical practices during the PET-History/UFCG course in the Quilombola do Grilo Community - PB. |
title |
Relato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB. |
spellingShingle |
Relato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB. LIMA SEGUNDO, João Batista Pereira de. Práticas pedagógicas Programa de Educação Tutorial - História - UFCG Comunidade Quilombola do Grilo - PB Ensino de História Histórias em quadrinhos Quilombo do Grilo - Riachão do Bacamarte - PB Educação libertadora Pedagogical practices Tutorial Education Program - History - UFCG Quilombola Community of Grilo - PB History teaching Comics Liberating education História |
title_short |
Relato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB. |
title_full |
Relato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB. |
title_fullStr |
Relato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB. |
title_full_unstemmed |
Relato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB. |
title_sort |
Relato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB. |
author |
LIMA SEGUNDO, João Batista Pereira de. |
author_facet |
LIMA SEGUNDO, João Batista Pereira de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Celso Gestermeier do. NASCIMENTO, C. G. http://lattes.cnpq.br/6642058880376458 ARAÚJO, Manuela Aguiar Damião de. ARAÚJO, M. A. D. CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira. CAVALCANTI. S. L. O. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA SEGUNDO, João Batista Pereira de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas Programa de Educação Tutorial - História - UFCG Comunidade Quilombola do Grilo - PB Ensino de História Histórias em quadrinhos Quilombo do Grilo - Riachão do Bacamarte - PB Educação libertadora Pedagogical practices Tutorial Education Program - History - UFCG Quilombola Community of Grilo - PB History teaching Comics Liberating education História |
topic |
Práticas pedagógicas Programa de Educação Tutorial - História - UFCG Comunidade Quilombola do Grilo - PB Ensino de História Histórias em quadrinhos Quilombo do Grilo - Riachão do Bacamarte - PB Educação libertadora Pedagogical practices Tutorial Education Program - History - UFCG Quilombola Community of Grilo - PB History teaching Comics Liberating education História |
description |
O presente trabalho tem como proposta fazer o relato de um graduando em História em uma das sua experiências de prática de ensino durante um curso ministrado pelo Programa de Educação Tutorial de História, da Universidade Federal de Campina Grande no ano de 2019 na Escola de Ensino Fundamental Manoel Joaquim de Araújo, estabelecida na comunidade quilombola do Grilo, localizada na região de Riachão do Bacamarte, no Agreste da Paraíba. Esse trabalho visa analisar, através da prática, o processo de pesquisa e execução de aula, propondo discutir sobre as novas fontes historiográficas como ferramentas pedagógicas, em específico as histórias em quadrinhos (comic books para os estadunidenses ou gibis para os brasileiros), evidenciando que são produtos de um contexto social e podem dialogar com a nossa realidade como, por exemplo, a questão da representatividade negra nos quadrinhos, que foi o tema da aula ministrada. Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e a abordagem qualitativa para compreender todo o processo de pesquisa, ação e discussão da aula sobre representatividade negra nos quadrinhos (1940-1960), no qual foi usado os autores como Paulo Freire (2015), Waldomiro Vergueiro (2004) e Túlio Vilela (2004) para dialogar os melhores métodos de para trabalhar desde os conceitos de ensinar associando com a realidade do aluno até a discussão de como as histórias em quadrinhos podem auxiliar o ensino de História num contexto de luta contra o racismo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09 2022-10-25T17:56:25Z 2022-10-25 2022-10-25T17:56:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27691 LIMA, João Batista Pereira de. Relato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB. 2022. 50f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27691 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27691 |
identifier_str_mv |
LIMA, João Batista Pereira de. Relato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB. 2022. 50f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27691 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744559229370368 |