Análise relacional dos estilos de aprendizagem dos alunos versus métodos de ensino dos professores no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15616 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo Investigar a relação entre os estilos e os métodos de ensino utilizados pelos docentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com os estilos de aprendizagem dos seus discentes. Tratou-se de uma pesquisa de natureza descritiva e exploratória, com análise quantitativa e qualitativa, constituída por uma amostra de 19 professores e 134 alunos do curso de Ciências Contábeis da UFCG. O instrumento para coleta de dados abrangeu um questionário aplicado com os docentes, que foi dividido em três partes (perfil, métodos de ensino e inventário de Kolb) e um questionário aplicado com os discentes, contendo duas partes, (perfil e inventário de Kolb). Os principais resultados foram: de acordo com a teoria de Kolb, o estilo de aprendizagem predominante entre os alunos nesse estudo foi o Assimilador (53%). Entre os professores do curso, percebeu-se um índice elevado de professores na faixa etária entre 33 e 40 anos, com titulação de mestrado (58%) e doutorado (16%) e tempo médio de experiência profissional de 6 a 10 anos. Entre os docentes o estilo de aprendizagem predominante é o Convergente. Constatou-se que os métodos de ensino mais utilizados pelos docentes desta pesquisa são aula expositiva, e resolução de exercícios, sendo estas as estratégias de ensino mais utilizadas pelos estilos tutor e expositor, estilos predominantes entre os docentes do curso. Porém percebe-se que, ainda que pequena, há uma incompatibilidade entre o modo de aprender dos alunos e o modo de ensinar dos professores. Acredita-se que os resultados apresentados possam contribuir com o avanço da pesquisa sobre o tema, e sobretudo, para um melhor conhecimento do estilo predominante dos alunos e professores do Curso de Ciências Contábeis. |
id |
UFCG_6ce0c5e5155ccaf4d26f8a1b59c4f4de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/15616 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Análise relacional dos estilos de aprendizagem dos alunos versus métodos de ensino dos professores no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande.Relational analysis of students 'learning styles versus teachers' teaching methods in the Accounting Sciences course at the Federal University of Campina Grande.Estilos e métodos de ensinoProcesso de ensino-aprendizagemTeoria de KolbDocência universitáriaAssimiladorConvergenteEstratégias de ensino-aprendizagemTeaching styles and methodsTeaching-learning processKolb's theoryUniversity teachingAssimilatorConvergentTeaching-learning strategiesContabilidadeO presente estudo teve como objetivo Investigar a relação entre os estilos e os métodos de ensino utilizados pelos docentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com os estilos de aprendizagem dos seus discentes. Tratou-se de uma pesquisa de natureza descritiva e exploratória, com análise quantitativa e qualitativa, constituída por uma amostra de 19 professores e 134 alunos do curso de Ciências Contábeis da UFCG. O instrumento para coleta de dados abrangeu um questionário aplicado com os docentes, que foi dividido em três partes (perfil, métodos de ensino e inventário de Kolb) e um questionário aplicado com os discentes, contendo duas partes, (perfil e inventário de Kolb). Os principais resultados foram: de acordo com a teoria de Kolb, o estilo de aprendizagem predominante entre os alunos nesse estudo foi o Assimilador (53%). Entre os professores do curso, percebeu-se um índice elevado de professores na faixa etária entre 33 e 40 anos, com titulação de mestrado (58%) e doutorado (16%) e tempo médio de experiência profissional de 6 a 10 anos. Entre os docentes o estilo de aprendizagem predominante é o Convergente. Constatou-se que os métodos de ensino mais utilizados pelos docentes desta pesquisa são aula expositiva, e resolução de exercícios, sendo estas as estratégias de ensino mais utilizadas pelos estilos tutor e expositor, estilos predominantes entre os docentes do curso. Porém percebe-se que, ainda que pequena, há uma incompatibilidade entre o modo de aprender dos alunos e o modo de ensinar dos professores. Acredita-se que os resultados apresentados possam contribuir com o avanço da pesquisa sobre o tema, e sobretudo, para um melhor conhecimento do estilo predominante dos alunos e professores do Curso de Ciências Contábeis.This study aimed to investigate the relationship between the styles and teaching methods used by the Accounting course teachers of the Federal University of Campina Grande (UFCG) with the learning styles of their students. This was a descriptive and exploratory research with quantitative and qualitative analysis, consisting of a sample of 19 teachers and 134 students of Accounting UFCG. The instrument for data collection included a questionnaire with teachers, which was divided into three parts (profile, teaching methods and inventory Kolb) and a questionnaire administered to the students, containing two parts, (profile and inventory Kolb) . The main results were: according to the theory of Kolb, the predominant learning style among the students in this study was Assimilating (53%). Among the teachers of the course, it was noticed a high rate of teachers aged between 33 and 40 years with Masters titration (58%) and doctorate (16%) and average length of professional experience 6-10 years. Among the teachers the predominant learning style is the Convergent. It was found that the teaching methods used by teachers of this research are lecture and problem solving, which are the teaching strategies used by the tutor more styles and exhibitor predominant styles among teachers of the course. But it is noticeable that, however small, there is a mismatch between the way students learn and how to teach the teachers. It is believed that the results may contribute to the advancement of research on the topic, and above all, to a better understanding of the prevailing style of the students and teachers of Accounting Course.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGMELO, Lúcia Silva Albuquerque de.MELO, L. S. A.http://lattes.cnpq.br/7135220151360318SIMÕES, Maervelym Pâmella de Andrade.2015-032020-09-24T23:45:36Z2020-09-242020-09-24T23:45:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15616SIMÕES, Maervelym Pâmella de Andrade. Análise relacional dos estilos de aprendizagem dos alunos versus métodos de ensino dos professores no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande. 2015. 98fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-10T18:19:08Zoai:localhost:riufcg/15616Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-10T18:19:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise relacional dos estilos de aprendizagem dos alunos versus métodos de ensino dos professores no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande. Relational analysis of students 'learning styles versus teachers' teaching methods in the Accounting Sciences course at the Federal University of Campina Grande. |
title |
Análise relacional dos estilos de aprendizagem dos alunos versus métodos de ensino dos professores no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande. |
spellingShingle |
Análise relacional dos estilos de aprendizagem dos alunos versus métodos de ensino dos professores no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande. SIMÕES, Maervelym Pâmella de Andrade. Estilos e métodos de ensino Processo de ensino-aprendizagem Teoria de Kolb Docência universitária Assimilador Convergente Estratégias de ensino-aprendizagem Teaching styles and methods Teaching-learning process Kolb's theory University teaching Assimilator Convergent Teaching-learning strategies Contabilidade |
title_short |
Análise relacional dos estilos de aprendizagem dos alunos versus métodos de ensino dos professores no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande. |
title_full |
Análise relacional dos estilos de aprendizagem dos alunos versus métodos de ensino dos professores no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande. |
title_fullStr |
Análise relacional dos estilos de aprendizagem dos alunos versus métodos de ensino dos professores no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande. |
title_full_unstemmed |
Análise relacional dos estilos de aprendizagem dos alunos versus métodos de ensino dos professores no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande. |
title_sort |
Análise relacional dos estilos de aprendizagem dos alunos versus métodos de ensino dos professores no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande. |
author |
SIMÕES, Maervelym Pâmella de Andrade. |
author_facet |
SIMÕES, Maervelym Pâmella de Andrade. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MELO, Lúcia Silva Albuquerque de. MELO, L. S. A. http://lattes.cnpq.br/7135220151360318 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SIMÕES, Maervelym Pâmella de Andrade. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estilos e métodos de ensino Processo de ensino-aprendizagem Teoria de Kolb Docência universitária Assimilador Convergente Estratégias de ensino-aprendizagem Teaching styles and methods Teaching-learning process Kolb's theory University teaching Assimilator Convergent Teaching-learning strategies Contabilidade |
topic |
Estilos e métodos de ensino Processo de ensino-aprendizagem Teoria de Kolb Docência universitária Assimilador Convergente Estratégias de ensino-aprendizagem Teaching styles and methods Teaching-learning process Kolb's theory University teaching Assimilator Convergent Teaching-learning strategies Contabilidade |
description |
O presente estudo teve como objetivo Investigar a relação entre os estilos e os métodos de ensino utilizados pelos docentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com os estilos de aprendizagem dos seus discentes. Tratou-se de uma pesquisa de natureza descritiva e exploratória, com análise quantitativa e qualitativa, constituída por uma amostra de 19 professores e 134 alunos do curso de Ciências Contábeis da UFCG. O instrumento para coleta de dados abrangeu um questionário aplicado com os docentes, que foi dividido em três partes (perfil, métodos de ensino e inventário de Kolb) e um questionário aplicado com os discentes, contendo duas partes, (perfil e inventário de Kolb). Os principais resultados foram: de acordo com a teoria de Kolb, o estilo de aprendizagem predominante entre os alunos nesse estudo foi o Assimilador (53%). Entre os professores do curso, percebeu-se um índice elevado de professores na faixa etária entre 33 e 40 anos, com titulação de mestrado (58%) e doutorado (16%) e tempo médio de experiência profissional de 6 a 10 anos. Entre os docentes o estilo de aprendizagem predominante é o Convergente. Constatou-se que os métodos de ensino mais utilizados pelos docentes desta pesquisa são aula expositiva, e resolução de exercícios, sendo estas as estratégias de ensino mais utilizadas pelos estilos tutor e expositor, estilos predominantes entre os docentes do curso. Porém percebe-se que, ainda que pequena, há uma incompatibilidade entre o modo de aprender dos alunos e o modo de ensinar dos professores. Acredita-se que os resultados apresentados possam contribuir com o avanço da pesquisa sobre o tema, e sobretudo, para um melhor conhecimento do estilo predominante dos alunos e professores do Curso de Ciências Contábeis. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03 2020-09-24T23:45:36Z 2020-09-24 2020-09-24T23:45:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15616 SIMÕES, Maervelym Pâmella de Andrade. Análise relacional dos estilos de aprendizagem dos alunos versus métodos de ensino dos professores no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande. 2015. 98fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15616 |
identifier_str_mv |
SIMÕES, Maervelym Pâmella de Andrade. Análise relacional dos estilos de aprendizagem dos alunos versus métodos de ensino dos professores no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande. 2015. 98fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2015. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744465718411264 |