África, História e cultura no livro didático, na sala de aula e na formação continuada de professores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRAGOSO, Fernanda de Jesus.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: GUIMARÃES, Clidenildo Domingos.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36501
Resumo: [...] decidimos, através do presente estudo, analisar quais as condições atuais do ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira e Africana nos livros didáticos de História da 4a série (ou 5o ano do II Ciclo Final) adotados pelo município de Campina Grande, estado da Paraíba, no ano de 2007. Subjacente a esse objetivo maior, verificamos também como vem sendo abordada a história dos heróis e heroínas negros/as nos respectivos livros, a relação dos professores com os livros didáticos e seu trabalho com o tema em sala de aula, além das iniciativas da Secretaria de Educação do município acerca do assunto em pauta.
id UFCG_70300e4b8aa20923246909d4c52dadb1
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36501
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling África, História e cultura no livro didático, na sala de aula e na formação continuada de professores.Africa, History and culture in the textbook, in the classroom and in continuing teacher training.África - livros didáticosProfessores de História - formação continuadaEnsino de HistóriaFormação continuada de professores - HistóriaCultura africana - ensino de HistóriaRelações étnico-raciaisEnsino de História da ÁfricaPreconceito racialLivro didático de HistóriaHeróis/Heroínas negros/asAfrica - textbooksHistory Teachers - continuing educationTeaching HistoryContinuing teacher training - HistoryAfrican culture - History teachingEthnic-racial relationsTeaching African HistoryRacial prejudiceHistory textbookBlack Heroes/HeroinesHistória.Educação.[...] decidimos, através do presente estudo, analisar quais as condições atuais do ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira e Africana nos livros didáticos de História da 4a série (ou 5o ano do II Ciclo Final) adotados pelo município de Campina Grande, estado da Paraíba, no ano de 2007. Subjacente a esse objetivo maior, verificamos também como vem sendo abordada a história dos heróis e heroínas negros/as nos respectivos livros, a relação dos professores com os livros didáticos e seu trabalho com o tema em sala de aula, além das iniciativas da Secretaria de Educação do município acerca do assunto em pauta.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20082024-07-05T18:03:52Z2024-07-052024-07-05T18:03:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36501FRAGOSO, Fernanda de Jesus; GUIMARÃES, Clidenildo Domingos. África, História e cultura no livro didático, na sala de aula e na formação continuada de professores. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA.GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36501porFRAGOSO, Fernanda de Jesus.GUIMARÃES, Clidenildo Domingos.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-05T18:04:30Zoai:localhost:riufcg/36501Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-05T18:04:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv África, História e cultura no livro didático, na sala de aula e na formação continuada de professores.
Africa, History and culture in the textbook, in the classroom and in continuing teacher training.
title África, História e cultura no livro didático, na sala de aula e na formação continuada de professores.
spellingShingle África, História e cultura no livro didático, na sala de aula e na formação continuada de professores.
FRAGOSO, Fernanda de Jesus.
África - livros didáticos
Professores de História - formação continuada
Ensino de História
Formação continuada de professores - História
Cultura africana - ensino de História
Relações étnico-raciais
Ensino de História da África
Preconceito racial
Livro didático de História
Heróis/Heroínas negros/as
Africa - textbooks
History Teachers - continuing education
Teaching History
Continuing teacher training - History
African culture - History teaching
Ethnic-racial relations
Teaching African History
Racial prejudice
History textbook
Black Heroes/Heroines
História.
Educação.
title_short África, História e cultura no livro didático, na sala de aula e na formação continuada de professores.
title_full África, História e cultura no livro didático, na sala de aula e na formação continuada de professores.
title_fullStr África, História e cultura no livro didático, na sala de aula e na formação continuada de professores.
title_full_unstemmed África, História e cultura no livro didático, na sala de aula e na formação continuada de professores.
title_sort África, História e cultura no livro didático, na sala de aula e na formação continuada de professores.
author FRAGOSO, Fernanda de Jesus.
author_facet FRAGOSO, Fernanda de Jesus.
GUIMARÃES, Clidenildo Domingos.
author_role author
author2 GUIMARÃES, Clidenildo Domingos.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FRAGOSO, Fernanda de Jesus.
GUIMARÃES, Clidenildo Domingos.
dc.subject.por.fl_str_mv África - livros didáticos
Professores de História - formação continuada
Ensino de História
Formação continuada de professores - História
Cultura africana - ensino de História
Relações étnico-raciais
Ensino de História da África
Preconceito racial
Livro didático de História
Heróis/Heroínas negros/as
Africa - textbooks
History Teachers - continuing education
Teaching History
Continuing teacher training - History
African culture - History teaching
Ethnic-racial relations
Teaching African History
Racial prejudice
History textbook
Black Heroes/Heroines
História.
Educação.
topic África - livros didáticos
Professores de História - formação continuada
Ensino de História
Formação continuada de professores - História
Cultura africana - ensino de História
Relações étnico-raciais
Ensino de História da África
Preconceito racial
Livro didático de História
Heróis/Heroínas negros/as
Africa - textbooks
History Teachers - continuing education
Teaching History
Continuing teacher training - History
African culture - History teaching
Ethnic-racial relations
Teaching African History
Racial prejudice
History textbook
Black Heroes/Heroines
História.
Educação.
description [...] decidimos, através do presente estudo, analisar quais as condições atuais do ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira e Africana nos livros didáticos de História da 4a série (ou 5o ano do II Ciclo Final) adotados pelo município de Campina Grande, estado da Paraíba, no ano de 2007. Subjacente a esse objetivo maior, verificamos também como vem sendo abordada a história dos heróis e heroínas negros/as nos respectivos livros, a relação dos professores com os livros didáticos e seu trabalho com o tema em sala de aula, além das iniciativas da Secretaria de Educação do município acerca do assunto em pauta.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2024-07-05T18:03:52Z
2024-07-05
2024-07-05T18:03:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36501
FRAGOSO, Fernanda de Jesus; GUIMARÃES, Clidenildo Domingos. África, História e cultura no livro didático, na sala de aula e na formação continuada de professores. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA.GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36501
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36501
identifier_str_mv FRAGOSO, Fernanda de Jesus; GUIMARÃES, Clidenildo Domingos. África, História e cultura no livro didático, na sala de aula e na formação continuada de professores. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA.GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744627948847104