O Semiárido Brasileiro na visão dos livros didáticos de história e geografia no ensino fundamental adotados por duas escolas do sistema municipal e estadual em sumé-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Clara Lucivania da.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.silva2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6047
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma compreensão de como a temática Semiárido Brasileiro é abordada nos Livros Didáticos dos Componentes Curriculares História e Geografia adotados por duas Escolas do Ensino Fundamental dos Sistemas Municipal e Estadual no ano de 2010/2011 em Sumé (PB). Assume a educação como condição indispensável na transformação das realidades dos povos do Semiárido Brasileiro enquanto processo construído no seu contexto social, político e econômico na perspectiva de novos rumos do desenvolvimento regional. A metodologia utilizada para obter os resultados da pesquisa circunscreveu-se ao universo da pesquisa qualitativa utilizando um recorte bastante específico da análise de Livros Didáticos. O campo de desenvolvimento da pesquisa constituiu-se das escolas Gonçala Rodrigues de Freitas e Professor José Gonçalves de Queiróz. O trabalho apresenta a caracterização dos Livros Didáticos numa visão histórica e cultural do processo ensino/aprendizagem. Nas últimas décadas, estudiosos têm dado maior atenção à avaliação e à qualidade dos Livros Didáticos distribuídos nas escolas públicas, pois o Livro Didático não é o único material de apoio às práticas pedagógicas escolares, porém importante nesse processo e tem contribuído para o desempenho dos estudantes. Por outro lado, as abordagens inadequadas de algumas temáticas têm distanciado esses recursos didáticos de forma significativa das realidades de algumas escolas Brasileiras. Com este trabalho, pode-se considerar que os Livros Didáticos analisados não dão conta de apresentar aos meninos e às meninas a temática Semiárido Brasileiro na perspectiva adotada neste trabalho, necessitando assim, de um trabalho de investigação envolvendo escola/sociedade para modificar essa visão que as obras apresentam do Semiárido Brasileiro.
id UFCG_718b2e9e7a8e6a812cba0ab56311568a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6047
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O Semiárido Brasileiro na visão dos livros didáticos de história e geografia no ensino fundamental adotados por duas escolas do sistema municipal e estadual em sumé-PB.The Brazilian semiarid in the view of the history and geography textbooks in elementary school adopted by two municipal and state schools in sumé-PB.Semiárido BrasileiroEducação contextualizadaLivros didáticosBrazilian SemiaridContextualized EducationDidatic booksEste trabalho tem o objetivo de apresentar uma compreensão de como a temática Semiárido Brasileiro é abordada nos Livros Didáticos dos Componentes Curriculares História e Geografia adotados por duas Escolas do Ensino Fundamental dos Sistemas Municipal e Estadual no ano de 2010/2011 em Sumé (PB). Assume a educação como condição indispensável na transformação das realidades dos povos do Semiárido Brasileiro enquanto processo construído no seu contexto social, político e econômico na perspectiva de novos rumos do desenvolvimento regional. A metodologia utilizada para obter os resultados da pesquisa circunscreveu-se ao universo da pesquisa qualitativa utilizando um recorte bastante específico da análise de Livros Didáticos. O campo de desenvolvimento da pesquisa constituiu-se das escolas Gonçala Rodrigues de Freitas e Professor José Gonçalves de Queiróz. O trabalho apresenta a caracterização dos Livros Didáticos numa visão histórica e cultural do processo ensino/aprendizagem. Nas últimas décadas, estudiosos têm dado maior atenção à avaliação e à qualidade dos Livros Didáticos distribuídos nas escolas públicas, pois o Livro Didático não é o único material de apoio às práticas pedagógicas escolares, porém importante nesse processo e tem contribuído para o desempenho dos estudantes. Por outro lado, as abordagens inadequadas de algumas temáticas têm distanciado esses recursos didáticos de forma significativa das realidades de algumas escolas Brasileiras. Com este trabalho, pode-se considerar que os Livros Didáticos analisados não dão conta de apresentar aos meninos e às meninas a temática Semiárido Brasileiro na perspectiva adotada neste trabalho, necessitando assim, de um trabalho de investigação envolvendo escola/sociedade para modificar essa visão que as obras apresentam do Semiárido Brasileiro.This paper aims to present an understanding of how the Brazilian Semiarid issue is addressed in History and Geography Textbooks Component used by two elementary schools of the State and Municipal systems in 2010/2011 in Sumé (PB). It is assumed that education is indispensable in the transformation of realities of the peoples of the Brazilian Semiarid as a process built in its social, political and economic perspective of new directions in regional development. The methodology used in the research was the qualitative model, giving a cut to the textbooks analysed. The research field consisted of Gonçala Rodrigues de Freitas and Professor José Gonçalves de Queiroz schools. This work presents the characterization of Textbooks in ahistorical and cultural vision of teaching/learning. In recent decades, scholars have paid more attention to the assessment and quality of textbooks distributed in public schools because the Textbook is not the only support material for school teaching practices, but they are important in this process and they have contributed to students´s performance. On the otherhand, the inadequate approaches by some of these issues have alienated these educational resources of the realities of some Brazilian schools significantly. From this work, we can consider that the textbooks analyzed did not introduce to students the Brazilian Semiarid issue on the adopted perspective of this work, thus requiring a research involving school/society to change this view of works which brings the Brazilian Semiarid.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGBUENO, Rovilson José.BUENO, R. J.http://lattes.cnpq.br/3131886580595286WANDERLEY, Alba Cleide Calado.GONÇALVES, Ranoel José de Souza.SILVA, Clara Lucivania da.20112019-08-20T20:40:41Z2019-08-202019-08-20T20:40:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.silva2http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6047SILVA, Clara Lucivania da. O semiárido brasileiro na visão dos livros didáticos de história e geografia no ensino fundamental adotados por duas escolas do sistema municipal e estadual em sumé-PB. 2011. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6047porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-12T20:13:16Zoai:localhost:riufcg/6047Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-12T20:13:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O Semiárido Brasileiro na visão dos livros didáticos de história e geografia no ensino fundamental adotados por duas escolas do sistema municipal e estadual em sumé-PB.
The Brazilian semiarid in the view of the history and geography textbooks in elementary school adopted by two municipal and state schools in sumé-PB.
title O Semiárido Brasileiro na visão dos livros didáticos de história e geografia no ensino fundamental adotados por duas escolas do sistema municipal e estadual em sumé-PB.
spellingShingle O Semiárido Brasileiro na visão dos livros didáticos de história e geografia no ensino fundamental adotados por duas escolas do sistema municipal e estadual em sumé-PB.
SILVA, Clara Lucivania da.
Semiárido Brasileiro
Educação contextualizada
Livros didáticos
Brazilian Semiarid
Contextualized Education
Didatic books
title_short O Semiárido Brasileiro na visão dos livros didáticos de história e geografia no ensino fundamental adotados por duas escolas do sistema municipal e estadual em sumé-PB.
title_full O Semiárido Brasileiro na visão dos livros didáticos de história e geografia no ensino fundamental adotados por duas escolas do sistema municipal e estadual em sumé-PB.
title_fullStr O Semiárido Brasileiro na visão dos livros didáticos de história e geografia no ensino fundamental adotados por duas escolas do sistema municipal e estadual em sumé-PB.
title_full_unstemmed O Semiárido Brasileiro na visão dos livros didáticos de história e geografia no ensino fundamental adotados por duas escolas do sistema municipal e estadual em sumé-PB.
title_sort O Semiárido Brasileiro na visão dos livros didáticos de história e geografia no ensino fundamental adotados por duas escolas do sistema municipal e estadual em sumé-PB.
author SILVA, Clara Lucivania da.
author_facet SILVA, Clara Lucivania da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BUENO, Rovilson José.
BUENO, R. J.
http://lattes.cnpq.br/3131886580595286
WANDERLEY, Alba Cleide Calado.
GONÇALVES, Ranoel José de Souza.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Clara Lucivania da.
dc.subject.por.fl_str_mv Semiárido Brasileiro
Educação contextualizada
Livros didáticos
Brazilian Semiarid
Contextualized Education
Didatic books
topic Semiárido Brasileiro
Educação contextualizada
Livros didáticos
Brazilian Semiarid
Contextualized Education
Didatic books
description Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma compreensão de como a temática Semiárido Brasileiro é abordada nos Livros Didáticos dos Componentes Curriculares História e Geografia adotados por duas Escolas do Ensino Fundamental dos Sistemas Municipal e Estadual no ano de 2010/2011 em Sumé (PB). Assume a educação como condição indispensável na transformação das realidades dos povos do Semiárido Brasileiro enquanto processo construído no seu contexto social, político e econômico na perspectiva de novos rumos do desenvolvimento regional. A metodologia utilizada para obter os resultados da pesquisa circunscreveu-se ao universo da pesquisa qualitativa utilizando um recorte bastante específico da análise de Livros Didáticos. O campo de desenvolvimento da pesquisa constituiu-se das escolas Gonçala Rodrigues de Freitas e Professor José Gonçalves de Queiróz. O trabalho apresenta a caracterização dos Livros Didáticos numa visão histórica e cultural do processo ensino/aprendizagem. Nas últimas décadas, estudiosos têm dado maior atenção à avaliação e à qualidade dos Livros Didáticos distribuídos nas escolas públicas, pois o Livro Didático não é o único material de apoio às práticas pedagógicas escolares, porém importante nesse processo e tem contribuído para o desempenho dos estudantes. Por outro lado, as abordagens inadequadas de algumas temáticas têm distanciado esses recursos didáticos de forma significativa das realidades de algumas escolas Brasileiras. Com este trabalho, pode-se considerar que os Livros Didáticos analisados não dão conta de apresentar aos meninos e às meninas a temática Semiárido Brasileiro na perspectiva adotada neste trabalho, necessitando assim, de um trabalho de investigação envolvendo escola/sociedade para modificar essa visão que as obras apresentam do Semiárido Brasileiro.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2019-08-20T20:40:41Z
2019-08-20
2019-08-20T20:40:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.silva2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6047
SILVA, Clara Lucivania da. O semiárido brasileiro na visão dos livros didáticos de história e geografia no ensino fundamental adotados por duas escolas do sistema municipal e estadual em sumé-PB. 2011. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6047
url https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.silva2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6047
identifier_str_mv SILVA, Clara Lucivania da. O semiárido brasileiro na visão dos livros didáticos de história e geografia no ensino fundamental adotados por duas escolas do sistema municipal e estadual em sumé-PB. 2011. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744388180410368