Planejamento: uma nova proposta de trabalho em duas escolas interior da Paraíba.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARTAXO, Cláudia Lira.
Data de Publicação: 1995
Outros Autores: SILVA, Eliane Torres da., QUEIROGA, Jailson Batista.
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15517
Resumo: 0 presente trabalho analisa as dificuldades enfrentadas pela maioria das escolas públicas em realizar um planejamento que venha adquar-se não só a realidade escolar mas também a classe estudantil e a comunidade a qual esta pertence. O referencial teórico utilizado para este estudo situado na área educacional, tem como suporte as teorias das obras de DALMAS, 1994; TURRA, 1992;VIANAtm6;VIDAL} 1989; ZAGURI, 1988; SANT'ANNA e outros 1986. Esta monografia esta fundamentada no conceito: "Planejamento Participativo na Escola" Contemplamos como campo de estágio duas escolas no interior da Paraíba; Cajazeiras e Aparecida, por contar nestas, através de observação sistematizadas e questionário (anexo I ) grandes dificuldades na elaboração e excução do planejamento. Interrogamo-nos sobre as causas que levam os professores a não elaborarem e executarem o planejamento e como mudaríamos esta situação com relação ao planejamento participativo.
id UFCG_72575405c5ed5e22f825e43a138457ce
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/15517
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Planejamento: uma nova proposta de trabalho em duas escolas interior da Paraíba.Planning: a new proposal for work in two schools in Paraíba.EducaçãoSupervisão escolarPlanejamentoEducationSchool supervisionPlanningEducação.0 presente trabalho analisa as dificuldades enfrentadas pela maioria das escolas públicas em realizar um planejamento que venha adquar-se não só a realidade escolar mas também a classe estudantil e a comunidade a qual esta pertence. O referencial teórico utilizado para este estudo situado na área educacional, tem como suporte as teorias das obras de DALMAS, 1994; TURRA, 1992;VIANAtm6;VIDAL} 1989; ZAGURI, 1988; SANT'ANNA e outros 1986. Esta monografia esta fundamentada no conceito: "Planejamento Participativo na Escola" Contemplamos como campo de estágio duas escolas no interior da Paraíba; Cajazeiras e Aparecida, por contar nestas, através de observação sistematizadas e questionário (anexo I ) grandes dificuldades na elaboração e excução do planejamento. Interrogamo-nos sobre as causas que levam os professores a não elaborarem e executarem o planejamento e como mudaríamos esta situação com relação ao planejamento participativo.The present work analyzes the difficulties faced by most schools public in carrying out a planning that will adapt not only to the school reality but also to the student class and the community to which it belongs. The theoretical framework used for this study located in the educational area, has as support for the theories of the works of Dalmas, 1994; TURRA, 1992; VIANAtm6; VIDAL} 1989; ZAGURI, 1988; SANT'ANNA and others 1986. This monograph based on the concept: "Participatory Planning at School" We contemplate two schools in the interior of Paraíba as an internship field; Cajazeiras and Aparecida, for counting these, through systematic observation and questionnaire (annex I), great difficulties in the elaboration and execution of the planning. We wonder about the causes that lead teachers not to elaborate and execute planning and how we would change this situation with respect to participatory planning.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALMEIDA, Maria Alcides Pinto de Macêdo.CARTAXO, Cláudia Lira.SILVA, Eliane Torres da.QUEIROGA, Jailson Batista.1995-112020-09-23T06:48:49Z2020-09-232020-09-23T06:48:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15517CARTAXO, Cláudia Lira; SILVA, Eliane Torres da; QUEIROGA, Jailson Batista. Planejamento: uma nova proposta de trabalho em duas escolas interior da Paraíba. 1995. 72f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T21:22:19Zoai:localhost:riufcg/15517Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T21:22:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento: uma nova proposta de trabalho em duas escolas interior da Paraíba.
Planning: a new proposal for work in two schools in Paraíba.
title Planejamento: uma nova proposta de trabalho em duas escolas interior da Paraíba.
spellingShingle Planejamento: uma nova proposta de trabalho em duas escolas interior da Paraíba.
CARTAXO, Cláudia Lira.
Educação
Supervisão escolar
Planejamento
Education
School supervision
Planning
Educação.
title_short Planejamento: uma nova proposta de trabalho em duas escolas interior da Paraíba.
title_full Planejamento: uma nova proposta de trabalho em duas escolas interior da Paraíba.
title_fullStr Planejamento: uma nova proposta de trabalho em duas escolas interior da Paraíba.
title_full_unstemmed Planejamento: uma nova proposta de trabalho em duas escolas interior da Paraíba.
title_sort Planejamento: uma nova proposta de trabalho em duas escolas interior da Paraíba.
author CARTAXO, Cláudia Lira.
author_facet CARTAXO, Cláudia Lira.
SILVA, Eliane Torres da.
QUEIROGA, Jailson Batista.
author_role author
author2 SILVA, Eliane Torres da.
QUEIROGA, Jailson Batista.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALMEIDA, Maria Alcides Pinto de Macêdo.
dc.contributor.author.fl_str_mv CARTAXO, Cláudia Lira.
SILVA, Eliane Torres da.
QUEIROGA, Jailson Batista.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Supervisão escolar
Planejamento
Education
School supervision
Planning
Educação.
topic Educação
Supervisão escolar
Planejamento
Education
School supervision
Planning
Educação.
description 0 presente trabalho analisa as dificuldades enfrentadas pela maioria das escolas públicas em realizar um planejamento que venha adquar-se não só a realidade escolar mas também a classe estudantil e a comunidade a qual esta pertence. O referencial teórico utilizado para este estudo situado na área educacional, tem como suporte as teorias das obras de DALMAS, 1994; TURRA, 1992;VIANAtm6;VIDAL} 1989; ZAGURI, 1988; SANT'ANNA e outros 1986. Esta monografia esta fundamentada no conceito: "Planejamento Participativo na Escola" Contemplamos como campo de estágio duas escolas no interior da Paraíba; Cajazeiras e Aparecida, por contar nestas, através de observação sistematizadas e questionário (anexo I ) grandes dificuldades na elaboração e excução do planejamento. Interrogamo-nos sobre as causas que levam os professores a não elaborarem e executarem o planejamento e como mudaríamos esta situação com relação ao planejamento participativo.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-11
2020-09-23T06:48:49Z
2020-09-23
2020-09-23T06:48:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15517
CARTAXO, Cláudia Lira; SILVA, Eliane Torres da; QUEIROGA, Jailson Batista. Planejamento: uma nova proposta de trabalho em duas escolas interior da Paraíba. 1995. 72f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15517
identifier_str_mv CARTAXO, Cláudia Lira; SILVA, Eliane Torres da; QUEIROGA, Jailson Batista. Planejamento: uma nova proposta de trabalho em duas escolas interior da Paraíba. 1995. 72f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744464890036224