Planejamento: uma nova proposta de trabalho em duas escolas interior da Paraíba.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15517 |
Resumo: | 0 presente trabalho analisa as dificuldades enfrentadas pela maioria das escolas públicas em realizar um planejamento que venha adquar-se não só a realidade escolar mas também a classe estudantil e a comunidade a qual esta pertence. O referencial teórico utilizado para este estudo situado na área educacional, tem como suporte as teorias das obras de DALMAS, 1994; TURRA, 1992;VIANAtm6;VIDAL} 1989; ZAGURI, 1988; SANT'ANNA e outros 1986. Esta monografia esta fundamentada no conceito: "Planejamento Participativo na Escola" Contemplamos como campo de estágio duas escolas no interior da Paraíba; Cajazeiras e Aparecida, por contar nestas, através de observação sistematizadas e questionário (anexo I ) grandes dificuldades na elaboração e excução do planejamento. Interrogamo-nos sobre as causas que levam os professores a não elaborarem e executarem o planejamento e como mudaríamos esta situação com relação ao planejamento participativo. |
id |
UFCG_72575405c5ed5e22f825e43a138457ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/15517 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Planejamento: uma nova proposta de trabalho em duas escolas interior da Paraíba.Planning: a new proposal for work in two schools in Paraíba.EducaçãoSupervisão escolarPlanejamentoEducationSchool supervisionPlanningEducação.0 presente trabalho analisa as dificuldades enfrentadas pela maioria das escolas públicas em realizar um planejamento que venha adquar-se não só a realidade escolar mas também a classe estudantil e a comunidade a qual esta pertence. O referencial teórico utilizado para este estudo situado na área educacional, tem como suporte as teorias das obras de DALMAS, 1994; TURRA, 1992;VIANAtm6;VIDAL} 1989; ZAGURI, 1988; SANT'ANNA e outros 1986. Esta monografia esta fundamentada no conceito: "Planejamento Participativo na Escola" Contemplamos como campo de estágio duas escolas no interior da Paraíba; Cajazeiras e Aparecida, por contar nestas, através de observação sistematizadas e questionário (anexo I ) grandes dificuldades na elaboração e excução do planejamento. Interrogamo-nos sobre as causas que levam os professores a não elaborarem e executarem o planejamento e como mudaríamos esta situação com relação ao planejamento participativo.The present work analyzes the difficulties faced by most schools public in carrying out a planning that will adapt not only to the school reality but also to the student class and the community to which it belongs. The theoretical framework used for this study located in the educational area, has as support for the theories of the works of Dalmas, 1994; TURRA, 1992; VIANAtm6; VIDAL} 1989; ZAGURI, 1988; SANT'ANNA and others 1986. This monograph based on the concept: "Participatory Planning at School" We contemplate two schools in the interior of Paraíba as an internship field; Cajazeiras and Aparecida, for counting these, through systematic observation and questionnaire (annex I), great difficulties in the elaboration and execution of the planning. We wonder about the causes that lead teachers not to elaborate and execute planning and how we would change this situation with respect to participatory planning.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALMEIDA, Maria Alcides Pinto de Macêdo.CARTAXO, Cláudia Lira.SILVA, Eliane Torres da.QUEIROGA, Jailson Batista.1995-112020-09-23T06:48:49Z2020-09-232020-09-23T06:48:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15517CARTAXO, Cláudia Lira; SILVA, Eliane Torres da; QUEIROGA, Jailson Batista. Planejamento: uma nova proposta de trabalho em duas escolas interior da Paraíba. 1995. 72f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T21:22:19Zoai:localhost:riufcg/15517Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T21:22:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planejamento: uma nova proposta de trabalho em duas escolas interior da Paraíba. Planning: a new proposal for work in two schools in Paraíba. |
title |
Planejamento: uma nova proposta de trabalho em duas escolas interior da Paraíba. |
spellingShingle |
Planejamento: uma nova proposta de trabalho em duas escolas interior da Paraíba. CARTAXO, Cláudia Lira. Educação Supervisão escolar Planejamento Education School supervision Planning Educação. |
title_short |
Planejamento: uma nova proposta de trabalho em duas escolas interior da Paraíba. |
title_full |
Planejamento: uma nova proposta de trabalho em duas escolas interior da Paraíba. |
title_fullStr |
Planejamento: uma nova proposta de trabalho em duas escolas interior da Paraíba. |
title_full_unstemmed |
Planejamento: uma nova proposta de trabalho em duas escolas interior da Paraíba. |
title_sort |
Planejamento: uma nova proposta de trabalho em duas escolas interior da Paraíba. |
author |
CARTAXO, Cláudia Lira. |
author_facet |
CARTAXO, Cláudia Lira. SILVA, Eliane Torres da. QUEIROGA, Jailson Batista. |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, Eliane Torres da. QUEIROGA, Jailson Batista. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALMEIDA, Maria Alcides Pinto de Macêdo. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CARTAXO, Cláudia Lira. SILVA, Eliane Torres da. QUEIROGA, Jailson Batista. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Supervisão escolar Planejamento Education School supervision Planning Educação. |
topic |
Educação Supervisão escolar Planejamento Education School supervision Planning Educação. |
description |
0 presente trabalho analisa as dificuldades enfrentadas pela maioria das escolas públicas em realizar um planejamento que venha adquar-se não só a realidade escolar mas também a classe estudantil e a comunidade a qual esta pertence. O referencial teórico utilizado para este estudo situado na área educacional, tem como suporte as teorias das obras de DALMAS, 1994; TURRA, 1992;VIANAtm6;VIDAL} 1989; ZAGURI, 1988; SANT'ANNA e outros 1986. Esta monografia esta fundamentada no conceito: "Planejamento Participativo na Escola" Contemplamos como campo de estágio duas escolas no interior da Paraíba; Cajazeiras e Aparecida, por contar nestas, através de observação sistematizadas e questionário (anexo I ) grandes dificuldades na elaboração e excução do planejamento. Interrogamo-nos sobre as causas que levam os professores a não elaborarem e executarem o planejamento e como mudaríamos esta situação com relação ao planejamento participativo. |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995-11 2020-09-23T06:48:49Z 2020-09-23 2020-09-23T06:48:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15517 CARTAXO, Cláudia Lira; SILVA, Eliane Torres da; QUEIROGA, Jailson Batista. Planejamento: uma nova proposta de trabalho em duas escolas interior da Paraíba. 1995. 72f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15517 |
identifier_str_mv |
CARTAXO, Cláudia Lira; SILVA, Eliane Torres da; QUEIROGA, Jailson Batista. Planejamento: uma nova proposta de trabalho em duas escolas interior da Paraíba. 1995. 72f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744464890036224 |