Afetividade na educação Infantil: contribuições no processo de desenvolvimento da aprendizagem.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26292 |
Resumo: | O presente trabalho de monografia surgiu, a partir do seguinte questionamento: de que forma a afetividade, nas relações vivenciadas em sala de aula, pode contribuir com o desenvolvimento da aprendizagem de crianças na Educação Infantil, a partir do entendimento de professores/as. No objetivo geral temos: compreender o conceito afetividade na perspectiva walloniana, considerando os aspectos: afetivos, cognitivos e motores. Os objetivos específicos estão assim descritos: discutir a aprendizagem escolar de crianças da Educação Infantil, a partir das relações estabelecidas em sala de aula, a partir de percepções docentes; identificar o que professores/as entendem acerca da afetividade e sua relação com o processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e por último como professores/as compreendem as relações interpessoais em sala de aula. Esse trabalho nos faz pensar a discussão da afetividade no processo de desenvolvimento da aprendizagem das crianças na educação infantil, possibilitando uma visão mais ampla e critica das praticas pedagógicas adotadas. Essa pesquisa tem como base para fundamentação teórica, ideias discutidas, considerando a teoria walloniana e as concepções dos conjuntos funcionais: afetividade, cognição e ato motor, enquanto propulsores do desenvolvimento integral da criança. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Utilizando o instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e analise de conteúdo na modalidade temática. A entrevista foi realizada com três professoras da Educação Infantil na rede pública municipal de ensino da Aparecida/PB. Nas considerações podemos enfatizar a importância das boas relações em sala de aula de aula para o favorecimento da construção de conhecimentos diversificados e da interação com o outro, com o meio externo, a forma como somos afetados e afetamos o outro interfere e influencia em nossas vidas cotidianas. |
id |
UFCG_725e8c2081cb4cffc0a04751e33abcfc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/26292 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Afetividade na educação Infantil: contribuições no processo de desenvolvimento da aprendizagem.Affectivity in Early Childhood Education: contributions to the learning development process.Educação infantilRelações interpessoaisRelações escolaresEnsinoAprendizagemAfetividadeCriançasPráticas pedagógicasChild educationInterpersonal relationshipsSchool relationsTeachingLearningAffectivityChildrenPedagogical practicesEducação.O presente trabalho de monografia surgiu, a partir do seguinte questionamento: de que forma a afetividade, nas relações vivenciadas em sala de aula, pode contribuir com o desenvolvimento da aprendizagem de crianças na Educação Infantil, a partir do entendimento de professores/as. No objetivo geral temos: compreender o conceito afetividade na perspectiva walloniana, considerando os aspectos: afetivos, cognitivos e motores. Os objetivos específicos estão assim descritos: discutir a aprendizagem escolar de crianças da Educação Infantil, a partir das relações estabelecidas em sala de aula, a partir de percepções docentes; identificar o que professores/as entendem acerca da afetividade e sua relação com o processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e por último como professores/as compreendem as relações interpessoais em sala de aula. Esse trabalho nos faz pensar a discussão da afetividade no processo de desenvolvimento da aprendizagem das crianças na educação infantil, possibilitando uma visão mais ampla e critica das praticas pedagógicas adotadas. Essa pesquisa tem como base para fundamentação teórica, ideias discutidas, considerando a teoria walloniana e as concepções dos conjuntos funcionais: afetividade, cognição e ato motor, enquanto propulsores do desenvolvimento integral da criança. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Utilizando o instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e analise de conteúdo na modalidade temática. A entrevista foi realizada com três professoras da Educação Infantil na rede pública municipal de ensino da Aparecida/PB. Nas considerações podemos enfatizar a importância das boas relações em sala de aula de aula para o favorecimento da construção de conhecimentos diversificados e da interação com o outro, com o meio externo, a forma como somos afetados e afetamos o outro interfere e influencia em nossas vidas cotidianas.This monograph work arose from the following question: in what way can affectivity, in the relationships experienced in the classroom, contribute to the development of children's learning in Early Childhood Education, from the understanding of teachers. In the general objective we have: to understand the affectivity concept in the Wallonian perspective, considering the aspects: affective, cognitive and motor. The specific objectives are described as follows: to discuss the school learning of children in Early Childhood Education, based on the relationships established in the classroom, based on teachers' perceptions; to identify what teachers understand about affectivity and its relationship with the teaching and learning processes in Early Childhood Education and, finally, how teachers understand interpersonal relationships in the classroom. This work makes us think about the discussion of affectivity in the development process of children's learning in early childhood education, enabling a broader and more critical view of the adopted pedagogical practices. This research is based on theoretical foundations, ideas discussed, considering the Wallonian theory and the concepts of functional sets: affectivity, cognition and motor act, as drivers of the integral development of the child. This is a qualitative research. Using the data collection instrument the semi-structured interview and content analysis in the thematic modality. The interview was carried out with three teachers of Early Childhood Education in the municipal public school system in Aparecida/PB. In the considerations we can emphasize the importance of good relationships in the classroom to favor the construction of diversified knowledge and interaction with the other, with the external environment, the way we are affected and affect the other interferes and influences in our lives everyday.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501ARAÚJO , Edinaura Almeida de.CAMPOS , Maria de Lourdes.LOIOLA, Ianca Vitória Pontes.2022-03-252022-07-07T17:54:14Z2022-07-072022-07-07T17:54:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26292LOIOLA, Ianca Vitória Pontes. Afetividade na educação Infantil: contribuições no processo de desenvolvimento da aprendizagem. 2022. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T11:14:39Zoai:localhost:riufcg/26292Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T11:14:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Afetividade na educação Infantil: contribuições no processo de desenvolvimento da aprendizagem. Affectivity in Early Childhood Education: contributions to the learning development process. |
title |
Afetividade na educação Infantil: contribuições no processo de desenvolvimento da aprendizagem. |
spellingShingle |
Afetividade na educação Infantil: contribuições no processo de desenvolvimento da aprendizagem. LOIOLA, Ianca Vitória Pontes. Educação infantil Relações interpessoais Relações escolares Ensino Aprendizagem Afetividade Crianças Práticas pedagógicas Child education Interpersonal relationships School relations Teaching Learning Affectivity Children Pedagogical practices Educação. |
title_short |
Afetividade na educação Infantil: contribuições no processo de desenvolvimento da aprendizagem. |
title_full |
Afetividade na educação Infantil: contribuições no processo de desenvolvimento da aprendizagem. |
title_fullStr |
Afetividade na educação Infantil: contribuições no processo de desenvolvimento da aprendizagem. |
title_full_unstemmed |
Afetividade na educação Infantil: contribuições no processo de desenvolvimento da aprendizagem. |
title_sort |
Afetividade na educação Infantil: contribuições no processo de desenvolvimento da aprendizagem. |
author |
LOIOLA, Ianca Vitória Pontes. |
author_facet |
LOIOLA, Ianca Vitória Pontes. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PEREIRA, Zildene Francisca. PEREIRA, Z. F. http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 ARAÚJO , Edinaura Almeida de. CAMPOS , Maria de Lourdes. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LOIOLA, Ianca Vitória Pontes. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Relações interpessoais Relações escolares Ensino Aprendizagem Afetividade Crianças Práticas pedagógicas Child education Interpersonal relationships School relations Teaching Learning Affectivity Children Pedagogical practices Educação. |
topic |
Educação infantil Relações interpessoais Relações escolares Ensino Aprendizagem Afetividade Crianças Práticas pedagógicas Child education Interpersonal relationships School relations Teaching Learning Affectivity Children Pedagogical practices Educação. |
description |
O presente trabalho de monografia surgiu, a partir do seguinte questionamento: de que forma a afetividade, nas relações vivenciadas em sala de aula, pode contribuir com o desenvolvimento da aprendizagem de crianças na Educação Infantil, a partir do entendimento de professores/as. No objetivo geral temos: compreender o conceito afetividade na perspectiva walloniana, considerando os aspectos: afetivos, cognitivos e motores. Os objetivos específicos estão assim descritos: discutir a aprendizagem escolar de crianças da Educação Infantil, a partir das relações estabelecidas em sala de aula, a partir de percepções docentes; identificar o que professores/as entendem acerca da afetividade e sua relação com o processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e por último como professores/as compreendem as relações interpessoais em sala de aula. Esse trabalho nos faz pensar a discussão da afetividade no processo de desenvolvimento da aprendizagem das crianças na educação infantil, possibilitando uma visão mais ampla e critica das praticas pedagógicas adotadas. Essa pesquisa tem como base para fundamentação teórica, ideias discutidas, considerando a teoria walloniana e as concepções dos conjuntos funcionais: afetividade, cognição e ato motor, enquanto propulsores do desenvolvimento integral da criança. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Utilizando o instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e analise de conteúdo na modalidade temática. A entrevista foi realizada com três professoras da Educação Infantil na rede pública municipal de ensino da Aparecida/PB. Nas considerações podemos enfatizar a importância das boas relações em sala de aula de aula para o favorecimento da construção de conhecimentos diversificados e da interação com o outro, com o meio externo, a forma como somos afetados e afetamos o outro interfere e influencia em nossas vidas cotidianas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-25 2022-07-07T17:54:14Z 2022-07-07 2022-07-07T17:54:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26292 LOIOLA, Ianca Vitória Pontes. Afetividade na educação Infantil: contribuições no processo de desenvolvimento da aprendizagem. 2022. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26292 |
identifier_str_mv |
LOIOLA, Ianca Vitória Pontes. Afetividade na educação Infantil: contribuições no processo de desenvolvimento da aprendizagem. 2022. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744548643995648 |