La expresión e interacción oral en los exámenes oficiales de español DELE y CELU: abordaje y características.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NEGREIRO, Wilton Pedro de.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: spa
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21217
Resumo: As competências comunicativas são muito importantes na aprendizagem de uma língua estrangeira, pois são responsáveis por possibilitar a abordagem de diferentes mundos. A habilidade oral é responsável por permitir que as pessoas se expressem, busquem informações e realizem serviços e tudo de que precisam por meio da comunicação com o outro. Diante de tantas regras, é preciso avaliar o grau de conhecimento que o aprendiz possui. Existem exames oficiais de espanhol dirigidos para este estudo. Nesta pesquisa sentimos a necessidade de trazer mais informações sobre eles e por isso escolhemos os dois com maior relevância internacional: Os Diplomas de Competência e Domínio na Língua Espanhola (DELE), desenvolvidos pelo Instituto Cervantes e o Certificado de Língua Espanhola e Uso (CELU) feito na Argentina e reconhecido internacionalmente pelo Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia da Argentina. Os dois exames têm uma seção bem definida sobre expressão oral e interação, porém os exames DELE apresentam a mesma pontuação para todos os exames EO e IO e são classificados pelos níveis A1, A2, B1, B2, C1 e C2, enquanto o CELU classifica os participantes em níveis Básico, Intermediário ou Avançado. O objetivo principal é analisar como a interação oral e a expressão são apresentadas e avaliadas nestes dois exames oficiais de espanhol. Consideramos necessário observar os métodos de formulação das questões destes exames oficiais de espanhol em relação às competências de comunicação e a importância dada à interação e expressão oral nas mesmas, comparandoas, descrevendo as questões, para verificar o valor atribuído a cada uma. A pesquisa será documental, feita a partir da análise desses exames nos seus respectivos sites da internet, descrevendoos passo a passo. Selecionaremos alguns dos testes DELE e CELU anteriores para fazer uma comparação. Os resultados serão obtidos a partir da análise quantitativa verificando a quantidade / presença ou não, por nível, tempo de duração e dinâmica. A pesquisa é baseada nas diretrizes do Marco Europeu Comum de Referência (MCER) nos textos de Giovanini (Professor em Ação, 1996), Raquel Pinilla Gómez (La Interacción Oral, 2004), Teresa Bordón M. (A avaliação da expressão compreensão oral e auditiva, 2002).
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A habilidade oral é responsável por permitir que as pessoas se expressem, busquem informações e realizem serviços e tudo de que precisam por meio da comunicação com o outro. Diante de tantas regras, é preciso avaliar o grau de conhecimento que o aprendiz possui. Existem exames oficiais de espanhol dirigidos para este estudo. Nesta pesquisa sentimos a necessidade de trazer mais informações sobre eles e por isso escolhemos os dois com maior relevância internacional: Os Diplomas de Competência e Domínio na Língua Espanhola (DELE), desenvolvidos pelo Instituto Cervantes e o Certificado de Língua Espanhola e Uso (CELU) feito na Argentina e reconhecido internacionalmente pelo Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia da Argentina. Os dois exames têm uma seção bem definida sobre expressão oral e interação, porém os exames DELE apresentam a mesma pontuação para todos os exames EO e IO e são classificados pelos níveis A1, A2, B1, B2, C1 e C2, enquanto o CELU classifica os participantes em níveis Básico, Intermediário ou Avançado. O objetivo principal é analisar como a interação oral e a expressão são apresentadas e avaliadas nestes dois exames oficiais de espanhol. Consideramos necessário observar os métodos de formulação das questões destes exames oficiais de espanhol em relação às competências de comunicação e a importância dada à interação e expressão oral nas mesmas, comparandoas, descrevendo as questões, para verificar o valor atribuído a cada uma. A pesquisa será documental, feita a partir da análise desses exames nos seus respectivos sites da internet, descrevendoos passo a passo. Selecionaremos alguns dos testes DELE e CELU anteriores para fazer uma comparação. Os resultados serão obtidos a partir da análise quantitativa verificando a quantidade / presença ou não, por nível, tempo de duração e dinâmica. A pesquisa é baseada nas diretrizes do Marco Europeu Comum de Referência (MCER) nos textos de Giovanini (Professor em Ação, 1996), Raquel Pinilla Gómez (La Interacción Oral, 2004), Teresa Bordón M. (A avaliação da expressão compreensão oral e auditiva, 2002).Las destrezas comunicativas son muy importantes en el aprendizaje de una lengua extranjera, pues son responsables por posibilitar la aproximación entre mundos diferentes. Las destrezas orales son responsables por capacitar las personas para expresarse, buscar informaciones y realizar servicios, y todo lo que necesita por medio de la comunicación con el otro. Delante de tantas reglas, es necesario evaluar el grado de conocimiento que el aprendiz posee. Existen exámenes oficiales de español direccionados para este estudio. En esta pesquisa sentimos la necesidad de traer mayores informaciones acerca de ellos y por eso elegimos los dos con mayor relevancia internacional: Los Diplomas de Español de Competencia y Dominio del Idioma (DELE), desarrollado por el Instituto Cervantes y el Certificado de Español Lengua y Uso (CELU) hecho en Argentina y reconocido internacionalmente por el Ministerio de la Educación, Ciencia y Tecnología de Argentina. Los dos exámenes traen bien definido el apartado sobre expresión e interacción oral, pero los exámenes DELE presentan la misma puntuación para todos los de EO e IO y clasifica por niveles A1, A2,B1,B2,C1, y C2, mientras el CELU clasifica a los participantes en niveles Básico, Intermedio o Avanzado. El objetivo principal es analizar cómo son presentadas y evaluadas la interacción y expresión oral en estos dos exámenes oficiales de español. Consideramos necesario observar los métodos utilizados para formular las cuestiones de estos exámenes oficiales de español con relación a las destrezas comunicativas y la importancia dada a la interacción y expresión oral en ellos, comparándolos, describiendo las cuestiones, con el intuito de verificar el valor dado a cada una. La investigación será documental, hecha a partir del análisis de esos exámenes en sus respectivos sitios de internet describiéndolos paso a paso. Seleccionaremos algunas de las pruebas del DELE y CELU anteriores para hacer una comparación. Los resultados serán obtenidos a partir del análisis cuantitativa por medio de la verificación de la cantidad / presencia o no, por nivel, tiempo de duración y dinamicidad. La pesquisa se basa en las directrices del Marco Común Europeo de referencia (MCER) en los textos de Giovanini (Profesor en Acción, 1996), Raquel Pinilla Gómez (La Interacción Oral, 2004), Teresa Bordón M. (La evaluación de la expresión oral y la comprensión auditiva, 2002).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGVIGÓN ARTOS, Secundino.VIGÓN ARTOS, S.http://lattes.cnpq.br/9777041327467174ESTEVE, Cristina Corral.SANTOS, Milena Meira Ramos dos.NEGREIRO, Wilton Pedro de.2020-12-102021-09-21T20:42:00Z2021-09-212021-09-21T20:42:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21217NEGREIRO, Wilton Pedro de. La expresión e interacción oral en los exámenes oficiales de español DELE y CELU: abordaje y características. 2020. 146f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2020. 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