“Eu num disse a tu que não era só filme”: o audiovisual no processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino médio.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.souza http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12920 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo principal discutir sobre os impactos causados pelo uso do audiovisual, esta linguagem/recurso (filme) onde as informações/conteúdos estão dispostos de forma dinâmica, nas aulas de Sociologia no Ensino Médio. Como objetivos específicos buscamos investigar como os recursos audiovisuais são usados nas aulas de Sociologia; analisar de que forma esses recursos contribuem para o processo de ensino aprendizagem e propôr estratégias pedagógicas utilizando o audiovisual. O referido estudo/intervenção pedagógica foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Balbina Pereira, localizada no distrito de Santa Luzia do Cariri, município de Serra Branca, com alunos do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio. A metodologia adotada contou com a abordagem qualitativa-observação participante elegendo como instrumentos de coleta de dados e de intervenção os seguintes: 1) observação na sala de aula, 2) entrevista baseada no grupo focal, 3) diálogo com os alunos sobre os temas sociológicos, escolha e exibição dos filmes. Para análise dos dados adotamos o método de análise de conteúdo de Bardin (ANO). O estudo fundamentou-se principalmente nas teorias dos autores Galetti (2013), Kenski (2007), Ferreira (2010), Rosalia Duarte (2009), Adriana Fresquet (2017), Libanêo, (2013), entre outros que contribuíram significativamente para compor o aporte teórico deste trabalho, assim como, para o nosso entendimento sobre a importância do uso dos recursos audiovisuais para o ensino de Sociologia no Ensino Médio. Ao final da experiência apontamos que a linguagem/recurso audiovisual contribui no processo de ensino aprendizagem, bem como, na socialização dos sujeitos e na sua capacidade de apreender frações do real nas narrativas audiovisuais aguçando, portanto, o olhar crítico e a lógica de perceber, problematizar e interferir no mundo social. |
id |
UFCG_7506bc47927bdfd63a2a3e59c530099b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/12920 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
“Eu num disse a tu que não era só filme”: o audiovisual no processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino médio.“I didn’t tell you it wasn’t just a movie”: the audiovisual in the teaching-learning process of sociology in high school.Ensino de Sociologia – Ensino MédioMetodologias de ensino de sociologiaÁudio visual – ensino de sociologiaProcesso de ensino aprendizagem - sociologiaFilme recurso didáticoLinguagem audiovisualCinema e educaçãoSociology Teaching - High SchoolSociology teaching methodologiesAudio visual - teaching sociologyTeaching-learning process - sociologyDidactic resource filmAudiovisual languageCinema and educationO presente trabalho teve como objetivo principal discutir sobre os impactos causados pelo uso do audiovisual, esta linguagem/recurso (filme) onde as informações/conteúdos estão dispostos de forma dinâmica, nas aulas de Sociologia no Ensino Médio. Como objetivos específicos buscamos investigar como os recursos audiovisuais são usados nas aulas de Sociologia; analisar de que forma esses recursos contribuem para o processo de ensino aprendizagem e propôr estratégias pedagógicas utilizando o audiovisual. O referido estudo/intervenção pedagógica foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Balbina Pereira, localizada no distrito de Santa Luzia do Cariri, município de Serra Branca, com alunos do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio. A metodologia adotada contou com a abordagem qualitativa-observação participante elegendo como instrumentos de coleta de dados e de intervenção os seguintes: 1) observação na sala de aula, 2) entrevista baseada no grupo focal, 3) diálogo com os alunos sobre os temas sociológicos, escolha e exibição dos filmes. Para análise dos dados adotamos o método de análise de conteúdo de Bardin (ANO). O estudo fundamentou-se principalmente nas teorias dos autores Galetti (2013), Kenski (2007), Ferreira (2010), Rosalia Duarte (2009), Adriana Fresquet (2017), Libanêo, (2013), entre outros que contribuíram significativamente para compor o aporte teórico deste trabalho, assim como, para o nosso entendimento sobre a importância do uso dos recursos audiovisuais para o ensino de Sociologia no Ensino Médio. Ao final da experiência apontamos que a linguagem/recurso audiovisual contribui no processo de ensino aprendizagem, bem como, na socialização dos sujeitos e na sua capacidade de apreender frações do real nas narrativas audiovisuais aguçando, portanto, o olhar crítico e a lógica de perceber, problematizar e interferir no mundo social.This work had as main objective discussing the impacts caused by the use of audiovisual, this language/resource (movie) where information/content is dynamically arranged, in Sociology classes in High School.As specific objectives, we sought to investigate how audiovisual resources are used in Sociology classes; analyze how these resources contribute to the teaching-learning process and propose pedagogical strategies using audiovisual. This study/pedagogical intervention was developed at the State School of Secondary Education Maria Balbina Pereira, located in the district of Santa Luzia do Cariri, municipality of Serra Branca, with students from the 1st, 2nd and 3rd grades of High School. The adopted methodology relied on the qualitative-participant observation approach choosing as instruments of data collection and intervention the following: 1) observation in the classroom, 2) interview based on focus group, 3) discussion with the students about the sociological themes, choice and exhibition of movies. For data analysis we adopted the Bardin content analysis method (ANO). The study was mainly based on the theories of the authors Galetti (2013), Kenski (2007), Ferreira (2010), Rosalia Duarte (2009), Adriana Fresquet (2017), Libanêo, (2013), among others that significantly collaborated to make the theoretical contribution of this work, as well as, for our understanding on the importance of using audiovisual resources for the teaching of Sociology in High School. At the end of the experience, we point out that the language/audiovisual resource contributes to the teaching-learning process, as well as, to the socialization of the individuals and their ability to learn fractions of the real in audiovisual narratives, thus sharpening the critical view and the logic of perceiving, problematizing and interfering in the social world.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉUFCGSOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.SOUZA, W. G. F.http://lattes.cnpq.br/5710716878516059MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.TORRES, Denise Xavier.SOUZA, Alanny Araújo de.2020-04-302020-06-08T12:11:26Z2020-06-082020-06-08T12:11:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.souzahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12920SOUZA, Alanny Araújo de. “Eu num disse a tu que não era só filme”: o audiovisual no processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino médio. 2020. 76f. Dissertação ( Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12920porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-02T18:23:10Zoai:localhost:riufcg/12920Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-02T18:23:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Eu num disse a tu que não era só filme”: o audiovisual no processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino médio. “I didn’t tell you it wasn’t just a movie”: the audiovisual in the teaching-learning process of sociology in high school. |
title |
“Eu num disse a tu que não era só filme”: o audiovisual no processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino médio. |
spellingShingle |
“Eu num disse a tu que não era só filme”: o audiovisual no processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino médio. SOUZA, Alanny Araújo de. Ensino de Sociologia – Ensino Médio Metodologias de ensino de sociologia Áudio visual – ensino de sociologia Processo de ensino aprendizagem - sociologia Filme recurso didático Linguagem audiovisual Cinema e educação Sociology Teaching - High School Sociology teaching methodologies Audio visual - teaching sociology Teaching-learning process - sociology Didactic resource film Audiovisual language Cinema and education |
title_short |
“Eu num disse a tu que não era só filme”: o audiovisual no processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino médio. |
title_full |
“Eu num disse a tu que não era só filme”: o audiovisual no processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino médio. |
title_fullStr |
“Eu num disse a tu que não era só filme”: o audiovisual no processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino médio. |
title_full_unstemmed |
“Eu num disse a tu que não era só filme”: o audiovisual no processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino médio. |
title_sort |
“Eu num disse a tu que não era só filme”: o audiovisual no processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino médio. |
author |
SOUZA, Alanny Araújo de. |
author_facet |
SOUZA, Alanny Araújo de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de. SOUZA, W. G. F. http://lattes.cnpq.br/5710716878516059 MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de. TORRES, Denise Xavier. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Alanny Araújo de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Sociologia – Ensino Médio Metodologias de ensino de sociologia Áudio visual – ensino de sociologia Processo de ensino aprendizagem - sociologia Filme recurso didático Linguagem audiovisual Cinema e educação Sociology Teaching - High School Sociology teaching methodologies Audio visual - teaching sociology Teaching-learning process - sociology Didactic resource film Audiovisual language Cinema and education |
topic |
Ensino de Sociologia – Ensino Médio Metodologias de ensino de sociologia Áudio visual – ensino de sociologia Processo de ensino aprendizagem - sociologia Filme recurso didático Linguagem audiovisual Cinema e educação Sociology Teaching - High School Sociology teaching methodologies Audio visual - teaching sociology Teaching-learning process - sociology Didactic resource film Audiovisual language Cinema and education |
description |
O presente trabalho teve como objetivo principal discutir sobre os impactos causados pelo uso do audiovisual, esta linguagem/recurso (filme) onde as informações/conteúdos estão dispostos de forma dinâmica, nas aulas de Sociologia no Ensino Médio. Como objetivos específicos buscamos investigar como os recursos audiovisuais são usados nas aulas de Sociologia; analisar de que forma esses recursos contribuem para o processo de ensino aprendizagem e propôr estratégias pedagógicas utilizando o audiovisual. O referido estudo/intervenção pedagógica foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Balbina Pereira, localizada no distrito de Santa Luzia do Cariri, município de Serra Branca, com alunos do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio. A metodologia adotada contou com a abordagem qualitativa-observação participante elegendo como instrumentos de coleta de dados e de intervenção os seguintes: 1) observação na sala de aula, 2) entrevista baseada no grupo focal, 3) diálogo com os alunos sobre os temas sociológicos, escolha e exibição dos filmes. Para análise dos dados adotamos o método de análise de conteúdo de Bardin (ANO). O estudo fundamentou-se principalmente nas teorias dos autores Galetti (2013), Kenski (2007), Ferreira (2010), Rosalia Duarte (2009), Adriana Fresquet (2017), Libanêo, (2013), entre outros que contribuíram significativamente para compor o aporte teórico deste trabalho, assim como, para o nosso entendimento sobre a importância do uso dos recursos audiovisuais para o ensino de Sociologia no Ensino Médio. Ao final da experiência apontamos que a linguagem/recurso audiovisual contribui no processo de ensino aprendizagem, bem como, na socialização dos sujeitos e na sua capacidade de apreender frações do real nas narrativas audiovisuais aguçando, portanto, o olhar crítico e a lógica de perceber, problematizar e interferir no mundo social. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-30 2020-06-08T12:11:26Z 2020-06-08 2020-06-08T12:11:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.souza http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12920 SOUZA, Alanny Araújo de. “Eu num disse a tu que não era só filme”: o audiovisual no processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino médio. 2020. 76f. Dissertação ( Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12920 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.souza http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12920 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Alanny Araújo de. “Eu num disse a tu que não era só filme”: o audiovisual no processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino médio. 2020. 76f. Dissertação ( Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744444379889664 |