“Eu num disse a tu que não era só filme”: o audiovisual no processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Alanny Araújo de.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.souza
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12920
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal discutir sobre os impactos causados pelo uso do audiovisual, esta linguagem/recurso (filme) onde as informações/conteúdos estão dispostos de forma dinâmica, nas aulas de Sociologia no Ensino Médio. Como objetivos específicos buscamos investigar como os recursos audiovisuais são usados nas aulas de Sociologia; analisar de que forma esses recursos contribuem para o processo de ensino aprendizagem e propôr estratégias pedagógicas utilizando o audiovisual. O referido estudo/intervenção pedagógica foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Balbina Pereira, localizada no distrito de Santa Luzia do Cariri, município de Serra Branca, com alunos do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio. A metodologia adotada contou com a abordagem qualitativa-observação participante elegendo como instrumentos de coleta de dados e de intervenção os seguintes: 1) observação na sala de aula, 2) entrevista baseada no grupo focal, 3) diálogo com os alunos sobre os temas sociológicos, escolha e exibição dos filmes. Para análise dos dados adotamos o método de análise de conteúdo de Bardin (ANO). O estudo fundamentou-se principalmente nas teorias dos autores Galetti (2013), Kenski (2007), Ferreira (2010), Rosalia Duarte (2009), Adriana Fresquet (2017), Libanêo, (2013), entre outros que contribuíram significativamente para compor o aporte teórico deste trabalho, assim como, para o nosso entendimento sobre a importância do uso dos recursos audiovisuais para o ensino de Sociologia no Ensino Médio. Ao final da experiência apontamos que a linguagem/recurso audiovisual contribui no processo de ensino aprendizagem, bem como, na socialização dos sujeitos e na sua capacidade de apreender frações do real nas narrativas audiovisuais aguçando, portanto, o olhar crítico e a lógica de perceber, problematizar e interferir no mundo social.
id UFCG_7506bc47927bdfd63a2a3e59c530099b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12920
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling “Eu num disse a tu que não era só filme”: o audiovisual no processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino médio.“I didn’t tell you it wasn’t just a movie”: the audiovisual in the teaching-learning process of sociology in high school.Ensino de Sociologia – Ensino MédioMetodologias de ensino de sociologiaÁudio visual – ensino de sociologiaProcesso de ensino aprendizagem - sociologiaFilme recurso didáticoLinguagem audiovisualCinema e educaçãoSociology Teaching - High SchoolSociology teaching methodologiesAudio visual - teaching sociologyTeaching-learning process - sociologyDidactic resource filmAudiovisual languageCinema and educationO presente trabalho teve como objetivo principal discutir sobre os impactos causados pelo uso do audiovisual, esta linguagem/recurso (filme) onde as informações/conteúdos estão dispostos de forma dinâmica, nas aulas de Sociologia no Ensino Médio. Como objetivos específicos buscamos investigar como os recursos audiovisuais são usados nas aulas de Sociologia; analisar de que forma esses recursos contribuem para o processo de ensino aprendizagem e propôr estratégias pedagógicas utilizando o audiovisual. O referido estudo/intervenção pedagógica foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Balbina Pereira, localizada no distrito de Santa Luzia do Cariri, município de Serra Branca, com alunos do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio. A metodologia adotada contou com a abordagem qualitativa-observação participante elegendo como instrumentos de coleta de dados e de intervenção os seguintes: 1) observação na sala de aula, 2) entrevista baseada no grupo focal, 3) diálogo com os alunos sobre os temas sociológicos, escolha e exibição dos filmes. Para análise dos dados adotamos o método de análise de conteúdo de Bardin (ANO). O estudo fundamentou-se principalmente nas teorias dos autores Galetti (2013), Kenski (2007), Ferreira (2010), Rosalia Duarte (2009), Adriana Fresquet (2017), Libanêo, (2013), entre outros que contribuíram significativamente para compor o aporte teórico deste trabalho, assim como, para o nosso entendimento sobre a importância do uso dos recursos audiovisuais para o ensino de Sociologia no Ensino Médio. Ao final da experiência apontamos que a linguagem/recurso audiovisual contribui no processo de ensino aprendizagem, bem como, na socialização dos sujeitos e na sua capacidade de apreender frações do real nas narrativas audiovisuais aguçando, portanto, o olhar crítico e a lógica de perceber, problematizar e interferir no mundo social.This work had as main objective discussing the impacts caused by the use of audiovisual, this language/resource (movie) where information/content is dynamically arranged, in Sociology classes in High School.As specific objectives, we sought to investigate how audiovisual resources are used in Sociology classes; analyze how these resources contribute to the teaching-learning process and propose pedagogical strategies using audiovisual. This study/pedagogical intervention was developed at the State School of Secondary Education Maria Balbina Pereira, located in the district of Santa Luzia do Cariri, municipality of Serra Branca, with students from the 1st, 2nd and 3rd grades of High School. The adopted methodology relied on the qualitative-participant observation approach choosing as instruments of data collection and intervention the following: 1) observation in the classroom, 2) interview based on focus group, 3) discussion with the students about the sociological themes, choice and exhibition of movies. For data analysis we adopted the Bardin content analysis method (ANO). The study was mainly based on the theories of the authors Galetti (2013), Kenski (2007), Ferreira (2010), Rosalia Duarte (2009), Adriana Fresquet (2017), Libanêo, (2013), among others that significantly collaborated to make the theoretical contribution of this work, as well as, for our understanding on the importance of using audiovisual resources for the teaching of Sociology in High School. At the end of the experience, we point out that the language/audiovisual resource contributes to the teaching-learning process, as well as, to the socialization of the individuals and their ability to learn fractions of the real in audiovisual narratives, thus sharpening the critical view and the logic of perceiving, problematizing and interfering in the social world.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉUFCGSOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.SOUZA, W. G. F.http://lattes.cnpq.br/5710716878516059MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.TORRES, Denise Xavier.SOUZA, Alanny Araújo de.2020-04-302020-06-08T12:11:26Z2020-06-082020-06-08T12:11:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.souzahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12920SOUZA, Alanny Araújo de. “Eu num disse a tu que não era só filme”: o audiovisual no processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino médio. 2020. 76f.  Dissertação ( Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12920porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-02T18:23:10Zoai:localhost:riufcg/12920Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-02T18:23:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv “Eu num disse a tu que não era só filme”: o audiovisual no processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino médio.
“I didn’t tell you it wasn’t just a movie”: the audiovisual in the teaching-learning process of sociology in high school.
title “Eu num disse a tu que não era só filme”: o audiovisual no processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino médio.
spellingShingle “Eu num disse a tu que não era só filme”: o audiovisual no processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino médio.
SOUZA, Alanny Araújo de.
Ensino de Sociologia – Ensino Médio
Metodologias de ensino de sociologia
Áudio visual – ensino de sociologia
Processo de ensino aprendizagem - sociologia
Filme recurso didático
Linguagem audiovisual
Cinema e educação
Sociology Teaching - High School
Sociology teaching methodologies
Audio visual - teaching sociology
Teaching-learning process - sociology
Didactic resource film
Audiovisual language
Cinema and education
title_short “Eu num disse a tu que não era só filme”: o audiovisual no processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino médio.
title_full “Eu num disse a tu que não era só filme”: o audiovisual no processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino médio.
title_fullStr “Eu num disse a tu que não era só filme”: o audiovisual no processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino médio.
title_full_unstemmed “Eu num disse a tu que não era só filme”: o audiovisual no processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino médio.
title_sort “Eu num disse a tu que não era só filme”: o audiovisual no processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino médio.
author SOUZA, Alanny Araújo de.
author_facet SOUZA, Alanny Araújo de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.
SOUZA, W. G. F.
http://lattes.cnpq.br/5710716878516059
MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Alanny Araújo de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Sociologia – Ensino Médio
Metodologias de ensino de sociologia
Áudio visual – ensino de sociologia
Processo de ensino aprendizagem - sociologia
Filme recurso didático
Linguagem audiovisual
Cinema e educação
Sociology Teaching - High School
Sociology teaching methodologies
Audio visual - teaching sociology
Teaching-learning process - sociology
Didactic resource film
Audiovisual language
Cinema and education
topic Ensino de Sociologia – Ensino Médio
Metodologias de ensino de sociologia
Áudio visual – ensino de sociologia
Processo de ensino aprendizagem - sociologia
Filme recurso didático
Linguagem audiovisual
Cinema e educação
Sociology Teaching - High School
Sociology teaching methodologies
Audio visual - teaching sociology
Teaching-learning process - sociology
Didactic resource film
Audiovisual language
Cinema and education
description O presente trabalho teve como objetivo principal discutir sobre os impactos causados pelo uso do audiovisual, esta linguagem/recurso (filme) onde as informações/conteúdos estão dispostos de forma dinâmica, nas aulas de Sociologia no Ensino Médio. Como objetivos específicos buscamos investigar como os recursos audiovisuais são usados nas aulas de Sociologia; analisar de que forma esses recursos contribuem para o processo de ensino aprendizagem e propôr estratégias pedagógicas utilizando o audiovisual. O referido estudo/intervenção pedagógica foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Balbina Pereira, localizada no distrito de Santa Luzia do Cariri, município de Serra Branca, com alunos do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio. A metodologia adotada contou com a abordagem qualitativa-observação participante elegendo como instrumentos de coleta de dados e de intervenção os seguintes: 1) observação na sala de aula, 2) entrevista baseada no grupo focal, 3) diálogo com os alunos sobre os temas sociológicos, escolha e exibição dos filmes. Para análise dos dados adotamos o método de análise de conteúdo de Bardin (ANO). O estudo fundamentou-se principalmente nas teorias dos autores Galetti (2013), Kenski (2007), Ferreira (2010), Rosalia Duarte (2009), Adriana Fresquet (2017), Libanêo, (2013), entre outros que contribuíram significativamente para compor o aporte teórico deste trabalho, assim como, para o nosso entendimento sobre a importância do uso dos recursos audiovisuais para o ensino de Sociologia no Ensino Médio. Ao final da experiência apontamos que a linguagem/recurso audiovisual contribui no processo de ensino aprendizagem, bem como, na socialização dos sujeitos e na sua capacidade de apreender frações do real nas narrativas audiovisuais aguçando, portanto, o olhar crítico e a lógica de perceber, problematizar e interferir no mundo social.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-30
2020-06-08T12:11:26Z
2020-06-08
2020-06-08T12:11:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.souza
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12920
SOUZA, Alanny Araújo de. “Eu num disse a tu que não era só filme”: o audiovisual no processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino médio. 2020. 76f.  Dissertação ( Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12920
url https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.souza
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12920
identifier_str_mv SOUZA, Alanny Araújo de. “Eu num disse a tu que não era só filme”: o audiovisual no processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino médio. 2020. 76f.  Dissertação ( Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744444379889664