Avanços e retrocessos: o debate sobre o ensino da Sociologia no Cariri Paraibano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, José Irivaldo Alves Oliveira.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: CORREIA, Aparecida Gomes., NUNES, Gillianne de Oliveira., SANTOS, Janiele Guedes., COSTA, Janine da Silva., OLIVEIRA, Jéssica Mayara Veríssimo de., HILÁRIO, Paulo Cézar Silva.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30504
Resumo: Com a institucionalização da sociologia no ensino médio (lei nº 9.3942), surge para o sociólogo mais uma oportunidade de adentrar o mercado de trabalho. Em nosso país, a formação superior (graduação) de professores de sociologia está intimamente relacionada à implantação desta no ensino médio. Há no competitivo mercado de trabalho alternativas de emprego para profissional, mas estas só existem em algumas regiões de nosso país. Nesse sentido discute-se neste trabalho a questão da qualidade no ensino superior, pois não basta só à formação acadêmica, é necessário também a qualificação para exercício da profissão. O principal objetivo deste trabalho é discutir o mercado de trabalho a partir do olhar dos alunos que cursam Ciências Sociais na UFCG/CDSA para a profissão de sociólogo na região do Cariri Paraibano, em virtude da criação de cursos de formação superior voltados para este campo de atuação na região citada anteriormente. Não fará parte deste trabalho ou não se pretende, avaliar o curso de Ciências Sociais, mas fazer com que este trabalho informe a realidade local para os discentes que estão no curso ou que futuramente venha a fazer parte do mesmo, até porque o MEC (Ministério da Educação) quem está incumbido de fazer avaliação de cursos de graduação e pós-graduação. Em termos de avaliação o curso no ano de 2013 conseguiu ser avaliado pelo MEC com o conceito quatro, isso mostra que as condições para realização do curso e para formação de bons professores existe, mas o que ainda não se sabe é quais lugares estes profissionais ocuparão ao concluir o curso Esse artigo resulta da inquietação e curiosidade despertada nos alunos/ petianos de Ciências Sociais que compõem o Observatório de Políticas Públicas do Semiárido, campus da UFCG/CDSA, a partir da percepção de que com a obrigatoriedade da sociologia no ensino médio surge mais uma oportunidade para os cientistas sociais ao mesmo tempo que surgem outras questões como as relações partidárias e de apadrinhamento que influenciam na ocupação de diversos cargos no setor público por pessoas com pouca ou sem a devida preparação profissional comprometendo assim o ensino de sociologia no ensino médio e que ao longo deste trabalho discutiremos mais detalhadamente estes pontos. O trabalho é relevante, primeiro, porque são insipientes os estudos que tratam deste tema, e, segundo, porque apresenta um panorama do lugar do cientista social na região do cariri da paraíba, dando enfase também em questões como concursos públicos, relações de apadrinhamento podendo assim servir de reflexão para a geração de profissionais que estão em formação ou já formados no que diz respeito a profissão dos cientistas sociais na região do Cariri paraibano . Portanto, o ensaio está dividido em três partes. A primeira situa o leitor sobre a importância da Sociologia no Ensino Médio procurando entender os aspectos legais da intserção desta disciplina nos currículos bem como as suas finalidades práticas. A segunda faz uma discussão acerca da qualidade no ensino superior para que possamos refletir sobre o fato de que não basta uma formação superior, mas uma boa qualificação profissional devido as exigências da lógica mercadológica. A terceira, e última, faz uma reflexão sobre o olhar dos alunos diante da realidade do Cariri da Paraíba em relação as perspectivas de mercados que eles tem e por fim algumas considerações finais.
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Há no competitivo mercado de trabalho alternativas de emprego para profissional, mas estas só existem em algumas regiões de nosso país. Nesse sentido discute-se neste trabalho a questão da qualidade no ensino superior, pois não basta só à formação acadêmica, é necessário também a qualificação para exercício da profissão. O principal objetivo deste trabalho é discutir o mercado de trabalho a partir do olhar dos alunos que cursam Ciências Sociais na UFCG/CDSA para a profissão de sociólogo na região do Cariri Paraibano, em virtude da criação de cursos de formação superior voltados para este campo de atuação na região citada anteriormente. Não fará parte deste trabalho ou não se pretende, avaliar o curso de Ciências Sociais, mas fazer com que este trabalho informe a realidade local para os discentes que estão no curso ou que futuramente venha a fazer parte do mesmo, até porque o MEC (Ministério da Educação) quem está incumbido de fazer avaliação de cursos de graduação e pós-graduação. Em termos de avaliação o curso no ano de 2013 conseguiu ser avaliado pelo MEC com o conceito quatro, isso mostra que as condições para realização do curso e para formação de bons professores existe, mas o que ainda não se sabe é quais lugares estes profissionais ocuparão ao concluir o curso Esse artigo resulta da inquietação e curiosidade despertada nos alunos/ petianos de Ciências Sociais que compõem o Observatório de Políticas Públicas do Semiárido, campus da UFCG/CDSA, a partir da percepção de que com a obrigatoriedade da sociologia no ensino médio surge mais uma oportunidade para os cientistas sociais ao mesmo tempo que surgem outras questões como as relações partidárias e de apadrinhamento que influenciam na ocupação de diversos cargos no setor público por pessoas com pouca ou sem a devida preparação profissional comprometendo assim o ensino de sociologia no ensino médio e que ao longo deste trabalho discutiremos mais detalhadamente estes pontos. O trabalho é relevante, primeiro, porque são insipientes os estudos que tratam deste tema, e, segundo, porque apresenta um panorama do lugar do cientista social na região do cariri da paraíba, dando enfase também em questões como concursos públicos, relações de apadrinhamento podendo assim servir de reflexão para a geração de profissionais que estão em formação ou já formados no que diz respeito a profissão dos cientistas sociais na região do Cariri paraibano . Portanto, o ensaio está dividido em três partes. A primeira situa o leitor sobre a importância da Sociologia no Ensino Médio procurando entender os aspectos legais da intserção desta disciplina nos currículos bem como as suas finalidades práticas. A segunda faz uma discussão acerca da qualidade no ensino superior para que possamos refletir sobre o fato de que não basta uma formação superior, mas uma boa qualificação profissional devido as exigências da lógica mercadológica. A terceira, e última, faz uma reflexão sobre o olhar dos alunos diante da realidade do Cariri da Paraíba em relação as perspectivas de mercados que eles tem e por fim algumas considerações finais.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20152023-06-30T21:56:19Z2023-06-302023-06-30T21:56:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookParthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30504SILVA, José Irivaldo Alves de Oliveira et al. Avanços e retrocessos: o debate sobre o ensino da Sociologia no Cariri Paraibano. In: MEDEIROS JÚNIOR, Geraldo; SILVA, José Irivaldo Alves Oliveira Silva (Organizadores). Programa de Educação Tutorial e as multifaces da gestão contemporânea. Campina Grande - PB: EDUEPB, 2015. 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