Entre trancos e barrancos: a difícil trajetória de ser professor no oitocentos.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37036 |
Resumo: | Este artigo fora pensado a partir de um dos capítulos do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de História da UFPB no ano de 2009, cujo título é: “Saber e medo: métodos disciplinares e punitivos na instrução na Província da Paraíba do Norte 1822-1864”. O trabalho monográfico foi fruto de dois anos de estudos desenvolvidos no projeto de Iniciação Científica - PIBIC vinculado ao CNPq, cujo plano de trabalho era: “Controle sobre o cotidiano escolar: os métodos disciplinares e punitivos na instrução pública e particular na Província da Paraíba”, que veio a ser premiado com o primeiro lugar entre os trabalhos do Centro de Humanidades, no Prêmio Jovem Pesquisador do XVI Encontro de Iniciação Científica. O projeto acima mencionado foi orientado pela Dr. Cláudia Engler Cury, professora vinculada ao PPGH/PPGE. As fontes utilizadas para este estudo são os Regulamentos Gerais da Instrução na Paraíba, que são no número de cinco - 1849 parte 1o e 2o; 1852; 1860; 1883/84; 1886. Dentre os quais o único ainda não identificado é o de 1852. Além dos Regulamentos, vão ser utilizados requerimentos, petições e mapas de freqüência coletados no Arquivo Público do Estado da Paraíba, pelo Grupo de História da Educação no Nordeste Oitocentista – GHENO, vinculado ao departamento de História da UFPB. Os jornais da época, encontrados no Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, também vão ser utilizados, coisa que não foi possível se realizar durante a pesquisa do PIBIC. Este artigo pode por assim dizer, ser o primeiro passo para o desenvolvimento de um trabalho de dissertação que pretende apontar os aspectos disciplinares e punitivos que envolviam os sujeitos na instrução pública e particular na província da Paraíba do Norte, no qual destaco aqui, o professor. |
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Entre trancos e barrancos: a difícil trajetória de ser professor no oitocentos.Between ups and downs: the difficult path of being a teacher in the nineteenth century.Professores - Província da Parahyba do Norte 1822-1864Práticas docentes - Parahyba do Norte 1822-1864Métodos disciplinares - educação paraibana 1822-1864Punição - educação -Parahyba do Norte 1822-1854Regulamentos Gerais da Instrução - Paraíba 1849-1886História da EducaçãoArquivo Público do Estado da ParaíbaGrupo de História da Educação no Nordeste Oitocentista - GHENOParaíba oitocentista - educaçãoProfissão docente - paraíba oitocentistaMagistério - Província da Paraíba - 1849-1886História do Magistério - Província da Paraíba - 1849-1886Instrução pública - Paraíba oitocentistaCastigos - ministrado por professoresLentes - professores - Paraíba 1822-1864Palmatória - Paraíba 1822-1864Práticas punitivas - professores - 1822-1864 - ParaíbaInvestimento em educação - Paraíba oitocentistaTeachers - Province of Parahyba do Norte 1822-1864Teaching practices - Parahyba do Norte 1822-1864Disciplinary methods - education in Paraíba 1822-1864Punishment - education - Parahyba do Norte 1822-1854General Regulations of Instruction - Paraíba 1849-1886History of EducationPublic Archives of the State of ParaíbaGroup of History of Education in the 19th Century Northeast - GHENO19th Century Paraíba - educationTeaching profession - 19th Century ParaíbaTeaching - Province of Paraíba - 1849-1886History of Teaching - Province of Paraíba - 1849-1886Public education - 19th Century ParaíbaPunishments - administered by teachersLens - teachers - Paraíba 1822-1864Palmating - Paraíba 1822-1864Punitive practices - teachers - 1822-1864 - ParaíbaInvestment in education - 19th century ParaíbaHistória.EducaçãoEste artigo fora pensado a partir de um dos capítulos do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de História da UFPB no ano de 2009, cujo título é: “Saber e medo: métodos disciplinares e punitivos na instrução na Província da Paraíba do Norte 1822-1864”. O trabalho monográfico foi fruto de dois anos de estudos desenvolvidos no projeto de Iniciação Científica - PIBIC vinculado ao CNPq, cujo plano de trabalho era: “Controle sobre o cotidiano escolar: os métodos disciplinares e punitivos na instrução pública e particular na Província da Paraíba”, que veio a ser premiado com o primeiro lugar entre os trabalhos do Centro de Humanidades, no Prêmio Jovem Pesquisador do XVI Encontro de Iniciação Científica. O projeto acima mencionado foi orientado pela Dr. Cláudia Engler Cury, professora vinculada ao PPGH/PPGE. As fontes utilizadas para este estudo são os Regulamentos Gerais da Instrução na Paraíba, que são no número de cinco - 1849 parte 1o e 2o; 1852; 1860; 1883/84; 1886. Dentre os quais o único ainda não identificado é o de 1852. Além dos Regulamentos, vão ser utilizados requerimentos, petições e mapas de freqüência coletados no Arquivo Público do Estado da Paraíba, pelo Grupo de História da Educação no Nordeste Oitocentista – GHENO, vinculado ao departamento de História da UFPB. Os jornais da época, encontrados no Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, também vão ser utilizados, coisa que não foi possível se realizar durante a pesquisa do PIBIC. Este artigo pode por assim dizer, ser o primeiro passo para o desenvolvimento de um trabalho de dissertação que pretende apontar os aspectos disciplinares e punitivos que envolviam os sujeitos na instrução pública e particular na província da Paraíba do Norte, no qual destaco aqui, o professor.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-08-06T13:29:26Z2024-08-062024-08-06T13:29:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37036MIRANDA, Itacyara Viana. Entre trancos e barrancos: a difícil trajetória de ser professor no oitocentos. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 20: Sociedade e Cultura no Século XIX - O Nordeste em Perspectiva. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37036porMIRANDA, Itacyara Viana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-06T13:31:44Zoai:localhost:riufcg/37036Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-06T13:31:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Entre trancos e barrancos: a difícil trajetória de ser professor no oitocentos. MIRANDA, Itacyara Viana. Professores - Província da Parahyba do Norte 1822-1864 Práticas docentes - Parahyba do Norte 1822-1864 Métodos disciplinares - educação paraibana 1822-1864 Punição - educação -Parahyba do Norte 1822-1854 Regulamentos Gerais da Instrução - Paraíba 1849-1886 História da Educação Arquivo Público do Estado da Paraíba Grupo de História da Educação no Nordeste Oitocentista - GHENO Paraíba oitocentista - educação Profissão docente - paraíba oitocentista Magistério - Província da Paraíba - 1849-1886 História do Magistério - Província da Paraíba - 1849-1886 Instrução pública - Paraíba oitocentista Castigos - ministrado por professores Lentes - professores - Paraíba 1822-1864 Palmatória - Paraíba 1822-1864 Práticas punitivas - professores - 1822-1864 - Paraíba Investimento em educação - Paraíba oitocentista Teachers - Province of Parahyba do Norte 1822-1864 Teaching practices - Parahyba do Norte 1822-1864 Disciplinary methods - education in Paraíba 1822-1864 Punishment - education - Parahyba do Norte 1822-1854 General Regulations of Instruction - Paraíba 1849-1886 History of Education Public Archives of the State of Paraíba Group of History of Education in the 19th Century Northeast - GHENO 19th Century Paraíba - education Teaching profession - 19th Century Paraíba Teaching - Province of Paraíba - 1849-1886 History of Teaching - Province of Paraíba - 1849-1886 Public education - 19th Century Paraíba Punishments - administered by teachers Lens - teachers - Paraíba 1822-1864 Palmating - Paraíba 1822-1864 Punitive practices - teachers - 1822-1864 - Paraíba Investment in education - 19th century Paraíba História. Educação |
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Este artigo fora pensado a partir de um dos capítulos do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de História da UFPB no ano de 2009, cujo título é: “Saber e medo: métodos disciplinares e punitivos na instrução na Província da Paraíba do Norte 1822-1864”. O trabalho monográfico foi fruto de dois anos de estudos desenvolvidos no projeto de Iniciação Científica - PIBIC vinculado ao CNPq, cujo plano de trabalho era: “Controle sobre o cotidiano escolar: os métodos disciplinares e punitivos na instrução pública e particular na Província da Paraíba”, que veio a ser premiado com o primeiro lugar entre os trabalhos do Centro de Humanidades, no Prêmio Jovem Pesquisador do XVI Encontro de Iniciação Científica. O projeto acima mencionado foi orientado pela Dr. Cláudia Engler Cury, professora vinculada ao PPGH/PPGE. As fontes utilizadas para este estudo são os Regulamentos Gerais da Instrução na Paraíba, que são no número de cinco - 1849 parte 1o e 2o; 1852; 1860; 1883/84; 1886. Dentre os quais o único ainda não identificado é o de 1852. Além dos Regulamentos, vão ser utilizados requerimentos, petições e mapas de freqüência coletados no Arquivo Público do Estado da Paraíba, pelo Grupo de História da Educação no Nordeste Oitocentista – GHENO, vinculado ao departamento de História da UFPB. Os jornais da época, encontrados no Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, também vão ser utilizados, coisa que não foi possível se realizar durante a pesquisa do PIBIC. Este artigo pode por assim dizer, ser o primeiro passo para o desenvolvimento de um trabalho de dissertação que pretende apontar os aspectos disciplinares e punitivos que envolviam os sujeitos na instrução pública e particular na província da Paraíba do Norte, no qual destaco aqui, o professor. |
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