Sobre a (in)adequação da aplicabilidade da lei 10.639/03: análise dos livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental II.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23792 |
Resumo: | Os documentos oficiais mostram uma inquietação quanto aos aspectos pluriculturais e étnico- raciais para a formação humana integral do indivíduo. Então, a lei nº 10.639/03, alterada pela lei nº 11.645/2008, que inclui na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, na esfera da educação pública e privada. Sob esta ótica, objetivou-se analisar como a Lei tem se materializado nos livros didáticos de Língua Portuguesa, através do texto literário, no ensino fundamental II, entre 2005 a 2014, especificamente, o 9º ano, adotados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Francisco Maia”, em Jericó – PB. Apesar do tom obrigatório que especifica a lei, há a necessidade de expansão e reconhecimento desses textos literários nos livros didáticos e, na formação do docente para garantir a sua plena efetivação, principalmente, da desmistificação na abordagem dessa lei que está além da perspectiva da desigualdade étnica-racial. |
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Sobre a (in)adequação da aplicabilidade da lei 10.639/03: análise dos livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental II.On the (in)adequacy of the applicability of law 10.639/03: analysis of Portuguese language textbooks for elementary school II.Livro didáticoEducação – legislação - BrasilEnsino fundamental IILíngua portuguesa - livro didáticoLíngua afro- brasileiraTextbookEducation - legislation - BrazilElementary School IIPortuguese language - textbookAfro-Brazilian languageLetras.Os documentos oficiais mostram uma inquietação quanto aos aspectos pluriculturais e étnico- raciais para a formação humana integral do indivíduo. Então, a lei nº 10.639/03, alterada pela lei nº 11.645/2008, que inclui na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, na esfera da educação pública e privada. Sob esta ótica, objetivou-se analisar como a Lei tem se materializado nos livros didáticos de Língua Portuguesa, através do texto literário, no ensino fundamental II, entre 2005 a 2014, especificamente, o 9º ano, adotados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Francisco Maia”, em Jericó – PB. Apesar do tom obrigatório que especifica a lei, há a necessidade de expansão e reconhecimento desses textos literários nos livros didáticos e, na formação do docente para garantir a sua plena efetivação, principalmente, da desmistificação na abordagem dessa lei que está além da perspectiva da desigualdade étnica-racial.The official documents show concern itself as multicultural and ethic-racial aspects for the integral human formation in particular way. Then, the law nº10.639/03, changed by the law nº 11.645/2008, which it includes into the Guideline Laws and Fundamental Education (LDB) the precision of History and Afro-Brazilian culture teaching, in the institutions of fundamental and high School teaching in the public and private education sphere. Under this view, this paper has as objective to analyze how the Law has accomplished in the Portuguese Language teaching books, of the fundamental teaching II, between from 2005 until 2014 specifically, the 9th grade, through the literary texts, adopted in State School of High and fundamental School “Francisco Maia”, in Jericó-PB. Although, the obligatory tone that specify the law, there is the necessity of expansion and recognizing of these literary texts in the teaching books and in the formation of the teacher to make sure the full effectuation, mainly, the revealing in the approach of this Law that is besides the perspective of the Ethic- racial inequality.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGFERREIRA JUNIOR, Nelson Eliezer.http://lattes.cnpq.br/4132315893586224FERREIRA JUNIOR, Nelson.SOUSA, José Wanderley Alves de.BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.DANTAS, Luciana Martins de Sousa.2016-05-122022-03-07T15:27:40Z2022-03-072022-03-07T15:27:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23792DANTAS, Luciana Martins de Sousa. Sobre a (in)adequação da aplicabilidade da lei 10.639/03: análise dos livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental II. 2016. 78f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-07T19:30:48Zoai:localhost:riufcg/23792Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-07T19:30:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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