A ordem dos livros didáticos: critérios para a adoção de textos didáticos de língua portuguesa no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09032016-104611/ |
Resumo: | Esta dissertação propõe um estudo sobre a construção de critérios atualmente utilizados para a adoção de livros didáticos de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Toma-se como objeto e fonte de estudo o Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) publicado em 2012, investigando de que maneira esse texto expõe os critérios para aprovar títulos de Língua Portuguesa para o Ensino Médio, como os documentos oficiais impõem uma ordem aos livros, no sentido sugerido por Roger Chartier (1990). Ao estabelecer as condições para a aprovação, o PNLD acaba por ordenar também a escrita e a edição dos títulos que recomenda. Não se poderia deixar de articular questões que envolvem a adoção de obras didáticas com as questões relativas aos currículos de língua portuguesa do Ensino Médio, às trajetórias profissionais dos avaliadores do Programa e às necessidades postas pelo mercado editorial, pois esses aspectos são imprescindíveis para compreender o livro didático como produto e, ao mesmo tempo, produtor de iniciativas editoriais e escolares. |
id |
USP_34830f74a42ffaf27bf1468bfb845272 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-09032016-104611 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A ordem dos livros didáticos: critérios para a adoção de textos didáticos de língua portuguesa no ensino médioOrder of textbooks: criteria for the adoption of textbooks of English language in high schoolCultura escolarEnsino de língua portuguesaLivro didáticoNational Textbook ProgramPortuguese language teachingPrograma Nacional do Livro DidáticoSchool cultureTextbookEsta dissertação propõe um estudo sobre a construção de critérios atualmente utilizados para a adoção de livros didáticos de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Toma-se como objeto e fonte de estudo o Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) publicado em 2012, investigando de que maneira esse texto expõe os critérios para aprovar títulos de Língua Portuguesa para o Ensino Médio, como os documentos oficiais impõem uma ordem aos livros, no sentido sugerido por Roger Chartier (1990). Ao estabelecer as condições para a aprovação, o PNLD acaba por ordenar também a escrita e a edição dos títulos que recomenda. Não se poderia deixar de articular questões que envolvem a adoção de obras didáticas com as questões relativas aos currículos de língua portuguesa do Ensino Médio, às trajetórias profissionais dos avaliadores do Programa e às necessidades postas pelo mercado editorial, pois esses aspectos são imprescindíveis para compreender o livro didático como produto e, ao mesmo tempo, produtor de iniciativas editoriais e escolares.This thesis proposes a study on the construction of criteria currently used for the adoption of Portuguese language textbooks in High School. It takes as the object and source of study the National Program Guide Textbook (PNLD) published in 2012, investigating how this text sets out the criteria for approving titles of Portuguese Language to High School, how official documents impose an \"order\" to the books in the sense suggested by Roger Chartier (1990). By establishing the conditions for approval, PNLD also order the writing and editing of the titles recommended. It could not let articulate issues surrounding the adoption of textbooks with issues concerning Portuguese Language curriculum of High School, to the career paths of Program evaluators and needs posed by the publishing market, as these aspects are essential to understand the textbook as a product and, at the same time, producer of editorial and educational initiatives.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Vivian Batista daPerioli Junior, Eduardo2015-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09032016-104611/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:18Zoai:teses.usp.br:tde-09032016-104611Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ordem dos livros didáticos: critérios para a adoção de textos didáticos de língua portuguesa no ensino médio Order of textbooks: criteria for the adoption of textbooks of English language in high school |
title |
A ordem dos livros didáticos: critérios para a adoção de textos didáticos de língua portuguesa no ensino médio |
spellingShingle |
A ordem dos livros didáticos: critérios para a adoção de textos didáticos de língua portuguesa no ensino médio Perioli Junior, Eduardo Cultura escolar Ensino de língua portuguesa Livro didático National Textbook Program Portuguese language teaching Programa Nacional do Livro Didático School culture Textbook |
title_short |
A ordem dos livros didáticos: critérios para a adoção de textos didáticos de língua portuguesa no ensino médio |
title_full |
A ordem dos livros didáticos: critérios para a adoção de textos didáticos de língua portuguesa no ensino médio |
title_fullStr |
A ordem dos livros didáticos: critérios para a adoção de textos didáticos de língua portuguesa no ensino médio |
title_full_unstemmed |
A ordem dos livros didáticos: critérios para a adoção de textos didáticos de língua portuguesa no ensino médio |
title_sort |
A ordem dos livros didáticos: critérios para a adoção de textos didáticos de língua portuguesa no ensino médio |
author |
Perioli Junior, Eduardo |
author_facet |
Perioli Junior, Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Vivian Batista da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perioli Junior, Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura escolar Ensino de língua portuguesa Livro didático National Textbook Program Portuguese language teaching Programa Nacional do Livro Didático School culture Textbook |
topic |
Cultura escolar Ensino de língua portuguesa Livro didático National Textbook Program Portuguese language teaching Programa Nacional do Livro Didático School culture Textbook |
description |
Esta dissertação propõe um estudo sobre a construção de critérios atualmente utilizados para a adoção de livros didáticos de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Toma-se como objeto e fonte de estudo o Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) publicado em 2012, investigando de que maneira esse texto expõe os critérios para aprovar títulos de Língua Portuguesa para o Ensino Médio, como os documentos oficiais impõem uma ordem aos livros, no sentido sugerido por Roger Chartier (1990). Ao estabelecer as condições para a aprovação, o PNLD acaba por ordenar também a escrita e a edição dos títulos que recomenda. Não se poderia deixar de articular questões que envolvem a adoção de obras didáticas com as questões relativas aos currículos de língua portuguesa do Ensino Médio, às trajetórias profissionais dos avaliadores do Programa e às necessidades postas pelo mercado editorial, pois esses aspectos são imprescindíveis para compreender o livro didático como produto e, ao mesmo tempo, produtor de iniciativas editoriais e escolares. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09032016-104611/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09032016-104611/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256826172669952 |