A ordem dos livros didáticos: critérios para a adoção de textos didáticos de língua portuguesa no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perioli Junior, Eduardo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09032016-104611/
Resumo: Esta dissertação propõe um estudo sobre a construção de critérios atualmente utilizados para a adoção de livros didáticos de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Toma-se como objeto e fonte de estudo o Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) publicado em 2012, investigando de que maneira esse texto expõe os critérios para aprovar títulos de Língua Portuguesa para o Ensino Médio, como os documentos oficiais impõem uma ordem aos livros, no sentido sugerido por Roger Chartier (1990). Ao estabelecer as condições para a aprovação, o PNLD acaba por ordenar também a escrita e a edição dos títulos que recomenda. Não se poderia deixar de articular questões que envolvem a adoção de obras didáticas com as questões relativas aos currículos de língua portuguesa do Ensino Médio, às trajetórias profissionais dos avaliadores do Programa e às necessidades postas pelo mercado editorial, pois esses aspectos são imprescindíveis para compreender o livro didático como produto e, ao mesmo tempo, produtor de iniciativas editoriais e escolares.
id USP_34830f74a42ffaf27bf1468bfb845272
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09032016-104611
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A ordem dos livros didáticos: critérios para a adoção de textos didáticos de língua portuguesa no ensino médioOrder of textbooks: criteria for the adoption of textbooks of English language in high schoolCultura escolarEnsino de língua portuguesaLivro didáticoNational Textbook ProgramPortuguese language teachingPrograma Nacional do Livro DidáticoSchool cultureTextbookEsta dissertação propõe um estudo sobre a construção de critérios atualmente utilizados para a adoção de livros didáticos de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Toma-se como objeto e fonte de estudo o Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) publicado em 2012, investigando de que maneira esse texto expõe os critérios para aprovar títulos de Língua Portuguesa para o Ensino Médio, como os documentos oficiais impõem uma ordem aos livros, no sentido sugerido por Roger Chartier (1990). Ao estabelecer as condições para a aprovação, o PNLD acaba por ordenar também a escrita e a edição dos títulos que recomenda. Não se poderia deixar de articular questões que envolvem a adoção de obras didáticas com as questões relativas aos currículos de língua portuguesa do Ensino Médio, às trajetórias profissionais dos avaliadores do Programa e às necessidades postas pelo mercado editorial, pois esses aspectos são imprescindíveis para compreender o livro didático como produto e, ao mesmo tempo, produtor de iniciativas editoriais e escolares.This thesis proposes a study on the construction of criteria currently used for the adoption of Portuguese language textbooks in High School. It takes as the object and source of study the National Program Guide Textbook (PNLD) published in 2012, investigating how this text sets out the criteria for approving titles of Portuguese Language to High School, how official documents impose an \"order\" to the books in the sense suggested by Roger Chartier (1990). By establishing the conditions for approval, PNLD also order the writing and editing of the titles recommended. It could not let articulate issues surrounding the adoption of textbooks with issues concerning Portuguese Language curriculum of High School, to the career paths of Program evaluators and needs posed by the publishing market, as these aspects are essential to understand the textbook as a product and, at the same time, producer of editorial and educational initiatives.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Vivian Batista daPerioli Junior, Eduardo2015-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09032016-104611/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:18Zoai:teses.usp.br:tde-09032016-104611Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A ordem dos livros didáticos: critérios para a adoção de textos didáticos de língua portuguesa no ensino médio
Order of textbooks: criteria for the adoption of textbooks of English language in high school
title A ordem dos livros didáticos: critérios para a adoção de textos didáticos de língua portuguesa no ensino médio
spellingShingle A ordem dos livros didáticos: critérios para a adoção de textos didáticos de língua portuguesa no ensino médio
Perioli Junior, Eduardo
Cultura escolar
Ensino de língua portuguesa
Livro didático
National Textbook Program
Portuguese language teaching
Programa Nacional do Livro Didático
School culture
Textbook
title_short A ordem dos livros didáticos: critérios para a adoção de textos didáticos de língua portuguesa no ensino médio
title_full A ordem dos livros didáticos: critérios para a adoção de textos didáticos de língua portuguesa no ensino médio
title_fullStr A ordem dos livros didáticos: critérios para a adoção de textos didáticos de língua portuguesa no ensino médio
title_full_unstemmed A ordem dos livros didáticos: critérios para a adoção de textos didáticos de língua portuguesa no ensino médio
title_sort A ordem dos livros didáticos: critérios para a adoção de textos didáticos de língua portuguesa no ensino médio
author Perioli Junior, Eduardo
author_facet Perioli Junior, Eduardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Vivian Batista da
dc.contributor.author.fl_str_mv Perioli Junior, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura escolar
Ensino de língua portuguesa
Livro didático
National Textbook Program
Portuguese language teaching
Programa Nacional do Livro Didático
School culture
Textbook
topic Cultura escolar
Ensino de língua portuguesa
Livro didático
National Textbook Program
Portuguese language teaching
Programa Nacional do Livro Didático
School culture
Textbook
description Esta dissertação propõe um estudo sobre a construção de critérios atualmente utilizados para a adoção de livros didáticos de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Toma-se como objeto e fonte de estudo o Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) publicado em 2012, investigando de que maneira esse texto expõe os critérios para aprovar títulos de Língua Portuguesa para o Ensino Médio, como os documentos oficiais impõem uma ordem aos livros, no sentido sugerido por Roger Chartier (1990). Ao estabelecer as condições para a aprovação, o PNLD acaba por ordenar também a escrita e a edição dos títulos que recomenda. Não se poderia deixar de articular questões que envolvem a adoção de obras didáticas com as questões relativas aos currículos de língua portuguesa do Ensino Médio, às trajetórias profissionais dos avaliadores do Programa e às necessidades postas pelo mercado editorial, pois esses aspectos são imprescindíveis para compreender o livro didático como produto e, ao mesmo tempo, produtor de iniciativas editoriais e escolares.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09032016-104611/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09032016-104611/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256826172669952