Avaliação no processo de ensino e aprendizagem: implicações e possibilidades no cotidiano da escola.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Maria Teodoro de.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13187
Resumo: O presente trabalho consiste numa investigação teórica e de campo realizada na escola pública do Ensino Fundamental Rômulo Pires, na cidade de Sousa - PB. A partir deste trabalho, objetivamos compreender e refletir sobre as praticas avaliativas docentes, no intuito de contribuir para o alcance dos objetivos do trabalho pedagógico na escola, na busca pela melhor qualidade da Educação. A primeira parte do nosso trabalho destaca os principais pensamentos de alguns teóricos a respeito do tema: Avaliação escolar, destacando suas diferentes posições acerta do assunto. Os subtítulos estão divididos em: Concepções de avaliação; função pedagógico-didática; funções de controle e caracterização da avaliação. Na segunda parte, relatamos sobre as experiencias do estagio, a aplicação dos questionários aos professores da escola, bem como seus posicionamentos referentes a avaliação escolar e suas praticas avaliativas. Destacamos as metodologias utilizadas em cada encontro, que se deu a partir de um planejamento sobre os textos a serem discutidos junto aos professores da referida escola, cujos textos nos subsidiaram na compreensão geral a respeito do tema em questão. Diante da postura dos professores da escola, conseguimos realizar este trabalho de pesquisa mediante o esforço de compreender melhor as questões envolvidas no processo de avaliação escolar. Por fim, apresentamos nossas considerações finais acerca do estudo realizado, que caracterizam os pontos principais e relevantes da investigação de campo.
id UFCG_7c3259c3c1dd31ce0c0c3541ac6d3241
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13187
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Avaliação no processo de ensino e aprendizagem: implicações e possibilidades no cotidiano da escola.Evaluation in the teaching and learning process: implications and possibilities in the daily life of the school.Avaliação escolarPrática avaliativa docenteDocentes - prática pedagógicaTrabalho pedagógicoSchool evaluationTeaching evaluative practiceTeachers - pedagogical practicePedagogical workO presente trabalho consiste numa investigação teórica e de campo realizada na escola pública do Ensino Fundamental Rômulo Pires, na cidade de Sousa - PB. A partir deste trabalho, objetivamos compreender e refletir sobre as praticas avaliativas docentes, no intuito de contribuir para o alcance dos objetivos do trabalho pedagógico na escola, na busca pela melhor qualidade da Educação. A primeira parte do nosso trabalho destaca os principais pensamentos de alguns teóricos a respeito do tema: Avaliação escolar, destacando suas diferentes posições acerta do assunto. Os subtítulos estão divididos em: Concepções de avaliação; função pedagógico-didática; funções de controle e caracterização da avaliação. Na segunda parte, relatamos sobre as experiencias do estagio, a aplicação dos questionários aos professores da escola, bem como seus posicionamentos referentes a avaliação escolar e suas praticas avaliativas. Destacamos as metodologias utilizadas em cada encontro, que se deu a partir de um planejamento sobre os textos a serem discutidos junto aos professores da referida escola, cujos textos nos subsidiaram na compreensão geral a respeito do tema em questão. Diante da postura dos professores da escola, conseguimos realizar este trabalho de pesquisa mediante o esforço de compreender melhor as questões envolvidas no processo de avaliação escolar. Por fim, apresentamos nossas considerações finais acerca do estudo realizado, que caracterizam os pontos principais e relevantes da investigação de campo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCAMPOS, Maria de Lourdes.CAMPOS, M. L.http://lattes.cnpq.br/709435374248625OLIVEIRA, Maria Teodoro de.20082020-07-08T10:09:25Z2020-07-082020-07-08T10:09:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13187OLIVEIRA, Maria Teodoro de. Avaliação no processo de ensino e aprendizagem: implicações e possibilidades no cotidiano da escola. 2008. 30f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T17:58:46Zoai:localhost:riufcg/13187Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T17:58:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação no processo de ensino e aprendizagem: implicações e possibilidades no cotidiano da escola.
Evaluation in the teaching and learning process: implications and possibilities in the daily life of the school.
title Avaliação no processo de ensino e aprendizagem: implicações e possibilidades no cotidiano da escola.
spellingShingle Avaliação no processo de ensino e aprendizagem: implicações e possibilidades no cotidiano da escola.
OLIVEIRA, Maria Teodoro de.
Avaliação escolar
Prática avaliativa docente
Docentes - prática pedagógica
Trabalho pedagógico
School evaluation
Teaching evaluative practice
Teachers - pedagogical practice
Pedagogical work
title_short Avaliação no processo de ensino e aprendizagem: implicações e possibilidades no cotidiano da escola.
title_full Avaliação no processo de ensino e aprendizagem: implicações e possibilidades no cotidiano da escola.
title_fullStr Avaliação no processo de ensino e aprendizagem: implicações e possibilidades no cotidiano da escola.
title_full_unstemmed Avaliação no processo de ensino e aprendizagem: implicações e possibilidades no cotidiano da escola.
title_sort Avaliação no processo de ensino e aprendizagem: implicações e possibilidades no cotidiano da escola.
author OLIVEIRA, Maria Teodoro de.
author_facet OLIVEIRA, Maria Teodoro de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAMPOS, Maria de Lourdes.
CAMPOS, M. L.
http://lattes.cnpq.br/709435374248625
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Maria Teodoro de.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação escolar
Prática avaliativa docente
Docentes - prática pedagógica
Trabalho pedagógico
School evaluation
Teaching evaluative practice
Teachers - pedagogical practice
Pedagogical work
topic Avaliação escolar
Prática avaliativa docente
Docentes - prática pedagógica
Trabalho pedagógico
School evaluation
Teaching evaluative practice
Teachers - pedagogical practice
Pedagogical work
description O presente trabalho consiste numa investigação teórica e de campo realizada na escola pública do Ensino Fundamental Rômulo Pires, na cidade de Sousa - PB. A partir deste trabalho, objetivamos compreender e refletir sobre as praticas avaliativas docentes, no intuito de contribuir para o alcance dos objetivos do trabalho pedagógico na escola, na busca pela melhor qualidade da Educação. A primeira parte do nosso trabalho destaca os principais pensamentos de alguns teóricos a respeito do tema: Avaliação escolar, destacando suas diferentes posições acerta do assunto. Os subtítulos estão divididos em: Concepções de avaliação; função pedagógico-didática; funções de controle e caracterização da avaliação. Na segunda parte, relatamos sobre as experiencias do estagio, a aplicação dos questionários aos professores da escola, bem como seus posicionamentos referentes a avaliação escolar e suas praticas avaliativas. Destacamos as metodologias utilizadas em cada encontro, que se deu a partir de um planejamento sobre os textos a serem discutidos junto aos professores da referida escola, cujos textos nos subsidiaram na compreensão geral a respeito do tema em questão. Diante da postura dos professores da escola, conseguimos realizar este trabalho de pesquisa mediante o esforço de compreender melhor as questões envolvidas no processo de avaliação escolar. Por fim, apresentamos nossas considerações finais acerca do estudo realizado, que caracterizam os pontos principais e relevantes da investigação de campo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2020-07-08T10:09:25Z
2020-07-08
2020-07-08T10:09:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13187
OLIVEIRA, Maria Teodoro de. Avaliação no processo de ensino e aprendizagem: implicações e possibilidades no cotidiano da escola. 2008. 30f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13187
identifier_str_mv OLIVEIRA, Maria Teodoro de. Avaliação no processo de ensino e aprendizagem: implicações e possibilidades no cotidiano da escola. 2008. 30f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445991550976