Avaliação da aprendizagem: a prática avaliativa ainda presente na escola.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ABRANTES, Arinalda Brasil.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13152
Resumo: 0 estudo da temática Availiação da Aprendizagem teve como objetivo analisar o processo avaliativo e as praticas desenvolvidas na Escola Estadual Antonio Teodoro Neto, localizado no município de Sousa - PB. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o questionário com questões abertas e fechadas, aplicados com 05 professores da escola. Os dados foram coletados e posteriormente analisados a luz dos métodos quantitativo e qualitativo. As avaliações praticadas nas escolas publicas ainda não atendem aos interesses reais dos alunos. Desse modo, tornando o processo avaliativo um momento constrangedor para educando e educadores, pois ambos desconhecem a importância e a real finalidade da avaliação dentro do processo ensino-aprendizagem. As questões do questionário foram: Os professores gostam de avaliar os alunos; dificuldades enfrentadas para avaliar os alunos; quando avaliam os alunos; instrumentos utilizados para avaliar os alunos; aspecto que os professores consideram ao avaliar os alunos; concepções avaliativas dos professores; como se processa a recuperação dos conteúdos e quais os objetivos da avaliação. Os resultados da pesquisa apontam que alguns professores compreendem o processo avaliativo como aferição de capacidades e verificação de objetivos propostos, esboçando assim, uma concepção classificatória da avaliação, dificultando assim, o processo de construção do conhecimento, mas, por outro lado, constata-se também anseios de mudanças das praticas docentes o que possibilita avango no que diz respeito a superação das dificuldades do processo ensino aprendizagem.
id UFCG_7d9d1e635e4f97c5dfb105e1840650e6
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13152
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Avaliação da aprendizagem: a prática avaliativa ainda presente na escola.Learning assessment: the evaluative practice still present in the school.Aprendizagem educacionalAvaliação educacionalPrática avaliativaProcesso ensino - aprendizagemPrática docenteEducational learningEducational assessmentEvaluative practiceTeaching - learning processTeaching practice0 estudo da temática Availiação da Aprendizagem teve como objetivo analisar o processo avaliativo e as praticas desenvolvidas na Escola Estadual Antonio Teodoro Neto, localizado no município de Sousa - PB. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o questionário com questões abertas e fechadas, aplicados com 05 professores da escola. Os dados foram coletados e posteriormente analisados a luz dos métodos quantitativo e qualitativo. As avaliações praticadas nas escolas publicas ainda não atendem aos interesses reais dos alunos. Desse modo, tornando o processo avaliativo um momento constrangedor para educando e educadores, pois ambos desconhecem a importância e a real finalidade da avaliação dentro do processo ensino-aprendizagem. As questões do questionário foram: Os professores gostam de avaliar os alunos; dificuldades enfrentadas para avaliar os alunos; quando avaliam os alunos; instrumentos utilizados para avaliar os alunos; aspecto que os professores consideram ao avaliar os alunos; concepções avaliativas dos professores; como se processa a recuperação dos conteúdos e quais os objetivos da avaliação. Os resultados da pesquisa apontam que alguns professores compreendem o processo avaliativo como aferição de capacidades e verificação de objetivos propostos, esboçando assim, uma concepção classificatória da avaliação, dificultando assim, o processo de construção do conhecimento, mas, por outro lado, constata-se também anseios de mudanças das praticas docentes o que possibilita avango no que diz respeito a superação das dificuldades do processo ensino aprendizagem.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899ABRANTES, Arinalda Brasil.2008-04-052020-07-06T10:26:49Z2020-07-062020-07-06T10:26:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13152ABRANTES, Arinalda Brasil. Avaliação da aprendizagem: a prática avaliativa ainda presente na escola. 2008. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T18:11:58Zoai:localhost:riufcg/13152Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T18:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem: a prática avaliativa ainda presente na escola.
Learning assessment: the evaluative practice still present in the school.
title Avaliação da aprendizagem: a prática avaliativa ainda presente na escola.
spellingShingle Avaliação da aprendizagem: a prática avaliativa ainda presente na escola.
ABRANTES, Arinalda Brasil.
Aprendizagem educacional
Avaliação educacional
Prática avaliativa
Processo ensino - aprendizagem
Prática docente
Educational learning
Educational assessment
Evaluative practice
Teaching - learning process
Teaching practice
title_short Avaliação da aprendizagem: a prática avaliativa ainda presente na escola.
title_full Avaliação da aprendizagem: a prática avaliativa ainda presente na escola.
title_fullStr Avaliação da aprendizagem: a prática avaliativa ainda presente na escola.
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem: a prática avaliativa ainda presente na escola.
title_sort Avaliação da aprendizagem: a prática avaliativa ainda presente na escola.
author ABRANTES, Arinalda Brasil.
author_facet ABRANTES, Arinalda Brasil.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
AMARAL, M. G. B.
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899
dc.contributor.author.fl_str_mv ABRANTES, Arinalda Brasil.
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem educacional
Avaliação educacional
Prática avaliativa
Processo ensino - aprendizagem
Prática docente
Educational learning
Educational assessment
Evaluative practice
Teaching - learning process
Teaching practice
topic Aprendizagem educacional
Avaliação educacional
Prática avaliativa
Processo ensino - aprendizagem
Prática docente
Educational learning
Educational assessment
Evaluative practice
Teaching - learning process
Teaching practice
description 0 estudo da temática Availiação da Aprendizagem teve como objetivo analisar o processo avaliativo e as praticas desenvolvidas na Escola Estadual Antonio Teodoro Neto, localizado no município de Sousa - PB. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o questionário com questões abertas e fechadas, aplicados com 05 professores da escola. Os dados foram coletados e posteriormente analisados a luz dos métodos quantitativo e qualitativo. As avaliações praticadas nas escolas publicas ainda não atendem aos interesses reais dos alunos. Desse modo, tornando o processo avaliativo um momento constrangedor para educando e educadores, pois ambos desconhecem a importância e a real finalidade da avaliação dentro do processo ensino-aprendizagem. As questões do questionário foram: Os professores gostam de avaliar os alunos; dificuldades enfrentadas para avaliar os alunos; quando avaliam os alunos; instrumentos utilizados para avaliar os alunos; aspecto que os professores consideram ao avaliar os alunos; concepções avaliativas dos professores; como se processa a recuperação dos conteúdos e quais os objetivos da avaliação. Os resultados da pesquisa apontam que alguns professores compreendem o processo avaliativo como aferição de capacidades e verificação de objetivos propostos, esboçando assim, uma concepção classificatória da avaliação, dificultando assim, o processo de construção do conhecimento, mas, por outro lado, constata-se também anseios de mudanças das praticas docentes o que possibilita avango no que diz respeito a superação das dificuldades do processo ensino aprendizagem.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-05
2020-07-06T10:26:49Z
2020-07-06
2020-07-06T10:26:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13152
ABRANTES, Arinalda Brasil. Avaliação da aprendizagem: a prática avaliativa ainda presente na escola. 2008. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13152
identifier_str_mv ABRANTES, Arinalda Brasil. Avaliação da aprendizagem: a prática avaliativa ainda presente na escola. 2008. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445904519168