Do oral para o escrito: retextualização do causo no 8° ano do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TAVARES, Francisca Figueirêdo Feitosa.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21240
Resumo: A presente pesquisa traz uma análise da retextualização do texto oral para o texto escrito, a partir de atividades de produção textual propostas aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino. Trata-­se de um construto teórico sobre a práxis do processo de retextualização do gênero oral causo para textos escritos, abordando o viés pragmático de transformação de um gênero em outro, demonstrado no movimento de interação conceptual entre os gêneros, visando à otimização da escrita, na elaboração de um material de apoio às aulas de Língua Portuguesa. Através dessa análise, procurou-­se investigar se uma proposta de intervenção com foco na retextualização do texto oral para o escrito, a partir do gênero causo, poderia otimizar a produção escrita do aluno, visto que tal gênero faz parte de suas vivências em seu habitat social e cultural. É uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa do tipo participante, em que o pesquisador observou e atuou sistematicamente durante as atividades desenvolvidas no período de aplicação. Tomou­se como corpus quatro textos dentre vinte que foram retextualizados em sala de aula. Os textos foram analisados à luz dos postulados das nove operações de retextualização apresentadas por Marcuschi (2010). Além de Marcuschi, o trabalho se embasou nos estudos de Antunes (2013), Koch e Elias (2014), Scheuwly & Dolz (2013) e Carvalho e Ferrarezi Jr. (2018) pela abordagem teórica assumida nas nuances do contexto sociocultural do sujeito aprendiz, permitindo uma maior interação com os gêneros textuais circulantes em sociedade, aproximando - ­os das memórias culturais e tradicionais de seu meio. Ao final da pesquisa, constatou -­se o emprego de boa parte das operações de retextualização pelos alunos, comprovando assim, uma sistematização da escrita em consonância com a eficácia do trabalho pautado na linha do discurso interacionista, relevante neste processo das aulas de Língua Portuguesa, o que culminou na proposição de um Caderno Pedagógico com modelos de retextualização de textos orais para textos escritos em sala de aula.
id UFCG_f08684f34717df7fd70054bea06467b7
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/21240
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Do oral para o escrito: retextualização do causo no 8° ano do ensino fundamental.From oral to written: retextualization of the story in the 8th year of elementary school.RetextualizaçãoTexto oralTexto escritoProdução textualGênero causoGênero textualAulas de língua portuguesa.Caderno pedagógicoRetextualizationOral textWritten textText productionGenre causeTextual genresPortuguese language classesPedagogical notebookLetras.A presente pesquisa traz uma análise da retextualização do texto oral para o texto escrito, a partir de atividades de produção textual propostas aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino. Trata-­se de um construto teórico sobre a práxis do processo de retextualização do gênero oral causo para textos escritos, abordando o viés pragmático de transformação de um gênero em outro, demonstrado no movimento de interação conceptual entre os gêneros, visando à otimização da escrita, na elaboração de um material de apoio às aulas de Língua Portuguesa. Através dessa análise, procurou-­se investigar se uma proposta de intervenção com foco na retextualização do texto oral para o escrito, a partir do gênero causo, poderia otimizar a produção escrita do aluno, visto que tal gênero faz parte de suas vivências em seu habitat social e cultural. É uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa do tipo participante, em que o pesquisador observou e atuou sistematicamente durante as atividades desenvolvidas no período de aplicação. Tomou­se como corpus quatro textos dentre vinte que foram retextualizados em sala de aula. Os textos foram analisados à luz dos postulados das nove operações de retextualização apresentadas por Marcuschi (2010). Além de Marcuschi, o trabalho se embasou nos estudos de Antunes (2013), Koch e Elias (2014), Scheuwly & Dolz (2013) e Carvalho e Ferrarezi Jr. (2018) pela abordagem teórica assumida nas nuances do contexto sociocultural do sujeito aprendiz, permitindo uma maior interação com os gêneros textuais circulantes em sociedade, aproximando - ­os das memórias culturais e tradicionais de seu meio. Ao final da pesquisa, constatou -­se o emprego de boa parte das operações de retextualização pelos alunos, comprovando assim, uma sistematização da escrita em consonância com a eficácia do trabalho pautado na linha do discurso interacionista, relevante neste processo das aulas de Língua Portuguesa, o que culminou na proposição de um Caderno Pedagógico com modelos de retextualização de textos orais para textos escritos em sala de aula.This research presents an analysis of the retextualization of the oral text to the written text, based on textual production activities proposed to students in the 8th grade of Elementary School of a public school in the Municipal Education Network. It is a theoretical construct on the praxis of the retextualization process of the oral genre causo for written texts, addressing the pragmatic bias of transformation from one genre to another, demonstrated in the movement of conceptual interaction between genres, aiming at optimizing writing, in the development of support material for Portuguese language classes. Through this analysis, we sought to investigate whether an intervention proposal focusing on the retextualization of the oral text into the written one, from the causo genre, could optimize the student’s written production since this genre is part of their experiences in their cultural and social habitat. It is field research, with a participant­type qualitative approach, in which the researcher observed and acted systematically during the activities developed during the application period. Four texts out of twenty that were retextualized in the classroom were taken as a corpus. The texts were analyzed in light of the postulates of the nine retextualization operations presented by Marcuschi (2010). In addition to Marcuschi, the work was based on studies by Antunes (2013), Koch and Elias (2014), Scheuwly & Dolz (2013), and Carvalho and Ferrarezi Jr. (2018) by the theoretical approach taken on the nuances of the socio­cultural context of the learner, allowing greater interaction with the textual genres circulating in society, ringing them closer to the cultural and traditional memories of their environment. At the end of the research, it was found that most of the retextualization operations were used by the students, thus proving a systematization of writing in line with the effectiveness of the work based on the line of interactionist discourse, relevant in this process of Portuguese Language classes, which culminated in the proposal of a Pedagogical Notebook with models for the retextualization of oral texts for texts written in the classroom.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGOLIVEIRA, Rose Maria Leite de.OLIVEIRA, R. M. L.http://lattes.cnpq.br/6107356708140208SILVA, Francisco Vieira da.LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.TAVARES, Francisca Figueirêdo Feitosa.2021-04-292021-09-23T13:37:35Z2021-09-232021-09-23T13:37:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21240TAVARES, Francisca Figueirêdo Feitosa. Do oral para o escrito: retextualização do causo no 8º ano do ensino fundamental. 2021. 124f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-23T13:37:35Zoai:localhost:riufcg/21240Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-23T13:37:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Do oral para o escrito: retextualização do causo no 8° ano do ensino fundamental.
From oral to written: retextualization of the story in the 8th year of elementary school.
title Do oral para o escrito: retextualização do causo no 8° ano do ensino fundamental.
spellingShingle Do oral para o escrito: retextualização do causo no 8° ano do ensino fundamental.
TAVARES, Francisca Figueirêdo Feitosa.
Retextualização
Texto oral
Texto escrito
Produção textual
Gênero causo
Gênero textual
Aulas de língua portuguesa.
Caderno pedagógico
Retextualization
Oral text
Written text
Text production
Genre cause
Textual genres
Portuguese language classes
Pedagogical notebook
Letras.
title_short Do oral para o escrito: retextualização do causo no 8° ano do ensino fundamental.
title_full Do oral para o escrito: retextualização do causo no 8° ano do ensino fundamental.
title_fullStr Do oral para o escrito: retextualização do causo no 8° ano do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Do oral para o escrito: retextualização do causo no 8° ano do ensino fundamental.
title_sort Do oral para o escrito: retextualização do causo no 8° ano do ensino fundamental.
author TAVARES, Francisca Figueirêdo Feitosa.
author_facet TAVARES, Francisca Figueirêdo Feitosa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
OLIVEIRA, R. M. L.
http://lattes.cnpq.br/6107356708140208
SILVA, Francisco Vieira da.
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.author.fl_str_mv TAVARES, Francisca Figueirêdo Feitosa.
dc.subject.por.fl_str_mv Retextualização
Texto oral
Texto escrito
Produção textual
Gênero causo
Gênero textual
Aulas de língua portuguesa.
Caderno pedagógico
Retextualization
Oral text
Written text
Text production
Genre cause
Textual genres
Portuguese language classes
Pedagogical notebook
Letras.
topic Retextualização
Texto oral
Texto escrito
Produção textual
Gênero causo
Gênero textual
Aulas de língua portuguesa.
Caderno pedagógico
Retextualization
Oral text
Written text
Text production
Genre cause
Textual genres
Portuguese language classes
Pedagogical notebook
Letras.
description A presente pesquisa traz uma análise da retextualização do texto oral para o texto escrito, a partir de atividades de produção textual propostas aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino. Trata-­se de um construto teórico sobre a práxis do processo de retextualização do gênero oral causo para textos escritos, abordando o viés pragmático de transformação de um gênero em outro, demonstrado no movimento de interação conceptual entre os gêneros, visando à otimização da escrita, na elaboração de um material de apoio às aulas de Língua Portuguesa. Através dessa análise, procurou-­se investigar se uma proposta de intervenção com foco na retextualização do texto oral para o escrito, a partir do gênero causo, poderia otimizar a produção escrita do aluno, visto que tal gênero faz parte de suas vivências em seu habitat social e cultural. É uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa do tipo participante, em que o pesquisador observou e atuou sistematicamente durante as atividades desenvolvidas no período de aplicação. Tomou­se como corpus quatro textos dentre vinte que foram retextualizados em sala de aula. Os textos foram analisados à luz dos postulados das nove operações de retextualização apresentadas por Marcuschi (2010). Além de Marcuschi, o trabalho se embasou nos estudos de Antunes (2013), Koch e Elias (2014), Scheuwly & Dolz (2013) e Carvalho e Ferrarezi Jr. (2018) pela abordagem teórica assumida nas nuances do contexto sociocultural do sujeito aprendiz, permitindo uma maior interação com os gêneros textuais circulantes em sociedade, aproximando - ­os das memórias culturais e tradicionais de seu meio. Ao final da pesquisa, constatou -­se o emprego de boa parte das operações de retextualização pelos alunos, comprovando assim, uma sistematização da escrita em consonância com a eficácia do trabalho pautado na linha do discurso interacionista, relevante neste processo das aulas de Língua Portuguesa, o que culminou na proposição de um Caderno Pedagógico com modelos de retextualização de textos orais para textos escritos em sala de aula.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-29
2021-09-23T13:37:35Z
2021-09-23
2021-09-23T13:37:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21240
TAVARES, Francisca Figueirêdo Feitosa. Do oral para o escrito: retextualização do causo no 8º ano do ensino fundamental. 2021. 124f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21240
identifier_str_mv TAVARES, Francisca Figueirêdo Feitosa. Do oral para o escrito: retextualização do causo no 8º ano do ensino fundamental. 2021. 124f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744509609705472