A importância do PIBID na construção de uma identidade docente: relato de experiência.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13842 |
Resumo: | Nos últimos anos foram criados novos programas de incentivo a Educação Básica, na busca da melhoria da qualidade de ensino. Dentre eles, o Ministério da Educação, em 2009, criou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), voltado aos estudantes dos cursos de licenciatura, dando a oportunidade a eles de vivenciarem o ambiente escolar ainda durante a graduação. Através da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a partir do sub-projeto do Centro de Educação e Saúde, no Campus Cuité, duas escolas do Curimataú Paraibano foram contempladas, a Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio, situada no município de Cuité, e a Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Lordão, no município de Picuí. Neste contexto, este trabalho e um resgate das experiencias e dos ensinamentos acumulados durante a minha passagem pelo programa e, em particular, na ultima escola. E, entre os teóricos da educação que influenciaram no trabalho que desenvolvemos, destaca-se David Ausebel, conhecido pela sua Teoria da Aprendizagem Significativa. Nela, 'aquele que aprende' e o co-autor e sujeito da construção da experiencia do seu aprendizado. Como método de pesquisa, aplicamos questionários de sondagem junto aos estudantes para conhecer suas impressões sobre o Ensino da Física. Estes resultados foram importantes na definição das estrategias de ensino e aprendizagem, principalmente, baseadas no lúdico através de experimentos com o uso de material de baixo custo e na valorização do conhecimento prévio dos estudantes. E assim, percebemos uma transformação gradual no crescimento do interesse deles pela Física, agora, mais voltada para questões do cotidiano do discente |
id |
UFCG_802fb2d4082eef4b845e412b7c26f941 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13842 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A importância do PIBID na construção de uma identidade docente: relato de experiência.The importance of PIBID in the construction of a teaching identity: an experience report.La importancia del PIBID en la construcción de una identidad docente: relato de experiencia.PIBIDTeoria da Aprendizagem SignificativaConhecimento PrévioEnsino e AprendizagemMeaningful learning theoryPrior knowledgeTeaching and learningTeoría del aprendizaje significativoConocimiento previoEnseñando y aprendiendoEnsino e AprendizagemNos últimos anos foram criados novos programas de incentivo a Educação Básica, na busca da melhoria da qualidade de ensino. Dentre eles, o Ministério da Educação, em 2009, criou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), voltado aos estudantes dos cursos de licenciatura, dando a oportunidade a eles de vivenciarem o ambiente escolar ainda durante a graduação. Através da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a partir do sub-projeto do Centro de Educação e Saúde, no Campus Cuité, duas escolas do Curimataú Paraibano foram contempladas, a Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio, situada no município de Cuité, e a Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Lordão, no município de Picuí. Neste contexto, este trabalho e um resgate das experiencias e dos ensinamentos acumulados durante a minha passagem pelo programa e, em particular, na ultima escola. E, entre os teóricos da educação que influenciaram no trabalho que desenvolvemos, destaca-se David Ausebel, conhecido pela sua Teoria da Aprendizagem Significativa. Nela, 'aquele que aprende' e o co-autor e sujeito da construção da experiencia do seu aprendizado. Como método de pesquisa, aplicamos questionários de sondagem junto aos estudantes para conhecer suas impressões sobre o Ensino da Física. Estes resultados foram importantes na definição das estrategias de ensino e aprendizagem, principalmente, baseadas no lúdico através de experimentos com o uso de material de baixo custo e na valorização do conhecimento prévio dos estudantes. E assim, percebemos uma transformação gradual no crescimento do interesse deles pela Física, agora, mais voltada para questões do cotidiano do discenteIn recent years, new incentive programs for Basic Education have been created, seeking to improve the quality of teaching. Among them, the Ministry of Education, in 2009, created the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID), to undergraduate students, giving them the opportunity to experience the school environment during graduation. Through the Federal University of Campina Grande (UFCG), from the sub-project of the Education and Health Center, at Campus Cuité, two schools of Curimataú Paraibano were contemplated, the State School of Education Middle Orlando Venâncio, located in the municipality of Cuité, and the State School of Education Medium Prof. Lordão, in the municipality of Picuí. In this context, this work and a rescue of the experiences and lessons learned during my time in the program and, in particular, at the last school. And, among education theorists who influenced the work that we developed, stands out David Ausebel, known for his Theory of Meaningful Learning. In it, 'the one who learns' and the co-author and subject of building your learning experience. As a research method, we apply survey questionnaires with students to learn their impressions about the Physics teaching. These results were important in the definition of teaching strategies and learning, mainly, based on playfulness through experiments with the use of low-cost material and valuing students' prior knowledge. And so, we noticed a gradual transformation in the growth of their interest in Physics, now, more focused on questions of the student's daily lifeEn los últimos años se han creado nuevos programas para incentivar la Educación Básica, en la búsqueda de mejorar la calidad de la educación. Entre ellos, el Ministerio de Educación, en 2009, creó el Programa Institucional de Becas de Iniciación Docente (PIBID), dirigido a estudiantes de pregrado, brindándoles la oportunidad de experimentar el ambiente escolar durante la graduación. A través de la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG), a partir del subproyecto del Centro de Educación y Salud, en el Campus Cuité, fueron contempladas dos escuelas en Curimataú Paraibano, la Escuela Estadual de Enseñanza Media Orlando Venâncio, ubicada en el municipio de Cuité, y la Escuela Secundaria Estatal Prof. Lordão, en el municipio de Picuí. En ese contexto, este trabajo es un rescate de las experiencias y lecciones aprendidas durante mi paso por el programa y, en particular, en la última escuela. Y, entre los teóricos de la educación que influyeron en el trabajo que desarrollamos, destaca David Ausebel, conocido por su Teoría del Aprendizaje Significativo. En él, 'el aprendiz' es coautor y sujeto de la construcción de la experiencia de aprendizaje. Como método de investigación, se aplicaron cuestionarios de encuesta a los estudiantes para conocer sus impresiones sobre la Enseñanza de la Física. Estos resultados fueron importantes en la definición de estrategias de enseñanza y aprendizaje, basadas principalmente en la lúdica a través de experimentos con el uso de material de bajo costo y en la valoración de los conocimientos previos de los estudiantes. Y así, notamos una transformación paulatina en el crecimiento de su interés por la Física, ahora más enfocada a cuestiones cotidianas del estudiante.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGMEDEIROS, Fábio Ferreira de.DE MEDEIROS, F. F.http://lattes.cnpq.br/7268744971022470ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de.FREITAS, Heron Neves de.FÉLIX, Teodomiro de Macêdo.2013-05-132020-08-07T17:33:45Z2020-08-072020-08-07T17:33:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13842FÉLIX, Teodomiro de Macêdo. A importância do PIBID na construção de uma identidade docente: relato de experiencia. 2013. 54 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-03-28T13:47:52Zoai:localhost:riufcg/13842Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-03-28T13:47:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do PIBID na construção de uma identidade docente: relato de experiência. The importance of PIBID in the construction of a teaching identity: an experience report. La importancia del PIBID en la construcción de una identidad docente: relato de experiencia. |
title |
A importância do PIBID na construção de uma identidade docente: relato de experiência. |
spellingShingle |
A importância do PIBID na construção de uma identidade docente: relato de experiência. FÉLIX, Teodomiro de Macêdo. PIBID Teoria da Aprendizagem Significativa Conhecimento Prévio Ensino e Aprendizagem Meaningful learning theory Prior knowledge Teaching and learning Teoría del aprendizaje significativo Conocimiento previo Enseñando y aprendiendo Ensino e Aprendizagem |
title_short |
A importância do PIBID na construção de uma identidade docente: relato de experiência. |
title_full |
A importância do PIBID na construção de uma identidade docente: relato de experiência. |
title_fullStr |
A importância do PIBID na construção de uma identidade docente: relato de experiência. |
title_full_unstemmed |
A importância do PIBID na construção de uma identidade docente: relato de experiência. |
title_sort |
A importância do PIBID na construção de uma identidade docente: relato de experiência. |
author |
FÉLIX, Teodomiro de Macêdo. |
author_facet |
FÉLIX, Teodomiro de Macêdo. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MEDEIROS, Fábio Ferreira de. DE MEDEIROS, F. F. http://lattes.cnpq.br/7268744971022470 ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de. FREITAS, Heron Neves de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FÉLIX, Teodomiro de Macêdo. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PIBID Teoria da Aprendizagem Significativa Conhecimento Prévio Ensino e Aprendizagem Meaningful learning theory Prior knowledge Teaching and learning Teoría del aprendizaje significativo Conocimiento previo Enseñando y aprendiendo Ensino e Aprendizagem |
topic |
PIBID Teoria da Aprendizagem Significativa Conhecimento Prévio Ensino e Aprendizagem Meaningful learning theory Prior knowledge Teaching and learning Teoría del aprendizaje significativo Conocimiento previo Enseñando y aprendiendo Ensino e Aprendizagem |
description |
Nos últimos anos foram criados novos programas de incentivo a Educação Básica, na busca da melhoria da qualidade de ensino. Dentre eles, o Ministério da Educação, em 2009, criou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), voltado aos estudantes dos cursos de licenciatura, dando a oportunidade a eles de vivenciarem o ambiente escolar ainda durante a graduação. Através da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a partir do sub-projeto do Centro de Educação e Saúde, no Campus Cuité, duas escolas do Curimataú Paraibano foram contempladas, a Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio, situada no município de Cuité, e a Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Lordão, no município de Picuí. Neste contexto, este trabalho e um resgate das experiencias e dos ensinamentos acumulados durante a minha passagem pelo programa e, em particular, na ultima escola. E, entre os teóricos da educação que influenciaram no trabalho que desenvolvemos, destaca-se David Ausebel, conhecido pela sua Teoria da Aprendizagem Significativa. Nela, 'aquele que aprende' e o co-autor e sujeito da construção da experiencia do seu aprendizado. Como método de pesquisa, aplicamos questionários de sondagem junto aos estudantes para conhecer suas impressões sobre o Ensino da Física. Estes resultados foram importantes na definição das estrategias de ensino e aprendizagem, principalmente, baseadas no lúdico através de experimentos com o uso de material de baixo custo e na valorização do conhecimento prévio dos estudantes. E assim, percebemos uma transformação gradual no crescimento do interesse deles pela Física, agora, mais voltada para questões do cotidiano do discente |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-13 2020-08-07T17:33:45Z 2020-08-07 2020-08-07T17:33:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13842 FÉLIX, Teodomiro de Macêdo. A importância do PIBID na construção de uma identidade docente: relato de experiencia. 2013. 54 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13842 |
identifier_str_mv |
FÉLIX, Teodomiro de Macêdo. A importância do PIBID na construção de uma identidade docente: relato de experiencia. 2013. 54 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744451577315328 |