Um estudo da visual vernacular (vv): cultura e literatura surda em diálogo com a estética da recepção.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MONTEIRO, Cristiano José.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32529
Resumo: A Visual Vernacular (VV) surgiu como uma forma de arte performática que usa elementos próprios das línguas de sinais (LS) e técnica teatral mímica, mas é algo diferente de ambos. Sobre a VV, sua localização na literatura tem a merecida representação nos referenciais teóricos que lastram as discussões sobre a estética na Literatura Surda (SUTTON-SPENCE; KANEKO, 2016; SUTTON-SPENCE, 2021; BAUMAN, 2006; BRANDWIJK, 2018). Esta forma de arte e Literatura Surda é o objeto de estudo que resulta nesta dissertação de mestrado. Nos propomos, como objetivo geral, investigar sobre a VV e a sua recepção por pessoas surdas. Para alcançá-lo, nossos objetivos específicos foram: 1) pesquisar sobre a VV para entender seus vínculos com a Literatura Surda; 2) revelar o caminho que percorre esse fenômeno estético e para onde ele aponta no contexto atual sob influência da tecnologia e da cultura visual presente no mundo moderno; 3) registrar e analisar a recepção de surdos a obras em VV, tendo por guia a Estética da Recepção aplicada à crítica literária, aos estudos culturais e estudos surdos. A pesquisa se caracteriza como um estudo exploratório (YIN, 2005; GIL, 2008 e 2010; BARDIN, 2011) acerca do fenômeno da Visual Vernacular na Literatura Surda e a recepção de vídeo-obras em VV por surdos. Como procedimentos metodológicos nós: (a) levantamos informações sobre a origem do termo e conceituação da VV, desde seu contexto de criação (MARCEAU, 1978); (b) caracterizamos, conceituamos e teorizamos a partir de fontes bibliográficas e videográficas sobre a VV em seus aspectos culturais e literários; (c) fizemos uma análise de vídeo-obras da Literatura Surda em VV significativas para representar produções de autores internacionais e nacionais; (d) realizamos entrevistas semiestruturadas e apresentamos as quatro vídeo-obras por nós analisadas para três grupos de pessoas surdas, a saber: acadêmicos na área de Letras/Libras, não acadêmicos que atuam como artistas da arte e sem nível superior, e surdos que não são acadêmicos nem artistas, buscando entender a recepção dessas obras por eles. A análise dos dados, está guiada pelo referencial teórico da Estética da Recepção e o papel do leitor (JAUSS, 1994; ISER, 1996), Crítica literária (IMBERT, 1971) e Estudos de Literatura e Cultura Surda (VALLI, 1993; MOURÃO, 2016; SUTTONSPENCE E KANEKO, 2016; SUTTON-SPENCE, 2021, entre outros). Os resultados apontam para o entendimento de que a VV se caracteriza como forma de expressão artística de performance técnica de arte teatral, cuja relação com a Literatura em língua de sinais é revelada pela estética da recepção como variável, a depender da junção entre formação teórica e experiência de contato com o meio artístico (visual/teatral) da comunidade surda, o que também nos leva a concluir que é de suma importância para a compreensão dos fenômenos artístico-literários em língua de sinais a inclusão da VV como tema de formação profissional de professores e tradutores/intérpretes de língua de sinais no campo educativo, sobretudo em áreas como Literatura Surda, Literatura Língua de Sinais e Literatura em Libras, para as quais direcionamos nossos esforços na intenção de promover em tais setores um aprofundamento de estudos da VV pautada na Estética da Recepção e no olhar sempre atualizado para a produção artística performática em Língua de Sinais.
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spelling Um estudo da visual vernacular (vv): cultura e literatura surda em diálogo com a estética da recepção.A study of visual vernacular (vv): culture and deaf literature in dialogue with the aesthetics of reception.Visual vernacularLiteratura surdaEstética da recepçãoArte performáticaArtista surdoVisual vernacularDeaf literatureAesthetics of the receptionPerforming artsDeaf artistMirada vernáculaliteratura para sordosEstética de la recepciónArte escénicoArtista sordoAspect vernaculaire Littérature sourdeEsthétique de la réception Art de la performanceArtiste sourdLinguagem e ensino.Letras.Literatura.A Visual Vernacular (VV) surgiu como uma forma de arte performática que usa elementos próprios das línguas de sinais (LS) e técnica teatral mímica, mas é algo diferente de ambos. Sobre a VV, sua localização na literatura tem a merecida representação nos referenciais teóricos que lastram as discussões sobre a estética na Literatura Surda (SUTTON-SPENCE; KANEKO, 2016; SUTTON-SPENCE, 2021; BAUMAN, 2006; BRANDWIJK, 2018). Esta forma de arte e Literatura Surda é o objeto de estudo que resulta nesta dissertação de mestrado. Nos propomos, como objetivo geral, investigar sobre a VV e a sua recepção por pessoas surdas. Para alcançá-lo, nossos objetivos específicos foram: 1) pesquisar sobre a VV para entender seus vínculos com a Literatura Surda; 2) revelar o caminho que percorre esse fenômeno estético e para onde ele aponta no contexto atual sob influência da tecnologia e da cultura visual presente no mundo moderno; 3) registrar e analisar a recepção de surdos a obras em VV, tendo por guia a Estética da Recepção aplicada à crítica literária, aos estudos culturais e estudos surdos. A pesquisa se caracteriza como um estudo exploratório (YIN, 2005; GIL, 2008 e 2010; BARDIN, 2011) acerca do fenômeno da Visual Vernacular na Literatura Surda e a recepção de vídeo-obras em VV por surdos. Como procedimentos metodológicos nós: (a) levantamos informações sobre a origem do termo e conceituação da VV, desde seu contexto de criação (MARCEAU, 1978); (b) caracterizamos, conceituamos e teorizamos a partir de fontes bibliográficas e videográficas sobre a VV em seus aspectos culturais e literários; (c) fizemos uma análise de vídeo-obras da Literatura Surda em VV significativas para representar produções de autores internacionais e nacionais; (d) realizamos entrevistas semiestruturadas e apresentamos as quatro vídeo-obras por nós analisadas para três grupos de pessoas surdas, a saber: acadêmicos na área de Letras/Libras, não acadêmicos que atuam como artistas da arte e sem nível superior, e surdos que não são acadêmicos nem artistas, buscando entender a recepção dessas obras por eles. A análise dos dados, está guiada pelo referencial teórico da Estética da Recepção e o papel do leitor (JAUSS, 1994; ISER, 1996), Crítica literária (IMBERT, 1971) e Estudos de Literatura e Cultura Surda (VALLI, 1993; MOURÃO, 2016; SUTTONSPENCE E KANEKO, 2016; SUTTON-SPENCE, 2021, entre outros). Os resultados apontam para o entendimento de que a VV se caracteriza como forma de expressão artística de performance técnica de arte teatral, cuja relação com a Literatura em língua de sinais é revelada pela estética da recepção como variável, a depender da junção entre formação teórica e experiência de contato com o meio artístico (visual/teatral) da comunidade surda, o que também nos leva a concluir que é de suma importância para a compreensão dos fenômenos artístico-literários em língua de sinais a inclusão da VV como tema de formação profissional de professores e tradutores/intérpretes de língua de sinais no campo educativo, sobretudo em áreas como Literatura Surda, Literatura Língua de Sinais e Literatura em Libras, para as quais direcionamos nossos esforços na intenção de promover em tais setores um aprofundamento de estudos da VV pautada na Estética da Recepção e no olhar sempre atualizado para a produção artística performática em Língua de Sinais.The Visual Vernacular (VV) emerged as a form of performance art that uses elements of sign language (SL) and mime theatrical technique, but is something different from both. Regarding VV, its location in the literature has the deserved representation in the theoretical frameworks that support the discussions about aesthetics in Deaf Literature (SUTTON-SPENCE; KANEKO, 2016; SUTTON-SPENCE, 2021; BAUMAN, 2006; BRANDWIJK, 2018). This form of deaf art and literature is our object of study that results in this master's thesis. We propose, as a general objective, to investigate SV and its reception by deaf people. To achieve this, our specific objectives were: 1) researching SV to understand its links with Deaf Literature; 2) describe its constitutive aspects, aesthetic patterns, from a comparison between the bibliographical study that underpins this dissertation and the corpora generated by deaf artists and their works, and our collaborating subjects; 3) record and analyze the reception of deaf people to works in VV, having as a guide the aesthetics of reception applied to literary criticism and deaf cultural studies. The research is characterized as an exploratory study (YIN, 2005; GIL, 2008 and 2010; BARDIN, 2011) about the phenomenon of Visual Vernacular in Deaf Literature and the reception of video works in VV by deaf people. As methodological procedures we: (a) gathered information about the origin of the term and conceptualization of SV, from its context of creation (MARCEAU, 1978); (b) we characterize, conceptualize and theorize about bibliographic and videographic sources about SV in its cultural and literary aspects; (c) we performed a reader analysis of video works of Deaf Literature that were significant to represent the literary use of SV in productions by international and national authors; (d) we conducted semi-structured interviews and presented the four video-works analyzed by us to three groups of deaf people, academics in the area of Languages/Libras, nonacademics who work as art artists and without higher education, and deaf people who are not academics nor artists to study and understand the reception of these works by these collaborators. Data analysis is guided by the theoretical framework of Aesthetics of Reception and the role of the reader (JAUSS, 1994; ISER, 1996), Literary Criticism (IMBERT, 1971) and Deaf Literature and Culture Studies (VALLI, 1993; MOURÃO, 2016; SUTTON-SPENCE AND KANEKO, 2016, among others). The results point to the understanding that VV is characterized as a form of artistic expression of technical performance of theatrical art, whose relationship with Literature in sign language is revealed by the aesthetics of reception as a variable, depending on the junction between theoretical training and experience of contact with the artistic environment (visual/theatrical) of the deaf community, which also leads us to conclude that it is of paramount importance for the understanding of artistic-literary phenomena in sign language the inclusion of VV as a theme of professional training of sign language teachers and translators/interpreters in the educational field, especially in areas such as Letters, Deaf Literature and Sign Language Literature and Literature in Libras, to which we direct our efforts with the intention of promoting in such sectors an expansion of studies of Visual Vernacular based on the aesthetics of reception and an ever-updated look at performing artistic production in Sign LanguageUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGPORTO, Shirley Barbosa das Neves.PORTO, S. B. N.http://lattes.cnpq.br/4960345947344178MOURÃO, Carlos Antônio Fontenelle.NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.SUTTON-SPENCE, Rachel Louíse .MOURÃO, Cláudio Henrique Nunes.MONTEIRO, Cristiano José.2023-03-172023-10-31T18:49:50Z2023-10-312023-10-31T18:49:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32529MONTEIRO, Cristiano José. Um estudo da visual vernacular (vv): cultura e literatura surda em diálogo com a estética da recepção. 2023. 196 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-10-31T18:49:50Zoai:localhost:riufcg/32529Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-10-31T18:49:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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description A Visual Vernacular (VV) surgiu como uma forma de arte performática que usa elementos próprios das línguas de sinais (LS) e técnica teatral mímica, mas é algo diferente de ambos. Sobre a VV, sua localização na literatura tem a merecida representação nos referenciais teóricos que lastram as discussões sobre a estética na Literatura Surda (SUTTON-SPENCE; KANEKO, 2016; SUTTON-SPENCE, 2021; BAUMAN, 2006; BRANDWIJK, 2018). Esta forma de arte e Literatura Surda é o objeto de estudo que resulta nesta dissertação de mestrado. Nos propomos, como objetivo geral, investigar sobre a VV e a sua recepção por pessoas surdas. Para alcançá-lo, nossos objetivos específicos foram: 1) pesquisar sobre a VV para entender seus vínculos com a Literatura Surda; 2) revelar o caminho que percorre esse fenômeno estético e para onde ele aponta no contexto atual sob influência da tecnologia e da cultura visual presente no mundo moderno; 3) registrar e analisar a recepção de surdos a obras em VV, tendo por guia a Estética da Recepção aplicada à crítica literária, aos estudos culturais e estudos surdos. A pesquisa se caracteriza como um estudo exploratório (YIN, 2005; GIL, 2008 e 2010; BARDIN, 2011) acerca do fenômeno da Visual Vernacular na Literatura Surda e a recepção de vídeo-obras em VV por surdos. Como procedimentos metodológicos nós: (a) levantamos informações sobre a origem do termo e conceituação da VV, desde seu contexto de criação (MARCEAU, 1978); (b) caracterizamos, conceituamos e teorizamos a partir de fontes bibliográficas e videográficas sobre a VV em seus aspectos culturais e literários; (c) fizemos uma análise de vídeo-obras da Literatura Surda em VV significativas para representar produções de autores internacionais e nacionais; (d) realizamos entrevistas semiestruturadas e apresentamos as quatro vídeo-obras por nós analisadas para três grupos de pessoas surdas, a saber: acadêmicos na área de Letras/Libras, não acadêmicos que atuam como artistas da arte e sem nível superior, e surdos que não são acadêmicos nem artistas, buscando entender a recepção dessas obras por eles. A análise dos dados, está guiada pelo referencial teórico da Estética da Recepção e o papel do leitor (JAUSS, 1994; ISER, 1996), Crítica literária (IMBERT, 1971) e Estudos de Literatura e Cultura Surda (VALLI, 1993; MOURÃO, 2016; SUTTONSPENCE E KANEKO, 2016; SUTTON-SPENCE, 2021, entre outros). Os resultados apontam para o entendimento de que a VV se caracteriza como forma de expressão artística de performance técnica de arte teatral, cuja relação com a Literatura em língua de sinais é revelada pela estética da recepção como variável, a depender da junção entre formação teórica e experiência de contato com o meio artístico (visual/teatral) da comunidade surda, o que também nos leva a concluir que é de suma importância para a compreensão dos fenômenos artístico-literários em língua de sinais a inclusão da VV como tema de formação profissional de professores e tradutores/intérpretes de língua de sinais no campo educativo, sobretudo em áreas como Literatura Surda, Literatura Língua de Sinais e Literatura em Libras, para as quais direcionamos nossos esforços na intenção de promover em tais setores um aprofundamento de estudos da VV pautada na Estética da Recepção e no olhar sempre atualizado para a produção artística performática em Língua de Sinais.
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